Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

+7
siodoni
CG
Paulo Penna
Uchoa
joseluiz.avilajr
allexcosta
lucianomattar
11 participantes

Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Sáb Jan 10, 2015 11:46 pm

Olá amigos do fórum,
Pesquisei a respeito aqui no fórum e encontrei tópicos parecidos, mas ainda me restou algumas dúvidas e peço a ajuda de vcs.
Bem, estou olhando sobre a construção de um baixo de 4 cordas no qual serão instalados caps PJX emg, preamp emg bqs e ponte hipshot que já possuo em minhas mãos. O som que tenho em mente como referência são os Foderas do Wooten. Segue abaixo as duvidas e por favor me corrijam se eu falar algo errado :
1) Encontrei basicamente duas opções oferecidas pelos luthiers e empresas que consegui orçamentos: mogno ou cedro. Nenhum deles souberam me precisar se eu conseguiria a sonoridade mais próxima do que procuro com essas madeiras. Qual seria a madeira mais indicada? Outra sugestão de madeiras?
2) Outra questão é sobre o tipo de braço. Vi muita discussão aqui sobre inteiriços e parafusados, mas como há foderas com braços inteiriços, parafusos e colados acabei não conseguindo decidir qual seria melhor para o som que procuro. A idéia que acabei formando a respeito é que a pequena diferença na sonoridade (diferença minima de ataque para os parafusados e sustain para os inteiriços) e na ergonomia (acesso um pouco melhor as ultimas casas do baixo). Quanto à parte da ergonomia, seria mesmo grande a diferença no quesito alcance a favor dos inteiriços?
3) Dúvida sobre peso. Tenho visto no fórum alertas quanto o peso final instrumento. Mogno é mais pesado que o cedro, mas tem muita diferença entre os dois? Um baixo do tamanho de um fodera Monarch (que acho um corpo mediano), por exemplo, chegaria ter aproximadamente quantos quilos seja de mogno, seja de cedro?
4) Por último, indicações de luthiers que façam instrumentos com peças do cliente.
Abraços
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por allexcosta Dom Jan 11, 2015 6:19 am

Os luthiers não souberam falar porque ninguém realmente sabe.

Acredito que a diferença seria desprezível.

O peso depende MUITO da peça. Vinhático também ficaria bom pra o seu projeto.

A Mlaghus é a lutheria Brasileira que mais estudou Fodera, mas há inúmeros clientes satisfeitos com a S.Martyn.

Em BH, o Ademir faz um trabalho muito bom e há um luthier no interior de SP que fez umas réplicas de Fodera pra o Vitor Colmenero que ficaram boas, pelo que vi. Converse com ele se for o caso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por joseluiz.avilajr Dom Jan 11, 2015 9:18 am

1) o alex tem razão, quanto a ninguém saber precisamente o timbre que vai sair do teu baixo. eu vi lá no site da fodera 2 modelos do vitor wooten 1 com corpo de mogno e outro com corpo e alder. os emgs são famoso por não ter muita diferença de timbre, não importando  "muito" a madeira que tu usa. se o instrumento for pintado de cor sólida melhor usar cedro, se for natural melhor usar o mogno que é mais bonito ou se quer gastar mais um pouco o alder seria bem legal.

2) essa aqui ninguém tem certeza ou uma prova cabal que braço parafusado, neck thru ou colado faz diferença, quanto a ergonomia vai depender muito do projeto, pois tem baixos parafusados com ergonomia muito melhor que os neckthru.

3) isso é bem relativo. o cedro tem uma média de peso bem regular entre as peças ja o mogno...  ele varia muito de peso. eu tenho peças de mogno tão leves quanto o cedro rosa e tão pesadas que é inviavel fazer um corpo. sempre da pra fazer um body rilief(tone chambers ou alivio) que é comun em madeiras muito pesadas.

4) se for cópia, não sei
se não for cópia, eu.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Dom Jan 11, 2015 2:12 pm

Olá pessoal,
Obrigado pelo retorno.

Allex,
Cheguei a entrar em contato com o Samul sobre outro modelo, mas vou olhar com ele novamente. O modelo feeling bass dele acho que cairia muito bem nessa proposta que procuro. Já na Mlaghus não respondem e-mails nem atenderam a ligação. Vou tentar novamente durante a semana. Vi uma réplica deles aqui no fórum impressionante. Também vou entrar em contato com Ademir. Entrei em contato com o Colmenero e ele me passou o contato do luthier. O nome dele é Raphael Palhares. São realmente réplicas muito parecidas e com um bom som.

José,
Eu tenho preferencia pela cor natural da madeira mesmo. Poderia ser ash também, mas se o mogno me der a sonoridade que procuro já ta ótimo, e não for muito pesado, rs. Mas de qq não se usa um top nesses corpos de outra madeira?
Eu estou dando preferencia pela ergonomia, então se um parafuso me der isso, não tem problema, ate pq tenho percebido que baixo parafusados sao mais baratos. Uma questão que tenho e sei pouco a respeito é o raio do braço. Os braços mais ergonômicos são de 12 não é?
Me passa seu contato. Não precisar ser um replica, é mais um referencial sobre a sonoridade e ergonomia.

E o que vcs acham de freijó para o corpo?
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por Uchoa Seg Jan 12, 2015 1:10 am

Eu acho freijó uma excelente madeira para o corpo , principalmente ao natural que fica muito bonita .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por Paulo Penna Seg Jan 12, 2015 10:34 am

Alder.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por Uchoa Seg Jan 12, 2015 11:09 am

ALder é difícil de achar que fique com menos de 3 colagens para deixar ao natural ( salvo alguns poucos casos ) , mas para a pintura opaca fica legal. Pode se fazer sunburst ( com alder ) é só colocar folhas de madeiras  ( aquelas veeners )em cima e embaixo e mandar a pintura nas bordas para esconder o fim delas.

O Freijó já tem desenho bonito para deixá-lo ao natural e se encontra em duas partes tranquilamente é apenas mais pesada que o alder em alguns casos.

Tem o swamp ash que é uma madeira bonita e leve , mas tem aqueles benditas veias que tem menor densidade e na hora da lixa corre o risco de buracos , existem muitas pessoas que erram fazendo ondas na madeira , principalmente na parte dos chifres . Mas com um Luthier experiente e com paciência , não há problema .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Ter Jan 13, 2015 10:06 am

Uchoa,
Freijó tem se apresentado como uma boa madeira para meu projeto. Vou pesquisar mais a respeito. Valeu!
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por CG Ter Jan 13, 2015 7:04 pm

Normalmente os EMG tem personalidade própria e se sobrepoem ao som da madeira, todo baixo com EMG tem som de EMG.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por siodoni Ter Jan 13, 2015 7:18 pm

CG escreveu:Todo baixo com EMG tem som de EMG.
Falou e disse.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Ter Jan 13, 2015 8:16 pm

Essa coisa dos baixos EMGs terem som de EMGs é um ponto interessante de discussão. Não teria também um baixo com captadores Bartolini o som de um Bartolini? O mesmo se aplicando as outras marcas. Normalmente, quando vamos escolher um captador não há em nossa mente a noção de um sonoridade especifica que o distingue dos demais? Ainda sobre a coisa do som de EMG se sobrepor ao som da madeira, relato algo da conversa com o Jacimário da Mlaghus sobre esse projeto que tenho em mente. Ele me perguntou qual o som do Wooten, músicas mesmo, eu tenho em mente como referencial de timbre que desejo para passar pra ele fazer uma audição. Segundo ele, há maneiras de fazer com que o instrumento seja "agudinho" (imaginem o sotaque bacana de baiano falando isso, rs) , mais médio-grave, mais "gordo", etc, dependendo das madeiras e do projeto de construção. E claro, em conversas com outros luthiers, tive a afirmação de que o som dos EMG tende a não se alterar com a madeira. Enfim, acho que dá muito pano pra manga essa conversa e estou aprendendo muitas coisas desde que comecei a acompanhar esse assunto mais de perto.
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 13, 2015 8:27 pm

Segundo ele, há maneiras de fazer com que o instrumento seja "agudinho" (imaginem o sotaque bacana de baiano falando isso, rs) , mais médio-grave, mais "gordo", etc, dependendo das madeiras e do projeto de construção.
Interessante Mestre Jacimário falar isso...
Isto me remete a uma discussão aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t29112-tira-teima-madeira-influencia-no-timbre
Não que eu esteja querendo "apagar o fogo com gasolina", mas...
P.S.: Também sou da opinião de que EMG sempre proporciona uma sonoridade muito semelhante...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Ter Jan 13, 2015 8:42 pm

Bacana o link, Bertola. Inclusive vc foi um dos luthiers que me disse isso do som do EMG em um email que te enviei lembra?
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por J.Adalberto Ter Jan 13, 2015 9:06 pm

Eu particularmente adoro os EMG's

Já tivemos alguns tópicos falando se a madeira muda timbre, e até alguns testes cegos, e nenhuma conclusão.

Com relação aos EMG's tenho a o seguinte teste prático, tinha uma baixo bem, bem mais ou menos, mais pra menos!

Fiz um Up e coloquei os caps EMG's e o circuito da EMG's o BTC System, o que transformou o baixo em um instrumento maravilhoso, ao meu gosto é claro.
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 13, 2015 9:46 pm

lucianomattar escreveu:Bacana o link, Bertola. Inclusive vc foi um dos luthiers que me disse isso do som do EMG em um email que te enviei lembra?
lucianomattar
Sim, lembro. Mas, concordo com o Allex de que não se deve prender a estereótipos, e, no fundo, o som, quem faz é você...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Ter Jan 13, 2015 9:52 pm

Tem toda a razão! A gente acaba se esquecendo disso. Smile
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por CG Ter Jan 13, 2015 10:50 pm

lucianomattar escreveu:Essa coisa dos baixos EMGs terem som de EMGs é um ponto interessante de discussão. Não teria também um baixo com captadores Bartolini o som de um Bartolini?

Todos baixos com EMG que ví tinham o som característico do captador, geralmente variavam somente conforme o pré. Com os bartolinis isso não ocorre.

CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por JAZZigo Qua Jan 14, 2015 12:21 am

CG escreveu:Normalmente os EMG tem personalidade própria e se sobrepoem ao som da madeira, todo baixo com EMG tem som de EMG.
siodoni escreveu:
CG escreveu:Todo baixo com EMG tem som de EMG.
Falou e disse.
Até concordo com os senhores, sobre os EMG Standard, mas o autor do tópico falou sobre um EMG PJ X-Series Set. Talvez uma revisão de conceitos não fosse má idéia, pois a diferença é significativa, IMHO.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por JAZZigo Qua Jan 14, 2015 12:27 am

allexcosta escreveu:A Mlaghus é a lutheria Brasileira que mais estudou Fodera,
Desculpe, Alex, mas como assim "mais estudou Fodera"? O Jacimário já trabalhou com o Vinny?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16367
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por allexcosta Qua Jan 14, 2015 6:34 am

JAZZigo escreveu:Desculpe, Alex, mas como assim "mais estudou Fodera"? O Jacimário já trabalhou com o Vinny?

Não, já passou várias madrugadas desmontando e re-montando Foderas, inclusive o AJ que levei pra ele ver, e até hoje leva todos que passam por lá para raio-x em uma clínica de ortopedia para tentar ver até a quantidade de cola usada ou possíveis características na construção que passam desapercebidas ao olho nu.

Jacimário também já fez inúmeros testes com tensores Fodera e com usinagem de aço para uso de tensores, mas não me sinto à vontade para entrar em detalhes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por lucianomattar Qui Jan 22, 2015 3:16 pm

Amigos,
Ainda sobre minha dúvida quanto às madeiras, o que vcs acham de freijó pra um braço inteiriço? Conhecem algum baixo feito assim?
att
lucianomattar
lucianomattar
Membro

Mensagens : 47
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por GusVCD Qui Jan 22, 2015 5:55 pm

J.Adalberto escreveu:Com relação aos EMG's tenho a o seguinte teste prático, tinha uma baixo bem, bem mais ou menos, mais pra menos!

Fiz um Up e coloquei os caps EMG's e o circuito da EMG's o BTC System, o que transformou o baixo em um instrumento maravilhoso, ao meu gosto é claro.
Q por sinal é este do seu avatar, não?

GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG Empty Re: Qual madeira para corpo de instrumento que usará captadores PJX EMG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos