Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

+5
Rico
afonsodecampos
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Tobias
9 participantes

Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Dom Set 04, 2016 2:37 pm

Eai pessoas! Sou novo no fórum(só pra avisar kk)
Bem, eu estou querendo mandar fazer um baixo estilo Rickenbacker 4001 em um Luthier de Belém(o valor do baixo original é demais pro meu bolso kk). Pretendo faze-lo quase igual ao usado por Cliff Burton, ex integrante da banda Metallica. Mas estou tendo problemas na hora de escolher os captadores. Li em alguns lugares que ele usava um captador "seymour Duncan stacked jazz" na ponte e um captador de "Gibson EB" na parte do braço. Não sei ao certo como ficará o som do baixo com esses captadores, tenho medo que fique completamente diferente do som do baixo do Cliff ou pelo menos do som característico do Rickenbacker(oque é meio óbvio). As únicas coisas que sei sobre o baixo é que ele é feito em Maple, cor vinho e.. só kkkkk. Enfim, eu preciso de ajuda pra saber se esses captadores vão ser uma boa escolha ou se mando por os captadores originais do Rickenbacker 4003.


Última edição por ClaudioBass em Ter Set 06, 2016 8:17 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não utilize cores nos titulos dos tópicos, por favor leia o conjunto de regras)
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Dom Set 04, 2016 2:40 pm

Aí da pra ter uma visão boa dos captadores Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Tumblr_static_original
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 04, 2016 4:40 pm

Gabriel Tobias
Esse baixo aí não é um Rick "padrão".
E não tem essa de som do baixo do Cliff .
Com qualquer bom baixo e amplificador de qualidade vc faz aquele som...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Dom Set 04, 2016 5:20 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Gabriel Tobias
Esse baixo aí não é um Rick "padrão".
E não tem essa de som do baixo do Cliff .
Com qualquer bom baixo e amplificador de qualidade vc faz aquele som...

Sim, eu sei que ele não é padrão, ele trocou os captadores.
Se vc diz... mas fora isso.. o som com esses dois captadores juntos dá certo? Eu andei pesquisando melhor e achei esses dois captadores: "Hot Jazz Bass" da Seymour Duncan e o captador de um "Gibson EB3" que eu não achei o nome certo.
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 04, 2016 6:22 pm

O capt tipo Gibson no braço é muito grave e de saída muito mais alta que o da ponte.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Dom Set 04, 2016 7:25 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O capt tipo Gibson no braço é muito grave e de saída muito mais alta que o da ponte.

hmm... entao é melhor por os originais mesmo n?
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 05, 2016 8:19 am

Use esses aqui:
http://www.stellfner.com.br/
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por allexcosta Seg Set 05, 2016 8:28 am

Esse tipo de projeto normalmente leva à decepção.

O som desse cara aí é dele, não do baixo. Com certeza você sequer conseguiria distinguir se ele usasse um Jazz Bass tirado da loja.

Mas sei lá. Boa sorte.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 05, 2016 8:34 am

allexcosta escreveu:Esse tipo de projeto normalmente leva à decepção.

O som desse cara aí é dele, não do baixo. Com certeza você sequer conseguiria distinguir se ele usasse um Jazz Bass tirado da loja.

Mas sei lá. Boa sorte.

Pois é...
Concordo...
Com qualquer bom baixo e amplificador de qualidade vc faz aquele som...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por allexcosta Seg Set 05, 2016 8:53 am

^ Sim, claro...

Eu não diria exatamente qualquer. Um Hofner jamais produzirá algo similar. Mas vários baixos comuns seriam satisfatórios.

Sonho é fogo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Rico Seg Set 05, 2016 8:59 am

Eu passei batido pelo metal dos 80, mas pelo pouco que acho que lembro, esse som deve dar pra fazer com qualquer baixo, porque se não me engano, era algo entupido de distorção. Nem dava muito pra sacar o timbre natural do baixo mesmo.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por afonsodecampos Seg Set 05, 2016 8:59 am

Olá Gabriel, sou de Belém e fiquei curioso pra saber qual o motivo de você construir este modelo de baixo com um luthier daqui. Você já conversou sobre valores com ele? Ele já te falou das dificuldades de se importar as especs pra este instrumento? Considerando os valores do hardware, da construção e de envio, vai ser um projeto bem dispendioso. De qualquer forma, se é isso que você quer, boa sorte... tô torcendo pra que fique bem legal!

A propósito, dê uma lida também nestes tópicos:
https://www.contrabaixobr.com/t12804-review-replica-rickenbacker-4001-1971-feita-por-daniel-japeta
https://www.contrabaixobr.com/t20285-construcao-baixo-rickenbacker-blackstar-finalizado-e-video
https://www.contrabaixobr.com/t29364-projeto-rickenbacker-4001v63-luthier-daniel-japeta
https://www.contrabaixobr.com/t9238-sobre-a-construcao-de-um-rickenbacker
https://www.contrabaixobr.com/t25170-reforma-giannini-rickenbacker-ae010b-por-s-galvao
https://www.contrabaixobr.com/t35171p250-construcao-inspirada-no-rick-4001-mapleglo-minha-1-encomenda
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 05, 2016 9:01 am

allexcosta escreveu:^ Sim, claro...

Eu não diria exatamente qualquer. Um Hofner jamais produzirá algo similar. Mas vários baixos comuns seriam satisfatórios.

Sonho é fogo.
Sim, concordo... Com um semi-acústico de escala curta fica difícil mesmo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Christian Seg Set 05, 2016 12:58 pm

eu estudei a técnica e som deste cara, sinceramente qualquer baixo com um big muff russian e um Wha wha, de preferencia um morley tu tira o som dele, o que me agrada muito de som de baixo pra tirar o som dele é Jazz bass, Musicman ou mesmo Rickenbaker, lembra que ele usava um aria pro sb1000 que tem somente um captador, baixo dificílimo de achar e excelente
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Seg Set 05, 2016 1:05 pm

Bom, menos mal, ai não preciso quebrar a cabeça pra achar esses captadores kkkk
Sim, eu tava vendo o Aria dele e achei muito bom mesmo!
Eu vou ver se consigo os captadores do Rickenbacker 4003 mesmo, fora a possibilidade da distorção(que, como vocês disseram, pode ser pra qualquer baixo), ainda tem o som característico dele que eu curto bastante kk
E sobre a madeira do baixo.. eu tava pensando em fazer em Maple. Oque vocês acham?
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 05, 2016 2:13 pm

^ Bôrdo (maple), não existe no Brasil...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Seg Set 05, 2016 2:19 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu: ^ Bôrdo (maple), não existe no Brasil...

Oque da pra usar entao?
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 05, 2016 2:31 pm

Pau-marfim, peroba clara ou Tauarí-branco para o braço, com reforço de roxinho.
Pau-ferro ou ipê para a escala
marupá para as laterais do corpo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Christian Seg Set 05, 2016 2:32 pm

cara quem vai fazer esse baixo?
compra um Gianinni rickenbaker que vai ser o mais em conta e barato, pinta deste vermelho e seja feliz, ou procura um luthier e converse com ele será a melhor opção
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por allexcosta Seg Set 05, 2016 2:40 pm

Christian escreveu:eu estudei a técnica e som deste cara, sinceramente qualquer baixo com um big muff russian e um Wha wha, de preferencia um morley tu tira o som dele, o que me agrada muito de som de baixo pra tirar o som dele é Jazz bass, Musicman ou mesmo Rickenbaker, lembra que ele usava um aria pro sb1000 que tem somente um captador, baixo dificílimo de achar e excelente

Então é só um fetiche mesmo?

Cada um com o seu né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Gabriel Tobias Seg Set 05, 2016 2:54 pm

Christian escreveu:cara quem vai fazer esse baixo?
compra um Gianinni rickenbaker que vai ser o mais em conta e barato, pinta deste vermelho e seja feliz, ou procura um luthier e converse com ele será a melhor opção

é que eu vou mesmo falar com um luthier :v
Gabriel Tobias
Gabriel Tobias
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo Ângelo/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por afonsodecampos Seg Set 05, 2016 3:41 pm

É ele quem vai te indicar as madeiras que tem em estoque e que estão aptas para uso. Achei que você já tivesse uma ideia inicial do orçamento. Você leu os tópicos que indiquei?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por fheliojr Seg Set 05, 2016 10:38 pm

prevejo um jovem, ao final deste projeto, insatisfeito e com menos dinheiro... :/

tente falar com algum daqueles luthiers dos tópicos q o afonso lhe indicou.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por JAZZigo Qua Set 07, 2016 3:08 pm

Em um teste-cego, dou minha cara a tapa, para quem adivinhar qual seria o suposto baixo antes de um Big Muff. Evil or Very Mad

A verdade é que: tanto faz! Hofner, Rickenbacker, Jazz Bass, Precision, StingRay, Gibson, Aria Pro II etc.... o som será sempre o do Big Muff.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Set 07, 2016 4:25 pm

Falou o homem lata dos baixos no Brasil: Sr Jazzigo. Eu acredito muito nele... hehehe. Afinal, acho que ele tem um ou dois pedalzinhos e pode falar a respeito!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Christian Qua Set 07, 2016 7:31 pm

Jazz ta certissimo, cara investir em um baixo de um Luthier so mesmo pra quem sabe o que ta afim, o som do Cliff eu estou tirando ultimamente com um fender jazz bass e Big muff + whawha, com certeza pra o som dele é investir nesses pedais e um baixo decente
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton Empty Re: Custom Rickenbacker 4001 Cliff Burton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos