Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por rodrigomnf1 Qua Nov 15, 2023 6:23 pm

Tenho um baixo ativo, modelo Music Man mas decidi retirar o preamp ativo pois uso apenas para estudar o instrumento em casa, meu instrumento principal é a guitarra, então não queria gastar dinheiro com baterias 9V.
Fiz o que foi apresentado no seguinte vídeo do youtube /watch?v=RL5BDCLCyw8&ab_channel=RickUSA1968 , resultando na imagem que estou enviando em anexo

O baixo sai som, mas vem com o volume muito baixo, mesmo para um instrumento passivo, fiz algo de errado na ligação?
Ainda consigo estudar, aumentando bastante o ganho preamp da minha interface  (e com isso trazendo junto um bocado de ruído), mas gostaria de fazer as ligações adequadamente, pro caso de precisar usar o baixo em uma apresentação ao vivo.

Sei que os knobs de grave e agudo não deveriam funcionar sem o preamp, talvez devesse pular eles na ligação?

Agradeço muito se me ajudarem

rodrigomnf1
Membro

Mensagens : 3
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Re: Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por rodrigomnf1 Qua Nov 15, 2023 6:31 pm

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Pickup10

Imagem da ligação

rodrigomnf1
Membro

Mensagens : 3
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Re: Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por allexcosta Qua Nov 15, 2023 7:28 pm

Bem-vindo.

Não vi o vídeo.
Está baixo comparando com outros passivos?
Qual o valor dos potenciômetros?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Re: Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por JAZZigo Qui Nov 16, 2023 12:03 am

Captadores estilo Music Man costumam contar com bobinas conectadas em paralelo, cuja impedância geralmente fica abaixo dos 3 kOhm, ou seja, uma saída baixa e, daí, a "necessidade" do preamp onboard. Sugiro conectar as bobinas em série (se os 4 fios estiverem acessíveis) e usar volume pot de 500k ou 1 mega.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

rodrigomnf1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Re: Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por Savio_RJ Sex Nov 17, 2023 7:01 am

Posso estar enganado, mas basta mudar o fio amarelo no JACK para o terminal que está vazio que deve resolver seu problema. Smile
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Re: Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por rodrigomnf1 Sex Nov 17, 2023 1:14 pm

Atualizando, segui uma dica de fora de simplesmente conectar os fios do captador direto no jack de saída. O que funcionou, a saída de volume aumentou a um nível considerado normal, só que com isso todos os knobs estão inutilizáveis. Pra finalidade de estudar em casa, está ok, mas talvez eu me aventure a fazer pelo menos o knob de volume funcionar.

allexcosta escreveu:Bem-vindo.

Não vi o vídeo.
Está baixo comparando com outros passivos?
Qual o valor dos potenciômetros?

Sim, tenho certeza absoluta que estava com uma saída de volume baixa demais até para um baixo passivo. Tinha que colocar o ganho da interface no máximo pra ter um volume satisfatório, o que com isso trazia também muito ruído.
Em relação ao valor dos potenciômetros, não sei dizer. Dá pra ver na imagem que no potenciômetro de treble está escrito algo, mas a solda está ocultando o suficiente pra dificultar uma dedução. Não quis remover a solda pra ver

Savio_RJ escreveu:Posso estar enganado, mas basta mudar o fio amarelo no JACK para o terminal que está vazio que deve resolver seu problema. Smile

Posso tentar, mas acho que não. É um jack stereo, alí geralmente se liga o aterramento da bateria. Atualmente eu soldei o aterramento do baixo alí e na imagem não há nada soldado.

rodrigomnf1
Membro

Mensagens : 3
Localização : Vila Velha - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo Empty Re: Ajuda com a conexão elétrica depois de remover preamp ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos