Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

+11
Stormbringer
Rico
filipeantunesbarros
JAZZigo
Paulo Penna
z0h
fheliojr
Zubrycky
allexcosta
vcrz
Marvis
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Ter Dez 01, 2020 5:16 pm

Olá, pessoal. Faz um bom tempo que não viajo de avião com instrumento e vou fazer isso agora em janeiro. Queria saber como estão as regras das companhias aéreas atualmente quanto a isso. Eu pesquisei um pouco e vi que os critérios de bagagem de mão estão absurdamente rígidos quanto às dimensões. Em sentido contrário, quem eu converso e viaja com frequência diz ser comum ver gente viajando com instrumentos em bag estilo mochila (embarcando com eles como bagagem de mão).

Conheço um músico profissional que viaja muito e diz não ter problemas para subir no avião de bag com baixo (inclusive bag duplo, daqueles da mono), mas bate sempre aquele receio de chegar na hora do embarque com a bag e não deixarem subir, por isso queria ver se há um padrão nisso ou é "sorte" desse músico (ele costuma ir com a LATAM).

Despachar para mim seria a última opção...mesmo em hardcase acho meio arriscado, ainda mais porque meu hard é bem antigo, daqueles de plástico preto da série fender am std que não são tipo "mala", apenas seguem o shape do instrumento, já estando com as travas bem enferrujadas. Embora ele dê conta tranquilamente do dia a dia, dá uma angústia só de imaginá-lo sendo jogado de um lado pro outro no compartimento de carga do avião.

Quem puder compartilhar experiências recentes sobre o tema (2019-2020), agradeço bastante.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por vcrz Ter Dez 01, 2020 6:46 pm

Eu falando sério, só viajo com instrumento se for necessário... Cansei de viajar na adrenalina.

Talvez traga um baixo pro México do Brasil.... Vou desmontar, corpo numa mala, braço em outra, knobs e tarraxas na mochila.

Não vou nem cogitar trazer na mão.... Prefiro brincar de montar depois.

Se for necessário viajar com o instrumento, sugiro hoje, ligar pra companhia aérea e perguntar. As regras mudam. Na época que houve a "instrumento musical está autorizado na cabine" foi antes de toda a mudança de cobrança de bagagem. Agora tem passagem que nem mala de mão está inclusa.

Quando viajei pela última vez com instrumento em companhia low cost, eu fui cobrado pelo instrumento, mesmo que estivesse autorizado 1 mala de mão na cabine.


Sugiro a ligação, mesmo que seja sofrido, e se for por email melhor ainda pq teria uma prova... Mas falando sério... Hoje em dia tudo depende da boa vontade no check in, depois na sala se embarque, depois dentro do avião... Pq não adianta nada vc passar tudo pra no final a aeromoça dizer que vc vai ter que despachar o baixo....
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 01, 2020 7:00 pm

Viajei de avião um ano atrás, mas sem baixo, então minha contribuição será modesta.

O que causava problemas antigamente era a inconsistência no tamanho do bagageiro. Alguns cabiam baixo, outros não... Quando não cabia, precisava de uma conversinha básica e sempre resolvia...

Agora os bagageiros de todas as empresas cabem baixo de tamanho normal em bag normal. Não é pra você ter problemas, mas vamos esperar quem viajou com baixo recentemente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Zubrycky Ter Dez 01, 2020 7:29 pm

Sei que isso não ajuda em nada a elucidar a questão do tópico, mas, nas duas últimas viagens internacionais que fiz, resolvi esse problema levando um bandolim, que pôde ser levado como bagagem de mão sem problema algum (nem na ida e nem na volta).

Já viajei para fora do país com contrabaixo (na capa), mas isso faz muito tempo. Também naquelas vezes não tive o menor problema em nenhuma etapa da viagem.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 01, 2020 7:40 pm

Zubrycky escreveu:nas duas últimas viagens internacionais que fiz, resolvi esse problema levando um bandolim

Como eu não pensei nisso antes e passei meus perrengues levando baixos elétricos por aí?

Se tivesse me tocado que era simples assim, teria viajado minha vida toda com uma flauta, ou um apito...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por fheliojr Ter Dez 01, 2020 8:21 pm

vcrz escreveu:...Talvez traga um baixo pro México do Brasil...

NOSSO Pavel? Razz Razz

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:nas duas últimas viagens internacionais que fiz, resolvi esse problema levando um bandolim

Como eu não pensei nisso antes e passei meus perrengues levando baixos elétricos por aí?

Se tivesse me tocado que era simples assim, teria viajado minha vida toda com uma flauta, ou um apito...


Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Tenor


Desculpa, Diego, mas isso foi engraçado. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Ter Dez 01, 2020 9:44 pm

Devia ter aprendido a tocar bandolim mesmo kkk
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por vcrz Ter Dez 01, 2020 10:09 pm

fheliojr escreveu:

NOSSO Pavel? Razz Razz



Hahahaha, Pavel ta firme e forte no set, baixo bom demais brother, mas ainda não vou levar nenhum daqui México pro Brasil. Na vdd quero trazer na volta mas não é nada certo e garantido, apenas sonho ou tirando o sono com a GAS.

A mulher já reclamou e falou pra eu pagar meu excessos e mal sabe ela que o espaço que eu to contando conta com a mala dela hahahaha.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Zubrycky Ter Dez 01, 2020 11:52 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:nas duas últimas viagens internacionais que fiz, resolvi esse problema levando um bandolim

Como eu não pensei nisso antes e passei meus perrengues levando baixos elétricos por aí?

Se tivesse me tocado que era simples assim, teria viajado minha vida toda com uma flauta, ou um apito...

É, vejo me expressei mal. O problema ao qual me referi (aquele que resolvi) não foi" o de levar um baixo para o exterior", mas o "de levar algo comigo para ser tocado por mim durante as minhas viagens".

Confesso que nunca viajei (Ou pelo menos ainda não) para fora do Brasil com o intuito de me apresentar como contrabaixista fora das fronteiras brasileiras e tampouco trouxe um baixo do exterior.

Nestas últimas viagens, o bandolim foi levado de propósito no lugar do contrabaixo porque, naqueles dias passados fora do Brasil, ele me serviu para 1) ter algo leve para me acompanhar na viagem, 2) ter algo à mão para tocar e manter os dedos em forma, 3) tocar um instrumento diferente do habitual, 4) me aprimorar no bandolim, 5) pensar na música de uma outra forma, 6) treinar o ouvido e 7) aprimorar a palhetada.

Olhando em retrospectiva, ter levado o bandolim foi até melhor do que levar o baixo porque quando viajava com o baixo me pegava tocando as mesmas coisas de sempre da mesma forma de sempre. Além disso, inegavelmente, o bandolim é um companheiro de viagem muito mais prático do que um contrabaixo.

Na próxima viagem, quem sabe eu não levo uma flauta? Até tenho algumas, mas ainda não aprendi a tocá-las...  notme  hide  

fheliojr escreveu:

Desculpa, Diego, mas isso foi engraçado. Razz

Sem problemas. Razz
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por z0h Qua Dez 02, 2020 8:17 am

será que dá pra levar um u-bass no avião, pôr no bagageiro?
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 02, 2020 8:25 am

Zubrycky escreveu:É, vejo me expressei mal.

Acontece nas melhores famílias. Wink

Tamanho de instrumento vez em quando me dava alguma dor de cabeça quando eu era um caixeiro viajante da música.

Instrumentos headless eram uma alternativa, mas após testar uns tantos Steinbergers e Hohners, nunca tive vontade de ter um.

Se pudesse voltar no tempo e um daqueles S.Martyn headless fanned que testei existisse naquela época, seria fácil fácil meu instrumento de trabalho do dia a dia. Tamanho de guitarra com ergonomia excelente e som de gente grande.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Paulo Penna Qua Dez 02, 2020 8:27 am

Faz um tempo que não viajo, mas já tive problemas ao embarcar por todas as companhias pelas quais viajei, e nas mesmas companhias já fiz vôos onde meu case vitelo foi muito bem recebido, inclusive uma vez o segurança ficou super feliz de abrir o case e ver um Rick zero.
Mas ao chegar ao Brasil, mesmo pregando uns 10 adesivos frágil no case, esse foi devidamente estrupiado no trecho Sp x BH..... Acho que o carregador da gol resolveu fazer um arremesso de 15 metros do meu Rick.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Qua Dez 02, 2020 8:40 am

^ Pra ir lá embaixo só com case tipo ATA, mesmo assim eu não confio. Talvez ATA com casulo de plástico bolha...

Viajei com bandas pegando avião direto por uns 20 anos e sempre usei bag, que ia comigo na cabine. A cada 20 ou 30 viagens aparecia alguém dizendo que não podia, mas uma conversa rápida, amigável ou não, resolvia o assunto.

Acho que uma vez só resolvi levar o baixo num case SKB despachado. O baixo chegou ok, mas o case, destruído.

Você precisa olhar pra ele e se perguntar "será que ficaria tudo bem se caísse do terceiro andar de um prédio?". Se a resposta for um sonoro sim, despache. Se você tiver dúvida, leve com você.

Agora, engraçado... Certa feita levei um berimbau de Salvador pra Campo Grande - MS, com conexão em Guarulhos... Não coloquei nada nele, foi solto sem um plástico sequer. Chegou sem um arranhão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Qua Dez 02, 2020 10:07 am

allexcosta escreveu:^ Pra ir lá embaixo só com case tipo ATA, mesmo assim eu não confio. Talvez ATA com casulo de plástico bolha...

Viajei com bandas pegando avião direto por uns 20 anos e sempre usei bag, que ia comigo na cabine. A cada 20 ou 30 viagens aparecia alguém dizendo que não podia, mas uma conversa rápida, amigável ou não, resolvia o assunto.

Acho que uma vez só resolvi levar o baixo num case SKB despachado. O baixo chegou ok, mas o case, destruído.

Você precisa olhar pra ele e se perguntar "será que ficaria tudo bem se caísse do terceiro andar de um prédio?". Se a resposta for um sonoro sim, despache. Se você tiver dúvida, leve com você.

Agora, engraçado... Certa feita levei um berimbau de Salvador pra Campo Grande - MS, com conexão em Guarulhos... Não coloquei nada nele, foi solto sem um plástico sequer. Chegou sem um arranhão.

Às vezes acho que quanto mais robusto o case aparenta ser, mais arremesso livre fazem...os que tiverem bom senso e virem que é algo delicado, em tese, não vão arremessar...talvez explique isso do berimbau.

Bem, com isso vou mesmo insistir na bag dupla e me preparar psicologicamente para eventuais desgastes. Valeu, galera.


Última edição por Marvis em Qua Dez 02, 2020 2:11 pm, editado 1 vez(es)
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por JAZZigo Qua Dez 02, 2020 10:27 am

Sugiro despachar o baixo como carga e não como bagagem, ou seja, enviá-lo via Azul Cargo, Gollog, Latan Cargo etc..
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por filipeantunesbarros Qua Dez 02, 2020 12:19 pm

Viajei de Porto Alegre pra Brasília em Dezembro do ano passado, levei o baixo comigo na cabine, entrei rápido, coloquei no bagageiro e vim em paz. Eu nunca despachei nenhum instrumento na vida, sempre levei comigo na cabine e nunca tive problemas, mas sempre fico "tenso" antes hahaha
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por vcrz Qua Dez 02, 2020 1:09 pm

Minha tática é sempre ser o "chato da fila" o primeiro a fazer fila pra entrar no avião primeiro. Ai eu já ocupo o bagageiro com o baixo e as malas da família (se eles estiverem juntos) que assim não tem problema de nenhum mané colocar as malas o por cima do baixo (já fizeram isso e eu tive que chamar a atenção do cara, para que ele tivesse cuidado e colocasse a mala por baixo do instrumentos e não em cima, mas era um baixo meio relic então não me preocupei com marcas)

Mas essa tensão de viajar com instrumento não tenho mais vontade de passar. Só se for necessário, pq é chato pacas, me desgasta mais que o normal, hoje em dia eu pago pra não viajar de avião, aeroportos me sugam a energia, milhões de checagem, mala pra cima, mala pra baixo, quero ir no banheiro, não tem onde comer, falta 2 horas pro embarque, não tem portão definido... E agora tem o tal do covid pra aumentar os items chatos de viagem.

vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por filipeantunesbarros Qua Dez 02, 2020 1:26 pm

vcrz escreveu:Minha tática é sempre ser o "chato da fila" o primeiro a fazer fila pra entrar no avião primeiro. Ai eu já ocupo o bagageiro com o baixo e as malas da família (se eles estiverem juntos) que assim não tem problema de nenhum mané colocar as malas o por cima do baixo

Exato
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Rico Qua Dez 02, 2020 1:29 pm

Eu dei sorte. Fiz umas 4 viagens aéreas (uma internacional) com heads ALL tube nos bagageiros e com as válvulas de Power penduradas.

Sempre chegou ok, embora eu saiba que não é essa a realidade. Meu caso foi sorte mesmo.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Stormbringer Qua Dez 02, 2020 2:00 pm

No final de 2019 fui pro RS com DOIS baixos... um num hardcase, despachado, outro numa bag, como bagagem de mão...
Pela LATAM. Em nenhum momento me questionaram.

o baixo despachado, ao chegar no RS, nao cabia na esteira(sei la por que), anunciaram nos auto falantes e eu busquei numa portinha lateral

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Ivanov_br Qua Dez 02, 2020 3:00 pm

trouxe um Baixo do Rio numa capa simples. trouxe ele comigo na cabine
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por patriciofernandes Qua Dez 02, 2020 10:28 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:nas duas últimas viagens internacionais que fiz, resolvi esse problema levando um bandolim

Como eu não pensei nisso antes e passei meus perrengues levando baixos elétricos por aí?

Se tivesse me tocado que era simples assim, teria viajado minha vida toda com uma flauta, ou um apito...


Ri Muito Ri Muito Ri Muito
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Qui Dez 03, 2020 10:55 am

Vou pegar emprestado um daqueles bag duplos da mono e rezar que ninguém encha o saco...pior que se encherem o saco na ida, tenho como deixar os baixos ou colocar nos hardcases e despachar (ainda que angustiado No ). Se for na volta e encrencarem...aí vou ter que me preparar para conversas não amigáveis num nível mais hard Rolling Eyes.

Mas pelos relatos daqui, inclusive de quem viajou por muitos anos, "deve" dar tudo certo Laughing .
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por vcrz Qui Dez 03, 2020 11:20 am

Certo dá... Mas a tensão é o mais chato, não tem matemática exata nesse caso.

Da vez que viajei com bag duplo, deu tudo certo no check in... Na conexão em Miami vindo do México, a mulher no portão me deu uma Dura, bem mal educada, dizendo ou era o "violão" ou era a mochila... Já tinha tirado tudo da mochila (documentos importantes) e posto no bag, no chão do aeroporto na frente de todo mundo, quando um Americano simplesmente pasa com um Violão em um CASE e uma mochila gigante por ela.... Na mesma hora eu respirei fundo, fui pra fila, e já comecei a visualizar a discussão em inglês, pq se ELE passou eu tb tenho que passar, simples assim...

No final ela resolveu fiingir que não viu, eu passei, coloquei o baixo no bagageiro e foi tudo lindo.... Até chegar em Guarulhos e a receita federal me parar, pq o vôo vinha de MIAMI com aquela brasileirada com malas gigantescas cheia de muamba que as "senhoras" mal conseguiam empurrar de tão pesadas, mas eu com 2 baixos num bag velho e uma mala pequena, fui parado....

Pra explicar que os baixos eram meus, usei até o Instagram mostrando que tinha comprados os instrumentos no Brasil e que hoje morava no México e estava, naquele ocasião, vindo ao Brasil terminar uma gravação (e ganhar um processo contra o governo, mas isso é outra história e no momento não valia a pena dizer para o fiscal da receita que eu estava processando o seu empregador)

p#$% tensão de m$%&...

Mas vai dar tudo certo... No final sempre dá.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Stormbringer Qui Dez 03, 2020 11:54 am

Marvis escreveu:Vou pegar emprestado um daqueles bag duplos da mono e rezar que ninguém encha o saco...pior que se encherem o saco na ida, tenho como deixar os baixos ou colocar nos hardcases e despachar (ainda que angustiado No ). Se for na volta e encrencarem...aí vou ter que me preparar para conversas não amigáveis num nível mais hard Rolling Eyes.

Mas pelos relatos daqui, inclusive de quem viajou por muitos anos, "deve" dar tudo certo Laughing .
eu nao arriscaria DOIS baixos na cabine... inclusive ninguem falou nada pra mim por que eu fui extremamente discreto, pus a bag nas costas de cabeça pra baixo, pro head nao ficar la em cima chamando atenção...

Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Qui Dez 03, 2020 8:41 pm

vcrz escreveu:Certo dá... Mas a tensão é o mais chato, não tem matemática exata nesse caso.

Da vez que viajei com bag duplo, deu tudo certo no check in... Na conexão em Miami vindo do México, a mulher no portão me deu uma Dura, bem mal educada, dizendo ou era o "violão" ou era a mochila... Já tinha tirado tudo da mochila (documentos importantes) e posto no bag, no chão do aeroporto na frente de todo mundo, quando um Americano simplesmente pasa com um Violão em um CASE e uma mochila gigante por ela.... Na mesma hora eu respirei fundo, fui pra fila, e já comecei a visualizar a discussão em inglês, pq se ELE passou eu tb tenho que passar, simples assim...

No final ela resolveu fiingir que não viu, eu passei, coloquei o baixo no bagageiro e foi tudo lindo.... Até chegar em Guarulhos e a receita federal me parar, pq o vôo vinha de MIAMI com aquela brasileirada com malas gigantescas cheia de muamba que as "senhoras" mal conseguiam empurrar de tão pesadas, mas eu com 2 baixos num bag velho e uma mala pequena, fui parado....

Pra explicar que os baixos eram meus, usei até o Instagram mostrando que tinha comprados os instrumentos no Brasil e que hoje morava no México e estava, naquele ocasião, vindo ao Brasil terminar uma gravação (e ganhar um processo contra o governo, mas isso é outra história e no momento não valia a pena dizer para o fiscal da receita que eu estava processando o seu empregador)

p#$% tensão de m$%&...

Mas vai dar tudo certo... No final sempre dá.

Cara, que situação f... isso de na mesma ocasião passar alguém com violão e CASE e mochila. Isso me lembra quando vim de Miami em 2008 com meu jb...na época me cortaram logo no check in (ainda mais porque tava com case de fábrica)...paguei uns dólares pra colocarem aquela proteção de plástico extra e rezei muito pra dar tudo certo. Lógico que o fiscal da RF me parou...mas no final deu "certo".
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Qui Dez 03, 2020 8:46 pm

Stormbringer escreveu:
Marvis escreveu:Vou pegar emprestado um daqueles bag duplos da mono e rezar que ninguém encha o saco...pior que se encherem o saco na ida, tenho como deixar os baixos ou colocar nos hardcases e despachar (ainda que angustiado No ). Se for na volta e encrencarem...aí vou ter que me preparar para conversas não amigáveis num nível mais hard Rolling Eyes.

Mas pelos relatos daqui, inclusive de quem viajou por muitos anos, "deve" dar tudo certo Laughing .
eu nao arriscaria DOIS baixos na cabine... inclusive ninguem falou nada pra mim por que eu fui extremamente discreto, pus a bag nas costas de cabeça pra baixo, pro head nao ficar la em cima chamando atenção...


Cara, com esse bag da mono que é dupla é só um bag mais "gordo" que poderia ser perfeitamente de um violão (exceto pelo braço, claro)...mas acho que se encrencarem comigo vai ser com 1 ou 2 baixos (de toda forma, vou usar essa bag emprestada porque ela é excelente em termos de proteção).

O estresse já vou psicologicamente preparado pra passar...e outra, como é pro RJ, do jeito que as coisas estão, capaz de ter que adiar a viagem se fecharem as coisas por lá (corona).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por vcrz Sex Dez 11, 2020 9:33 am

Apenas pra atualizar vocês.

Viajei agora do MX pro Brasólia, muotas companhias estão usando os novos 787 dreamliner....

Pode esquecer baixo no bagageiro acima dos assentos. Nao cabe. Já não cabia antes em qualquer boieng. No dreamliner  ficou do mesmo tamanho.

Ou seja, se pegar uma companhia que use os 787 é a dor de cabeça que ninguém quer ter, vai ter que pedir por favor a alguma aeromoça e olha que as vezes elas não estão com vontade de ajudar.

Se pegar Airbus, podem ficar tranquilos, cabe um cadáver acima dos assentos.

Resumindo, pesquisa os aviões usados no vôo que vc vai pegar, vai te ajudar muito na dor de cabeça.


Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? IMG-20201211-050118
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por filipeantunesbarros Sex Dez 11, 2020 10:06 am

vcrz escreveu:

Se pegar Airbus, podem ficar tranquilos, cabe um cadáver acima dos assentos.


É verdade, já levei um cadáver, foi sossegado demais
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por JAZZigo Sex Dez 11, 2020 10:43 am

filipeantunesbarros escreveu:
vcrz escreveu:

Se pegar Airbus, podem ficar tranquilos, cabe um cadáver acima dos assentos.
É verdade, já levei um cadáver, foi sossegado demais
Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Tony_levin_burnt_3_string_1-jpg
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Stormbringer Sex Dez 11, 2020 10:56 am

vcrz escreveu:

Se pegar Airbus, podem ficar tranquilos, cabe um cadáver acima dos assentos.

Ri Muito

Eu dei sorte que quando viajei com o baixo na cabine, era um Airbus
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Convidado Sex Dez 11, 2020 10:59 am

filipeantunesbarros escreveu:
vcrz escreveu:

Se pegar Airbus, podem ficar tranquilos, cabe um cadáver acima dos assentos.


É verdade, já levei um cadáver, foi sossegado demais

Eu tento sair da oitava série, mas vocês não deixam... Razz

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Captu121



Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Stormbringer Sex Dez 11, 2020 11:07 am

Ri Muito

É por isso que não abandono esse fórum kakakakakkaak
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Sex Dez 11, 2020 2:29 pm

Valeu galera! Vou ver se essa informação consta já nas minhas passagens. Jazzigo kkkkkkkkk.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Sex Dez 11, 2020 2:34 pm

Não diz a aeronave...alguém sabe o que a latam tem usado em voo doméstico Crying or Very sad ? Provavelmente, se for mais de um tipo de aeronave para o trecho, devem definir só próximo da data...
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 11, 2020 2:37 pm

Liga pra lá.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por vcrz Sex Dez 11, 2020 3:16 pm

Latam em geral usa airbus, porém vc pode saber no site "seatguru" digitando o número do voo e ele mostras quais aeronaves são voadas nesses trechos
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Sex Dez 11, 2020 3:30 pm

vcrz escreveu:Latam em geral usa airbus, porém vc pode saber no site "seatguru" digitando o número do voo e ele mostras quais aeronaves são voadas nesses trechos

Valeu mesmo! Você ajudou demais, amigo
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Marvis Sex Dez 11, 2020 4:04 pm

É um A320, tá safe.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Alambike Ter Fev 21, 2023 10:40 pm

Marvis escreveu:É um A320, tá safe.

E aí conseguiu levar o baixo na cabine ?

Estou com esse problema, preciso trazer meu baixo de São Paulo para Brasília e queria vir de Latam. No site deles encontrei essa informação:

https://www.latamairlines.com/us/pt/central-ajuda/perguntas/bagagem/especial/instrumentos-musicais

Compartilhando um pouco das minhas experiências despachando instrumentos:

Eu já trouxe uma guitarra dos EUA (2016) em um hardcase da Fender e deu tudo certo. Já trouxe uma caixa da Markbass de Portugal (2015) e também chegou inteira. Em dezembro de 2022 despachei essa mesma caixa pela Latam (trecho SP-Brasília) e a companhia aérea despachou como carga especial. Chegando em Brasília peguei ela numa área fora da esteira das malas. Havia várias outras bagagens especiais nesse local, tinha até isopor que foi despachado. Aparentemente estava tudo inteiro.

Sobre o que poderia ser feito para despachar o baixo:

- Pensei em comprar uma hardcase da hellocases (a mais barata que achei no mercado livre) e despachar do mesmo jeito que a caixa.

- Sempre é possível desmontar o baixo e trazer ele em malas separadas, como sugeriram aqui no tópico. Só que eu regulei o baixo recentemente e teria que levar no luthier chegando em Brasília ($$$).

- Outra alternativa seria colocar o baixo na bag original de pano e depois dentro de uma caixa de papelão com plástico bolha. Quando comprei esse baixo, pela finada Gang Music, eles despacharam dessa forma dos EUA. Tem alguns reviews e unboxing de baixos chineses que chegam apenas em uma caixa de papelão com o isopor dentro. Às vezes sem a caixa de papelão, apenas com papel pardo e isopor.

Queria saber se mais alguém precisou despachar o baixo recentemente e poderia compartilhar qual empresa usou e como que foi o procedimento.
Alambike
Alambike
Membro

Mensagens : 174
Localização : Brasília- DF

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Jãozeiro Qua Fev 22, 2023 3:59 am

Alambike escreveu:
- Sempre é possível desmontar o baixo e trazer ele em malas separadas, como sugeriram aqui no tópico. Só que eu regulei o baixo recentemente e teria que levar no luthier chegando em Brasília ($$$).

Desparafusa o braço e resolva 100% dos seus problemas com tranquilidade. Pra que complicar? Hehe.
Eu provavelmente precisarei voar com um baixo em breve e será isso o que farei.

Quanto à regulagem fica tranquilo, você não vai precisar fazer nada.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 22, 2023 9:00 am

Jãozeiro escreveu:você não vai precisar fazer nada.

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Imagens-para-whats-foto-comentario-poderoso-castiga-e-mais-ou-menos-mais-ou-menos

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Jãozeiro Qua Fev 22, 2023 9:25 am

Após parafusar o baixo novamente, é colocar cordas, afinar e então só esperar o braço dar uma estabilizada, não, Alex?

Claro, considerando que não deixou os saddles da ponte sambando dentro da mala durante a viagem (o que não é difícil).
E na pior das hipóteses, uma conferência nas oitavas depois, não?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 22, 2023 9:30 am

^ Pois é, tem que checar...

Se o tróculo não for "apertadinho" acontece dar alguma diferença. Mas bom senso e habilidade manual nível 2 resolve.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Alambike Qua Fev 22, 2023 12:05 pm

Conversei com uma amiga que é baixista. Ela fez alguns shows pelo Brasil ano passado e precisou levar o baixo junto. Dependendo do trecho ela despachou com hardcase e em outros casos levou o baixo na cabine com a bag.

Viajou pela Gol.

SP - BSB: despachou no hardcase;
SP - Porto Alegre: levou na cabine.

Vou ter que ligar na companhia área e perguntar o que da pra fazer.
Alambike
Alambike
Membro

Mensagens : 174
Localização : Brasília- DF

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 29, 2024 2:08 pm

Meus amados, vou viajar agora em março para o Br. Ethiopian airlines, guitar passa das dimensões permitidas para hand baggage.  Tenho uma Fender Telecaster e uma Gibson SG. Tele desparafusa e vai na mala em meio às roupaiada e boas.

Mas e a SG? Vou ter que despachar. Socorrooooooo.

Manos, fora as orações, têm alguma dica?
Vai ser num hardcase normal (não vai dar pra arranjar nada especial, viajo semana que vem).

Tava pensando em envolver o hardcase com almofadas, amarrar tudo e depois envolver em alguma outra embalagem. Amortecimento belezura. Qual a nível de doideira disso? Ou tudo vale nessa vida?

Sim, dá pra tentar passar como bagagem de mão numa bag. Mas aí tem 3 etapas: moça do check-in, moça da sala de embarque e moça aeromoça. É muita moça concordando pra tudo dar certo. E se uma delas for ruim e disser que vai sim ter que despachar, aí que vai ser o pior de tudo, pois o instrumento estará numa bag.

Nesse cálculo tô vendo que tentar passar como hand baggage é um risco que pode ser fatal. Por isso já tô contando com o despacho da guitar e vocês por favor me digam se há algum truque. Valeeeeu.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 29, 2024 4:31 pm

Jão, normalmente só a última moça fala alguma coisa. E aí você dá um sorriso grande e encontra uma forma. Nesses aviões internacionais cabe guitarra lá em cima, mas em último caso ela coloca lá atrás.

Se for pela regra oficial a gente tá sempre lascado.

Disclaimer: use meu comentário por sua conta e risco.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Jãozeiro Qui Fev 29, 2024 5:01 pm

Pois é, Alex. Serão dois vôos, um num avião menor, Boeing 737 e depois naqueles gigantão Airbus A350 (acho que o concorrente direto é o Boeing 777). Em ambos sei que cabe.

Caber cabe tranquilo. Por que não facilitam a vida da gente, né?

Ainda é uma possibilidade eu ir na fé e coragem tentar passar como hand baggage. Vou ver como meu emocional estará nessa última semana em relação a isso.
Nesse caso a SG só facilita. Fina e leve. Poxa, não iria atrapalhar ninguém. Tô ensaiando um choro se eles disserem que não (eu queria que fosse zoera isso, hahaha).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 29, 2024 5:35 pm

É assim mesmo.

Tem o certo, que é um case ATA.

E tem o que a gente faz, que é rezar e, se for preciso, criar uma pequena confusão, chamar o supervisor da moça, etc...

Já fiz tudo isso e sempre teve uma solução no final, mas não foi nessa região do mundo, tampouco nessa década.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54489
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 29, 2024 6:03 pm

Viajei para a Argentina no ano passado, com ida e volta pela Ethiopean Airlines e voltei com para o Brasil com uma guitarra na bagagem de mão. Foi tranquilo.

Me pediram para colocar a guitarra no compartimento de cima, o que fiz sem o menor problema.

Ainda que no meu caso a guitarra fosse menor do que uma guitarra comum, pelo meu olhômetro esses compartimentos têm espaço para uma guitarra comum (principalmente se ela estiver numa capa dessas mais simples).

Além disso, na fila do meu vôo (na ida e na volta) tinha gente com instrumentos musicais a tiracolo e eu não testemunhei nenhum incidente.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele? Empty Re: Viajando de avião com seu baixo (2020): é possível embarcar com ele?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos