Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cavalete com regulagem de altura

2 participantes

Ir para baixo

Cavalete com regulagem de altura Empty Cavalete com regulagem de altura

Mensagem por Fabio Linhares Seg Fev 15, 2021 10:18 am

Vcs acham interessante o cavalete com regulagem de altura? Funciona? Custa uns 150 no mercado livre. Tava pensando em colocar no meu acustico (Um Parrot 4/4)
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Cavalete com regulagem de altura Empty Re: Cavalete com regulagem de altura

Mensagem por Claudio Qua Fev 24, 2021 8:59 am

Particularmente eu não gosto. Por mais que alguns queiram dizer que não, o mecanismo de ajuste interrompe o fluxo de vibração das penas do cavalete no transporte do som entre as cordas e o tampo. Essa perda pode até ser compensada com a utilização de um bom captador, mas no volume acústico puro há perda sim! Até por uma questão de lógica e física mesmo.... para encaixar o adjust é necessário cortar as pernas do cavalete e encaixar uma peça de metal, o cavalete deixa de ser inteiriço na condução da vibração entre corda/tampo.

Já vi e toquei em baixos onde o Luthier criou um adjust de madeira, mas sinceramente não percebi o menor efeito prático.

Pra quem toca música popular e precisa da ação das cordas bem baixas, e ao mesmo tempo faz trabalhos eruditos com utilização de arco, o adjust pode até justificar a praticidade dessa regulagem. Mas, se você vai utilizar o baixo para música popular, não há necessidade de trabalhar com adjust.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos