Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que aconteceu com a MPB?

+15
afonsodecampos
elson.arcos
joabi
Maurício_Expressão
ct.colela
pedrohenrique.astronauta
Fernando Zadá
rgustavo32
Vinicius F
JAZZigo
Galdino
Edão
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Rico
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:13 pm

Embora eu saiba que será impossível não criar polêmica, asseguro que não é esse o intuito do tópico.

Acontece que tenho comparado o que toca nas rádios cariocas de hoje, com as coisas que cresci ouvindo. Pra mim, três coisas são óbvias. Em 1° lugar, a qualidade das melodias de muitas músicas de sucesso de hoje, comparado com aquilo que faz parte do meu cancioneiro, e que por isso mesmo, baseia-se apenas nas minhas preferências musicais.

2°: A qualidade das gravações, sobretudo os sons de bateria.

3°: A influência pungente do Rock e do Rock progressivo naquilo que cresci ouvindo.

Uma vez que expus a idéia, sugiro a quem quiser comentar, que ouçam os áudios, ainda que conheçam as músicas bem, porque agora, ouvirão com o intuito de contra argumentar.











Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:19 pm

Infelizmente duplicaram alguns vídeos, e a gravaçao de Você, do Tim, não é a original com guitarras.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 09, 2017 3:24 pm

Mexi aí porque tu fez uma bagunça danada com os vídeos.

Respondendo: acabou, jovem. Foi isso que aconteceu. O som das coisa é na mão do peão, no gogó do canário, não é no ProTools, no auto-tune ou no Melodyne. E a educação musical daqueles caras era mais louca. Foi outra era. Os músicos passavam anos praticando escalas cromáticas só pra entender suas nuances. O jazz pululava pelo mundo, as dissonâncias eram consonantes.

Hoje é mais aparecer no Facebook e virar moda...

Quer dizer, temos isso:

https://www.youtube.com/watch?v=5W63RMm4rZ8

Mas isso é mais daquilo. Realmente, não há nada novo e realmente bom. Pelo menos eu não conheço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:29 pm

Pô.. Sgora aparece direito pra mim... Nào aparece direito pa você não???

Brother... Como tira esses sons? Principalmente os de batera????
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:32 pm

Uau!! Que do cacete a Rosa Passos...Obrigado
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 09, 2017 3:33 pm

Rico escreveu:Pô.. Sgora aparece direito pra mim... Nào aparece direito pa você não???

Tá certinho porque eu mexi.

Rico escreveu:Brother... Como tira esses sons? Principalmente os de batera????

Mano, isso aí é complicado de responder pra caramba... Assim, é mais o material humano mesmo, sabe? As referências que o cara que grava tem. Mas tem muito a ver também menos microfones e tudo gravado em fita.

Melhor esperar um insight do Joabi que é a praia dele.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:34 pm

E isso:

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:36 pm

Obrigado Allex. Grande fonte de informaçøes desse fórum.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:37 pm

Aguardo os demais.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Dez 09, 2017 3:37 pm

Concordo com o Allex.
Porém, creio que boa música continua sendo feita, vide a Rosa Passos. Mas, tornar-se elemento cultural que chegava à todos vía mídias, isso não tem mais mesmo...
Hoje, o que se tem é mero produto. Música e um copo de plástico que se compra num mercado, é a mesma coisa.
Tudo no nosso mundo é mercadoria, inclusive nós mesmos. Essa é a lógica do Capital.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 3:42 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Concordo com o Allex.
Porém, creio que boa música continua sendo feita, vide a Rosa Passos. Mas, tornar-se elemento cultural que chegava à todos vía mídias, isso não tem mais mesmo...
Hoje, o que se tem é mero produto. Música e um copo de plástico que se compra num mercado, é a mesma coisa.
Tudo no nosso mundo é mercadoria, inclusive nós mesmos. Essa é a lógica do Capital.

Concordo com cada vírgula.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 09, 2017 3:44 pm

Falando dos bateras... É mais a pegada do cara mesmo.

Quando eu comecei a tocar qualquer carinha querendo ser batera ficava um ano andando pra cima e pra baixo com duas baquetas, um pedaço de chinelo colado numa madeira com cola de sapateiro e duas folhas de stick control. Os caras praticavam 8, 10 horas por dia.

Isso sem nunca ter sequer sentado numa batera. Quando ele começava a praticar os pés já tocava bem os rudimentos de caixa.

Mas quando é mais difícil o cabra valoriza mais, sabe?

Hoje é tudo muito fácil. Moleque quer tocar batera o pai já compra uma profissional e coloca no quarto, com click, fone mágico e tudo já pronto. Aí o cara não passou pela borracha com stick control e fica com a pegada flengas e meio sem beat. Só que não tem ninguém pra dizer pra ele que tá flengas porque flengas tá na moda das bandinha emo e aquela geração quer aquilo ali...

Sei lá, poderia escrever por horas, mas é mais ou menos isso aí, um fenômeno social. Por que o médico de hoje demora pra diagnosticar lombriga? Mesma coisa...

Enfim...

E faz um favor pro tio: se for postar muitos vídeos ainda, posta só o link que senão fica pesado pra mim.

Valeu.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Edão Sáb Dez 09, 2017 5:36 pm

O que aconteceu com a MPB é que ela não tá na moda.
Tem muita gente, no underground, fazendo MPB, com uma pegada esquisita e muito doce, mas é MPB.



Ah sim! A melodia, na grande maioria das músicas POP atuais, são muito pobres, à exceção de alguns sertanejos e pagodes.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Galdino Sáb Dez 09, 2017 8:52 pm

Tem MPB ainda hoje, com uma galera até boa mas não vão surgir Gonzaguinhas, Elis Reginas por aí do nada. Nesse país não surgem nem mais jogadores de futebol, quiçá músicos.

É aquela o Neymar seria reserva da seleção de 82, em qualquer posição. E olha, aquela seleção nem foi campeã. Ele vai entrar no lugar de quem? do Zico? do Sócrates? do Cerezo? Do Falcão? do Éder? do Chulapa? não dá pra ele.

Aparentemente o último cara diferenciado que consigo pensar foi o Chico Science...

Nós somos um país de terceiro mundo, em vias de desenvolvimento muito pelos últimos talvez 17 anos. Desde então a gente já forma crianças para irem para uma faculdade, seja ela qual for. Nego não vai se arriscar a jogar bola, pegar um violão, uma baqueta e sair por aí batucando.
Já vi meninos BRILHANTES jogando bola, todos partiram pra outras coisas. A minha geração já fez isso, calcula essas novas. Quando criança a gente ainda sonhava em ser jogador de futebol.

Outra coisa, não temos mais grandes festivais, o que nós temos é uma sacanagem que chamam de festival. É aquela festa particular do prefeito que você vai tocar no 0800 pois quem vai ganhar mesmo é alguém da cidade já pré escolhido. Ás vezes você vai pra tocar em um som razoável, com uma ajuda de custo e só. Não são as melhores composições ou quem defende melhor a composição. Nada disso, são pessoas que podem votar no cara do executivo, são da cidade X e só.
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Sáb Dez 09, 2017 9:09 pm

^Sei lá.. Mas ouve isso...

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Galdino Sáb Dez 09, 2017 9:28 pm

^ Eu sou bem suspeito pra falar qualquer coisa...

Simplesmente amo esses dois caras geek
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por JAZZigo Dom Dez 10, 2017 12:41 am


Ainda taí...
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Dez 10, 2017 11:37 am

Esse problema não é só aqui (embora aqui seja pior por uma série de razões).
Claro que "na gringa" há mais técnica e profissionalismo, mas, dando uma "passada de olhos" na programação do Glastonbury Festival de 2017, tirando algumas coisas legais, como o Chic e os Foo Fighters, por exemplo, tinha muita coisa irrelevante por lá também
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Vinicius F Dom Dez 10, 2017 1:03 pm

Música popular tá muito mais do mesmo em qualquer canto do mundo. Talvez volte a melhorar. Acho bandas e artistas populares da década de 90 no geral mais ricos musicalmente que os de 80. Nível década de 70 acho que nunca existirá mais nada igual.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por rgustavo32 Dom Dez 10, 2017 1:17 pm

É, infelizmente estamos entrando num caminho praticamente sem volta... Esse Link que o Allex postou, o som é uma coisa magnifica de se se ouvir.
Minha opinião é que enquanto muitos falam de técnica, velocidade, edição e afins, no passado era falado de interpretação. E (novamente, na minha opinião) Dificilmente uma técnica por melhor que seja, mas que não tenha uma boa interpretação, irá superar qualquer interpretação de renome como as citadas acima
rgustavo32
rgustavo32
Membro

Mensagens : 31
Localização : Mauá SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por JAZZigo Dom Dez 10, 2017 2:41 pm

Durante minha infância/adolescência, tinha o privilégio de ouvir os grandes ícones na nossa MPB no rádio AM e até FM. No entanto, IMHO, a MPB permanece em constante reinvenção e se perpetua, muito bem representada, só que agora, mais outsider, menos "P" do que antigamente, meio que alternativa, restrita a ouvidos e mentes um pouco mais seletivos.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Rico Dom Dez 10, 2017 3:28 pm

É difícil falar com propriedade, porque como já foi dito, é o substrato que a mídia aproveita.

Eu acho que isso muda radicalmente nos próximos 10 anos, porque o poder da mídia está enfraquecendo, e isso graças a tecnologia.

O outro lado da moeda é que (saudosismo, eu sei...) os sons dos exemplos que citei, cheios e vigorosos estão muito distantes desse padrão reluzente das mixagens de hoje.

E eu acho que pouco pode se fazer. A geração pro tools se acostumou a facilidade em detrimento daquilo que (pra mim) era qualidade.

A maioria das letras do que eu ouço no rádio também são deprimentes em comparação a MPB a qual eu me refiro.

Sei lá...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 11, 2017 10:54 am

A MPB ainda tem muita coisa boa só precisa saber procurar. Se achar que vai achar ela no Faustão ou na TV aberta esta procurando errado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Dez 11, 2017 11:04 am

Acho que essa sensação de pobreza, vazio, superficialidade pode ser percebido (como já dito aqui) não apenas na música. Até mesmo nos assuntos, nas conversas, nos valores, na visão de mundo das pessoas. Hoje se preza muito aquilo que é facilmente digerido, assimilado. Seja livros, filmes, conversas e até mesmo a música. As pessoas atualmente tem pressa e fazem inúmeras coisas ao mesmo tempo. O consumo de música hoje em sua maioria se dá ao volante, no elevador, enquanto se faz exercício. Poucos são os que ainda possuem o hábito de parar para ouvir uma música, digerir a música, decifrá-la. É tudo rápido. E cada vez mais a música se torna objeto de venda. Para completar, como tudo hoje é feito em grande velocidade e como a maioria das pessoas também tem pressa em tudo, ninguém mais investe tempo em leituras demoradas, estudos do instrumento com resultados que talvez só serão percebidos no longo prazo. Como já foi dito aqui, a música tinha caráter comercial? Claro! Mas ainda era feita por pessoas com sensibilidade, com bagagem, com um certo conhecimento. Pessoas que dominavam o instrumento, que tinham o ideal de criar, experimentar, tentar outras coisas. Você vê pelas letras que até a concepção de mundo, o linguagem era algo mais trabalhado.

Eu fico pensando por vezes que talvez eu esteja com aquela síndrome que o Allex falou certa vez, que é ter saudades das músicas do tempo em que meus hormônios ainda estavam em pleno vapor. Só que eu vejo que não é isso. Falta algo mesmo. Tudo parece tão chato, tão hipster e tão vazio ao mesmo tempo.

Me entendam. Acho que nem eu sei ao certo o que quero dizer.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Dez 11, 2017 11:14 am

E o que tenho visto hoje é algo que eu posso denominar como "pós fase de ouro da MPB" que começou com o envelhecimento dos grandes nomes que todos conhecemos e o surgimento dessa nova geração. O que vejo é que infelizmente os que surgiram não conseguiram se livrar da sombra e da comparação com a grandiosidade da geração anterior e não supriu a lacuna deixada por tais. Por vezes tudo soa como uma tentativa mal sucedida de surpreender, ser inteligente, ser novo. Querem talvez ter a projeção de um movimento tropicalista. Tentam ser inovadores, alguns até me fazem rir com a tentativa de compor letras complicadas, mas não passam de sombras.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por ct.colela Seg Dez 11, 2017 2:52 pm

APB não é mais mesma brigam entre si...APN está fortalecida
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Dez 11, 2017 4:37 pm

ct.colela escreveu:APB não é mais mesma brigam entre si...APN está fortalecida

Boa! lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Dez 11, 2017 5:29 pm

Com a tecnologia e o milagre da proliferação dos estúdios, acho que nunca se fez tanta música de qualidade no Brasil como hoje.
Mas com a unificação da música sertanoja na grande mídia, a música boa não aparece e não é popular como no passado.
Ela continua ai, a música boa. Mas restrita a no máximo 1.000 cópias de CD ou perdida em algum site de alguém que ainda paga mensalmente a hospedagem de sua página que tem umas 50 visualizações por mês...

Ou seja, passou a era da MPB no Brasil...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por joabi Seg Dez 11, 2017 5:54 pm

Acho que ainda existe muita coisa boa sendo produzida, cada vez mais, eu ouso afirmar, só que, graças à tecnologia, não está mais nos lugares onde costumava estar. Tem que garimpar. Percebo também que cada vez mais, os públicos se tornam regionais. Acho que principalmente porque os artistas não têm mais a verba necessária para distribuir em larga escala, verba que costumava vir das gravadoras e grandes selos, até 30 ou 40 anos atrás.

Sobre o aspecto técnico, da composição e gravação, é muito difícil dizer o qual mudança teve mais peso nesse tempo todo. A verdade é que TUDO mudou muito. Se eu tiver que apontar um forte suspeito, eu diria que é o tempo dedicado a cada etapa do projeto. Reservar tempo adequado para cada etapa, seja ela composição, arranjo, escrita, pré-producão, gravação, edição (que sempre existiu, ao contrário do que muitos pensam), mixagem, masterização, enfim, destinar tempo para tudo isso aí, hoje em dia custa muito caro... e demora. No passado custava até mais caro, mas havia gente disposta a bancar, porque música sempre foi produto e sempre rendeu muito. Hoje, que o artista bota a mão no bolso, e o ouvinte consegue de graça, ninguém mais assume esse tipo de compromisso. Faz muito tempo que disco deixou de dar lucro.

Falando pelo histórico que tenho no estúdio, a cada ano se torna mais raro um artista gastar mais de 100 horas num disco. Para conseguir imaginar melhor o que são 100 horas, se houver uma carga diária de 10 horas de gravacão (bastante típico), 100 horas são 10 dias de trabalho, para gravar, editar, mixar e masterizar. Sair com a matriz pronta para ir para a fábrica, em Manaus. Esse trabalho, na minha empresa, custa algo em torno de R$ 10.000.

As produções que mais gastam hoje são, naturalmente, aquelas de sertanejo, que eu, infelizmente, não estou na panelinha de produtores (Rolling Eyes). O que tenho notícia é que uma produção completa, com um produtor da vez, fica em torno de 100.000 a 150.000. Talvez um pouco mais para artistas bem renomados.

Para efeito de comparação, o Thriller, de 1982, teve uma verba de estúdio de $750.000 (segundo a Wikipedia). Tive curiosidade de converter isso para o valor atual, corrigido da inflacão e em reais. São cerca de 7 milhões de reais. O disco foi gravado em 8 meses, com o estúdio dísponível 24 horas para o artista. Fiz outra conta. Se eles gastaram 10 horas por dia nesse tempo de 8 meses, dá um total de mais de 3.000 horas "fabricando" este disco. Tenho a leve impressão de que usaram bem mais que isso, por tudo o que tinha para ser feito. Só "Billie Jean" foi mixada 92 vezes, segundo o Bruce Swedien, o cara que mixou o disco e co-produziu. Por aí dá para ter uma idéia da fundura do buraco...

Falei dos valores porque sei que algumas pessoas não fazem idéia de quanto custa produzir um disco, mas meu ponto aqui é realmente o tempo investido em cada etapa. É a diferença entre realizar algo planejado e inédito, ao contrário da fórmula atual, que é copiar algo que já é sucesso, pra não ter erro.

Outro ponto que sempre comento com amigos, é que a mesma tecnologia que tornou possível gravar tudo em casa (até 40 anos atrás praticamente não existia homestudio, pelo menos não tão bem equipado como os que vemos hoje), essa mesma tecnologia permitiu que o mercado fosse tomado por gente despreparada, trabalhando barato. Uma combinação que inevitavelmente resulta no que estamos vendo aí.

Mesmo com tudo isso, não sou saudosista demais. Os trabalhos antigos continuam aí, para quem quer continuar curtindo esse tipo de produção, e acho que estamos num momento de transição. Procurando se acha coisa boa, mas o mercado não volta mais ao que era, pelo menos não nas plataformas digitais. O momento político também não é tão favorável para grandes criacões.

Desculpem pelo texto longo.


Última edição por joabi em Seg Dez 11, 2017 6:07 pm, editado 1 vez(es)
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por joabi Seg Dez 11, 2017 5:59 pm


Só para ilustrar um pouco:


https://www.youtube.com/watch?v=Zh0rwbtI9Ro

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 11, 2017 6:18 pm

joabi escreveu:Acho que ainda existe muita coisa boa sendo produzida, cada vez mais, eu ouso afirmar, só que, graças à tecnologia, não está mais nos lugares onde costumava estar. Tem que garimpar. Percebo também que cada vez mais, os públicos se tornam regionais. Acho que principalmente porque os artistas não têm mais a verba necessária para distribuir em larga escala, verba que costumava vir das gravadoras e grandes selos, até 30 ou 40 anos atrás.

Sobre o aspecto técnico, da composição e gravação, é mu........
Desculpem pelo texto longo.

Não tem nada o que se desculpar nós que agradecemos a aula e a troca de informações;
Ótima argumentação e texto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 11, 2017 6:35 pm

Outro ponto que sempre comento com amigos, é que a mesma tecnologia que tornou possível gravar tudo em casa (até 40 anos atrás praticamente não existia homestudio, pelo menos não tão bem equipado como os que vemos hoje), essa mesma tecnologia permitiu que o mercado fosse tomado por gente despreparada, trabalhando barato. Uma combinação que inevitavelmente resulta no que estamos vendo aí.
Concordo com o argumento, mas acho-o incompleto. O dito "mercado", por ter custos mais baixos e menores investimentos, dita o menor retorno.
Isso é economia básica: Você tem o que você investe (no cômputo geral). Investimento menor, no geral (sistemicamente falando), geral resultado menor, o que não quer dizer menos eficaz; mas, sim em parâmetros econômicos mais baixos. Esse processo não existe só na indústria fonográfica, mas em TODAS as indústrias ou setores econômicos. O problema é que, na ânsia de maximizar os lucros, diminui-se o investimento e produzem-se produtos cada vez menos "duráveis", "descartáveis", ou serviços cada vez menos qualificados, ou "maquiados" com "mise-én-scénes" que parecem ofertar algo melhor.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por joabi Seg Dez 11, 2017 6:57 pm


Concordo, e com certeza, é assunto para uma tese, ou várias… kkk

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Edão Seg Dez 11, 2017 8:08 pm

A música deixou de ser interessante e continua sendo muito interessante (?).
Vou explicar.

"A música deixou de ser interessante"
Tem muita música disponível. Raramente somos surpreendidos por algo inédito, novo e relevante. A música POP tá massificada, pouca coisa realmente interessante surge.
Antigamente, a música era surpresa e era relativamente difícil ter acesso, hoje não.

"A música continua sendo muito interessante"
A música faz parte do ser humano e da natureza. Nunca vamos deixar de ouvir música. Queremos música e como tem muita música pra 7 bilhões de potenciais ouvintes/consumidores, ela está ai e nós, querendo música.
Quanto a qualidade das canções da atualidade já discutimos acima.

Essa MPB que conhecemos produzida entre as décadas de 40 e 70, principalmente, foi produzida por uma geração que já está com 70 anos de idade ou mais, portanto, outra geração virá com uma nova marca. Aquilo lá, já é história. Bem contada, mas já é história.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por allexcosta Seg Dez 11, 2017 8:15 pm

Alguém pode gentilmente me apontar a direção pra qual tem gente fazendo coisa nesse nível?

https://www.youtube.com/watch?v=1g_p4Xcn5CE

https://www.youtube.com/watch?v=9jaXO0KNpdI

Fiquei curioso agora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Edão Seg Dez 11, 2017 8:25 pm

Não tem mais. Já passou.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Dez 11, 2017 8:52 pm

joabi escreveu:
Concordo, e com certeza, é assunto para uma tese, ou várias… kkk



Estou para dizer que o seu post foi em extremo rico.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 11, 2017 9:01 pm

allexcosta escreveu:Alguém pode gentilmente me apontar a direção pra qual tem gente fazendo coisa nesse nível?

https://www.youtube.com/watch?v=1g_p4Xcn5CE

https://www.youtube.com/watch?v=9jaXO0KNpdI

Fiquei curioso agora.
Allex,
A produção cultural e científica nas sociedades é cíclica. Tem à ver com toda uma série de fatores econômicos, sociais e políticos que permeiam a História. Também não é linear, pois, um aspecto pode ser impulsionado enquanto outro decai. Exemplo: Enquanto no fim da "Idade Média" uma violenta crise colocou em cheque aquele mundo, a estrutura social foi ficando menos fechada, menos estanque, assim como novas formas de criação de trabalho e riqueza foram surgindo.
É interessante observar o paradoxo atual que permite gravações caseiras de uma qualidade que pareceriam profissionais a 50 anos atrás, mas a qualidade e a criatividade artística e estética parecem estancar... Esse processo é complexo, e tem muito à ver com o que eu disse acima.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por joabi Seg Dez 11, 2017 10:52 pm

allexcosta escreveu:Alguém pode gentilmente me apontar a direção pra qual tem gente fazendo coisa nesse nível?

https://www.youtube.com/watch?v=1g_p4Xcn5CE

https://www.youtube.com/watch?v=9jaXO0KNpdI

Fiquei curioso agora.


É que existe diferença entre o que é bom e o que é genial. kkk Elis partiu antes do combinado, e gente assim só tem uma por geração, e olhe lá. Da nossa geração acredito que seja a Rosa Passos, pelo menos para o meu gosto.

Talvez você goste de ouvir o trabalho da Juliana Amaral. Ouça com calma, quando tiver tempo. Gosto muito do lado intérprete dela. Este é um disco que foi gravado praticamente sem edição. Nenhuma na voz.


https://www.youtube.com/watch?v=jX7wg6LYVBg

Tenho algumas outras sugestões, se você quiser. São trabalhos bons. Se vão se tornar cultuados com o tempo, não sei dizer.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Dez 13, 2017 12:09 pm

Não sei se é por ai, Allex o que vc quer dizer, mas tem 2 cantores da "nova" MPB que não estão na mídia e que eu gosto.
Tuia é um grande amigo e está a anos batalhando e ninguém (ou quase ninguém) sabe que ele existe, mas ao meu ver tem músicas bem legais:

https://www.youtube.com/watch?v=pbTu71x4SvA

https://www.youtube.com/watch?time_continue=27&v=YDR8ef9fraY

São 2 exemplos de boa MPB feitas hoje em dia e que não aparece em lugar nenhum da mídia.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por elson.arcos Qua Dez 13, 2017 12:37 pm

Ainda ontem estava ensaiando para um evento, o tecladista tocava com uma única mão e na outra um Iphone, a filmar e postar tudo no Instagram.

Baixista parava no meio da música pra ver mensagens.

Baterista discutindo sobre convenções, breques, introduções e outras coisas que nem foram combinadas no ensaio anterior.

Não vou citar o local aonde estou fazendo esse trabalho por razões de resguardar os próprios músicos e por ser uma empresa relativamente grande de eventos, mas essa esculhambação musical que vivemos hoje já começa no nosso próprio ambiente de trabalho e estudo. Ainda lembro quando ensaiar, tirar músicas, era prazeroso. Quando era, além de um trabalho, algo que gostávamos de fazer. Escondido
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por JAZZigo Qua Dez 13, 2017 11:47 pm

^
É lamentável, mas não generalize. Ainda existe muita gente séria, focada e talentosa no ramo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 14, 2017 6:41 am

JAZZigo escreveu:^
É lamentável, mas não generalize. Ainda existe muita gente séria, focada e talentosa no ramo.
Concordo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por afonsodecampos Qui Dez 14, 2017 8:59 am

O que aconteceu com a MPB? Simples, ela parou de flertar com o ROCK. hide
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por elson.arcos Sex Dez 15, 2017 9:12 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JAZZigo escreveu:^
É lamentável, mas não generalize. Ainda existe muita gente séria, focada e talentosa no ramo.
Concordo.

Também concordo!! KKKKK up  Os próprios músicos do caso que comentei são exemplos de muito talento e bom gosto... em fim, não deveriam estar num dia legal. Só comentei o que vi. E acabei por me incluir e a todos porque não quis falar exclusivamente deles e me por de fora de toda essa realidade, também podemos fazer algo para mudar ou pelo menos manter uma qualidade e foco no trabalho, pelo menos em nosso ambiente de trabalho e porque não disseminar bons costumes musicais... Banda
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por elson.arcos Sex Dez 15, 2017 9:13 am

Não foi a intenção generalizar tudo, desculpem a todos. Sei o quanto é grave falar disso porque muitos como eu mesmo vivem exclusivamente de música.
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 15, 2017 9:20 am

Ouvi a Juliana Amaral, que o Joabi recomendou.

É boa, mas é outra coisa... Acho que não é tão memorável. Música daquela época você escutava uma vez e saía cantarolando. Hoje não se vê mais isso, a não ser coisa sem qualidade alguma, que fica na memória por ser fácil demais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Dez 15, 2017 10:52 am

afonsodecampos escreveu:O que aconteceu com a MPB? Simples, ela parou de flertar com o ROCK. hide


Não vejo assim. Talvez a MPB ainda flerte com o rock, mas com o que há de mais fraco nele atualmente. O próprio rock anda mal das pernas. Hoje a MPB vem com um forte tempero indie. Gostava mais da época em que a MPB trazia tempero Progressivo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9106
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por bodhan Sex Dez 15, 2017 1:17 pm

Frank Zappa disse "Jazz isn't dead. It just smells funny."

Pode ter acontecido o mesmo com a MPB.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Zubrycky Qui Jan 25, 2018 8:38 pm

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que aconteceu com a MPB? Empty Re: O que aconteceu com a MPB?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos