Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém joga/jogou RPG de mesa?

+7
Eduardo Tob
Nelson Bass
Kobeh
Vinicius F
rafael.buzzi.andrade
Coder
Rodrigolack
11 participantes

Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Rodrigolack Ter Out 18, 2016 1:39 pm

Fala pessoal.
procurei na busca integrada e não encontrei nenhum tópico relacionado a este assunto. Se existir, peço desculpas à moderação.

Não sou de criar tópicos mas este assunto me veio à mente porque venho com essa curiosidade a um tempo. Com o advento dos jogos MMORPG, é notório a diminuição de jogadores do RPG de mesa, porém, acredito que nenhum MMO seria capaz de tirar a magia deste jogo que é a liberdade de se contar histórias.

Nos anos 90 o RPG de mesa fez muito sucesso entre a molecada, eu inclusive, e nos proporcionavam incontáveis horas de diversão, criatividade e cultura entre amigos, sem contar que era um ótimo incentivo à leitura.

Hoje, já adulto, não jogo mais por questões de oportunidades mas, até mesmo para a música, ter jogado quando adolescente, me ajudou no estímulo à criatividade onde já escrevi letras baseadas em histórias criadas nestas mesas de jogo.

Algum amigo aqui jogou ou ainda joga? Seria apenas o advento dos RPGs de computador o motivo do papel e dados terem caído em desuso?
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Coder Ter Out 18, 2016 1:53 pm

Confesso que sempre quis aprender RPG, mas como sou um desastre pra jogos, ficava só olhando meus amigos jogarem (sem entender nada), rs
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Out 18, 2016 2:08 pm

Eu acabei nunca fazendo uma campanha, mesmo enquanto adolescente, por questão de tempo mesmo... agora, mais velho, menos tempo ainda eu teria... e essa bagaça demora tempo... mas tinha bastante amigos que jogavam... então eu entendo um pouco das regras.

Rodrigolack escreveu:(...)Com o advento dos jogos MMORPG, é notório a diminuição de jogadores do RPG de mesa(...)
Eu acho que, se formos analisar em números absolutos, deve haver mais gente jogando RPG de mesa hoje do que nas décadas anteriores. Com a evolução das compras on-line, é muito (MAS MUITO) mais fácil hoje você comprar os RPGs, Livros Jogos, expansões, miniaturas etc, etc etc...

Inclusive hoje já há aplicativos pra jogar RPG de mesa "on-line" (skypes da vida) ... com dados virtuais e tudo.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Vinicius F Ter Out 18, 2016 2:16 pm

Já joguei sim, mas não muito. Tinha uns amigos que gostavam bastante e sempre jogavam. Também já joguei num camping, no meio do mato... hahaha

Um desses amigos que era mais adepto se inscreveu num campeonato que teve aqui em São Paulo uma vez, e me convidou, lembro que era coisa grande, mais de 20 mil pessoas. O campeonato acabava mais sendo de raciocínio lógico do que RPG propriamente dito. Mas foi uma experiência nerd interessante... hahaha
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Kobeh Ter Out 18, 2016 2:28 pm

Joguei muito até uns 6 anos atrás... Na região q eu morava sempre tinha pelo menos duas ou três mesas de D&D rolando, e a galera era gente boa. Não era difícil pra alguém querendo jogar arrumar um grupo. Inclusive, sei q um desses grupos não parou até hoje. Os caras já devem estar a quase 10 anos com os mesmos personagens e se reúnem pelo menos uma vez por ano pra jogar.

Eu gostava mais de storyteller e cheguei a narrar algumas crônicas de Vampiro, tanto A Máscara quanto Idade das Trevas. Mas eramos muito perturbados... O jogo, que tinha como ambientação um universo punk gótico e era focado no horror pessoal, acabava se tornando uma especie de comédia pastelão algumas vezes kkkk... Mas era muito divertido.

Hoje em dia não jogo pelo mesmo motivo de quase todo mundo que parou: falta de tempo. E mesmo quando tenho algum tempo sobrando, não tenho mais paciência pra ficar fazendo ficha, lendo aqueles livros de regras (já esqueci boa parte), pensando na concepção do personagem, estratégias, etc.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Nelson Bass Ter Out 18, 2016 3:07 pm

Joguei por muitos anos... D&D, Vampiro, GURPS e até O Desafio dos Bandeirantes rsrsr. Hoje falta tempo e só arrisco umas aventuras curtas nas férias escolares.Acredito que o RPG de mesa vai sobreviver aos PC gamers por causa de suas infinitas possibilidades. Um amigo certa vez me disse que minha geração chegando na aposentadoria não jogara dominó nas praças. mas RPG, War e coisas do tipo...
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Rodrigolack Qua Out 19, 2016 5:29 am

^É bem possível mesmo. Eu, quando jogava conseguia fazer longas campanhas, tive os mesmos personagens por anos.
Uma curiosidade é que eu nunca joguei D&D, apesar de conhecer. Era mais chegado a GURPS, Vampiro e Trevas.

Uma ideia que tivemos na época era de fazer quadrinhos com as histórias, um amigo do grupo desenhava super bem, mas infelizmente não foi pra frente.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Eduardo Tob Seg Out 24, 2016 11:00 pm

Joguei muito, desde 1994. Parei por tempo. Minha dissertação de mestrado é sobre RPG de mesa. Hj coleciono uns livrinhos. Pretendo voltar a jogar assim que o doutorado acabar
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Thiago Almeida Ter Out 25, 2016 12:54 am

Joguei muito D&D, vampiro e mago. Mas infelizmente o tempo E as obrigações do dia a dia acabou afastando a turma. Sinto falta desse tempo.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Rodrigolack Ter Out 25, 2016 5:45 am

Eduardo Tob escreveu:Joguei muito, desde 1994. Parei por tempo. Minha dissertação de mestrado é sobre RPG de mesa. Hj coleciono uns livrinhos. Pretendo voltar a jogar assim que o doutorado acabar

Você falou de dissertação e me lembrou de um trabalho de história que fiz em grupo no ensino fundamental (8ª série se não me falha a memória). Era sobre história do Brasil e o nosso trabalho foi uma sessão de jogo. Juntamos toda a turma, distribuímos personagens pré-construídos e narramos uma história baseada nos descobrimentos. Foi sucesso de público e crítica. Rsrsrs.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Edu Fettermann Ter Out 25, 2016 10:39 am

Bom, eu joguei vários sistemas de RPG. D&D, Mundo das Trevas (Mago, Vampiro, Lobisomem e Fada), Trevas, GURPS, 3D&T... hoje jogo Reinos de Ferro por Skype com uns amigos de vez em quando. Usamos um programinha para rolagem de dados e flui legal.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Sonikado Ter Out 25, 2016 11:34 pm

Sempre quis jogar, mas nunca havia tido oportunidade.
Por incrível que pareça, a primeira vez que fui chamado a um jogo de RPG foi quando eu estava no Canada. D&D.

Foi uma boa experiência, gostaria demais de poder jogar mais, mas falta achar quem jogue e eu possa participar (+ agora meu tempo é bem mais concorrido, e eu tenho memória ruim). Cheguei a jogar RPGs online, em fórums de discussão (como este), foi possivelmente a maior diversão que tive na época.

Com o advento dos jogos MMORPG, é notório a diminuição de jogadores do RPG de mesa, porém, acredito que nenhum MMO seria capaz de tirar a magia deste jogo que é a liberdade de se contar histórias.
Eu sou do time que acredita que estes 2 mundos não se anulam e sim se completam.

Apesar de que, dos grandes MMORPGs, somente WoW ainda sobrevive com força.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Rodrigolack Qua Out 26, 2016 5:37 am

^De MMORPGs, quando posso, jogo DC Universe Online e Neverwinter. Este último baseado no mundo de D&D. Vale dar uma olhada.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Uchoa Qua Out 26, 2016 7:07 am

Já joguei D&D e vários MMORPGS , inclusive o Neverwinter, WoW , Everquest , UO ... Boas épocas .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Vinicius F Qua Out 26, 2016 1:48 pm

E a união dos dois? Rpg de PC com regras de mesa?

Melhor RPG de computador que já joguei com regras de AD&D (e o melhor no geral também) foi sem sombra de dúvidas o Baldurs Gate 2. Outro que tem alguma coisa de D&D e foi épico também é o Planescape Torment...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém joga/jogou RPG de mesa? Empty Re: Alguém joga/jogou RPG de mesa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos