Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rock is dead / When did rock stop being pop

+17
PéDIPano
Jãozeiro
Maurício_Expressão
fheliojr
Uchoa
Stormbringer
arturbmallmann
AndréBurger
Mauricio Luiz Bertola
Paulo Penna
JAZZigo
Coder
Ivanov_br
allexcosta
Rico
Zubrycky
quasenada
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por quasenada Seg Mar 04, 2019 11:43 am

via TB:

Uma análise da decadência da popularidade do rock.



A comparação com Jazz no final é um pouco deprimente mas interessante...

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Zubrycky Seg Mar 04, 2019 8:52 pm

Gostei do vídeo. Ele me faz lembrar do meu finado professor de linguagem musical, o grande Arnaldo Senise (RIP).

Numa de suas aulas ele nos contou que todo estilo musical nasce dos pré-existentes escombros sonoros de um estilo moribundo. Estes escombros são então recombinados para virar um novo estilo que passa por uma fase de grande experimentação até ser depurado pelos grandes mestres que o levarão ao seu ápice e escreverão as suas regras.

A partir desse ponto, o estilo inevitavelmente parte para o declínio pois, tendo sido as regras já escritas, não há mais espaço para experimentações. Nesse ponto, o estilo torna-se uma paródia regurgitada do que ele foi um dia e se transforma nos escombros que darão origem a um novo estilo que, por sua vez, repetirá o mesmo processo.

Esse é um processo inevitável.

É claro que um estilo de música não "morre" no sentido exato da palavra, exceto em casos de civilizações extintas antes da existência da notação musical. Ele permanece existindo, mas num nicho, não mais como uma força hegemônica.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Seg Mar 04, 2019 10:04 pm

^Perfeito Zub..


Mas pra mim, o video do cara tá atrasado uns 30 anos.

Fácil... Sou fã de Yes, Uriah Heep, Gênesis, Cream, TYA, Deep Purple...


Última edição por Rico em Seg Mar 04, 2019 11:20 pm, editado 1 vez(es)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Seg Mar 04, 2019 10:08 pm

O Rock não morreu, longe disso. O rock continua existindo numa condição mais comum à realidade, que é a de mais um estilo.

Ser praticamente o único estilo popular não é o normal. Exemplo, o uníssono do sertanejo universitário no Brasil é algo atípico que não durará para sempre.

A música existe em ciclos, é natural que o que estava no topo nos anos 70 deixe de estar no topo nos anos 80 e algo novo apareça.

Esse sentimento de viuvez em relação ao rock é uma grande bobagem. Se você gosta de rock, ouça rock na sua casa, no fone, vá aos shows, monte uma banda de rock, etc... Se eu gosto de cumbia, eu que ouça cumbia, vá aos shows de cumbia e monte uma banda de cumbia.

É uma nostalgia boba em relação ao rock que, sinceramente, não entendo. Nem o povo do jazz lamenta tanto o fim de uma era... Nem a galera do reggae, que é um estilo que, ao contrário do rock, só teve um representante de peso mundial, chorou tanto o declínio do estilo (mais especificamente a morte de Bob Marley) como roqueiro chora o declínio do rock.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Seg Mar 04, 2019 11:20 pm

^Nao brou. Você não entende porque vê o Rock como algo genérico. Os Rock tem sub estilos. Os meus heróis morreram ou envelheceram, mas a minha discoteca tá repleta deles.

Não é porque o RHCP é classificado como Rock que eu vou gostar. O estilo de Rock que eu amei não existe mais. As bandas novas que eu já ouvi, não passam de um plágio descarado do passado, sem nenhuma novidade... Tem uns carinhas aí famosos por imitar o Led Zeppelin... Pera aí...

Aí você pode dizer que minha mensagem não faz sentido, porque eu não me ligo no "novo" rock, mas crítico quem soa como bandas consagradas.

Mas tem uma coisa: eu não quero ouvir plágio. Quero ouvir algo original, que tenha a fórmula das coisas que eu amo.

O Skank conseguiu fazer isso muito bem ao evocar o Clube da Esquina.

Determinadas coisas tem uma fórmula, e (não estou falando que é seu caso), imaginar que tudo que tenha uma guitarra distorcida é a representação do Rock para seus ouvintes é um equívoco.

Uma vez eu escrevi algo assim por aqui e deu uma bronca danada, mas o Jamelão, por exemplo, proibiu os ensaios do grupo do neto dele (era na casa do vô), porque samba não podia ter guitarras elétricas.

Mais uma vez, existe uma fórmula pras coisas... Eu quero ouvir um órgão Hammond distorcido, um Mini Moog berrando, um walking Bass saturado... Não tem mais isso no Rock.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Ivanov_br Ter Mar 05, 2019 12:53 am

Música como mercado é cíclico, como toda a economia.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Ter Mar 05, 2019 2:39 am

^Claro. Se formos falar de mercado e ciclo de vida de um produto.

Mas não é isso que eu estou falando. Estou falando do fim de uma geração que criou ou desenvolveu um determinado tipo de música. Isso é o que digo que acabou.

As pessoas perderam o interesse. O músico de hoje tem obviamente outras referências.

Tente aqui no RJ montar um trabalho desses com um tecladista, por exemplo. Já foi algo muito comum, mas hoje em dia é como mosca branca.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2019 8:22 am

Rico escreveu:^Nao brou. Você não entende porque vê o Rock como algo genérico. Os Rock tem sub estilos. Os meus heróis morreram ou envelheceram, mas a minha discoteca tá repleta deles.

O vídeo que originou o tópico que vê o rock como algo genérico. O título do tópico é "rock is dead", não "rock com órgão Hammond distorcido, um Mini Moog berrando, um walking Bass saturado is dead".

Sei muito bem que o rock tem sub estilos. Aliás, é aí que se baseia minha argumentação. O rock não está morto, esse rock aí que você menciona sim, está... E poderia ser diferente? Isso é natural e ocorre com qualquer estilo. Hip-hop do 2pac não existe mais, pop tipo Madonna dos anos 80 ou MJ não existe mais, forró do Luiz Gonzaga não existe mais, salsa da Celia Cruz e do Tito Puente não existe mais, balada romântica tipo Lionel Ritchie não existe mais, Motown não existe mais... Tudo isso está morto. Problema é que não há esse sentimento sofrido de viuvez que vocês têm. Tudo muda, tudo se recicla.

Eu continuo ouvindo MJ e Celia Cruz em casa, mas nunca sequer passou pela minha cabeça fazer um vídeo sobre a morte do pop ou da salsa, isso não faz o mínimo sentido. Vocês enxergam esse rock de Hammond como algo tão especial, tão sagrado, que deveria ser tocado e venerado para todo o sempre. As coisas mudam, aqueles músicos ficaram velhos ou morreram. Músicos jovens querem fazer outra coisa e fazem outra coisa.

Mais uma vez, são ciclos naturais que acontecem em todos os ramos do conhecimento humano. Já pensou nego chorando por aí porque o impressionismo Francês está morto, ou porque o barroco morreu? É uma nostalgia estranha, que fica arrastando essa pedra por aí ao invés de olhar pra frente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Ter Mar 05, 2019 8:50 am

^Eu entendi o seu argumento, mas as pessoas sempre foram saudosistas e sempre arrastaram a pedra. Não é uma característica exclusiva do Rock.

Todo ser humano que conheço é saudosista, seja por causa da música, da política, do futebol...

Tudo sempre foi melhor "na minha época". O discurso pode ser equivocado, mas é corriqueiro.


Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2019 9:11 am

Rico escreveu:^Eu entendi o seu argumento

Bem... Você tinha dito que eu não entendi o vídeo.

Rico escreveu:mas as pessoas sempre foram saudosistas e sempre arrastaram a pedra. Não é uma característica exclusiva do Rock.

Todo ser humano que conheço é saudosista, seja por causa da música, da política, do futebol...

Tudo sempre foi melhor "na minha época". O discurso pode ser equivocado, mas é corriqueiro.

Sentir saudade é normal e corriqueiro, óbvio. Quantas vezes eu argumentei aqui sobre o "na minha época"?

Achar que, por algum motivo, algo deveria durar para sempre e ficar revoltadão fazendo vídeos não é normal ou corriqueiro. Eu gosto de uma MPB que não existe mais, já pensou fazer um vídeo sobre a morte da MPB? Nunca sequer passou pela minha cabeça.

Se o cara gosta de Led Zeppelin e Deep Purple, ligue 300 sistemas de som na casa dele e fique ouvindo todos os álbuns dessas bandas ao mesmo tempo, mas fora isso...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por quasenada Ter Mar 05, 2019 9:20 am

allexcosta escreveu:
O vídeo que originou o tópico que vê o rock como algo genérico. O título do tópico é "rock is dead",

Não leve o título tão a sério. Esse pedaço é praticamente click bait.
A mensagem do vídeo, o que eu concordo, é que basicamente rock virou nicho.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Coder Ter Mar 05, 2019 9:22 am

O rock continua, apenas saiu do mainstream...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Ter Mar 05, 2019 9:53 am

allexcosta escreveu:Bem... Você tinha dito que eu não entendi o vídeo.

Então não me expressei bem. Eu disse que você não entendia o que eu havia dito porque pra você, talvez Rock fosse uma coisa só.

Não sei de onde vem sua percepção de que isso é coisa exclusiva de fã  de rock, mas ok. É sua percepção. Não concordo com ela, mas ok.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2019 10:10 am

danilocesar escreveu:Não leve o título tão a sério. Esse pedaço é praticamente click bait.
A mensagem do vídeo, o que eu concordo, é que basicamente rock virou nicho.

Que bom. Deveria ter virado nicho depois do primeiro amor, que dura uma ou duas décadas.

O rock é mais um estilo musical. Tem atitude forte, é dado às críticas sociais, muitas vezes paupérrimo em termos rítmicos, outras tantas em termos harmônicos ou melódicos.

O que estou questionando aqui é o ânimo de fazer um vídeo como esse. Um fã de bossa nova não faria, um de blues não faria...

Roqueiros foram os bullies do meio musical durante 50-60 anos. O roqueiro jamais enxergou o rock como mais um estilo. Pra ele é o bom e o resto não presta. Aqui mesmo no fórum já abriram um tópico no "pergunte ao Alex" intitulado "Alex, por que você gosta de salsa?". Se eu fosse fã de rock alguém abriria um tópico assim? Eu gosto de salsa porque eu gosto ué... Tem nego que gosta de reggaeton, tem nego que gosta de lambada, tem nego que gosta de flamenco.

Mas essa idéia de que o rock é um ser supremo é tão arraigada que quando o rock começa a dividir a preferência das pessoas com outros estilos há uma comoção como essa.

Desculpem por chover no carnaval de vocês, mas um Hammond com distorção e um Moog berrando não são a sétima maravilha do mundo. São inovações de linguagem musical? Sim, claro... Assim como aconteceram em tantos outros estilos mundo afora. O negócio é tão absurdo que numa discussão sobre música em uma cidade como SP ou Curitiba, por exemplo, em que você menciona não conhecer muito sobre rock ou gostar muito, alguém pergunta imediatamente "e você ouve o quê então?" com ar de desdém. Que pergunta tacanha, que absurdo. Eu ouço outras coisas, talvez uma ou outra música de rock vez em quando, e daí? Existem milhares de estilos musicais no mundo, qual a obrigação que eu tenho de escutar ou gostar de rock? Que eu saiba nenhuma.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Ter Mar 05, 2019 11:13 am

As pessoas gostam daquilo que as toca, que as comove. Eu não escuto somente Rock, e na verdade, eu tenho opinião semelhante a que tenho sobre Rock quando se fala de MPB, por exemplo.

Pra mim, gente do naipe de Jorge Ben, Tim, Bebeto, Caetano, Chico e muitos outros, continuam imbatíveis. Lamento que esse tipo de música também não exista mais.

Esses estilos e essas fórmulas são a 8a maravilha do mundo? Isso não me importa. Não sou dado a modismos. Gosto do que me toca, sou saudosista do que eu amo.

O rock provavelmente é um dos estilos que mais influenciou outros estilos. Mas isso não é necessariamente motivo de orgulho pra mim.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Ter Mar 05, 2019 11:16 am

Rico escreveu:As pessoas gostam daquilo que as toca, que as comove.

Exato.

O que não pode é essa atitude generalizada de "o que eu ouço é bom e o que você ouve não é". Isso é ridículo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Ter Mar 05, 2019 11:38 am

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:As pessoas gostam daquilo que as toca, que as comove.

Exato.

O que não pode é essa atitude generalizada de "o que eu ouço é bom e o que você ouve não é". Isso é ridículo.

Isso nao é atitude generalizada, porque considerando o MEU grupo de convívio, que é também do Rock, a sua afirmativa não encontra fundamento.

Mas concordo que essa atitude seria apenas estupidez e preconceito.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 09, 2019 12:20 am

Rock is dead  / When did rock stop being pop Rock-is-dead

Acho que os carinhas abaixo ainda não desconfiam disso... facepalm



Nas suas devidas proporções, qualquer semelhança é mera coincidência (?)  Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 6:13 am

Jazz, estes aí não tem valor pois são "cópias" do LED, apesar do vocal estar mais pra "rush", apesar do próprio LED ter inúmeros plágios, mas o LED é f***, estes aí são só f*** chupado..... Tchau, going to California....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 09, 2019 11:07 am

ˆ
Pois é... os caras são 1/3 do Plant, 1/3 do Page, 1/3, Jones e 1/3 do Bonham. Esta banda sim, deveria chamar-se "O Terço"! Razz

Queiramos ou não, a banda tem público. E o que eu quis dizer é que esse papo de que o rock está morto, o jazz está morto, que o VHS ia aniquilar o cinema, o sintetizador/sequencer/sampler iria substituir os músicos etc. sempre foi mito.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 11:34 am

Não disse mal do greta van fleet, eu gosto, e acho muito bom voltar pra mídia algo do gênero pois nunca deixou de existir, deixou de ser divulgado pois não é do interesse do meio, não é ai que estão os milhões fáceis neste momento.
Falei mal de quem fala mal achando que é só cópia sem valor. Não é pois o próprio led tinha mil chupações.
Greta é lega!
LED é f***! Os melhores músicos do ROCK, as melhores músicas do ROCK....
Na minha opinião...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 11:37 am

PS: O ROCK deixou de ser POP no momento que deixou de ser a garantia de grana alta e fácil.
Sempre há outro filão mais barato para se investir..... depois dele, outro.....depois outro....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Mar 09, 2019 12:11 pm

Paulo Penna escreveu:PS: O ROCK deixou de ser POP no momento que deixou de ser a garantia de grana alta e fácil.
Sempre há outro filão mais barato para se investir..... depois dele, outro.....depois outro....
Concordo... Mas isso vale para tudo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 12:35 pm

Positivo Bertola.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2019 1:33 pm

Paulo Penna escreveu:PS: O ROCK deixou de ser POP no momento que deixou de ser a garantia de grana alta e fácil.
Sempre há outro filão mais barato para se investir..... depois dele, outro.....depois outro....

Você acha que é mais barato produzir um disco da Ariana Grande que da última banda "from hell"? Como é isso?

Essa idéia de que tudo que se consome é imposto pela mídia é real até certo ponto. Se o público em geral estivesse com vontade de consumir música "from hell", não haveria problema algum pra se continuar produzindo isso.

É que chega uma hora que cansa também. E os artistas principais do estilo ficam velhos, sem ninguém pra substituí-los à altura.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Coder Sáb Mar 09, 2019 1:46 pm

Esse GVF consegue ser tão chato quanto o próprio Led Zeppelin...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por AndréBurger Sáb Mar 09, 2019 2:26 pm

GVF é chato, Led é maravihoso. Cool

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2019 2:36 pm

AndréBurger escreveu:GVF é chato, Led é maravihoso.

Não é à toa que em quase toda grande loja de música do mundo tem uma placa dessas:

Rock is dead  / When did rock stop being pop Guitar-playing-warning

Rock is dead  / When did rock stop being pop Main-qimg-d20abd2ec2a1f03dee55946cdbb5d259

Rock is dead  / When did rock stop being pop ?width=630&version=918875
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 8:16 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:PS: O ROCK deixou de ser POP no momento que deixou de ser a garantia de grana alta e fácil.
Sempre há outro filão mais barato para se investir..... depois dele, outro.....depois outro....

Você acha que é mais barato produzir um disco da Ariana Grande que da última banda "from hell"? Como é isso?

Essa idéia de que tudo que se consome é imposto pela mídia é real até certo ponto. Se o público em geral estivesse com vontade de consumir música "from hell", não haveria problema algum pra se continuar produzindo isso.

É que chega uma hora que cansa também. E os artistas principais do estilo ficam velhos, sem ninguém pra substituí-los à altura.

Estava pensando no mercado brasileiro.

O grande público não escolhe o que é bacana, a grande máquina é que o bombardeia e fala o que ele deve achar bacana e consumir.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2019 8:31 pm

Paulo Penna escreveu:O grande público não escolhe o que é bacana, a grande máquina é que o bombardeia e fala o que ele deve achar bacana e consumir.

Não sei se é bem assim não. O povão tem um desconfiômetro muito aguçado pra produto pasteurizado.

Você lembra que nos anos 80 a irmã da Marlene Mattos aparecia todo santo dia no Xou da Bruxa? Público nunca engoliu aquilo.

Vou até postar um vídeo pra refrescar a memória e pra nego não me chamar de louco ou mentiroso.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 8:49 pm

Sertanejo(não é o raiz), Brega, pancadão carioca, sertanejo universitário.... anteriores e os próximos buns do mercado, todos de nicho local que eram muito baratos e foram popularizados, renderam muito dinheiro...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2019 8:54 pm

Paulo Penna escreveu:Sertanejo(não é o raiz), Brega, pancadão carioca, sertanejo universitário.... anteriores e os próximos buns do mercado, todos de nicho local que eram muito baratos e foram popularizados, renderam muito dinheiro...

Tudo na verdade é assim. Surge como um movimento local e depois espalha.

Não sei exatamente o que é "ser muito barato" ou como rock seria "mais caro". Colocar uns moleques numa garagem com umas guitarras velhas sai muito caro?

É essa eterna mania de achar que rock é elite e o resto é lixo. Qualquer estilo que faz sucesso rende muito dinheiro pra muita gente. O rock também rendeu muito dinheiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Sáb Mar 09, 2019 10:40 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:Sertanejo(não é o raiz), Brega, pancadão carioca, sertanejo universitário.... anteriores e os próximos buns do mercado, todos de nicho local que eram muito baratos e foram popularizados, renderam muito dinheiro...

Tudo na verdade é assim. Surge como um movimento local e depois espalha.

Não sei exatamente o que é "ser muito barato" ou como rock seria "mais caro". Colocar uns moleques numa garagem com umas guitarras velhas sai muito caro?

É essa eterna mania de achar que rock é elite e o resto é lixo. Qualquer estilo que faz sucesso rende muito dinheiro pra muita gente. O rock também rendeu muito dinheiro.

Cara, esta parte de que o resto é lixo é com vc.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 09, 2019 11:51 pm

Paulo Penna escreveu:Cara, esta parte de que o resto é lixo é com vc.

Tive que usar essa licença poética já que ninguém explica porque o rock é "caro" e outros estilos são "baratos". Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por JAZZigo Dom Mar 10, 2019 12:26 am

Mortinho da Silva!!! Twisted Evil



Etc., etc., etc....

Tem muita coisa boa rolando sempre, IMHO. Pode não estar na mídia, mas quem procura acha! up

O rock é imortal. Twisted Evil



P.S.: E o jazz também! Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Coder Dom Mar 10, 2019 8:57 am

É como eu disse, o Rock só está fora do mainstream... Os festivais continuam lotados!

... E para um dono de radio, hoje ta compensando mais tocar POP e sertanejo do que rock. Mais¨audiência, mais dinheiros, mais parceiros... As maiores rádios de SP passaram ficar mais "ecléticas" nos últimos anos.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 10, 2019 9:32 am

Em BH só uma rádio toca Rock, 98.3FM. E mesmo assim só de vez em quando pois a maioria do tempo é programa de piada e falatório.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Dom Mar 10, 2019 9:37 am

Coder escreveu:É como eu disse, o Rock só está fora do mainstream... Os festivais continuam lotados!

... E para um dono de radio, hoje ta compensando mais tocar POP e sertanejo do que rock. Mais¨audiência, mais dinheiros, mais parceiros... As maiores rádios de SP passaram ficar mais "ecléticas" nos últimos anos.

Por favor, explique o uso das aspas na palavra "ecléticas".

Paulo Penna escreveu:Em BH só uma rádio toca Rock, 98.3FM. E mesmo assim só de vez em quando pois a maioria do tempo é programa de piada e falatório.

O que há errado nisso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 10, 2019 9:43 am

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:Cara, esta parte de que o resto é lixo é com vc.

Tive que usar essa licença poética já que ninguém explica porque o rock é "caro" e outros estilos são "baratos". Wink

O que eu disse é que os "novos" estilos começam baratos..... a medida que ficam caros são substituídos por outro "novo"....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Dom Mar 10, 2019 9:45 am

Paulo Penna escreveu:O que eu disse é que os "novos" estilos começam baratos..... a medida que ficam caros são substituídos por outro "novo"....

Peço desculpas e juro que não é implicância.

Simplesmente não consigo entender o que é um estilo "barato" ou "caro". É isso que estou perguntando aqui há dias e ninguém responde.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Dom Mar 10, 2019 9:51 am

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:Cara, esta parte de que o resto é lixo é com vc.

Tive que usar essa licença poética já que ninguém explica porque o rock é "caro" e outros estilos são "baratos". Wink
Acho que o Paulo quis dizer que investir em algo que já está na ponta e que é moda requer menos trabalho e investimentos que investir em algo que está restrito a nichos. Por isso, investir em Rock é caro.

O grande lance do Rock é justamente que em seu ápice nunca houveram grandes produções. Em estúdios simples e locais improvisados nasceram os maiores clássicos do estilo.

Era alugar o estúdio e providenciar algumas garrafas ou outras coisas e o lance acontecia.

No palco, ornamentação eram amplificadores e baterias grandes. Era simples assim.

Caro é gravar coisas pop com coro, violões, músicos caros e etc...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Paulo Penna Dom Mar 10, 2019 9:57 am

Não, o que eu disse é que no Brasil são fabricados modismos de acordo com o potencial de lucro, pegam um estilo qualquer que esteja presente em um nicho, transformam aquilo num produto mais palatável, colocam a coisa na mídia (que ou é paga para isso ou faz parte) e criam a demanda para tal produto. Entopem o mercado do produto, fazem um rodízio ou renovação por um bom tempo para manter a coisa como novidade e com custos não tão altos, quando a coisa começa a não dar o montante máximo, já tem outro "novo" produto que começa a ser trabalhado para que seja o do momento.

Talvez no resto do mundo o procedimento seja o mesmo.
Com o advento do youtube outras mídias diretas e de gravações digitais baratas, não sei se o ciclo ficou mitigado, se se apoderaram ou apoderarão do "youtube", ou criarão outra alternativa inicialmente mais interessante para esvaziar o tubão, mas parados não ficam.


Última edição por Paulo Penna em Dom Mar 10, 2019 10:01 am, editado 1 vez(es)
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Rico Dom Mar 10, 2019 10:01 am

^Isso é o desenvolvimento. Normal que após desenvolvido se explore o potencial de lucro até o fim.

Não se luta contra isso. Isso é mercado, e não é exclusividade do Brasil.

O que se aproveita ao máximo é a similaridade entre alguns ritmos. Primeiro porque é indicativo de sucesso na maioria dos casos (salvo quando tal estilo realmente saiu de moda), segundo porque diminui a necessidade de investimentos altos.

Repagina-se alguma coisa e mantem-se os lucros. Simples assim.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Coder Dom Mar 10, 2019 10:16 am

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:É como eu disse, o Rock só está fora do mainstream... Os festivais continuam lotados!

... E para um dono de radio, hoje ta compensando mais tocar POP e sertanejo do que rock. Mais¨audiência, mais dinheiros, mais parceiros... As maiores rádios de SP passaram ficar mais "ecléticas" nos últimos anos.

Por favor, explique o uso das aspas na palavra "ecléticas".

Vou te dar o exemplo da Metropolitana. Era uma rádio que só tocava POP e as vezes um rockzinho adolescente. Nos último anos (crise e perda de audiência para as grandes rádios) passou a tocar mais estilos (sertanejo e alguns funk's). O uso das aspas é que essa mudança não foi tão radical assim, acredito que apenas para driblar a baixa audiência e se aproximar das estações mais populares. Futuramente pode até voltar o que era. Outro exemplo é a 89 FM, a rádio Rock! Em 2006 entrou numa fase POP e mudou da água para o vinho. Queria competir com as grandes rádios e se aproximar do publico jovem. O publico acabou migrando para a Kiss e ficou conhecida com uma das únicas rádios de rock de SP. Quando estava prestes a ser vendida para para uma igreja evangélica, conseguiu um investimento e a rádio voltou as origens! Está até hoje firme e forte ecom o slogan: "89, a Rádio Rock". No fim das contas, tudo é dinheiro.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por allexcosta Dom Mar 10, 2019 11:08 am

Rico escreveu:Acho que o Paulo quis dizer que investir em algo que já está na ponta e que é moda requer menos trabalho e investimentos que investir em algo que está restrito a nichos. Por isso, investir em Rock é caro.

Quando rock era o lance do momento dava menos trabalho e era mais barato também.

É óbvio que o estilo que o povo quer ouvir naquele período requer menos investimento.

Rico escreveu:Caro é gravar coisas pop com coro, violões, músicos caros e etc...

Exato. Muito mais caro que produzir rock.

As coisas mudam. Se você parar pra pensar, o Brasil não é feito da menina bonita na praia. O Brasil é feito de famílias em cidades do interior, plantando tomate e sonhando em ter uma criação de porco e uma caminhonete. Esse povo se sentiu à margem durante muitas décadas, principalmente quando a Globo era a ditadora de tendências. Mas na própria Globo, novelas como Rei do Gado e outras que tinham coisa sertaneja fizeram sucesso inesperado. Até na Manchete, a novela Pantanal batia récordes de audiência.

Essa cultura de quintal do Rio e da Globo, como é a Bahia e boa parte do Nordeste está acabando aos poucos. Era raro a gente ligar a TV antigamente e ouvir uma pessoa falando "porrrrrta" com sotaque caipira. Hoje é o mais comum. O país vai crescendo pra dentro, um pouco além dessa cultura de litoral e é natural que essas coisas de gente do interior deixem de ser secundárias pra estarem na frente das tendências.

Mas isso é cíclico também. Só que se fosse imposto pela mídia as coisas do sertão já teriam esmorecido um pouco. O povo quer isso, consome isso. E, venhamos e convenhamos, tem a queda de qualidade também. Quem que hoje faz um rock com a qualidade de Titãs, Lulu Santos, Paralamas, Cazuza? Nem eles mesmos, os ainda vivos, fazem...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por JAZZigo Seg Mar 11, 2019 1:34 am

JAZZigo escreveu:Tem muita coisa boa rolando sempre, IMHO. Pode não estar na mídia, mas quem procura acha! up
Tipo:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por JAZZigo Qua Mar 13, 2019 10:35 pm

Paulo Penna escreveu:Não disse mal do greta van fleet, eu gosto, e acho muito bom voltar pra mídia algo do gênero pois nunca deixou de existir, deixou de ser divulgado pois não é do interesse do meio, não é ai que estão os milhões fáceis neste momento.
Falei mal de quem fala mal achando que é só cópia sem valor. Não é pois o próprio led tinha mil chupações.
Greta é lega!
LED é f***! Os melhores músicos do ROCK, as melhores músicas do ROCK....
Na minha opinião...
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por arturbmallmann Qua Mar 13, 2019 11:35 pm

Me surpreendo que ainda hj muitos jovens que estão aprendendo a tocar ainda se interessem em tocar rock. Em contra partida hj muitos se interesaam em tocar instrumentos que na minha época de adolescente achavamos coisa de velho(pura bobice, eu sei) , como acordeon e viol. Isto graças a força da musica sertaneja.
Oq vejo é que o rock pra ter espaço vc se vê obrigado a ficar nos covers até anos 2000(no máximo do máximo). Já outros estilos cada hora surge um novo hit e muitos novatos já dislumbram e tentam o autoral.
existe autoral no rock obviamente, mas é pouco valorizado pela maioria.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 23, 2019 4:03 pm

Mortinho da Silva!!! headbang





Tem muita banda nova boa rolando, galera. É só procurar! Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Stormbringer Sáb Mar 23, 2019 5:03 pm

Acho que todo tipo de música passa por um "boom, mudei o mundo" e depois vai caindo de popularidade até ser uma coisa de nicho, como jazz, e até mesmo o blues.
Não sei por que com o rock isso seria diferente...

Rock moderno nunca fez minha cabeça, essas coisas de Korn, SOD e bandas assim não me descem
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Rock is dead  / When did rock stop being pop Empty Re: Rock is dead / When did rock stop being pop

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos