Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

5 participantes

Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Nando Medeiros Dom Abr 30, 2017 10:09 pm

Boa noite amigos.

Deve fazer mais de ano que estou longe do forum mas sempre tento acompanhar.

De agora em diante gostaria de reparar o atenuador de frequência desta caixa. Ela pertenceu a banda "Rumbora", e não tiveram muita pena dela, tanto que o circuito chegou a esse ponto:
Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" F7qq6W7
Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" 1B4dTCx

Fora está placa a caixa funciona perfeitamente, todos os falantes, sem qualquer chiado, ou problema relacionado aos falantes.

Então chegamos a minha dúvida: onde eu consigo o diagrama ou esquema deste circuito para atenuar frequências? Apenas entrando em contato com a Trace Elliot?

Sou bastante ignorante nesta parte de circuitos, se puder conseguir uma breve explicação de como esse circuito funciona?

[Este foi o melhor local que achei para escrever o tópico. Caso exista local mais adequado posso refaze-lo ou muda-lo. Obrigado]
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por allexcosta Seg maio 01, 2017 6:29 am

Tinha alguma coisa ligada do R4 até o R7? Não né?

Os outros dá pra saber o que é. L-pad é meio chato de achar, mas o resto é fácil. Até numa plaquinha genérica alguém que entende um pouco de eletrônica monta isso aí. Capaz até de conseguir aproveitar essa placa velha, mesmo estando feia. Talvez seja só trocar um ou dois componentes e refazer uma trilha. Não parece difícil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Nando Medeiros Seg maio 01, 2017 7:29 am

Bom dia Allex, obrigado pela resposta.

Sim realmente tinham outros resistores ali. Depois de postar aqui encontrei um site americano "British Audio Service & Music":
Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" C44a33_771035685dc1490fabed1ab62e19637d

Infelizmente os dois técnicos que consultei por aqui recomendaram fazer outra placa.

Mas gostaria também de entender um pouco sobre o funcionamento deste módulo.

Como desconheço esse tipo de assunto. Só com esta placa, mesmo sem qualquer diagrama das peças que faltam um bom técnico deve conseguir reconstruir?

Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por allexcosta Seg maio 01, 2017 7:41 am

^ Sem o valor correto dos componentes complica. Parece tudo igual, mas vai que não são...

Técnico comum não saberia calcular essas coisas. Converse com a Trace ou talvez com a WBass. Eles usam L-pads e podem te dar uma luz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Nando Medeiros Seg maio 01, 2017 3:49 pm

Entendi.

E realmente saída será trazer dos EUA esse módulo.

Recebi a resposta da TE e depois que foram vendidos para a Peavey eles não podem mais passar qualquer informação dos projetos e me indicaram também a mesma loja para comprar a peça. (Superlegal)
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por SILVIAO Seg maio 01, 2017 6:31 pm

Aparentemente falta uns capacitores ,talvez uma trilha rompida ,um técnico com experiência em áudio resolve isso de boa .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Nando Medeiros Seg maio 01, 2017 6:33 pm

Concordo amigo Silvao. O problema é saber quais componentes estão faltando. Por isso procuro o diagrama desta placa.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Nando Medeiros Qua maio 24, 2017 10:29 am

Bom dia.

Apenas para fechar o tópico. E talvez alguém mais precise algum dia.

A Trace Elliot não fornece mais nenhum diagrama ou informação específica sobre os seus equipamentos desde que a Peavey a comprou em 2005.

Por este motivo os técnicos que consultei não saberiam exatamente quais resistores utilizar para a placa, mesmo assim me pediram algo entorno de R$ 100 a R$ 150 reais para fazer o concerto (de eletrônica entendo muito pouco além de soldar dois fios unidos).

Após muita pesquisa encontrei a loja British Audio Service, de Nashville, Tennessee. Estes são autorizados pela TE para fornecer componentes para reparos, assim como de muitas outras marcas.

O Módulo Atenuador custou U$ 32,99 + U$ 12,00 pelo envio, em Temers = R$ 165,80 sem taxas.

Acredito que por terem descrito a peça como sendo de reparo a fiscalização não a tributou mesmo fiscalizando-a.
Inacreditavelmente a peça saiu do Tennessee dia 10/05 e a recebi ontem, 23/05. Nunca uma encomenda chegou tão rápido.

Pois bem, seguem algumas fotos. (Esqueci a foto dele instalado. Finalizarei a instalação hoje e posto aqui no final deste post, editando-o).
Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" 3vKHcj1

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" R2RlGX1

A única coisa que me chamou MUITO a atenção (e uma bela pegadinha pra mim): TODOS OS RESISTORES têm - aparentam ter - exatamente o mesmo valor, será que esta placa soma as resistências a cada "click" no atenuador?

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" VtIafZf

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Vs1meOE

Obrigado a todos pela ajuda.

A caixa está funcionando plenamente novamente, só preciso melhorar o encaixe do knob.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por SILVIAO Qua maio 24, 2017 7:12 pm

Kkk na verdade ela usa um capacitor variável,quemancada...
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Nando Medeiros Qua maio 24, 2017 7:14 pm

SILVIAO escreveu:Kkk na verdade ela usa um capacitor variável,quemancada...

Pode me explicar um pouco melhor?

Sobre ter comprado a peça... considero um empate. Já que aqui ninguém me faria por menos de 150, 200 reais.

Como comprei a Plata pronta eu mesmo pude instalar.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Cabrerafael Qua Jun 07, 2017 10:18 am

Também sou técnico eletrônico e não vejo nenhum capacitor na placa. Apenas um seletor e resistores.
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por allexcosta Qua Jun 07, 2017 10:20 am

Cabrerafael escreveu:Também sou técnico eletrônico e não vejo nenhum capacitor na placa. Apenas um seletor e resistores.

A placa inteira é um grande LPAD variável né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Cabrerafael Qua Jun 07, 2017 10:29 am

Na verdade oque eu conheço de L pad, (que por sinal é muito pouco) é grosseiramente falando dois potenciometros na mesma construção ligados pelo mesmo eixo.
http://www.colomar.com/Shavano/lpad.html
Mas se isso for uma construção diferente de L-Pad, ótimo, aprendi mais uma hoje!

edit
Mas capacitor não tem nenhum....
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por SILVIAO Qua Jun 07, 2017 6:36 pm

Realmente ,fui pela serigrafia e errei...mas se o Lpad esta ai,onde esta o filtro,visto que apenas atenuar não resolve com drives de agudo,deve existir algum capacitor ou mesmo um RLC para filtrar os graves...a duvida segue.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Stormbringer Qui Jun 08, 2017 8:49 am

Nando Medeiros escreveu:
A única coisa que me chamou MUITO a atenção (e uma bela pegadinha pra mim): TODOS OS RESISTORES têm - aparentam ter - exatamente o mesmo valor, será que esta placa soma as resistências a cada "click" no atenuador?
Repara na parte de tras, as trilhas, saem por baixo de um resistor e entram por cima no outro.
Saca que o "seletor" serve pra selecionar "onde começa", e a partir dai ele segue os resistores em série.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência" Empty Re: Caixa Trace Elliot, problema com "atenuador de frequência"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos