Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

+3
Rick Charles
allexcosta
Kadax Azuhos
7 participantes

Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por Kadax Azuhos Sex Ago 02, 2019 11:29 am

Estou montando um contrabaixo. Até o momento já comprei:
- a ponte;
- as tarraxas;
- os potenciômetros;
- circuitos (Preamp-Ativo) e os Captadores (Humbuckers M.M.Power 5) - todos da Malagoli.

Agora estou na fase de escolher a madeira, para começar a fabricação. Estou pensando em usar as seguintes madeiras:
- Cedro rosa para o corpo;
- Maple para o braço;
- Ébano para a escala.

Tenho duas perguntas para o fórum:

1- Essa combinação de madeiras é boa para o gênero Rock / Heavy Metal?
2- O fato da Captação ser ativa, é melhor eu priorizar uma madeira de maior velocidade na resposta do som?

Kadax Azuhos
Membro

Mensagens : 1
Localização : CATANDUVA

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2019 11:44 am

O que realmente terá alguma influência será a madeira da escala.

Ébano valoriza um pouco os agudos e menos os médio-graves. Eu particularmente gosto de médio-graves e jacarandá é melhor pra essa característica.

As outras são boas escolhas.

Quanto às perguntas:

1 - Isso aí é meio mito.
2 - Não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por Rick Charles Sex Ago 02, 2019 12:05 pm

allexcosta escreveu:
Ébano valoriza um pouco os agudos e menos os médio-graves. Eu particularmente gosto de médio-graves e jacarandá é melhor pra essa característica.


Creio que pro som que ele quer tirar, os agudos são mais desejáveis (não que com jacarandá não seja possível conseguir esse som), eu daria preferência ao ébano principalmente porque é lindo demais.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2019 12:29 pm

^ Existem bilhões de timbres dentro do rock, alguns deles com valorização dos médios em detrimento dos agudos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por joabi Sex Ago 02, 2019 5:39 pm


Pau-ferro também é ótima pedida para a escala. É bem equilibrado e a madeira é bem resistente.

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Image
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2019 5:52 pm

^ Muito boa também. Bem dura e resistente. Alguma valorização de médio-agudos como o maple (controverso).

Outra opção é a braúna (ébano-brasileiro). Já vi algumas vezes mas não tenho opinião formada sobre influências sobre o timbre. O Ademar de BH usa bastante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por joabi Sex Ago 02, 2019 7:59 pm

allexcosta escreveu:^ Muito boa também. Bem dura e resistente. Alguma valorização de médio-agudos como o maple (controverso).

Eu concordo, mas não é aquele agudo exagerado, às vezes estridente e ardido do maple. É macio.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2019 8:36 pm

^ É... Maple pega bem ali na ardência dos 3khz, né não? Enquanto pau-ferro um pouco mais acima fora da ardência máxima e ébano já lá em cima na região "aerada".

Twisted Evil
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por joabi Sex Ago 02, 2019 9:11 pm

^ Exato! Maple tá na região da dor de dente... haha às vezes chega a dar calafrio. Very Happy



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por Uchoa Sex Ago 02, 2019 9:37 pm

Nada como um ajuste não resolva ... Laughing

Escala bonita e que deixa gringo doido é a Gonçalo-Alves . Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo T57
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por Rico Sex Ago 02, 2019 11:12 pm

Eu não tenho 1/10 do conhecimento da maioria que postou aqui, mas se eu penso que qualquer baixo vai bem com rock ou ritmos em que uma Bzona ou um fretless não sejam necessários. Resumindo, vai bem com qualquer baixo.

Me corrijam se eu estiver errado, mas uma boa regulagem faz milagres.

O lance é o baixo cortar bem na mix, e às vezes pra fazer isso você tem (dependendo da banda) de mudar um pouco a sua concepção do som ideal.

Eu, por exemplo, gosto de escalas escuras porque acho que pra mim o som menos ardido funciona melhor, mas dependendo da afinação da batera e do timbre do guitarrista, e até do som do palco, o que eu vou precisar mesmo é um pouco daquelas pontas que o maple dá.

Eu acho que a gente resolve ou ameniza isso numa regulagem mais cuidadosa e muitas vezes um pouco mais aberta.

Quando a gente acerta, a mágica acontece!

Ideias pré concebidas formadas pelos "som daquele disco" não costumam funcionar muito bem pra mim. No começo isso foi meio frustrante, mas com o tempo a gente passa a enxergar o que realmente funciona.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por Paulo Penna Sáb Ago 03, 2019 7:33 am

Pode ser QQ uma, desde que seja um precision bass.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 03, 2019 8:52 am

Rico escreveu:Ideias pré concebidas formadas pelos "som daquele disco" não costumam funcionar muito bem pra mim. No começo isso foi meio frustrante, mas com o tempo a gente passa a enxergar o que realmente funciona.

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Tenor
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo Empty Re: Madeira ideal para o corpo e braço do contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos