Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Mascis Sáb Set 03, 2016 7:52 am

Olá pessoal, preciso de ajuda com um problema.


Tenho um baixolão Washburn Ab-10. Que comprei usado em uma loja famosa de SP há muitos anos.

Problema é que quando toco um pouco mais forte, ou notas mais graves, o som distorce. Se assemelha levemente ao tipo de distorção que acontece quando a bateria de um instrumento ativo começa a ficar fraca. Troquei o préamp por um modelo melhor (o original é um Fishman Equis Silver, coloquei o Equis Gold, que vem no Ab-20) o som continuou com o mesmo problema.

Um amigo com mais experiência disse que poderia ser que o captador tivesse sido trocado por outro mais comum de uma marca nacional que costuma ter output mais alto e dar esse problema. Que ele já tinha visto isso acontecer. Tirei as cordas pra tentar ver se o pickup era o original Fishman que vem no instrumento, mas ele não tem identificação nenhuma. então não sei se é original ou não. Como não tenho um outro captador piezo fishman pra testar por substituição, não tive como continuar com esse teste.

Desconfio que realmente o headroom do preamp seja pequeno demais pra saída muito dinâmica desse captador piezo que deve ter sido trocado por um "vagabundo". Quando o sinal fica muito alto, distorce na entrada do pré-amp. O que voces acham?

Alguem tem alguma ideia de como resolver ou testar melhor isso? scratch


Abraços!
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por allexcosta Sáb Set 03, 2016 9:01 am

Cara, eu tenho um AB-20 também comprado há muitos anos em SP ainda quando a Gang era loja física. O filamento do piezo quebrou faz uns 10 anos já e não consigo resolver...

Mas essa incompatibilidade da qual você fala existe sim. Só que é muito específico e caso a caso. Já conversei dessas coisas com o colela, ele entende bastante e tem experiência com esses equipamentos. Fale com ele.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Mascis Sáb Set 03, 2016 12:04 pm

Alex,

Eu mandei recentemente um email pra Fishman perguntando qual piezo poderia ser usado pra substituir esse captador "whitelabel" usado nos Washburn. Ainda não responderam.

Aparentemente os Fishman Equis, foram produzidos para a Washburn baseados nos Fishman Prefix, mesmos circuitos, nome diferentes. Outra curiosidade é que os Equis foram usados pela Washburn tanto em baixolões quanto em violões. Ouvi alguém dizer que os caps seguem o mesmo raciocínio, servem pros dois, basta cortar no tamanho desejado. Coincidência ou não, no site da Fishman não existe captador pra baixolão. Aliás captador piezo undersaddle pra baixolão é uma mosca branca em todo canto.

Tambem tentei falar com a Washburn mas o suporte deles é podre. Depois de muito tentar, a melhor resposta que tive foi algo do tipo "nao temos mais esses captadores, boa sorte".

Mandei também uma PM pedindo pro Colela aparecer por aqui pra ver se dá alguma luz. Smile
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por allexcosta Sáb Set 03, 2016 12:09 pm

Se me lembro bem comentei sobre esse meu problema uns anos atrás e o colela deu uma luz sobre o assunto, acho que por MP. Terminei não seguindo com a solução por um motivo ou outro.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Edão Sáb Set 03, 2016 6:48 pm

Não sei se esse problema diz respeito exatamente a incompatibilidade entre captador e preamp, mas tive uma experiência a esse respeito.
Toquei em um show com um baixolão ovation, fretless inclusive, e tive o maior problema com a distorsão em algumas notas. Muito esquisito.
Existem preamps externos com DI que "ajeitam" a distorção das notas e o som sai redondinho.
O Cláudio que toca com um acústico comentou isso certa vez, não sei aonde.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Edão Sáb Set 03, 2016 7:00 pm

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Mascis Sáb Set 03, 2016 7:43 pm


Não amigo, é outro problema. Neutral
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Edão Sáb Set 03, 2016 7:59 pm

Ok. clown
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por fheliojr Seg Set 05, 2016 10:49 pm

OFF-TOPIC: por que é tão comum marcas de baixa qualidade produzirem equipamentos com saída muito alta?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Mascis Ter Set 06, 2016 12:04 am

Pessoal da Fishman me respondeu.

Me disseram que os preamps Equis feitos pela Fishman casam com o piezo Fishman Matrix, que funciona pra qualquer coisa, independente de espaçamento de cordas, quantidade de cordas ou frequência.

Me mandaram esse link:

http://www.elderly.com/fishman-1-8-matrix-element.htm
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por allexcosta Ter Set 06, 2016 7:15 am

fheliojr escreveu:OFF-TOPIC: por que é tão comum marcas de baixa qualidade produzirem equipamentos com saída muito alta?

Pelo mesmo motivo que homem de pinto pequeno compra caminhonete grande.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por SMR Ter Set 06, 2016 10:49 am

Kkkkkkkkkk..... E colocam a pior música pra tocar a Td altura.^^^^^^^^^^^^^


Última edição por SMR em Ter Set 06, 2016 10:56 am, editado 1 vez(es)
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por SMR Ter Set 06, 2016 10:54 am

Voltando aos washburns... Tive um ab10 comprado na loja e....tinha o mesmo problema. Ou seja, não se trata de um captador substituído. Há algum erro no projeto do captador ou preamp ou nos dois. Eu troquei por outro instrumento e não fiquei com o ab10, apesar de ser um dos dos baixoloes mais bem construídos que já toquei....apesar da parte elétrica.
Vale lembrar que esses instrumentos não eram "segunda linha", são mto bem construídos e com hardware "de marca".
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por fheliojr Ter Set 06, 2016 1:43 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:OFF-TOPIC: por que é tão comum marcas de baixa qualidade produzirem equipamentos com saída muito alta?

Pelo mesmo motivo que homem de pinto pequeno compra caminhonete grande.

SMR escreveu:Kkkkkkkkkk..... E colocam a pior música pra tocar a Td altura.^^^^^^^^^^^^^

lol! lol!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp? Empty Re: Ajuda, incompatibilidade entre cap e préamp?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos