Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

+2
allexcosta
gsfteodoro
6 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 20, 2018 2:46 pm

Pessoal, faz um tempo que tenho essa dúvida e gostaria de saber...

Como é feita essa ligação?
E o por que de uma mesa no palco e outra mesa no PA? Não poderia ser tudo no PA?

PS: Quando falo mesa de PA, falo da mesa que fica no meio do público.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2018 3:03 pm

- Os sinais individuais são splitados, vai por stage snake pra mesa de palco e por front snake pra mesa da frente.

- Um sistema de áudio atende dois grupos de pessoas, um atrás do PA e outro na frente do PA. Por isso há a divisão.

- Sim, é possível usar uma mesa só. O mais prático é mesa só no palco controlando palco e frente. O técnico pode ficar na mesa e ter ajuda de alguém na frente ou ir na frente de vez em quando ouvir como está. Ele também pode ajustar o palco e controlar a mesa da frente sem fio com um tablet.

Em shows maiores, é importante que as duas partes presentes, músicos e público ouçam bem o que é tocado, assim como é importante se evitar microfonias e problemas que ocorrem. Em tais shows a mesa da frente fica muito longe e a comunicação do técnico com os músicos não existe, assim como é complicado saber como está lá na frente se o técnico fica atrás.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 20, 2018 3:50 pm

Legal. E como é feito esse split? Seria tipo DI?

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2018 5:05 pm

Split snake. É tipo um patchbay XLR.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por SRTO Ter Mar 20, 2018 5:08 pm

^medusa
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2018 5:09 pm

^ Isso. É que eu acho esse nome feio.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por SRTO Ter Mar 20, 2018 5:11 pm

allexcosta escreveu:^ Isso. É que eu acho esse nome feio.


Vc é chique.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por gsfteodoro Ter Mar 20, 2018 5:17 pm

Agora tudo faz sentido.
E eu conheço meduza pela simples função de multicabo.

Valeu Tio.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por allexcosta Ter Mar 20, 2018 5:37 pm

Há vários tipos de medusa.

Essa é uma splitter-snake simples:

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA PSX-S_7

Se a mesa FOH for perto pode ir direto até ela, ou pra uma snake FOH dedicada, com metros e mais metros de cabo.

Palco grande usa algo assim:

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Pop_STSR248AD__33960.1414092819.386.513

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA 347545d1370111622-splitter-snakes-phantom-power-benchmark-rear
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por Claudio Mengarda Qui Mar 22, 2018 10:15 am

allexcosta escreveu:Split snake. É tipo um patchbay XLR.

Esse nome que é muito bonito e não o outro que é feio haha
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por joabi Qui Mar 22, 2018 8:21 pm

gsfteodoro escreveu:Agora tudo faz sentido.
E eu conheço meduza pela simples função de multicabo.

Valeu Tio.

O que tá armando aí, Presidente?

Cuidado se estiver usando algum mic condensador. Precisa ter absoluta certeza que somente uma das mesas está mandando Phantom Power.
Se as duas mesas mandarem 48V ao mesmo tempo… Puff… fumacinha negra na certa.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por SRTO Sex Mar 23, 2018 7:05 am

^Já viu algum torrando, joabi? Razz
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 23, 2018 9:40 am

Mas com as mesas digitais e controladores cada vez mais poderosos a longo prazo espero q esta solução acabe obsoleta(vai demorar no Brasil pelo menos). Acho que é um disperdicio grande de cabos mas ainda é uma opção robusta e confiável.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por allexcosta Sex Mar 23, 2018 10:20 am

^ Como que o sinal ia viajar pra FOH se não por cabo?

O que já se faz hoje normalmente é uma mesa só no palco e dois técnicos, um no palco operando a mesa e outro na frente operando a mesma mesa com um tablet. Isso é normal, mas não usado em eventos grandes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 23, 2018 10:46 am

A diferença é a quantidade de cabos. Levar canal por canal é diferente de levar apenas dois canais de comunicação, por exemplo, manter o mixer no palco mesmo e apenas controlador na frente.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por gsfteodoro Sex Mar 23, 2018 11:00 am

joabi escreveu:
gsfteodoro escreveu:Agora tudo faz sentido.
E eu conheço meduza pela simples função de multicabo.

Valeu Tio.

O que tá armando aí, Presidente?

Cuidado se estiver usando algum mic condensador. Precisa ter absoluta certeza que somente uma das mesas está mandando Phantom Power.
Se as duas mesas mandarem 48V ao mesmo tempo… Puff… fumacinha negra na certa.


Na verdade, eu sempre tive dúvida mesmo.
Acontece que hoje haverá um evento e eu não colocarei a mão nele.
Eu imaginava que teria um concentrador de canais (periférico a parte) e, dele, saísse os sinais separados.
Até nesse caso, esse periférico faria o phantom pro MIC.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por joabi Sex Mar 23, 2018 7:23 pm

SRTO escreveu:^Já viu algum torrando, joabi? Razz

Felizmente não… rsrs  

arturbmallmann escreveu: Mas com as mesas digitais e controladores cada vez mais poderosos a longo prazo espero q esta solução acabe obsoleta(vai demorar no Brasil pelo menos). Acho que é um disperdicio grande de cabos mas ainda é uma opção robusta e confiável.

Imagine quando tem gravação: uma ponta vai pro PA, outra pra mesa de palco, outra para a estação de gravação e outra para a estação backup. Haja cabo… mas nao tem outro jeito.

allexcosta escreveu:^ Como que o sinal ia viajar pra FOH se não por cabo?

O que já se faz hoje normalmente é uma mesa só no palco e dois técnicos, um no palco operando a mesa e outro na frente operando a mesma mesa com um tablet. Isso é normal, mas não usado em eventos grandes.

A tecnologia de controle por tablet ainda não está totalmente confiável, além de depender de ajustes de roteador e rede, que na estrada complica bastante a coisa, pois o tempo é sempre curto. O pessoal usa muito em teatros. A idéia é fantástica, mas, de forma geral, equipamento digital na estrada é algo bem complicado. Tem um monte de mesas dando pau por aí… coisa de firmware, faders travando, software dando pau…

Você conhece bem a estrada e sabe que é um ambiente totalmente hostil ao sistema digital. Hoje não há mais volta, mas, mesmo em termos de som, nada como uma boa mesa analógica…
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA Empty Re: Dúvida sobre PA: Mesa de palco vs Mesa de PA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos