Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Impulse Response e Simulações de Gabinete

+7
rodolphoal
Fernando Zadá
Kim Franco
vinirodriguees
fheliojr
Guga Ramone
filipeantunesbarros
11 participantes

Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por filipeantunesbarros Qui Set 24, 2020 5:09 pm

Fala, galera. Blz?

Ando procurando arquivos de Impulse Response (IRs) para contrabaixo gratuitos, alguém aqui tem algum site pra indicar?
Vejo uma infinidade de IRs para guitarra, mas não achei nada específico para contrabaixo.

filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por filipeantunesbarros Sex Set 25, 2020 3:26 pm

O início da minha busca veio depois desse vídeo do Claudio Rocha



Como não tenho como microfonar um cab em casa, achei interessante caminhar pros lados dos  Cabinet Simulator e Impulse Responses
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Guga Ramone Sex Set 25, 2020 5:03 pm

https://seacowcabs.wordpress.com/

Tem coisa da Darkglass lá. Tudo de graça.

EDIT: O pacote "American Invasion" tem coisa da Ampeg.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

filipeantunesbarros e Heitorzilla gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por filipeantunesbarros Sáb Set 26, 2020 2:54 pm

Guga Ramone escreveu:https://seacowcabs.wordpress.com/

Tem coisa da Darkglass lá. Tudo de graça.

EDIT: O pacote "American Invasion" tem coisa da Ampeg.

Valeu, vou dar uma olhada
filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por fheliojr Dom Set 27, 2020 2:06 pm

Pessoal, perdoe minha ignorância, mas não consigo entender a diferença entre IRs e cab simulators.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por vinirodriguees Dom Set 27, 2020 2:50 pm

Eu entendo que um cab simulator, simula especificamente um amplificador e um pré amplificador.
No IR, é possível emular gabinetes, cones de alto falante dentro de um gabinete, ambientes ou um conjunto de propriedades acústicas presentes em determinado cenário, ex: posicionamento de um microfone a frente ou atrás do amplificador, um efeito de atraso simulando uma sala fechada de estudio, etc...
Basicamente os sim Cabs digitais são parte de IR's
Talvez alguém com maior propriedade do assunto possa explanar melhor e me corrigir
vinirodriguees
vinirodriguees
Membro

Mensagens : 11
Localização : SBO-SP

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Kim Franco Ter Ago 24, 2021 3:26 pm

Fala galera, tudo bem?  Impulse Response e Simulações de Gabinete 1f600

Seguinte, eu tenho uma Zoom B3 já tem alguns anos, mas ultimamente eu vinha sentindo a necessidade de dar upgrade no meu som. Decidi então montar um set de pedais só com os efeitos que eu mais uso na pedaleira.

Adquiri os seguintes pedais:
- Ampeg Classic Analog Preamp Bass
- Bass Drive Furhmann
- Chorus Afterglow TC Electronic
- Vintage Compressor Axcess
- Bass Sweeper Mooer (Envelope Filter)
- Afinador Tomsline At-07


Na Zoom B3 eu uso a simulação do Ampeg SVT e tem a opção de ativar a simulação de gabinete, porém diferente da B3n, não dá pra mexer nos seus parâmetros. E geralmente eu toco na noite com a opção do gabinete ativado.

A minha dúvida é a seguinte: há realmente a necessidade de comprar um simulador de gabinete para adicionar na minha cadeia de pedais?

Pergunto isso porque recentemente eu toquei num show com um Behringher BDI emprestado e usei a regulagem informada no manual para simular o Ampeg SVT. Desativei o pré da pedaleira e usei somente os efeitos, senti uma diferença gritante. Por incrível que pareça, o BDI entregou mais qualidade e definição do que a pedaleira com simulação de gabinete. Isso pra mim foi decisivo para adquirir o pedal Classic Preamp da Ampeg.

Queria saber de vocês se a simulação de gabinete vai realmente fazer diferença no meu som. Pelos vídeos que venho pesquisando, senti que faz mais diferença no som da guitarra, mas como vocês são mais experientes, poderão me ajudar nessa dúvida.
Kim Franco
Kim Franco
Membro

Mensagens : 28
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/invasaobritanica/

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Guga Ramone Ter Ago 24, 2021 3:40 pm

Vai fazer bastante diferença se você for usar algum pedal de alto ganho, como distorção e fuzz. Eles geram muitos harmônicos nas frequências agudas, que são filtradas pelos alto-falantes dos amplificadores de contrabaixo, mas que são reproduzidas em sua integra por um sistema de P.A., tornando o som muito estridente nestes tipos de situação.

O Behringer BDI21 é praticamente uma cópia do Sansamp Bass Driver DI (V1). Ele tem uma resposta de frequências muito peculiar, com os médios bem escavados na região de 750 a 800 Hz. Ele foi feito pra simular um Ampeg SVT com a chave "Ultra Lo" acionada, plugado num gabinete 8x10". Provavelmente a diferença que você percebeu ao utilizá-lo foi isso, pois a simulação de SVT da Zoom possui as frequências bem mais planas em suas regulagens padrão. Veja que dentro da própria Zoom B3 e B3n tem uma simulação do Sansamp Bass Driver. Experimente plugar seus pedais antes da pedaleira e utilizar esta simulação. Os parâmetros dela são os mesmos do pedal original (e da Behringer também), com exceção do controle de médios, ausente no original (pode deixá-lo no zero como regulagem padrão).
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

filipeantunesbarros e Kim Franco gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Kim Franco Ter Ago 24, 2021 4:57 pm

Guga Ramone escreveu:Vai fazer bastante diferença se você for usar algum pedal de alto ganho, como distorção e fuzz. Eles geram muitos harmônicos nas frequências agudas, que são filtradas pelos alto-falantes dos amplificadores de contrabaixo, mas que são reproduzidas em sua integra por um sistema de P.A., tornando o som muito estridente nestes tipos de situação.

O Behringer BDI21 é praticamente uma cópia do Sansamp Bass Driver DI (V1). Ele tem uma resposta de frequências muito peculiar, com os médios bem escavados na região de 750 a 800 Hz. Ele foi feito pra simular um Ampeg SVT com a chave "Ultra Lo" acionada, plugado num gabinete 8x10". Provavelmente a diferença que você percebeu ao utilizá-lo foi isso, pois a simulação de SVT da Zoom possui as frequências bem mais planas em suas regulagens padrão. Veja que dentro da própria Zoom B3 e B3n tem uma simulação do Sansamp Bass Driver. Experimente plugar seus pedais antes da pedaleira e utilizar esta simulação. Os parâmetros dela são os mesmos do pedal original (e da Behringer também), com exceção do controle de médios, ausente no original (pode deixá-lo no zero como regulagem padrão).

Valeu Guga pela resposta! Então vou devolver a compra do pedal preamp da Ampeg, investi alto nos pedais e gastar com um simulador de gabinete ainda, fura demais o orçamento. Vou usar o Sansamp Bass Driver da pedaleira mesmo que eu já tenho e já era.
Kim Franco
Kim Franco
Membro

Mensagens : 28
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/invasaobritanica/

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Fernando Zadá Ter Ago 24, 2021 5:56 pm

O BDI não tem saida DI também? eu percebo muita diferença de sinal quando envio p10 e quando envio balanceado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Kim Franco Ter Ago 24, 2021 6:12 pm

Fernando Zadá escreveu:O BDI não tem saida DI também? eu percebo muita diferença de sinal quando envio p10 e quando envio balanceado.

Tem sim Fernando, tanto o BDI quanto a Zoom B3 tem saída balanceada. Na pedaleira não sinto muita diferença entre uma e outra, já o BDI só testei a saída p10.
Kim Franco
Kim Franco
Membro

Mensagens : 28
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/invasaobritanica/

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por rodolphoal Sex Jul 14, 2023 4:31 pm

Alguém indica bons IRs gratuitos? Vejo falarem pouco sobre IRs aki no Forum. Tem algum outro tópico de trocas de IRs?
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por B3ck1m2n Qui Ago 03, 2023 2:52 pm

fheliojr escreveu:Pessoal, perdoe minha ignorância, mas não consigo entender a diferença entre IRs e cab simulators.

O IR (ou Impulse Response) é uma tecnologia dos novos Cab Sim, que se propõe a simular com mais fidelidade, pois cada IR é como de fosse uma "foto" das frequencias geradas na caixa acustica (ou gabinete) microfonada, simulando aquela situação específica. Os Cab Sim mais simples, sem essa tecnologia IR, também fazem essa simulação mais com base em equalização de frequencias. ATé onde eu sei, é isso! up
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1202
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por patrickqueres Qui Ago 03, 2023 4:13 pm

rodolphoal escreveu:Alguém indica bons IRs gratuitos? Vejo falarem pouco sobre IRs aki no Forum. Tem algum outro tópico de  trocas de IRs?

Nesse tópico o rafael.buzzi.andrade fala sobre o Sonic IR da Sonicake e indica o site https://ir-converter.sonicake.net/#/.
Já nesse vídeo do Duca Tambasco sobre o mesmo pedal ele disponibiliza uma pasta no Google Drive com os IRs que ele usa nas turnês do OficinaG3.

Hoje eu também tenho um SonicIR.  Smile

patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por rodolphoal Qui Ago 03, 2023 4:50 pm

Po, legal! Valew!
Eu peguei tb os do Ernani que ele postou na descrição do vídeo dele:
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por yuri879 Qua Out 25, 2023 11:44 pm

Pessoal, alguém saberia dizer se tem algum site onde eu consiga impulse response de baixos ao invés de apenas (Cab + mic)? E sim existe essa possibilidade de mapear um instrumento específico e obter as características sonoras dele, no caso pra tentar se aproximar daquele timbre. Ví um vídeo de um IR que fizeram de um music man, e colocaram num Jass Bass, e ficou muito parecido com o som do music man kkkk, pena que hoje procurei esse vídeo e não consegui achar mais, foi um canal da gringa e inclusive estavam vendendo esse IR que eu mencionei.

yuri879
Membro

Mensagens : 7
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por davitxa Qui Out 26, 2023 12:35 am

yuri879 escreveu:Pessoal, alguém saberia dizer se tem algum site onde eu consiga impulse response de baixos ao invés de apenas (Cab + mic)? E sim existe essa possibilidade de mapear um instrumento específico e obter as características sonoras dele, no caso pra tentar se aproximar daquele timbre. Ví um vídeo de um IR que fizeram de um music man, e colocaram num Jass Bass, e ficou muito parecido com o som do music man kkkk, pena que hoje procurei esse vídeo e não consegui achar mais, foi um canal da gringa e inclusive estavam vendendo esse IR que eu mencionei.

É realmente muito curiosa essa possibilidade de simulação de instrumentos. Também pensei nisso esses dias e encontrei esse site:
https://www.3sigmaaudio.com/electric-impulses/
Realmente não sei até que ponto isso é de fato idôneo mas, é uma possibilidade bem interessante.

davitxa
Membro

Mensagens : 1
Localização : Itaboraí

yuri879 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Impulse Response e Simulações de Gabinete Empty Re: Impulse Response e Simulações de Gabinete

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos