Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

+4
edumalta
Ivanov_br
Christian
LuCaSbass
8 participantes

Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por LuCaSbass Sex Mar 05, 2010 8:06 pm

Ai pessoal, como costume, mais um review aqui... Agora desse ótimo captador para baixo acústico!

Pra começar a história, eu estava querendo comprar o Fishman Full Circle, mas devido ao custo do produto e dificuldade de instalação, fui buscar outras alternativas... Apos muito pesquisar em sites como o Talkbass e conversar com o luthier Andrea Spada, me decidi pelo Revolution Solo. O Andrea que encomendou pra mim, demorou um pouco mas valeu a pena, pois não tive que pagar imposto então saiu bem em conta. Bem, vamos para o review propriamente dito...

Apresentação e qualidade do material
A embalagem é bem simples e alem do captador com o jack vem com uma presilha para o jack na corda sol , um manual e uma peça de borracha(mais pra frente tento explicar o porque dessa peça).
Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Double_bass_pickup_1(Foto retirada do site da Upton Bass)

O polo de captação é feito de "European Spruce", que pelo que eu pesquisei é o famoso Abeto. Isso é uma coisa bacana e acho que é uma das coisas que da um diferencial para o som.
Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Double_bass_pickup_2(Foto retirada do site da Upton Bass)
O captador é muito bem feito! Nota 10 pela construção e acabamento do captador.

A instalação
A instalação desse captador pode ser feita de duas maneiras: Retirando(lixando) madeira do proprio captador(do lado oposto daonde está escrito RS) ou mechendo na abertura do cavalete... Mas é importante lembrar que o manual fala que quanto mais madeira tiver no captador melhor o som, e o Andrea Spada disse que os melhores resultados que ele obteve foi com o captador com 5,5mm de espessura.
Infelizmente eu tive que mecher no meu cavalete além de lixar o captador, pois a abertura era muito pequena. O serviço foi realizado pelo luthier Alberto Viegas, que fez isso rapidamente.
Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) P1010001ew

O jack é instalado com uma 'presilha' que vai na corda sol. Para isso é necessario tirar a corda para colocar a presilha do jack... Como o Alberto ja estava fazendo o serviço do cavalete, essa parte foi bem rapida... Li no Talkbass que tem gente que prefere passar uma fita adesiva ao redor do estandarte para prender o jack, ou então colar um pedaço de velcro no estandarte e 'pregar' o jack. Quem conhece a captações Realist sabe como é esse sistema.
Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) P1010002gz

Acompanhando o kit veio um pedaço de borracha que é para ser utilizado(opcionalmente) depois do cavalete. Eu testei com e sem esse 'acessório' e só senti diferença mesmo com o arco, parece que ele segura mais os harmônicos. Com pizzicato realmente não senti diferença nenhuma.
Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Install4(Foto retirada do site da Upton Bass)

A instalação se feita sozinha por alguem sem experiências pode trazer complicações... tirando isso, é bem rápida... Nota 8 para a instalação

O som
Bem, o som é excelente! Usando como comparação as captações que mais gosto(Underwood e Full Circle), achei esse captador do mesmo nível, e lógico com alguns diferenciais. Como explicado pelo Andrea, esse captador é bastante 'microfônico', isto é, é feito para ter uma resposta mais de microfone do que como captador, e isso tem vantagens e desvantagens...
Eu achei o som beeem fiel ao instrumento. Isso pode ser bom ou ruim, porque se o instrumento não tiver um som acústico bacana, o captador não vai resolver isso quando amplificado. A resposta dele tanto para arco quanto para pizzicato é ótima, e sinceramente é o melhor captador pra arco que ja escutei(conheço as seguintes captações para comparação: Germano M., Realist, Underwood, Full Circle, Fishman BP100).
Como praticamente toda captação piezzo, ela é de alta impedância, o que 'requer' um uso de um pre... eu não estou com nenhum pre e acho que por isso notei um dos poucos contras dessa captação que é uma sobra em algumas frequencias graves, o que talvez possa causar algum tipo de microfonia dependendo do lugar. Analisei o espectro no Reaper e realmente existe isso... aqui em casa eu consegui contornar equalizando direitinho no meu amp(Hartke A70)... Domingo tenho um ensaio em um estudio é um outro amplificador, lá eu vou saber realmente se isso é algo a se "preocupar" ou não. De qualquer forma, pretendo comprar um pre pra ele, mesmo que simples, para principalmente ajudar com o problema da impedância.
Mas tirando isso, é uma das captações mais fiéis(se não for a mais fiel) ao instrumento que ja testei, e isso conta muito... E apesar de ser um polo só, não existe diferença de volume nas cordas.
É importante lembrar que na instalação não é bom deixar o captador muito preso, e sim de uma forma que fique firme mas que permita o giro do mesmo... Esse captador é muito sensivel e por menos que vc mexa no polo de captação, a diferença no som é enorme... segundo o Andrea, isso é muito bom dependendo do lugar e da amplificação que vc está tocando, pois pode ajudar a contornar alguns problemas e também a obter outros timbres.

Nota: 9,0

Gravei um audio aqui em cima de um Play-Along do Aebersold, mas deu um problema no pc meio da gravação então resolvi colocar só uma pequena parte para vcs verem o audio... Nesse fim de semana eu tento gravar algo melhor, e com o arco também( Rolling Eyes ).
O primeiro audio é direto na interface, sem equalização nenhuma, e a segunda com um High-Pass Filter para tirar essa sobra de grave e um minimo de equalização para deixar o som mais do jeito que eu gosto, mais 'woody', como dizem os gringos.

<embed src="http://www.4shared.com/embed/235129984/2a551a03" width="420" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
ou
http://www.4shared.com/file/235129984/2a551a03/semeq.html

<embed src="http://www.4shared.com/embed/235130134/87daf44a" width="420" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
ou
http://www.4shared.com/file/235130134/87daf44a/comeq.html

Média das notas: 9,0

É isso, espero que vocês gostem do review e que também tenham a oportunidade de experimentar essa excelente captação!


Última edição por LuCaSbass em Dom Mar 07, 2010 9:32 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por Christian Sex Mar 05, 2010 8:26 pm

Como sempre o lucas mandando ver, esse mlk vai dar muito o que falar ainda...
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por Ivanov_br Sex Mar 05, 2010 9:00 pm

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Approvedseal
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por edumalta Sáb Mar 06, 2010 3:54 am

claps
Excelente review, Lucas...
Por enquanto o captador que uso tem me atendido perfeitamente. Mas sempre é bom conhecer as opções de mercado.

Obrigado por compartilhar sua experiência.

Abraços

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por LuCaSbass Dom Mar 07, 2010 8:41 pm

Hoje tive um ensaio e usei o acustico com o captador. Minha preocupação mostrada no post inicial quanto a sobra de graves acho que foi em 'vão' porque mesmo ligando direto no amp só foi equalizar direitinho para ter um som excelente, sem microfonias(mesmo com um volume bem razoável). O timbre de arco também ficou bem bacana! Enfim, achei o captador excelente, e consegui tirar o som que eu mais curto.

Hoje de tarde eu gravei uma condução no tema "Samba de uma nota só", passando somente por uma equalização... Acho que da pra sentir bem o som do cap, e o roncado do baixo:
<embed src="http://www.4shared.com/embed/236428396/94e23f3" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
ou
http://www.4shared.com/file/236428396/94e23f3/sambaumanota.html


Última edição por LuCaSbass em Qui Fev 17, 2011 9:44 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por edumalta Dom Mar 07, 2010 8:57 pm

Sonzeira Lucas !!!
É uma excelente captação.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por Dpaulo Seg Mar 08, 2010 5:13 pm

Lucas,
qual o preço médio desse captador?
abraço
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por LuCaSbass Seg Mar 08, 2010 6:33 pm

Dpaulo escreveu:Lucas,
qual o preço médio desse captador?
abraço
149 dolares. Fala com o Andrea ( www.andreaspada.com.br ) que ele tem como encomendar pra você

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por Mayo Pamplona Qua Mar 10, 2010 12:18 pm

Aí Lucas,peguei o meu ontem e já dei umas testadas. Até agora achei simplesmente excelente! É incrivelmente microfîonico mesmo. Exatamente o que você falou, ele reproduz tudo que é som que vem do baixo.

Não tive nenhum problema com boomy, mas toquei apenas no contrabasseto, o que certamente ameniza. Não sobra frequencia grave nenhuma.

Pelo contrário, tive problemas com certas frequências altas. Como o contrabasseto tem pouco volume acústico no pizzicato, o ruído das mãos batendo nas cordas é proporcionalmente alto. Por enquanto solucionei isso cortando um pouco das frequências mais agudas. Mas acho que isso também depende do costume, do modo de tocar e acho que dá pra tirar um bom volume sem cortar frequências e sem fazer muito ruído.

Ainda não testei com arco e ainda não testei nos gigantes.

Mas a combinação com o pre Fishman, como não poderia deixar de ser, é muito providencial. Esse pré faz mágica. Corta-se frequências e o som continua rico.


Última edição por Mayo Pamplona em Dom Dez 18, 2011 10:06 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : gramática)

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por LuCaSbass Qua Mar 10, 2010 1:15 pm

Bacana Mayo! O captador é excelente mesmo.
Sobre as frequencias altas, tenta fazer o seguinte: ao inves de colocar a parte que esta escrito RS virado para as cordas, coloque ao contrario. Eu fiz uns testes aqui e preferi o som assim, principalmente pro arco. O negocio é testar mesmo!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por Mayo Pamplona Qua Mar 10, 2010 1:23 pm

Já está assim! Não testei ao contrário ainda, mas testei algumas posições com ele virado deste jeito.

Como você disse, qualquer pequeno ajuste milimétrico na colocação dele muda o som totalmente, é impressionante.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por RenanDias Qui Nov 03, 2011 8:28 pm

Olá Lucas e Mayo, como vão?

Já é passado algum tempo após este tópico, assim sendo imagino terem somado horas e horas de agradáveis (ou nem tanto) gigs, ensaios, enfim tocando com o Revolution Solo II.

Estou quase decidido a aposentar meu velho guerra Atelier Audio (não é dos melhores pra fazer alguns milagres, segura o tranco!) e partir para o Revolution Solo. Já testei no meu baixo Underwood, Full Circle e do Germano M e nenhum me agradou plenamente, seja por sonoridade e/ou dificuldades de mobilidade de desinstalar do baixo pra usar em outros. (Realist nem cogito porque não gosto da sonoridade e muito menos da forma de instalação).

- Considerando esta maior de experiência de utilização, vocês poderiam confirmar as impressões quanto a sonoridade próxima ao som natural? E quanto a sonoridade com o arco? Sobre o ganho, ele aguenta legal sem pré-amp mesmo quando exige-se mais volume (ex: numa formação com bateria, piano, sopro)? É fácil para tirar de um baixo e colocar em outro?

Um abraço e obrigado desde já.
Renan

RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por RenanDias Qui Nov 03, 2011 9:24 pm

teste - up
RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 03, 2011 10:07 pm

^Cara, eu não to com baixo acústico já faz um tempo. Acho que o Mayo pode te ajudar melhor, mas ele anda meio sumido.

Mas dentre essas que vc citou, a Revolution Solo é uma boa alternativa sim... tem um captador argentino que não me lembro o nome (acho que o Edumalta sabe) que está bem falado também... na verdade é um conjuntinho de cap+mic mas dizem que funciona bem.

Eu só não entendi bem pra que vc quer mobilidade nos pickups...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por joabi Qui Nov 03, 2011 10:25 pm


É importante lembrar que nesse tipo de captação (piezo) faz muita diferença a impedância de entrada do pré ou do amp. Ela deve ser no mínimo de 2Mega. Bons prés costumam ter acima de 3,5Mega e isso muda completamente o som do captador, para melhor, na minha opinião.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por RenanDias Qui Nov 03, 2011 11:51 pm

Lucas, largou o acústico poxa?!

Vou perguntar ao Edumalta sobre este outro cap argentino. Estou aberto a opiniões e alternativas viáveis, funcionais e econômicas.

Quanto a mobilidade, porque toco em dois lugares que tenho que usar o baixo e amp do lugar, (não que sou obrigado, mas como já tem o baixo não preciso transportar o meu baixo), porém com captação por minha conta, eles não possuem sistema de captação.

Joabi, obrigado pelo comentário, vou observar isso nos amps que uso. Sobre pré-amp pra acústico, você recomenda algum? (porém não quero coloração e timbre a partir do pré-amp, e sim apenas amplificar o próprio som natural do instrumento obtido a partir da captação, com boa definição). Ou seja, imagino que o pré-amp seja só pra resolver um problema de baixo output, esquentar o sinal.
RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por joabi Sex Nov 04, 2011 1:26 am


Renan, os da Fishman são os mais tradicionais, e são muito bons, porém, um que gosto bastante é o Para DI da LR Baggs. Não se acha por aqui, mas dá pra comprar no eBay ou por alguém que esteja vindo de fora.

Apesar de ter várias configurações, o som dele é muito transparente. É uma excelente opção, e a impedância de entrada é de 10Mega, bem adequada para qualquer captador acústico. Pena que seja um pouco caro, mas vale o investimento.

No site da Gollihur Music tem mais opções, veja se algo te ajuda.

abs,

PS: sei que você está perguntando pelo captador e não quero sair (mais) do assunto do tópico, mas no caso de caps Piezo, a combinação Captador + Pré é muito importante. Certamente tem mais informação sobre isso no fórum e muita gente (melhor que eu) pra te ajudar a escolher.

E que siga o tópico...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Revolution Solo II(Captador para baixo acústico) Empty Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos