Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

+13
edumerino
Stormbringer
SRTO
arturbmallmann
Victorpsilva
Rui Lima
Breno_Barnabe
JAZZigo
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
joabi
Moshe Bar Elohim
Zerogravity
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sáb Jan 06, 2018 10:32 pm

Prezados amigos...

Este é o meu primeiro tópico, então, gostaria de inicialmente cumprimentar a todos!

Li em alguns tópicos aqui que a linha SR da Ibanez tem o braço mais fino, certo? E me parece ser mais leve que o Yamaha também, então gostaria de ouvir dos mais experientes algumas indicações de baixos.

Eu me perco um pouco nas linhas da Ibanez porque tem SR, SDGR, "SW alguma coisa", então se puderem também me dar uma luz neste sentido, seria de grande ajuda!

Agradeço desde já a atenção!


Última edição por Zerogravity em Ter Out 30, 2018 5:55 pm, editado 2 vez(es)

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Jan 06, 2018 10:38 pm

Você quer um baixo leve, não necessariamente "baixo para mulher", que acho que isto não existe - baixo para homem e baixo para mulher -, hehe (as feministas que não te ouçam).
E um baixo com braço mais curto que o do RBX 765-A que tem 24 casas e de espaçamento menor entre as cordas.

Sendo assim este baixo é tudo que ela em tese não deveria ter. Ele tem espaçamento maior entre as cordas, tem 5 cordas "pra piorar", tem escala maior e logicamente um braço mais comprido e pesa um bocadinho.

Eu toquei num BX-12 da Condor e, apesar de ter escala igual ao do seu Yamaha, foi um dos baixos mais leves. Mas o espaçamento entre as cordas é praticamente o mesmo do seu RBX.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Sáb Jan 06, 2018 10:51 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sáb Jan 06, 2018 10:48 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Você quer um baixo leve, não necessariamente "baixo para mulher", que acho que isto não existe - baixo para homem e baixo para mulher -, hehe (as feministas que não te ouçam).
E um baixo com braço mais curto que o do RBX 765-A que tem 24 casas e de espaçamento menor entre as cordas.

Sendo assim este baixo é tudo que ela em tese não deveria ter. Ele tem espaçamento maior entre as cordas, tem 5 cordas "pra piorar", tem escala maior e logicamente um braço mais comprido e pesa um bocadinho.

Pois é, as vezes a gente não se expressa da melhor forma.

Ela faz milagre nele, mas chegou a hora de ter um instrumento com a cara dela, mas que continuará sendo de 5 cordas.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por joabi Sáb Jan 06, 2018 10:48 pm


Dá uma olhada:

http://www.contrabaixobr.com/t36438-s-martyn-little-bass#750273



Ou talvez algum outro short scale.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sáb Jan 06, 2018 10:53 pm

joabi escreveu:
Dá uma olhada:

http://www.contrabaixobr.com/t36438-s-martyn-little-bass#750273



Ou talvez algum outro short scale.


Muito interessante, valeu!

No futuro, o caminho será esse: mandar fazer um instrumento personalizado pra ela.

o lance é que ela (e eu também!) curte MUITO o visual dos Ibanez, então, não tem muito pra onde correr!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sáb Jan 06, 2018 10:56 pm

Acredito que qualquer baixo de 4 cordas seria bom pra ela. Isso dependerá também do orçamento que você dispõe.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 06, 2018 10:58 pm

Baixo pra mulher é igual baixo pra homem, ela tem que ver, pegar, tocar, pendurar, curtir, não curtir, etc...

Esse lance de ter que ser Ibanez pelo visual não concordo muito. Primeiro deveriam vir outras coisas, como ergonomia, tocabilidade, conforto, som e só então estética. Minha opinião pelo menos...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sáb Jan 06, 2018 10:59 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Acredito que qualquer baixo de 4 cordas seria bom pra ela. Isso dependerá também do orçamento que você dispõe.

Na verdade, o objetivo é encontrar um de 5 que seja melhor, esqueci de mencionar este detalhe!

Por isso falei na linha SR, a princípio me parece ser a mais adequada.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sáb Jan 06, 2018 11:02 pm

allexcosta escreveu:Baixo pra mulher é igual baixo pra homem, ela tem que ver, pegar, tocar, pendurar, curtir, não curtir, etc...

Esse lance de ter que ser Ibanez pelo visual não concordo muito. Primeiro deveriam vir outras coisas, como ergonomia, tocabilidade, conforto, som e só então estética. Minha opinião pelo menos...

Entendo o quer dizer, mas acho que largura de braço e peso do instrumento são dados mais técnicos, mais fáceis de comparar e indicar o caminho, certo?

O lance com os Ibanez tem a ver com isso, ela tocou em um e gostou do instrumento, não é apenas uma questão de estética, entende!

Também gostou muito do Cort B5, mas me pareceu um pouco mais pesado.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sáb Jan 06, 2018 11:08 pm

allexcosta escreveu:Baixo pra mulher é igual baixo pra homem, ela tem que ver, pegar, tocar, pendurar, curtir, não curtir, etc...

Esse lance de ter que ser Ibanez pelo visual não concordo muito. Primeiro deveriam vir outras coisas, como ergonomia, tocabilidade, conforto, som e só então estética. Minha opinião pelo menos...


Boa opinião e boa a dica!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 07, 2018 12:15 am

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Ibanez-GSRM25BK-5-string-Mikro-620x186
Ibanez GSRM25 Mikro Bass

Specs:

- Neck Material: Maple
- Scale: 28.6˝
- Radius 305mm
- Body: Basswood body
- Frets: Medium frets
- Fingerboard: Rosewood
- Width at Nut: 45mm
- Width Last Fret: 67mm
- Thickness 1st Fret: 21mm
- Thickness 12th Fret: 22mm
- Inlay: Pearl dot inlay
- Bridge: B15 bridge
- Pickups: Two STD J5’s
- Hardware Color: Chrome
- Finishes: Black
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Jan 07, 2018 1:19 am

Toquei num baixo Ibanez umas vezes, da linha SR, mas era quatro cordas.
Era bem confortável sim. Mas não lembro o modelo. Só lembro que tinha captadores e circuito Bartolini.
Mas acho que o ideal seria testar alguns baixos, esse lance de ergonomia é melhor testar mesmo. Tem lojas de instrumentos por aí?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Rui Lima Dom Jan 07, 2018 9:22 am

^
JAZZ, nem sabia que existia baixos de 5 cordas de escala curta, ainda por cima abaixo de 30", acha que isso funciona? Isto porque mesmo num baixo de escala 34" a quinta tem um comportamento quase sempre mais frouxo, num dessa escala nem quero imaginar...
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por allexcosta Dom Jan 07, 2018 9:37 am

Zerogravity escreveu:O lance com os Ibanez tem a ver com isso, ela tocou em um e gostou do instrumento, não é apenas uma questão de estética, entende!

Na verdade, lendo isso aqui, não entendo:

Zerogravity escreveu:o lance é que ela (e eu também!) curte MUITO o visual dos Ibanez, então, não tem muito pra onde correr!

Mas os SMartyn podem ser modificados a critério e o preço é bem razoável. Seria minha opção pra baixo menor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por JAZZigo Dom Jan 07, 2018 10:38 am

Rui Lima escreveu:^
JAZZ, nem sabia que existia baixos de 5 cordas de escala curta, ainda por cima abaixo de 30", acha que isso funciona? Isto porque mesmo num baixo de escala 34" a quinta tem um comportamento quase sempre mais frouxo, num dessa escala nem quero imaginar...
Pois é! Na verdade, esse Ibanez Mikro tem escala de 28.6'' e, para a 5ª corda soar bem, acho que só com mágica.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Victorpsilva Dom Jan 07, 2018 9:06 pm

Vai ter que meter uma DR DDT ou alguma flatwound com a maior espessura possível pra ficar minimamente tocável a corda B.
Victorpsilva
Victorpsilva
Membro

Mensagens : 184
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Dom Jan 07, 2018 11:01 pm

allexcosta escreveu:
Zerogravity escreveu:O lance com os Ibanez tem a ver com isso, ela tocou em um e gostou do instrumento, não é apenas uma questão de estética, entende!

Na verdade, lendo isso aqui, não entendo:

Zerogravity escreveu:o lance é que ela (e eu também!) curte MUITO o visual dos Ibanez, então, não tem muito pra onde correr!

Mas os SMartyn podem ser modificados a critério e o preço é bem razoável. Seria minha opção pra baixo menor.

Sim, o SMartin é uma excelente opção, estou considerando!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Dom Jan 07, 2018 11:04 pm

Breno_Barnabe escreveu:Toquei num baixo Ibanez umas vezes, da linha SR, mas era quatro cordas.
Era bem confortável sim. Mas não lembro o modelo. Só lembro que tinha captadores e circuito Bartolini.
Mas acho que o ideal seria testar alguns baixos, esse lance de ergonomia é melhor testar mesmo. Tem lojas de instrumentos por aí?

Esse é um dos problemas...

Com a crise, as lojas de instrumentos musicais daqui de Brasília simplesmente não tem mais estoque de nada.

Fui na MadeInBrazil e deu até pena, uns 4 JB e um Cort B5, e só.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Dom Jan 07, 2018 11:08 pm

JAZZigo escreveu:Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Ibanez-GSRM25BK-5-string-Mikro-620x186
Ibanez GSRM25 Mikro Bass

Specs:

- Neck Material: Maple
- Scale: 28.6˝
- Radius 305mm
- Body: Basswood body
- Frets: Medium frets
- Fingerboard: Rosewood
- Width at Nut: 45mm
- Width Last Fret: 67mm
- Thickness 1st Fret: 21mm
- Thickness 12th Fret: 22mm
- Inlay: Pearl dot inlay
- Bridge: B15 bridge
- Pickups: Two STD J5’s
- Hardware Color: Chrome
- Finishes: Black


Achei interessante, só que a escala em si não é o problema.

Como o amigo já falou mais acima, o RBX 765 é desfavorável para ela, pela largura de braço e espaçamento das cordas, então, basta encontrar um que resolva essas duas questões.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por arturbmallmann Seg Jan 08, 2018 10:24 am

Olha, questão de peso uma boa correia ajuda muito, uma base de apoio mais larga diminui bastante o estresse de suportar o bichano mais tempo. Sobre espaçamento e tamanho não sei ajudar muito, tenho mãos grandes Razz . Ela já experimentou tocar com o instrumento um pouco mais inclinado, assim aproximando a extremidade do braço ao corpo?
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por SRTO Seg Jan 08, 2018 10:57 am

Zerogravity escreveu:...Li em alguns tópicos aqui que a linha SR da Ibanez tem o braço mais fino, certo?

Para somente responder a questão do comparativo, sem entrar em outros detalhes já citados: o braço é um pouco mais fino; e os modelos SR muito mais leves que o 765.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Stormbringer Seg Jan 08, 2018 11:30 am

essa serie mikro da ibanez é confortavel de tocar, minha filha tem um, mas o acabamento e a eletrica dele são tristes...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por allexcosta Seg Jan 08, 2018 12:50 pm

Recomendo testar os Schecter. São bem gostosos de tocar e o braço é fino.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54454
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por edumerino Seg Jan 08, 2018 2:38 pm

Zerogravity escreveu:Prezados amigos...


Li em alguns tópicos aqui que a linha SR da Ibanez tem o braço mais fino, certo? E me parece ser mais leve que o Yamaha também, então gostaria de ouvir dos mais experientes algumas indicações de baixos que sejam mais adequados para o caso dela.

Eu me perco um pouco nas linhas da Ibanez porque tem SR, SDGR, "SW alguma coisa", então se puderem também me dar uma luz neste sentido, seria de grande ajuda!

Agradeço desde já a atenção!

Cara, a Ibanez tem de fato várias linhas de baixos, mas acho que o que mais te interessa pela descrição do tópico são os SR.
SDGR é a sigla pra "Soundgear", que é uma linha por si só que tem várias outras divisões... Entenda que tudo que é "SR" está nessa linha.

GSR - Baixos voltados pra iniciantes. Aqui está o MIKRO citado no tópico.
SR - Aqui é a maior gama de baixos que vão desde aquele "um degrau acima do iniciante" até os Premium e Prestige. E em termos de conforto no braço, todos tem as mesmas características... Espaçamento menor entre as cordas, braço mais fino. Agora o peso e a sonoridade varia bastante. Os SR 500 (ou 505, no caso) podem atender bem ao que precisa. É leve e tem uma sonoridade bem honesta com os captadores Bartolini MK1. Cito eles por serem fácil de achar, mas realmente existe uma infinidade de opções nessa série.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 3:03 pm

arturbmallmann escreveu:Olha, questão de peso uma boa correia ajuda muito, uma base de apoio mais larga diminui bastante o estresse de suportar o bichano mais tempo. Sobre espaçamento e tamanho não sei ajudar muito, tenho mãos grandes Razz . Ela já experimentou tocar com o instrumento um pouco mais inclinado, assim aproximando a extremidade do braço ao corpo?

Rapaz, ela já usa uma Basso que é superconfortável, mas o baixo é pesadão pra ela mesmo.

Inclusive, já ouvi cara parrudo reclamar do peso desse modelo!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 3:04 pm

SRTO escreveu:
Zerogravity escreveu:...Li em alguns tópicos aqui que a linha SR da Ibanez tem o braço mais fino, certo?

Para somente responder a questão do comparativo, sem entrar em outros detalhes já citados: o braço é um pouco mais fino; e os modelos SR muito mais leves que o 765.

Perfeito, era isso que eu precisava saber!
cheers

Obrigado!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 3:07 pm

allexcosta escreveu:Recomendo testar os Schecter. São bem gostosos de tocar e o braço é fino.

Não conhecia, vou dar uma olhada com certeza!

Obrigado!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 3:13 pm

edumerino escreveu:
Zerogravity escreveu:Prezados amigos...


Li em alguns tópicos aqui que a linha SR da Ibanez tem o braço mais fino, certo? E me parece ser mais leve que o Yamaha também, então gostaria de ouvir dos mais experientes algumas indicações de baixos que sejam mais adequados para o caso dela.

Eu me perco um pouco nas linhas da Ibanez porque tem SR, SDGR, "SW alguma coisa", então se puderem também me dar uma luz neste sentido, seria de grande ajuda!

Agradeço desde já a atenção!

Cara, a Ibanez tem de fato várias linhas de baixos, mas acho que o que mais te interessa pela descrição do tópico são os SR.
SDGR é a sigla pra "Soundgear", que é uma linha por si só que tem várias outras divisões... Entenda que tudo que é "SR" está nessa linha.

GSR - Baixos voltados pra iniciantes. Aqui está o MIKRO citado no tópico.
SR - Aqui é a maior gama de baixos que vão desde aquele "um degrau acima do iniciante" até os Premium e Prestige. E em termos de conforto no braço, todos tem as mesmas características... Espaçamento menor entre as cordas, braço mais fino. Agora o peso e a sonoridade varia bastante. Os SR 500 (ou 505, no caso) podem atender bem ao que precisa. É leve e tem uma sonoridade bem honesta com os captadores Bartolini MK1. Cito eles por serem fácil de achar, mas realmente existe uma infinidade de opções nessa série.

Obrigado, já clareou bastante agora!

Eu estava olhando justamente um SR 505.

Depois da ajuda de todos, ficou bem mais fácil escolher!

O que me diz dos Cort A5 ou B5 comparados com o SR 505 em relação as mesma questões (peso e braço)?

No site da Ibanez tem todas as medidas, mas no da Cort não.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por edumerino Seg Jan 08, 2018 3:43 pm

Cara, não conheço os Cort... Como fanboy Chiita da Ibanez diria que acho difícil eles baterem o conforto dos SR Laughing Mas o ideal é experimentar os dois e comparar... ou procurar alguma comparação específica na net.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 3:57 pm

edumerino escreveu:Cara, não conheço os Cort... Como fanboy Chiita da Ibanez diria que acho difícil eles baterem o conforto dos SR Laughing  Mas o ideal é experimentar os dois e comparar... ou procurar alguma comparação específica na net.

lol!

Entendi!

Vou ver se acho algum comparativo, porque as lojas daqui não tem quase nada.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por edumerino Seg Jan 08, 2018 5:26 pm

EM resumo é isso: Opinião você quase sempre vai ver a galera puxando sardinha pro baixo que tem ou que já teve... Vai na linha de checar as dicas que o pessoal deu aí e comparar as especificações...

edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por SRTO Seg Jan 08, 2018 5:49 pm

Zerogravity escreveu:O que me diz dos Cort A5 ou B5 comparados com o SR 505 em relação as mesma questões (peso e braço)?

Falando do Cort A5 (pois o B5 não conheço): se não me engano, ele se assemelha mais ao Yamaha que ao Ibanez nessas características.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 6:54 pm

edumerino escreveu:EM resumo é isso: Opinião você quase sempre vai ver a galera puxando sardinha pro baixo que tem ou que já teve... Vai na linha de checar as dicas que o pessoal deu aí e comparar as especificações...


Mas essa é a parte ótima dos foruns...

As multiplas experiências compartilhadas, ainda que carregadas de opinião!
study

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Seg Jan 08, 2018 6:56 pm

SRTO escreveu:
Zerogravity escreveu:O que me diz dos Cort A5 ou B5 comparados com o SR 505 em relação as mesma questões (peso e braço)?

Falando do Cort A5 (pois o B5 não conheço): se não me engano, ele se assemelha mais ao Yamaha que ao Ibanez nessas características.

Pois é!

Pelo que andei lendo, a grande diferença entre os 2 é o braço inteiriço do A5, o que deve fazer ele ficar mais robusto e pesado, certo?

Engraçado que já vi muita gente preferir o B5, mesmo sendo de uma linha inferior, teoricamente.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Vinicius F Ter Jan 09, 2018 11:47 am

Experiência pessoal de alguém com os dedos menores que os de muuuuuitas mulheres:

Gosto muito dos baixos Yamaha, mas pessoalmente acho a linha TRB desconfortável (não que seja um empecilho pra mim, mas acabo preferindo outros instrumentos) por conta do espeçamento enorme entre as cordas. O RBX765a deve seguir o mesmo padrão.

Ibanez SR, tem vários modelos muito bons, especialmente se tiver captação EMG. Não sei os mais novos, mas vários antigos, especialmente os das linhas melhores, costumavam ter o corpo em Mogno, então os que pude testar eram bem pesados. O braço é bem fininho em todos, com cordas próximas.

Vários Warwicks pré 98 tinham o braço fino e o espaçamento entre as cordas bem pequeno. Os Rockbass mais novos parecem ter um perfil de braço fino também. A ponte deles tem ajuste de distância entre as cordas. Os rockbass são relativamente leves, os alemães não.

Pontes com essa possibilidade de regulagem são uma mão na roda pra nós que temos esse "probleminha". Tenho um Jazz Bass com uma ponte Badass II que permite essa regulagem, pude deixar as cordas bem próximas e isso faz uma grande diferença pra mim. O único porém é que a escala não pode ser muito abaulada pra utilização de uma ponte dessas.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Qua Jan 10, 2018 4:55 pm

Vinicius F escreveu:Experiência pessoal de alguém com os dedos menores que os de muuuuuitas mulheres:

Gosto muito dos baixos Yamaha, mas pessoalmente acho a linha TRB desconfortável (não que seja um empecilho pra mim, mas acabo preferindo outros instrumentos) por conta do espeçamento enorme entre as cordas. O RBX765a deve seguir o mesmo padrão.

Ibanez SR, tem vários modelos muito bons, especialmente se tiver captação EMG. Não sei os mais novos, mas vários antigos, especialmente os das linhas melhores, costumavam ter o corpo em Mogno, então os que pude testar eram bem pesados. O braço é bem fininho em todos, com cordas próximas.

Vários Warwicks pré 98 tinham o braço fino e o espaçamento entre as cordas bem pequeno. Os Rockbass mais novos parecem ter um perfil de braço fino também. A ponte deles tem ajuste de distância entre as cordas. Os rockbass são relativamente leves, os alemães não.

Pontes com essa possibilidade de regulagem são uma mão na roda pra nós que temos esse "probleminha". Tenho um Jazz Bass com uma ponte Badass II que permite essa regulagem, pude deixar as cordas bem próximas e isso faz uma grande diferença pra mim. O único porém é que a escala não pode ser muito abaulada pra utilização de uma ponte dessas.

Sim, o 765 tem uma distância grande entre as cordas e na 24ª casa, o braço tem uns 73mm.

Já temos alguns baixos em mente, agora é achar pra fazer o "test play".

Não sabia desse detalhe da ponte, achei muito interessante!

Só não sei o que é uma "escala muito abaulada" ainda, hehehehe

Valeu, irmão!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por joabi Qua Jan 10, 2018 5:23 pm


A questão do peso do instrumento é complicada, e provavelmente vocês vão resolver somente trocando de baixo mesmo, porém, eu gostaria de fazer um comentário a respeito da mão esquerda, e a dificuldade para chegar nas notas. Ninguém comentou ainda, mas boa parte desta dificuldade está relacionada à tecnica, e nem tanto com o tamnho da mão.

É claro que um baixo com braço mais fino e com cordas mais juntas é legal, mas isso limita bastante a escolha do instrumento também. Conheço bastante gente que tem a mão minúscula e usa baixos com espaçamentos grandes há muitos anos, sem ter problemas. O Pedro Ivo é um exemplo.

Você comentou que sua esposa já toca há muitos anos, então acredito que ela já esteja muito bem resolvida na questão técnica, mas vale dar uma verificada. O segredo está na posição do polegar atrás do braço. Se ele estiver muito "alto", como na primeira imagem abaixo, você trava o movimento dos outros dedos, e, principalmente, limita o alcance deles. O ideal é usar como na segunda foto, com o polegar atuando como um pivô, e dando total liberdade para os outros dedos quando você move o pulso para a frente. Quanto mais os dedos precisam subir para chegar nas cordas mais graves, mais o polegar desce atrás do braço.

Ah, Joabi, mas já vi um monte de gente usando o polegar "abraçando" o baixo. É verdade, eu também já vi. A escolha pela posição de tocar é sempre algo pessoal, mas melhorar nossa técnica e evitar lesões é algo sempre bom de se considerar.


Posição não recomendada:

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Hqdefault


Posição que eu prefiro:

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? 02-reka-gitara
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Qua Jan 10, 2018 5:34 pm

Joabi...

Muito interessante, especialmente pra mim que estou começando!

O problema é realmente o peso do instrumento, a questão do braço foi mais uma sacada minha para deixar mais confortável sabe, do tipo "já que vamos comprar outro baixo, que seja o mais ergonômico possível".

Obrigado por compartilhar!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Vinicius F Qua Jan 10, 2018 6:13 pm

Zerogravity escreveu:Só não sei o que é uma "escala muito abaulada" ainda, hehehehe

Uma escala com uma curvatura muito significativa, olhando de perfil. Pode atrapalhar um pouquinho (ou não) o ajuste de distância, mas depende da ponte e da escala. Pois é, são detalhes como esse (regulagem de distância) que muitas vezes são desprezados, mas que aumentam bastante o conforto pra nós com mão de criança... hahahaha

A dica do Joabi é muito boa. Até a posição do instrumento ao tocar em pé influencia bastante. Alguém com braço pequeno pode forçar muito as articulações se tocar com o braço do instrumento quase paralelo ao chão. Eu prefiro tocar com ele mais inclinado, tipo uns 30 graus em relação ao piso, a mão fica mais relaxada, minha força e alcance ficam bem melhores...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Qua Jan 10, 2018 6:19 pm

Vinicius...

Ela também usa esse macete, toca com o braço inclinado!

Pelo que muitos falaram, acho que um baixo SR ou outros nessa linha (Schecter ou de luthier) nem vai precisar mexer na ponte, deve cair como uma luva!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por francisco2004 Qui Jan 11, 2018 2:03 pm

Agora em dezembro resolvi voltar a tocar baixo, mais para gravar alguma bobagem em home studio e conseguir timbres mais realistas do que plugar o meu violão elétrico tentando simular baixo na equalização. Primeiro peguei um Squier Affinity JBass, que, embora fosse confortável de tocar, tinha um corpo que pesava um pouco na perna depois de umas 2h apoiado. O que me incomodou no Affinity é que quase não tinha médios e eu estava tendo que me esforçar muito na equalização do Reaper para conseguir um timbre que aparecesse tanto em fones de estúdio quanto em intra-auriculares.

Retornei à loja e consegui trocar por um Ibanez SRA 550 (4 cordas) ativo, colocando mais grana em cima, claro. No quesito conforto, realmente ele é ótimo. Tem tensor duplo, o que me surpreendeu em se tratando de um baixo de 4 cordas, mas isso deve permitir uma "sintonia fina" da ação do instrumento. As cordas Elixir de fábrica também ajudam, e o corpo é mais leve. Quanto ao timbre, não sei avaliar muito ainda, mas em gravações estou gostando. Só tive baixo entre 2003 e 2005 (um Fernandes jazz bass), mas agora nessa onda de home studio, estou me afeiçoando novamente pelo instrumento, e o Ibanez por enquanto tem me deixado com vontade de tocar todos os dias. Vamos ver se a paixão perdura.



francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Normando Neto Qui Jan 11, 2018 7:06 pm

Você chegou a pesquisar os Yamaha RBX4 A2 e TRBX174? O RBX4 é muito leve...
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sex Jan 12, 2018 7:10 pm

francisco2004 escreveu:Agora em dezembro resolvi voltar a tocar baixo, mais para gravar alguma bobagem em home studio e conseguir timbres mais realistas do que plugar o meu violão elétrico tentando simular baixo na equalização. Primeiro peguei um Squier Affinity JBass, que, embora fosse confortável de tocar, tinha um corpo que pesava um pouco na perna depois de umas 2h apoiado. O que me incomodou no Affinity é que quase não tinha médios e eu estava tendo que me esforçar muito na equalização do Reaper para conseguir um timbre que aparecesse tanto em fones de estúdio quanto em intra-auriculares.

Retornei à loja e consegui trocar por um Ibanez SRA 550 (4 cordas) ativo, colocando mais grana em cima, claro. No quesito conforto, realmente ele é ótimo. Tem tensor duplo, o que me surpreendeu em se tratando de um baixo de 4 cordas, mas isso deve permitir uma "sintonia fina" da ação do instrumento. As cordas Elixir de fábrica também ajudam, e o corpo é mais leve. Quanto ao timbre, não sei avaliar muito ainda, mas em gravações estou gostando. Só tive baixo entre 2003 e 2005 (um Fernandes jazz bass), mas agora nessa onda de home studio, estou me afeiçoando novamente pelo instrumento, e o Ibanez por enquanto tem me deixado com vontade de tocar todos os dias. Vamos ver se a paixão perdura.



Eu gosto muito dos baixos da Ibanez, com exceção das linhas de entrada!

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sex Jan 12, 2018 7:13 pm

Normando Neto escreveu:Você chegou a pesquisar os Yamaha RBX4 A2 e TRBX174? O RBX4 é muito leve...

No caso, eu procuro um baixo de 5 cordas e esses aí são de 4, se não me engano, né!

Quero ver de perto os TRBX 305 e 505, me parece que são mais confortáveis que o 765.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Normando Neto Sex Jan 12, 2018 7:29 pm

https://www.foxtrot.com.br/Produto/02010020489001/Contrabaixo+Yamaha+RBX+5A2+5+Cordas+Branco
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por francisco2004 Sex Jan 12, 2018 7:31 pm

Zerogravity escreveu:Eu gosto muito dos baixos da Ibanez, com exceção das linhas de entrada!

Acho que esse meu se enquadra nos de entrada. Tem alguma coisa nele que não inspira muita confiança... a começar pela tampinha da bateria. Mas já passei do orçamento saltando dos Squier Affinity para esse.

O ideal seria desembolsar uns 4K para entrar na faixa dos Fender MIM ou um Ibanez SR 800 ou algo parecido.

francisco2004
Membro

Mensagens : 11
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Normando Neto Sex Jan 12, 2018 7:41 pm

Nesse link o baixo não está mais disponível. Coloco apenas porque eles anunciam o *** peso ***, para você ter uma idéia: http://loja.maximusic.com.br/Produto-INSTRUMENTOS-diversos-BAIXO-YAMAHA-RBX5A2---5-CORDAS---PRETO---APENAS-34KG-versao-42-42.aspx
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sex Jan 12, 2018 10:00 pm

francisco2004 escreveu:
Zerogravity escreveu:Eu gosto muito dos baixos da Ibanez, com exceção das linhas de entrada!

Acho que esse meu se enquadra nos de entrada. Tem alguma coisa nele que não inspira muita confiança... a começar pela tampinha da bateria. Mas já passei do orçamento saltando dos Squier Affinity para esse.

O ideal seria desembolsar uns 4K para entrar na faixa dos Fender MIM ou um Ibanez SR 800 ou algo parecido.

Não considero o seu como "de entrada"!

Falei da linha mais básica, onde tudo é de baixo custo e vendem apenas a marca impressa no instrumento, aí é muito mais jogo optar por um bom instrumento de outra marca.

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Zerogravity Sex Jan 12, 2018 10:01 pm

Normando Neto escreveu:Nesse link o baixo não está mais disponível. Coloco apenas porque eles anunciam o *** peso ***, para você ter uma idéia: http://loja.maximusic.com.br/Produto-INSTRUMENTOS-diversos-BAIXO-YAMAHA-RBX5A2---5-CORDAS---PRETO---APENAS-34KG-versao-42-42.aspx

Muito interessante!

Vou me aprofundar nesse baixo, valeu mesmo a dica!
Very Happy

Zerogravity
Membro

Mensagens : 34
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Fabio Linhares Sáb Jan 13, 2018 1:43 pm

Dos baixos que tive que se destacaram pelo peso leve e braço mais delicado posso indicar: (sem contar timbre)

Cort curbow
Baixos tipo hofner (do Paul), tive um da condor bem honesto.
Warwick 4 cordas até 1998. (Ainda tenho um)
Giannini Jazz Bass década de 70.
Baixos do Samuel (tenho um extremamente leve)
Bass Colection da japonesa Nanyo
Tobias Basic 4c

Hoje, depois de alguns anos de experiência buscando conforto ao tocar, me preocupo mais com o peso do baixo nos ombros do que espessura do braço. Um warwick hipertrofiado bem regulado é bem confortável de tocar tb.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena? Empty Re: Qual linha de baixos da Ibanez é a mais leve e indicada para mão pequena?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos