Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maple vs Rosewood

+24
Ivanov_br
Fernando Zadá
bodhan
patriciofernandes
Cantão
Lucas S Nepomuceno
Bruno Alcântara
Pedro Cavalcanti
CSergio
Jãozeiro
Edão
siodoni
Gabrielle
Maurício_Expressão
Tarcísio Caetano
vinirodriguees
JAZZigo
HenriqueBessa
Juninho Sampaio
NeyBass
fheliojr
Zubrycky
allexcosta
Antenor Filho
28 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Maple vs Rosewood

Mensagem por Antenor Filho Qui Nov 25, 2021 7:36 pm

Alguém poderia opinar em relação aos Contrabaixos com escalas em maple e Rosewood?
Tô querendo comprar um Sterling Rey (by Music Man), só que gostei mais do verde claro, que tem a escala em maple (clara), porém ouço muito a respeito que as escalas em Rosewood tem o som mais pro grave. Gostaria da opinião de vocês se seria pouco relevante essa questão?

Antenor Filho
Membro

Mensagens : 12
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Qui Nov 25, 2021 7:59 pm

Algumas pessoas ouvem diferença, outras não...

Eu ouço mas não considero gritante. Rosewood apresenta um pouco mais de médio graves, na região de 400hz, o que é agradável para meus ouvidos.

Maple é um pouco mais EQ sorriso e tem um leve bump na região de 3-4khz, o que pode aumentar um a definição de agudos e artefatos como ruído de traste, que algumas pessoas gostam, outras não.

Se tem como testar, melhor. Se não, ouça gravações com os dois e veja se percebe algo.

Essa comparação é boa, apesar de não serem Stingrays (favor usar fone):


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 25, 2021 8:08 pm

Pessoalmente, deixando de lado técnicas de construção do braço e questões relativas à durabilidade da escala, sempre achei a ideia da influência tonal da madeira da escala no som de um instrumento elétrico sólido como sendo algo realmente relevante por si mesma - ou mesmo o grande fator determinante - para que o instrumento tenha este ou aquele som (leia-se, por exemplo, "o baixo A soa assim porque a escala é feita com maple e o baixo B soa assado porque a escala é feita de rosewood") uma tremenda idiotice crendice lorota de marketing que não sobrevive à um teste cego.

Mas sou uma minoria e, obviamente, respeito as opiniões em contrário.

Dito isso, eu, no lugar do Antenor, simplesmente compraria o baixo que eu gostasse mais.


Última edição por Zubrycky em Qui Nov 25, 2021 9:38 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa, Deivisonn e Antenor Filho gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Antenor Filho Qui Nov 25, 2021 9:06 pm

Caro Zubrycky, com essas palavras fico mais tranquilo em escolher qual contrabaixo comprar. Muito obrigado pela opinião.

Antenor Filho
Membro

Mensagens : 12
Localização : Salvador

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por fheliojr Qui Nov 25, 2021 9:15 pm

^ Compre 2, cada um com uma daquelas madeiras na escala, cara.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Deivisonn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por NeyBass Sex Nov 26, 2021 5:53 am



Nesse vídeo da para perceber claramente a diferença nos timbres, mas não sabemos até que ponto tem a influência da escala, pois  as cordas, altura da ação das cordas, também influenciam.

Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Se alguém estiver tocando em uma banda ou com apenas mais algum instrumento, para mim já fica praticamente imperceptível a diferença.

Agora na questão da estética, sempre acheis o Musicman e suas decendências mais bonitos com escala em maple, apesar que teria um com rosewood sem problemas.

Editei.


Última edição por NeyBass em Sex Nov 26, 2021 6:05 am, editado 1 vez(es)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 26, 2021 6:03 am

Minha opinião. Não existe diferença....
Alguém inventou essa lenda e não tem comprovação alguma.

Quem gosta desse assunto e dessas mentiras, geralmente ouviu falar de alguém que ouviu falar e que se tornou verdade.
Uma mentira contada várias vezes torna-se verdade.

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Tarcísio Caetano, Zubrycky e Deivisonn gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 6:34 am

NeyBass escreveu:Nesse vídeo da para perceber claramente a diferença nos timbres, mas não sabemos até que ponto tem a influência da escala, pois  as cordas, altura da ação das cordas, também influenciam.

Pensei em postar esse ao invés do que postei, pois afinal de contas são dois Stingray. Só que os dois possuem prés completamente diferentes, o que inutiliza o experimento.

NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

NeyBass e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 7:16 am

Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Antenor Filho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 7:20 am

allexcosta escreveu:

NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.

Um efeito análogo acontece com nossas próprias vozes.

A voz que ouvimos quando falamos não é a voz que os outros escutam porque ao falarmos ouvimos também a vibração de nossas vozes nos ossos dos nossos crânios, vibrações que não são captadas pelos nossos interlocutores.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 7:25 am

Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.

Por ordem de importância:

Nível 1:

- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.

Nível 2:

- Material e correta instalação do nut.
- Ponte/saddles (material, massa, etc...)
- Assuntos relacionados a trastes, como shape, material, expertise na instalação, etc...
- Firmeza do tróculo.

Nível 3:

- Assuntos relacionados ao braço, como densidade da madeira, espessura, tipo de tensor e técnica de instalação, presença de longarinas de reforço (madeira ou grafite) e dureza geral do braço.
- Material da escala.
- Tipo de headstock ou ausência dele.
- Presença ou ausência de voluta.
- Massa das tarraxas combinadas ao headstock.
- Quão rígido o conjunto corpo/braço/tróculo/ponte/nut é.

Nível 4:

- Tipo de madeira do corpo ou top, tipos de colagens ou laminações. Note que escrevi "tipo de madeira", pois imagino que um corpo todo de aço ou vidro afetaria o timbre de forma mais significativa que nível 4.

_______________________________________________________________________________

E não há nada errado no cara dizer que pra ele o que faz diferença mesmo é o logotipo, material do knob ou a correia. Só é meio difícil corroborar essas afirmações num teste cego.

E que a gente adquira conceitos assim realmente baseados no que ouvimos e não em lendas de antigos manuscritos babilônicos que continham profecias sobre o alder sagrado da 7ender é 7ender é 7ender... Já passamos dessa fase, né?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

fheliojr, Zubrycky, WHead, HenriqueBessa, gloliveira e vinirodriguees gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Sex Nov 26, 2021 7:45 am

Na maioria das vezes eu ouço a diferença... mas não é grande, então, na prática, não é muito importante. NMHO, o visual da escala, o figurado da madeira, o tipo de marcação da escala (nenhum no meu gosto) e etc, são mais importantes.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 26, 2021 8:15 am

Quem procura pelo em ovo, às vezes, até encontra, mas sabe que se trata apenas de um pelo em ovo.  Razz

Eu, que considero o timbre como quesito primordial na escolha de um contrabaixo, quando se trata do material da escala, também vou apenas pelo aspecto visual, exceto no caso de fretless.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Deivisonn e gloliveira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por vinirodriguees Sex Nov 26, 2021 8:24 am

allexcosta escreveu:Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.

Por ordem de importância:

Nível 1:

- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.

Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?
vinirodriguees
vinirodriguees
Membro

Mensagens : 11
Localização : SBO-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Nov 26, 2021 8:30 am

JAZZigo escreveu:Quem procura pelo em ovo, às vezes, até encontra, mas sabe que se trata apenas de um pelo em ovo.  Razz
claps claps claps thumbs thumbs thumbs
Tô contigo e não abro!!!

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por NeyBass Sex Nov 26, 2021 8:31 am

vinirodriguees escreveu:
allexcosta escreveu:Minha opinião pessoal é que quase tudo tem alguma influência no timbre final, mas algumas coisas com mais importância e outras tão irrelevantes que o ouvido humano tem dificuldade em perceber.

Por ordem de importância:

Nível 1:

- Jeito de tocar.
- Captação/eletrônica.
- Localização dos captadores.
- Presença ou ausência de trastes.
- Tamanho da escala.
- Variações de corda.

Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?

A pergunta foi para o Alex, mas como estamos trocando idéia de um assunto comum, vou deixar meus 10 centavos de palpite.
Em relação a sonoridade relacionada ao tamanho da escala, sinto a diferença evidente na corda B, nas outras não sinto diferença de sonoridade.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

vinirodriguees gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por vinirodriguees Sex Nov 26, 2021 8:41 am

NeyBass escreveu:A pergunta foi para o Alex, mas como estamos trocando idéia de um assunto comum, vou deixar meus 10 centavos de palpite.
Em relação a sonoridade relacionada ao tamanho da escala, sinto a diferença evidente na corda B, nas outras não sinto diferença de sonoridade.

Ney obrigado, mas eu so nomiei o Alex porque ele tinha feito o post, a pergunta foi no geral mesmo pq eu não consigo notar a diferença, já que a sonoridade que eu "consigo distinguir" que seria do mustang, provavelmente envolve a captação do mesmo.
vinirodriguees
vinirodriguees
Membro

Mensagens : 11
Localização : SBO-SP

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 8:43 am

vinirodriguees escreveu:Alex, em relação ao tamanho da escala. Quanto maior ou quanto menor qual a sonoridade tecnicamente?

Uma corda menor vibrará menos e possuirá menor conteúdo harmônico, que são as outras notas que compoem um som além da fundamental.

Na prática, isso pode ser percebido como um timbre mais velado, com menos dinâmica e que muitos chegam a considerar mais grave, o que provavelmente é consequência da menor participação de "overtones" e harmônicos mais agudos. Nada disso pode ser considerado bom ou ruim, são só características físicas de cada combinação.

Obviamente, diferenças de timbre de um comprimento de corda dependem também da medida, afinação e mesmo material de cada corda, por isso a percepção de mudança entre escala 32 e 34 numa G standard será diferente daquela de uma B grave.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

vinirodriguees gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Nov 26, 2021 9:56 am

Que tópico legal!

Essa escala de influência do timbre no instrumento que o Allex postou é muito interessante.

Eu pessoalmente, num teste cego, no mesmo baixo, com o mesmo ampli, não distingo se a escala é de maple ou de rosewood.

Já tocando, também não conseguiria distinguir.

Mas eu consigo tranquilamente num teste cego, saber se o baixo é um Fender JB ou um P ou se é um Rick, por exemplo. Ou seja, apenas percebo grandes diferenças.

Partindo dessa minha constatação, se eu tiver que optar por um Fender Jazz Bass de Maple ou de Rosewood, eu iria tranquilamente no que eu achar mais bonito. Se fosse de Maple com marcação quadrada escura então, escolheria sem pestanejar... Mas meus 2 Fender Jazz Bass são de Rosewood pois foi a oportunidade que apareceu.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

vinirodriguees gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 26, 2021 10:09 am

Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Concordo com vc!

Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.

Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por HenriqueBessa Sex Nov 26, 2021 11:20 am

Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).

Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.

Veja não estou dizendo que isso tem grande importância e muito mesmo sou do povo do "tonewood"... rsrsrsrsrs
Só acrescentando um detalhe...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Gabrielle gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Gabrielle Sex Nov 26, 2021 11:30 am

Eu acho os dois tons de madeira bonitos. E quanto a timbre tbm acho que o conjunto da obra vale mais: se é o que vc quer, se o som tá legal, os componentes, a qualidade em geral, tipos de captadores, cordas, etc. 

Eu escolhi marcação tipo madrepérola branca em braço com escala escura pq acho lindo, simplesmente.

Agora, se há diferença de tonalidade certamente deve ter, mas fica tão subjetivo avaliar que o conjunto da obra vale mais.
Gabrielle
Gabrielle
Membro

Mensagens : 74
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 26, 2021 1:32 pm

E botando mais lenha na fogueira...

Se o material da escala faz diferença no som, qual seria a relevância da sua espessura ou massa no fenômeno? Ou isso não é relevante? Pergunta

Maple vs Rosewood IMG-0744Maple vs Rosewood IMG-0743

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 26, 2021 2:02 pm

O meu Fender era assim....fininho a escala.

O que muda muito o som é a tal da ponte! Essa sim...posso falar
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 2:23 pm

HenriqueBessa escreveu:Só veja que não é lance de clara X escura... seria tipo de madeira mesmo (densidade, peso, dureza e etc), independente da cor. Por exemplo: o marfim estaria mais próximo do jacarandá do que do maple. Algo como o marfim ter o som do jacarandá, mas ser uma madeira clara. Ebano tb, evidenciaria mais tons agudos e não graves.

Sim.

Essa lenda do claro e escuro só teria alguma validade se só existissem escalas em duas madeiras, uma clara e uma escura, o que sabemos não ser verdade.

Assumindo que realmente exista alguma diferença, ela deverá existir mesmo em variantes da mesma madeira, como hard maple e soft maple e dependerá exclusivamente de propriedades mecânicas, não visuais.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

HenriqueBessa e Gabrielle gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 2:27 pm

Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.

A conclusão foi que não há influência alguma.

Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por siodoni Sex Nov 26, 2021 2:46 pm

JAZZigo escreveu:E botando mais lenha na fogueira...
Se o material da escala faz diferença no som, qual seria a relevância da sua espessura ou massa no fenômeno? Ou isso não é relevante? Pergunta

Essas escala fininhas são o máximo Very Happy
Com 1 escala normal a Fender fazia uns 3 braços.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 26, 2021 3:19 pm

siodoni escreveu:Essas escala fininhas são o máximo mínimo
Razz

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 3:21 pm

^ Laughing

Aí já vem outra lenda da magia mágica da 7ender é 7ender...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 3:59 pm

Jogando ainda mais lenha na fogueira: Em um baixo elétrico sólido com trastes, como diabos a madeira da escala pode, por si só, realmente ser um fator determinante no timbre se considerarmos que as cordas, ao serem pressionadas, entram em contato direto com os trastes e não com a escala?

Não seria mais lógico pensar que os trastes influenciam no timbre muito mais do que a escala?
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 4:18 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).
Concordo com vc!

Quanto à cor da madeira da escala, te juro que este é um item que eu nem observo. Pra mim tanto faz, como tanto fez.
O que altero é o escudo pra combinar.

Eu digo aqui que é impossível notar a diferença.
Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Um teste desses, para ser válido, precisaria ser feito de forma a eliminar o maior número de variáveis possíveis, ou seja, precisaríamos fazer o máximo para que a única diferença existente fosse a madeira da escala.

Em outras palavras, precisaríamos de dois instrumentos idênticos (exceto pela madeira da escala), com peças e eletrônica idênticas (com o tone desconectado), mesmo peso e densidade, mesma construção com os mesmos materiais, sem trastes (para que as cordas entrem em contato direto com a escala), com escalas sem nenhum revestimento (para que as cordas entrem em contato direto com a madeira) e com cordas novas idênticas e reguladas da mesma forma. Além disso, os instrumentos teriam que ser tocados - preferencialmente, para eliminar o fator humano, por algum equipamento - da mesma forma. Os ataques e o ponto no qual as cordas seriam tangidas teriam que ser exatamente os mesmos.

Além disso, para termos certeza, precisaríamos de mais dois instrumentos como os do parágrafo anterior, ambos com trastes, para que pudéssemos comparar as curvas em busca de alguma diferença entre elas.

E depois disso tudo, só pra deixar tudo mais divertido, proponho que as gravações colhidas  no testes sejam usadas em testes cegos.

Se um vídeo fosse feito com esse teste no youtube, as gravações deveriam ser apresentadas primeiro apenas como áudio. Nesta etapa, os baixos não devem ser mostrados. Com isso, eliminamos em nosso teste mais uma variável, a da influência psicológica da associação das cores claras e escuras com, respectivamente, som com mais e menos brilho.


Última edição por Zubrycky em Seg Nov 29, 2021 8:41 pm, editado 2 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Edão Sex Nov 26, 2021 4:29 pm

Não sei se eu perceberia alguma coisa diferente em um teste cego, mas ouvindo o primeiro vídeo e eu já tinha essa percepção comigo, acho mais bonito o som da escala em maple, apesar de, até hoje, só ter comprado baixos com escala escura.
Mas o Tio Ed Motta não deixa, por que, segundo ele, baixo tem que ter escala em rosewood e ponto final.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1968
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 4:37 pm

Bom, uma coisa é indubitavelmente certa: Se a pintura do baixo for Sparkle, tanto faz a madeira da escala. O timbre estará morto.

Assim disse o maior luthier do Brasil.

:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa e Gabrielle gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sex Nov 26, 2021 5:19 pm

Zubrycky escreveu:Jogando ainda mais lenha na fogueira: Em um baixo elétrico sólido com trastes, como diabos a madeira da escala pode, por si só, realmente ser um fator determinante no timbre se considerarmos que as cordas, ao serem pressionadas, entram em contato direto com os trastes e não com a escala?

Na verdade, não é só o contato que influencia... Num instrumento elétrico, qualquer absorção de vibração afeta o som. Mais absorção ou menor rigidez do conjunto, timbre menos agudo. Conjunto todo mais rígido, tipo ash/hard maple, menos absorção e mais agudos.

Zubrycky escreveu:Não seria mais lógico pensar que os trastes influenciam no timbre muito mais do que a escala?

Sem dúvida. Pontos testemunha ou âncoras das cordas fazem uma diferença razoável. Percebo claramente nos trastes de latão da Warwick ou nos de aço inox.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Zubrycky e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Jãozeiro Sex Nov 26, 2021 8:56 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Não sei se acontece com mais alguém, mas eu tocando, sinto diferença entre as duas madeiras, porém ouvindo alguém tocar, não ouço essa diferença.

Já aconteceu comigo... Minha teoria é que o instrumento vibra diferente contra o seu corpo, fazendo você perceber diferenças que não existem no sinal que vai pra o amp ou mesa.

É isso. Uma coisa é o som do instrumento acústico, mas quando colocam captadores na jogada tudo muda  Manos, têm violões Taylor e Martin caros com ótimas madeiras, o som acústico é maravilhoso. Plugou fica um lixo, todos soam mais ou menos a mesma ruindade. Dá pra perceber claramente que a madeira de forma alguma sobressai à eletrônica. 

Zubrycky escreveu:Talvez exista na mente do músico - e aqui teorizo apenas, dando asas à imaginação - algum efeito placebo oriundo do efeito psicológico (inconsciente) das cores das madeiras da escala de um instrumento elétrico sólido (Em termos sonoros, associar-se-ia a cor clara ao brilho e cor escura à ausência de brilho).

Pois é, o que mais vejo é essa associação psicológica: escala cor clara lembra som com brilho porque é clara e escura som fechado porque é escura...

Maurício_Expressão escreveu:Partindo dessa minha constatação, se eu tiver que optar por um Fender Jazz Bass de Maple ou de Rosewood, eu iria tranquilamente no que eu achar mais bonito. 

[2]

Durante anos eu só queria saber de escala clara. De um ano pra cá acho escala escura um charme só.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por CSergio Sex Nov 26, 2021 9:07 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.

A conclusão foi que não há influência alguma.

Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?



Esse?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4117
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sex Nov 26, 2021 9:18 pm

Sobre a questão da "influência" da madeira do corpo no timbre de um instrumento elétrico sólido.



Encerro o meu caso, Meritissimo Juiz.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Nov 27, 2021 6:02 am

CSergio escreveu:
allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Pra acabarmos com isso, deveria existir um teste que o cara tocasse um baixo X, com a escala Maple e cordas novas. Passasse o instrumento em algum programa que mostre as curvas e impedância. Após isso, retira-se o braço e usa-se as mesmas cordas, no mesmo corpo, com a mesma altura dos carrinhos (assim o som não mudaria na teoria) e passava novamente no programa.

Assim teria como comparar as curvas!

Isso foi feito, se me lembro bem aqui em Curitiba, só que foram testes de madeira de corpos em guitarras.

A conclusão foi que não há influência alguma.

Mas é bom lembrar que só folgar e apertar corda de um instrumento muda um monte o som. Quem lembra daquela técnica de recuperação de cordas de dar uns petelecos na corda meio folgada e depois afinar de novo?



Esse?

Não costumo dar QUOTE em link. Mas, este é necessário!
Assunto encerrado. OK! Neste caso foi com o corpo...mas existem vários tipos.

O ouvido humano não percebe esse pentelho de sapo, imagine!!
A máquina respondeu e a palhetada igual
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Nov 27, 2021 8:54 am

Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 27, 2021 9:06 am

Pedro Cavalcanti escreveu:No violão se percebe mais facilmente.
:hmm:
O violão é sua própria caixa acústica. O fenômeno é completamente diferente em um instrumento elétrico e maciço.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Zubrycky e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 9:16 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!

Na verdade é um tema super controverso e estamos longe de uma conclusão.

Meios tecnológicos e testes feitos até hoje sugerem que a influência, se ocorrer, é desprezível.

E violão não tem absolutamente nada a ver com o que estamos discutindo aqui.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Zubrycky e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 27, 2021 9:18 am

Pedro Cavalcanti escreveu:Claro que existem diferenças!
Cada madeira tem sua características de maturidade, de rigidez, de veios, etc...
E tudo isso, querendo ou não, reflete no som do instrumento.
No violão se percebe mais facilmente.
Na guitarra e no baixo é mais difícil.
Depende também do nível de percepção de cada um.
Algumas vezes a distinção só é verificada por meios tecnológicos... mas existe!

Sobre este assunto, por gentileza veja, quando lhe for possível, o vídeo que postei acima. Ele ilustra muito bem o porquê da Ideia de tonewoods em instrumentos elétricos sólidos ser uma crendice besteira balela mito.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Bruno Alcântara Sáb Nov 27, 2021 2:06 pm

Vou citar dois exemplos que todo mundo conhece e que são referência

1. Tente tirar um timbre Miller com rosewood
2. Tente tirar um timbre Pastorius com escala em maple

Primeira prova das diferenças é que você vai tentar compensar com equalizador e não chegará ao som que vem naturalmente com instrumentos similares aos desses músicos.

Além disso, devo ter tido uns 10 fender jazz alder com rosewood, usava na época a mesma marca e tensão de corda, mesma ação baixa: os exemplares soam diferente até desplugados.... Se baixos "idênticos" nas mãos do mesmo músico são sensíveis às variáveis orgânicas da mesma espécie de madeira, imagine comparando diferentes espécies...

Mas hoje prefiro escala de wenge mesmo, obrigado!
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 2:16 pm

Bruno Alcântara escreveu:1. Tente tirar um timbre Miller com rosewood



Bruno Alcântara escreveu:2. Tente tirar um timbre Pastorius com escala em maple




____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Bruno Alcântara Sáb Nov 27, 2021 3:22 pm

hahaha você tem um senso de humor arisco allexcosta!

Você bem sabe que do Jaco eu me referi ao fretless, se você ja tocou um jb fl em maple sabe do que estou falando, médios graves a menos e agudos a mais... algo parecido acontece com o ébano

Sobre o miller, eu ouvi diferença e desconfio que você também rsrs

Aliás a minha percepção vai ao encontro da sua comentada na primeira resposta do tópico.

Mas... se tem músico que toca a gig toda com o instrumento desafinado, como esperar que todos percebam a diferença.

E digo mais, quando alguém começa a dizer que madeira não influencia o som de instrumento, minha reação é a mesma de quando diz que a terra é plana.

Agora se você fulano estiver lendo isso e não ouve a diferença, problema nenhum não se preocupe! Importante é estudar o instrumento, tocar e ser feliz. Mas se não percebe, não diga que não existe. Apenas isso!
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Zubrycky Sáb Nov 27, 2021 3:28 pm

A única coisa no universo capaz de impedir que um JB tenha o som do Marcus Miller é a pintura sparkle. Nem o próprio Marcus Miller em pessoa é capaz de sobrepujar a poderosa ação da finíssima camada dessa tinta sobre o timbre do instrumento.

(Assim disse o maior luthier do Brasil).

:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

HenriqueBessa e Gabrielle gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 4:07 pm

Bruno Alcântara escreveu:Você bem sabe que do Jaco eu me referi ao fretless, se você ja tocou um jb fl em maple sabe do que estou falando, médios graves a menos e agudos a mais... algo parecido acontece com o ébano



Bruno Alcântara escreveu:Sobre o miller, eu ouvi diferença e desconfio que você também rsrs

Maple vs Rosewood UnfortunatePoorAuklet-max-1mb

Pra ser bem justo... Quem tiraria o mesmo som do Marcus Miller, mesmo com escala de maple?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 27, 2021 4:35 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54476
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Gabrielle Sáb Nov 27, 2021 5:48 pm

hahahahaha eu tô rindo demais nesse post sobre o sparkle e as réplicas dos vídeos do alex. Zubrycky e allexcosta, vcs são hilários.
Gabrielle
Gabrielle
Membro

Mensagens : 74
Localização : Campinas/SP

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por fheliojr Sáb Nov 27, 2021 6:31 pm

Zubrycky escreveu:Bom, uma coisa é indubitavelmente certa: Se a pintura do baixo for Sparkle, tanto faz a madeira da escala. O timbre estará morto.

Assim disse o maior luthier do Brasil.

:troll:

...e se só a escala tivesse uma pintura sparkle?

Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Zubrycky e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Maple vs Rosewood Empty Re: Maple vs Rosewood

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos