Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

+10
rodlburigo
Fernando Zadá
Dan
Claudio Mengarda
SRTO
allexcosta
rafael.buzzi.andrade
Rico
NESCAU
AndréBurger
14 participantes

Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por AndréBurger Qua Mar 14, 2018 12:36 am

Pessoal, boa noite!!!

Sigo aqui importunando os mais experientes. Desta vez minha pergunta é em relação a contagem durante a música.

Comecei a ler partitura no fim do ano passado (de conseguir acompanhar em ~60BPM) e antes de ler a partitura eu solfejava com um metronomo de fundo.
Beleza, as partituras saíram ok.

Eis que outro dia eu tava repassando umas músicas que eu tocava antes disso e fiquei meio intrigado porque o Riff não começava bem no 1 e tal. Aí comecei a tocar. Notei que começava no "2e". Notei que adotando um padrão 4/4 o riff inteiro é de mínima. E aí fiquei contando: "1 e 2 e 3 e 4 e" junto com a música. E isto tornou o que era simples em algo complicado (creio que momentaneamente).

Minha dúvida é a seguinte: quando vocês tocam ficam pensando no 1 2 3 4 ou é algo que sentem com a música? (de tanto tocar?). Pois por mais que eu treine sempre com metronomo, não sinto que ele esteja internalizado em mim a ponto de que se alguém acentuar no 4 eu não achar que está na cabeça do tempo.

Para deixar minha dúvida clara: vocês contam o tempo enquanto conduzem ou deixam isso para os exercícios e conta com a assimilação na hora de tocar?

Obrigado!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por NESCAU Qua Mar 14, 2018 8:39 am

Eu toco com metrônomo praticamente 90% do repertório das músicas da banda que faço parte. Raramente conto os tempos. No caso, esses raros momentos são quando tem alguma parte complicada da música chegando, para "entrar" na hora certa, ou uma pausa longa de vários compassos que saio do palco ou tomo água. O resto simplesmente deixo fluir.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Rico Qua Mar 14, 2018 9:02 am

Eu conto em pouquíssimos casos. Raras as vezes, porque tem uns exercícios de teclado em que cads mão vai num tempo e aí você acaba habituando.

Como baixista, raramente conto.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Mar 14, 2018 9:06 am

Geralmente eu uso mais nos exercícios... mas tem horas que o desenho é tão intrincado que eu me obrigo a fazer uma frase que feche a quantidade de letras.

Em baixas velocidades até tudo bem, mas quando a música é muito rápida 1234 não funciona muito comigo porque o "4" tem duas sílabas daí meu dedo tenta tocar 4 notas, mas minha mente pensa em 5... se essa for tua dificuldade, tenta elaborar alguma frase ou contagem em que a quantidade de notas seja exatamente a quantidade de sílabas...

Exemplos (não riam)

Certa vez precisamos tocar essa música:


Partitura: http://ks.imslp.info/files/imglnks/usimg/d/d7/IMSLP46364-PMLP98871-Vivaldi_D_concerto_-_Contrabass.pdf

Do compasso 20 ao 43 (depois repete) tem umas cadências misturadas com 6 notas... e NADA começa no tempo 1... o único jeito foi lembrar do grande tio Arnold nessa hora... hehehe
Na minha cabeça eu ficava pensando "Arnold Schatsaneger" enquanto tocava... (eu sei que tem um "a" a mais no sobrenome dele...)
Deu certo.

Esses dias eu me toquei que - em japonês - os números todos podem ser falados com uma sílaba só.
Como eu pratico artes marciais faz um tempo, essa contagem está bem internalizada. Então.. seu eu preciso tocar 6 notas seguidas muito rápido... eu conto em japonês

Obvio que isso não vai funcionar se você não tem prática com essa contagem.

Já tive um professor que usava "chocolate" pra 4/4 e "circolo" pra 3/4

Cada um pode achar sua fórmula, mas ajuda bastante a mente e o dedo pensarem a mesma quantidade de sílabas
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 14, 2018 9:12 am

Use click com tempo forte, diminua pra 40bpm por uns dias.

E tente gravar às vezes em 100bpm ou algo mais normal, pra você entender o que é.

Esses estudos não são música. Eles são o que te prepara para fazer música. Use-os pra estudar, não pra tocar.

E me parece que você tem uma dificuldade com síncope. Isso é muito comum com Brasileiros, cujos ouvidos são acostumados com 1 forte.

Ouvir e internalizar salsa ajuda muito.

Tente:

https://www.youtube.com/watch?v=xnzXYQuwVbE
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Qua Mar 14, 2018 9:13 am

AndréBurger, o sentir o pulso do compasso geralmente ocorre em músicos que se habituaram com o compasso e/ou ritmo e/ou música em questão. Ou seja, para alguns, a progressão de estudo em compassos, síncopes e por aí vai, pode possibilitar tal assimilação. Geralmente, as músicas em que estou acostumado, não fico marcando tempo. Mas em casos de ritmos/músicas/síncopes não habituais, marco sim. É uma coisa um pouco ligada à pessoalidade e evolução de cada músico, IMHO.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 14, 2018 9:15 am

SRTO escreveu:pessoalidade

Caramba...

Shocked study
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Qua Mar 14, 2018 9:16 am

allexcosta escreveu:...Isso é muito comum com Brasileiros, cujos ouvidos são acostumados com 1 forte.

Eu sou um que tenho imensa dificuldade com ritmos "fora do comum". Confesso que estudo pouco (ou quase nada) a respeito.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 14, 2018 9:25 am

SRTO escreveu:Eu sou um que tenho imensa dificuldade com ritmos "fora do comum". Confesso que estudo pouco (ou quase nada) a respeito.

É mais ouvir (tentando curtir) que estudar.

Existe um balanço diferente na síncope que você não encontra no 1 forte.

O que aconteceu no Brasil foi que música de preto que foi pras ruas tem 1 forte. Mas todo músico que puder ir ver uma macumba de verdade deveria.

E ouvir coisa assim:

https://www.youtube.com/watch?v=5-fTzW3t1Mc

https://www.youtube.com/watch?v=hSE6JjKGm68
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Qua Mar 14, 2018 9:46 am

^tenho problema em curtir também, Tio. Razz ...sei que eu mesmo estou me boicotando
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 14, 2018 10:05 am

SRTO escreveu:^tenho problema em curtir também, Tio. Razz ...sei que eu mesmo estou me boicotando

A questão é saber o que a pessoa quer.

Se o objetivo máximo do baixista é montar uma banda cover do U2, ele treina semínimas e ouve U2.

Se o objetivo dele(a) é tocar o que vier pela frente, é preciso treinar e escutar de tudo.

Aqui no fórum há essa obsessão com rock. Então toque rock, acentos no 1, na cabeça, não precisa pensar nem nada. E não há problema algum nisso.

O problema é quando você quer entender/viver síncope e quando chega em casa ou entra no carro coloca uma banda inglesa que começa com "The". No momento que você encostar a mão no baixo o que vai sair é a música que você ouve.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Rico Qua Mar 14, 2018 10:19 am

^ Também é verdade, mas eu acho que estudar também faz muita falta.

Eu faço uns exercícios de síncopes sinistraços pra independência da mão esquerda. Existem uns exercícios meio lúdicos (que ja fiz também), que consistem em levantar dois ou três membros do corpo, enquanto um permanece parado. A parada é fora do comum e ajuda muito.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por AndréBurger Qua Mar 14, 2018 10:51 am

Obrigado pelos diferentes pontos de vista.
Um amigo me recomendou estudar/reproduzir as frases que estou tirando em uma bateria (imaginaria no meu caso hehe) para poder marcar com o chimbal ou o bumbo - de inicio vou marcar nas cabeças mas quem sabe mais pra frente eu consiga marcar nos "e" e quiçá até nos "i e a". Um tempo atras eu comecei a brincar desse jeito e na epoca eu obtive uma noçao melhor do tempo. Parei de praticar e foi por agua abaixo.

Esse estudo a 40bpm me parece algo de abrir mente, mesmo.. Mais de 1 segundo sem referencia. Bacana. Vou ver o que acontece quando for pra 100bpm. Surprised

Sinceramente: Vcs sao f$!a!!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 14, 2018 12:15 pm

Eu já curto as músicas do tiu, sempre ouço todas até o fim.

Moreno soy porque nasci de la rumba hyper
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Dan Qua Mar 14, 2018 12:32 pm

Acho que o que ajuda muito é oficina de percussão bem fundamentada, principalmente de galera que entende método do passo, nada como o contato com um surdo 3, um repique, um tamborim e uma caixa de guerra pra pegar essa coisa do 1iei2iei3iei4, mas é como o tio disse aí em cima, vem tudo do terreiro e geralmente dá pra aprender muito e é enriquecedor pra parte ritmica de qualquer músico.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 615
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 14, 2018 12:51 pm

^ Este carnaval participei de um bloco de samba enredo, achei muito legal o lance dos 3 surdos, e da jogada entre eles, principalmente as improvisações do 3º, muito legal. O conjunto todo tem uma magia, acho que é por isso que o carnaval é tão fantástico.
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Dan Qua Mar 14, 2018 1:07 pm

É demais, quando eu participava de bateria eu tocava a terceira e é realmente um dos instrumentos com mais liberdade de desenho, a gente é dos graves se liga mais nele, mas tamborim e repique também tem desenhos maravilhosos, o tamborim então, é o mais livre de toda a bateria. Bem tocado é uma beleza. A própria caixa que está mais ligada nesse preenchimento, bem executada pode desenhar horrores também. Além dos chocalhos que cumprem a função de dar o tom da mágica, preencher e fazer o barulho mesmo e do agogô e cuíca que tem aquela veia mais melódica. Isso no samba carioca que é o que tenho mais familiaridade.

Mas vou confessar que não costumo usar o baixo pra tocar enredo nos blocos que me chamam pro tocar não, uso mais na parte das músicas populares que a galera toca pra animar, geralmente o enredo vai só no cavaco e bateria, os caras são meio ortodoxos nisso hehehe, mas talvez experimentando algo, o workshop do Giffoni tem umas sacadas legais, mas eu não costumo arriscar em samba enredo por toda a história que o ritmo tem.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 615
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Qua Mar 14, 2018 1:13 pm

Dan escreveu:Acho que o que ajuda muito é oficina de percussão bem fundamentada

Verdade.

A gringaiada musicista toda que vai pra Salvador se matricula na Pracatum. Às vezes demora uns 6 meses só pra saber o que tá acontecendo.

Eu dava aula de timbau na Florida com um amigo meu percussionista, tipo oficina. Só pra gringo.

Quando mais clara a pele, olho e cabelo mais ele pensa no 1. Tem uns que você só não fala pro cara pra arrumar outro hobby porque ele tá pagando.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 16, 2018 11:07 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
Em baixas velocidades até tudo bem, mas quando a música é muito rápida 1234 não funciona muito comigo porque o "4" tem duas sílabas daí meu dedo tenta tocar 4 notas, mas minha mente pensa em 5... se essa for tua dificuldade, tenta elaborar alguma frase ou contagem em que a quantidade de notas seja exatamente a quantidade de sílabas...


Conta um do te ca
Fica mais fácil!

Tem muitas formas de praticar e tinha um video do Sá dando dicas de exercícios rítmicos num encontro do fórum bem legal se alguém tiver o link fácil ai?

Eu pratico contando alguns lances mas na hora de tocar tem que estar internalizado se não não rola não!
Mas pra baixista tem que brincar mesmo com ritmo e além de entender racionalmente na minha opinião o mais importante é sentir. Tratar o baixo como um instrumento de percussão e batucar um pouco nele com as cordas abafadas e procurar sentir mais o ritmo do que só entender ele.

Na minha humilde opinião o Ritmo tem que ser mais sentido e vivenciado principalmente pelo corpo e pela parte física e só depois trazer ele pro racional.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por rodlburigo Sex Mar 16, 2018 11:16 am

[quote="Fernando Zadá"]
rafael.buzzi.andrade escreveu:
Mas pra baixista tem que brincar mesmo com ritmo e além de entender racionalmente na minha opinião o mais importante é sentir. Tratar o baixo como um instrumento de percussão e batucar um pouco nele com as cordas abafadas e procurar sentir mais o ritmo do que só entender ele.

Na minha humilde opinião o Ritmo tem que ser mais sentido e vivenciado principalmente pelo corpo e pela parte física e só depois trazer ele pro racional.

Nunca tinha lido nada tão lúdico para o aprendizado rítmico!
Sensacional! cheers
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 19, 2018 6:42 pm

Precisando to na área e sempre se divirta tocando!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por edumerino Seg Mar 19, 2018 7:14 pm

Baixei um app legal nesse fim de semana para treino.
Bem simples, parece que pode rolar bem o efeito de aprendizagem que se propõem.
Mas quando os exercícios estavam ficando interessantes... PUMBA! 30 reais pra seguir usando. Ainda estou avaliando se vale.

Algúem conhece algum app desse tipo?
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Mar 20, 2018 12:05 am

Fernando Zadá escreveu:
Conta um do te ca
Fica mais fácil!

Tem um ditado que ouvi esses tempos: "Quer ver um baixista estudar? Manda ele tocar música barroca"... hehe

Às vezes eu complico o incomplicável... mas... nesse caso específico que citei ajuda na acentuação das notas... mesmo sendo 6 notas iguais. De modo geral eu não fico contando, mas tem certas situações que só uma palavra que feche no tempo - e acentuação - pra me fazer tocar direito.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Seg Abr 09, 2018 6:03 pm

allexcosta escreveu:E ouvir coisa assim:

https://www.youtube.com/watch?v=5-fTzW3t1Mc

https://www.youtube.com/watch?v=hSE6JjKGm68

Tio, hoje passei um tempo tentando ouvir músicas com ritmos similares a estes. No fim, minha cabeça "parece cheia" - não é a mesma aversão que tenho ao funk carioca, mas chega certo momento que não consigo raciocinar razoavelmente. Qual ritmo/banda que poderia servir de degrau para este tipo de música? Talvez uma tentativa de acostumar o ouvido.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Seg Abr 09, 2018 9:26 pm

SRTO escreveu: Tio, hoje passei um tempo tentando ouvir músicas com ritmos similares a estes. No fim, minha cabeça "parece cheia" - não é a mesma aversão que tenho ao funk carioca, mas chega certo momento que não consigo raciocinar razoavelmente. Qual ritmo/banda que poderia servir de degrau para este tipo de música? Talvez uma tentativa de acostumar o ouvido.

Você pode começar com uma música por dia. Mas não é só esse estilo que tem síncope.

Fullgaz da Marina é toda assim... Tanta Saudade do Djavan e tantas outras músicas na MPB. Reggae também tem bastante síncope.

Quem quer expandir horizontes precisa sair da zona de conforto. Mas não é que você seja obrigado nem nada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Ter Abr 10, 2018 7:51 am

allexcosta escreveu: Você pode começar com uma música por dia. Mas não é só esse estilo que tem síncope.
A finalidade é, de fato, conseguir executar tranquilamente uma música no ritmo que você propôs. Por isso perguntei sobre algo intermediário. Outros ritmos, apesar de sincopados, consigo executar. Mas toda vez que me deparo com essas sugestões que você oferece, minha lógica se perde - não sei explicar. Sei que parte (ou todo) seja da assimilação já que não consigo ouvir continuamente.

allexcosta escreveu: Quem quer expandir horizontes precisa sair da zona de conforto. Mas não é que você seja obrigado nem nada.
Acredito que, a maioria das pessoas aqui do fórum procuram de certa forma conhecimento, em graus diferentes. Apesar de hobbysta e não ter necessidade direta - tocar algo do tipo -, procuro sim, fortalecer fundamentos. Pela minha dificuldade de executar naturalmente algo assim, gostaria de estudar nesse sentido e atuar na minha deficiência.[/quote]


Última edição por SRTO em Ter Abr 10, 2018 4:00 pm, editado 2 vez(es)
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por allexcosta Ter Abr 10, 2018 8:57 am

^ O quote tá meio louco, mas leia de novo a mensagem do Dan em que ele fala sobre aula de percussão, principalmente com o método do passo, que é muito comum no Rio.

Estilos de música sincopados podem até ser menos lógicos pra quem nasceu e viveu a vida toda sob a tutela do 1 forte, mas eles não são menos lógicos em geral. É uma questão de costume.

Eu acho que todo músico deveria ir num candomblé vez em quando. É engraçado o quanto o mesmo 6/8 que incomoda a pessoa normal que cresceu em 4/4 é confortável pra eles.

Eu costumo recomendar umas coisas Africanas pra quem está interessado no conceito. Quem sabe começar com um pop mais simples pra ir acostumando com a língua:

https://www.youtube.com/watch?v=wqCpjFMvz-k

Essa aqui já tem uma acentuação um pouco diferente, mas não deixa de ser "óbvia":

https://www.youtube.com/watch?v=iPTDpQ66rwc

Aí você pode tentar um negócio bem reto com tempo 4 acentuado:

https://www.youtube.com/watch?v=N_Py0kTHmuc

E uma soca pra ir acostumando com baixo sincopado:

https://www.youtube.com/watch?v=GRebawucM5Y

Note que até agora só postei coisa reta sem nada atípico. E dá uma passeada geral pelas coisas do Nordeste, tipo maracatu, maxixe, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Ter Abr 10, 2018 10:11 am

^top. Obrigado pela ajuda! up
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 03, 2018 12:32 pm

tem um video do scottbasslessons q ele marca no quadro o 1|2|3|4 e ia subdividindo tudo pra contar, me ajudou bem

mas como eu mexi um bom tempo com autoral rock progressivo, a gnt tentava compor os riffs com contratempos e tinha q contar msm, q nem o portnoy 1 2 3 4 1 2 1 2 1 2 1 2 3 4 1 2 3 4 5 6 7 8 contando as quebradas das notas, e por contar assim eu acabei internalizando algumas metricas que consigo agora aplicar com mais facilidade e naturalidade, msm sem saber nenhuma teoria

https://www.youtube.com/watch?v=FwkcRTNMsWs exemplo do portina
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por SRTO Qui maio 03, 2018 4:25 pm

E esse?
https://www.youtube.com/watch?v=ayT-4nQ_dTM

Mas estava imaginando outra coisa...
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por piabives Qua maio 09, 2018 11:55 am

1 e 2 e...

https://facebook.com/story.php?story_fbid=1776923085675403&id=250113581689702

https://facebook.com/story.php?story_fbid=1061571317210587&id=250113581689702

Talvez não seja difícil achar a cabeça (o acento) do compasso, mas pode servir pra entender como as variações acontecem.
piabives
piabives
Membro

Mensagens : 76
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por gustavo.muniz.10 Qua Nov 14, 2018 12:24 pm

Cara, o que eu acho interessante nesse lance de saber contagem, é saber reconhecer pelo som. Por exemplo, saber como soa uma acentuação no tempo 4, ou no "e". Porque aí vc não precisa ficar pensando, vc internaliza isso e vai reagir naturalmente. Seu baterista vai atacar o 4 e vc saber que foi o 4 que ele atacou, não pq vc tava contando, mas pq vc sabe o som que tem um 4 sendo atacado. Pra isso, é preciso estudar primeiro tocando, depois analisando, não o contrário.
gustavo.muniz.10
gustavo.muniz.10
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...) Empty Re: Contar o Tempo (1 e 2 e 3 e 4 e...)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos