Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Dom Abr 02, 2017 4:50 pm

PessoALL,

Decidi fazer o projeto de um gabinete 2x10 + tweeter, que serão alimentados por um Ampeg PF-500.

As especificações que tenho em mente:

- 2 falantes de 10 polegadas.
- Um crossover + tweeter de uma polegada.

Eu gostaria de aproveitar os 500 watts em 4 ohms do amplificador, bem como tentar chegar uma resposta mais próxima possível do intervalo entre 30 Hz e 2000 Hz (baixo de 6 cordas).

Eu gostaria de aproveitar os 500 watts em 4 ohms do amplificador, bem como tentar chegar uma resposta mais próxima possível dos 30 Hz.

Se não for possível chegar a esse resultado com 2 falantes de 10", valeria a pena mudar o projeto para 2 falantes de 12"?

Sei que o projeto da caixa influencia definitivamente nessa resposta, conforme visto neste post: https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade.

Estou iniciando no aprendizado do WinISD e pretendo criar o projeto (no Sketchup) de uma caixa "vented", com dutos cilíndricos. Quanto a isso, uma dúvida:

- O posicionamento dos dutos (na parte frontal ou traseira da caixa) influencia no som?

Como visto no link abaixo, o projeto foi feito com 3 dutos traseiros.

https://www.talkbass.com/threads/not-another-2x10-diy-project.480597/

Pretendo fazer em compensado naval de 16mm e gostaria de saber que tipo de material absorvedor devo usar no interior do gabinete.

Também estou com dificuldades de encontrar falantes que caibam nessa especificação, sendo que os melhores que encontrei (Eminence BP102 e Celestion Pulse 10) estão com um preço muito salgado no Brasil.

Alguém poderia me dar indicações de componentes nacionais de qualidade?

E os cálculos de impedância dos componentes? Não estou conseguindo encontrar um cálculo que permita encaixar o tweeter e chegar a 4 ohms no total.

- Somando em paralelo 2 falantes de 8 ohm = total de 4 ohms.
- Agora, se eu adiciono um tweeter, também de 4 ohms, o total vai para 2,7 ohms.

Estou fazendo corretamente esse cálculo? Ou será que devo pensar em ligação série-paralelo?

E como a relação potência X impedância dos componentes deve ser dimensionada para chegar aos 4 ohms?

Qualquer ajuda será muito bem-vinda.

Antecipo agradecimentos!

PS: pretendo compartilhar os arquivos do WinISD e do Sketchup, bem como fotos e detalhes do processo de construção do projeto. Ao final, também postarei um vídeo com os testes sonoros do gabinete.


Última edição por jeremiasb em Dom Abr 02, 2017 6:50 pm, editado 1 vez(es)
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por allexcosta Dom Abr 02, 2017 6:04 pm

Sei lá. 30hz é meio viagem. Se 2k é o topo desejado, talvez nem careça crossover e tweeter.

A impedância o crossover resolve. A Nenis tem uns legais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Dom Abr 02, 2017 6:33 pm

allexcosta escreveu:Sei lá. 30hz é meio viagem. Se 2k é o topo desejado, talvez nem careça crossover e tweeter.

A impedância o crossover resolve. A Nenis tem uns legais.

Agradeço pela resposta, allexcosta.

Sei que na maior parte dos gabinetes, o que escutamos abaixo de 60 Hz são, na verdade, os primeiros harmônicos destas notas, daí o cérebro "recria" as frequencias tônicas/formantes e assim conseguimos identificar a altura da nota original.

https://en.wikipedia.org/wiki/Missing_fundamental

Mas gostaria de aproveitar o máximo possível do que um projeto bass-reflex pode proporcionar.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Dom Abr 02, 2017 6:52 pm

allexcosta escreveu:Sei lá. 30hz é meio viagem. Se 2k é o topo desejado, talvez nem careça crossover e tweeter.

A impedância o crossover resolve. A Nenis tem uns legais.

Reformulei a parte da faixa de frequencias. Gostaria de uma resposta a partir dos 30 Hz.

Smile


Última edição por jeremiasb em Dom Abr 02, 2017 7:15 pm, editado 1 vez(es)
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por allexcosta Dom Abr 02, 2017 7:07 pm

Pra falar grave do jeito que você quer vale a pena mudar para 2x12. Tem que ser um falante que vai bem baixo e a caixa não pode ser reduzida. De qualquer forma, não entendo qual o objetivo de algo próximo de 30hz.

Troca uma ideia lá no tópico fixo do Ruds.

Talvez valha a pena pegar só um kappalite 3012 e fazer uma fearful, que é projetada para falar bem os graves. A diferença de preço seria compensada por usar um só falante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Dom Abr 02, 2017 7:16 pm

A corda B solta = 31 Hz.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por allexcosta Dom Abr 02, 2017 7:19 pm

jeremiasb escreveu:A corda B solta = 31 Hz.

E?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Seg Abr 03, 2017 12:33 am

Não vale a pena tentar chegar nessa frequência?

O F3 de alguns falantes chega a 27 Hz, pelo que eu vi.

Não faz sentido buscar, pela manipulação das variáveis do projeto, uma aproximação pelo menos?
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por allexcosta Seg Abr 03, 2017 7:46 am

Assim, nenhuma caixa de baixo fala regiões sub-sônicas. Ou pelo menos quase nenhuma.

Esses falantes são subwoofers não? Eles dão aquele oomph no cinema quando alguém explode alguma coisa no filme Transformers, mas são frequências complicadas de mexer numa situação de banda e subwoofers não falam full range ou mesmo médios.

Enfim, o certo é você ler um pouco mais e tal, mas dê uma conversada com o colela. Ele fabrica caixas com falantes Eminence por preços razoáveis e curte essas frequências super graves. Já eu e quase todo baixista que conheço, meio que fujo disso.

Dá uma olhada no 3012lf, que é standard de caixa de baixo pra graves entendidos. Você verá que não há nada perto de 30hz. Até o 46 que ele supostamente fala deve ser -3db.

http://www.parts-express.com/eminence-kappalite-3012lf-neo-12-speaker-driver--290-590

Assim, o que me parece é que você não tem noção sonora do que é 30hz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Seg Abr 03, 2017 9:57 am

allexcosta escreveu:Assim, nenhuma caixa de baixo fala regiões sub-sônicas. Ou pelo menos quase nenhuma.

Esses falantes são subwoofers não? Eles dão aquele oomph no cinema quando alguém explode alguma coisa no filme Transformers, mas são frequências complicadas de mexer numa situação de banda e subwoofers não falam full range ou mesmo médios.

Enfim, o certo é você ler um pouco mais e tal, mas dê uma conversada com o colela. Ele fabrica caixas com falantes Eminence por preços razoáveis e curte essas frequências super graves. Já eu e quase todo baixista que conheço, meio que fujo disso.

Dá uma olhada no 3012lf, que é standard de caixa de baixo pra graves entendidos. Você verá que não há nada perto de 30hz. Até o 46 que ele supostamente fala deve ser -3db.

http://www.parts-express.com/eminence-kappalite-3012lf-neo-12-speaker-driver--290-590

Assim, o que me parece é que você não tem noção sonora do que é 30hz.

Então, como dito anteriormente, sei que é raro algum falante ou caixa chegar nessa frequência real. Não sei se você concorda com a teoria da "fundamental ausente", mas ela faz todo sentido para mim.

Como baixistas, tanto eu quanto você conseguimos perceber a nota do baixo na frequência de 31 Hz, que é o B solto, ok?

O que procuro não é, necessariamente, que essa nota seja reproduzida integralmente pelo conjunto gabinete + falantes. Mas gostaria que houvesse o mínimo de perda no conteúdo dos harmônicos. Toco em bandas com afinação "drop A", o que chega a 27 Hz e em vários gabinetes que já toquei, é bem difícil chegar a um nível razoável de clareza nessa nota.

Eu uso captação e circuito Bartolini nos meus instrumentos, que tb são de boa qualidade, portanto o problema não é dos baixos. Minha audição tbm é normal, audiometria em dia.

Trabalho com gravações no meu estúdio e frequentemente treino meus ouvidos em diversas faixas do espectro, para manter minha percepção calibrada. O tratamento acústico que fiz na sala é bem específico no controle e normalização dos graves (ray-tracing). Com meus monitores, no volume certo e no sweet spot, consigo uma reprodução bem satisfatória da primeira oitava do piano.

Obviamente concordo que, quando você isola um ruído-rosa nessa faixa (com um band-pass) o que você ouve é exatamente o "ooomph" da terra tremendo no Transformers. Mas você também não concorda que, em condições boas de acústica e monitoramento, você consegue ouvir claramente uma senóide em 31 Hz?

Portanto, o que pretendo com esse projeto é obter graves claros e limpos, com clareza nessa região.

Não é possível chegar a frequências baixas bem definidas com uma caixa "vented", tendo seus dutos projetados para uma acentuação (nem que seja dos harmônicos) nessa faixa ou até mesmo a geração de ressonância (Helmholtz) em determinadas regiões?

E sim, quem não precisa de estudar mais, né?

De qualquer forma, obrigado pelas indicações.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por allexcosta Seg Abr 03, 2017 1:04 pm

Cara, converse com o colela sobre a 1x21 que ele faz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por gfassuncao Ter Abr 04, 2017 11:44 am

="jeremiasb

E os cálculos de impedância dos componentes? Não estou conseguindo encontrar um cálculo que permita encaixar o tweeter e chegar a 4 ohms no total.

- Somando em paralelo 2 falantes de 8 ohm = total de 4 ohms.
- Agora, se eu adiciono um tweeter, também de 4 ohms, o total vai para 2,7 ohms.

Estou fazendo corretamente esse cálculo?.

Completamente equivocado.

Se os alto-falantes tem 4 ohms, quando você ligar o Crossover com o tweeter o amplificador vai "enxergar" somente os 4 ohms dos falantes.


Última edição por gfassuncao em Ter Abr 04, 2017 11:46 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir comando quote)

gfassuncao
Membro

Mensagens : 18
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Ter Abr 04, 2017 1:52 pm

Obrigado pelas informações.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por SILVIAO Ter Abr 04, 2017 8:38 pm

Jeremias,poucas pessoas conseguem ouvir 30 hz,músicos ou não.Não dá pra vc comparar  estúdio  com situação  ao  vivo de palco ,sério  30 hz no palco vai embolar tudo.
Pra citar  a grande maioria dos cabeçotes trabalham os graves  em 100hz,e por exemplo  a EBS sintoniza seus cabs  em 70 hz.
Neste show ,um exemplo de graves definidos,em um groove que vai dos 50 aos 57 segundos:
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por Sandro Levi Ter Abr 04, 2017 11:29 pm

Boa noite amigos,
permitam-me um pitaco...

jeremiasb, sei que é difícil aceitar, mas ouça os mais experientes acima:  Você ouvirá seu Si solto muito bem, mesmo com uma caixa que tenha F3 em 60hz(uma oitava acima do que você procura). E acredite também, a definição que você procura, está justamente no tipo de resposta que você evita.

Também acho que bons falantes de  12pol. são melhores para o que você procura. o Eros E-1600 MG é um dos melhores que conheço pra isso. o Snake ESV 620 e o JBL Selenium 12pw5(não gosto do timbre do Selenium nos médios) , também são opções. Fora disso, só os importados.

Como lhe foi dito, no tópico fixo do Ruds, tem muita informação útil e é o local mais próximo de sua decisão.

Sobre os dutos, se o Fb estiver abaixo de 50hz, não fará muita diferença que eles sejam na parte traseira ou dianteira da caixa. Frequências baixas, tendem a ser omnidirecionais. De qualquer jeito, se você tiver espaço, coloca os dutos na frente.
Abraço a todos!
Sandro
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por jeremiasb Qua Abr 05, 2017 7:31 am

Obrigado pela gentileza e pelas informações, Sandro.
jeremiasb
jeremiasb
Membro

Mensagens : 11
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500 Empty Re: Ajuda para projeto de gabinete 2x10 + Ampeg PF 500

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos