Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bem-vindo ao Rio!!!!

+16
joabi
Thales_Sr
carimbass
Moshe Bar Elohim
AndréBurger
ifernandes
Die
Willian Casagrande
Juninho Sampaio
J.Adalberto
HenriqueBessa
Coder
Mauricio Luiz Bertola
Zubrycky
afonsodecampos
allexcosta
20 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por ifernandes Seg Jul 04, 2016 1:08 am

^ tem a ver sim, allex. Mas é um caso bem específico esse da sua amiga.

E Niterói fica sei lá, a uns 30km do Rio? São cidades bem próximas, quase coladas. Tanto que moro no Rio e vou todo dia pra faculdade em Niterói.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 04, 2016 6:55 am

Allex, não é que não tenha nada à ver, mas esse tipo de coisa não acontece à toda hora nem à todo lugar.
Agora, ultimamente, em função da grave crise econômica do Estado, e a proximidade das Olimpíadas, o crime "organizado" tem aumentado suas atividades, meio que para pressionar o Estado para colocar em crise o projeto das UPPs. Perto das favelas houve aumento da criminalidade (assaltos, arrastões), por conta da queda da venda de drogas e da repressão, daí eles "migram" para esse tipo de crime. Outra coisa grave é o assassinato de policiais. Mais de 60 foram mortos por vagabundos quando descobrem que o cara é policial. Alguma coisa tem que ser feito quanto à isso, e algo bem duro!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por allexcosta Seg Jul 04, 2016 8:07 am

ifernandes escreveu:Mas é um caso bem específico esse da sua amiga.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, não é que não tenha nada à ver, mas esse tipo de coisa não acontece à toda hora nem à todo lugar.

Pois é...

Ela me falou que não há um dia da vida dela que a rotina não seja afetada pela violência.

Me contou que já faz um ano que todos os dias o mesmo cara passa sozinho na rua dela de moto, armado com uma pistola entre as 6 e 6:15 da manhã levando carteira e celular de todos que passam. Me disse que já procuraram a polícia que não fez nada e já foram falar com o chefe do tráfico no morro que também não quis saber.

Ela foi criada em Pilares, sabe como funciona o sistema do morro. Disse que chefe de tráfico de antigamente respeitava morador. Disse que o chefe antigo do morro do Urubu proibia qualquer subalterno de mostrar arma pra população normal ou pra morador. Assaltante no pedaço então, não ficava vivo. Disse também que havia respeito mútuo (na medida do possível) entre população e traficantes e que os traficantes de outrora eram educados e mais maduros.

Falou que hoje em dia quem trabalha no tráfico lá na quebra dela é tudo menino de 12 ou 13 anos, que tão nem aí pra matar, morrer ou o que seja. Que quando vê uma blitz não sabe se prefere que seja de bandido ou de polícia. Na verdade falou que prefere que seja bandido, pois pelo menos ela sabe o que eles querem e sabe conversar. Disse que polícia nunca se sabe e que muitas vezes querem te assaltar também.

Falou que antigamente o medo da violência no Rio era em horários e lugares específicos. Tipo, você sai sábado à noite pra curtir uma festa na periferia e já sabia que era meio perigoso, agora tem arrastão na porta de casa na hora de sair pro trabalho.

Me disse também que se você for à Tijuca de carro quase certeza que voltará à pé pra casa.

Comentei com ela que tinha gente do fórum que morava em Niterói e disse que não era bem assim. Ela respondeu exatamente isso: "Ah é? Pergunta pra ele sobre os arrastões na ponte Rio-Niterói".

É isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por ifernandes Seg Jul 04, 2016 8:31 am

allexcosta escreveu:

Me disse também que se você for à Tijuca de carro quase certeza que voltará à pé pra casa.

Comentei com ela que tinha gente do fórum que morava em Niterói e disse que não era bem assim. Ela respondeu exatamente isso: "Ah é? Pergunta pra ele sobre os arrastões na ponte Rio-Niterói".


Sua amiga parece ter aptidão de aumentar as coisas meus pais vão a Tijuca no mínimo duas vezes por semana de carro e sempre a noite. Volta e meia saio pra comer umas pizzas ali na Tijuca, sempre indo e voltando de carro. As vezes vou com amigos pro Buxixo (uma área com restaurantes, bares, sinuca) estacionamos os carros nas ruas do contorno e ficamos a noite toda por lá sem nenhum problema.

Não sou um frequentador da Ponte Rio-Niterói, mas tem tempo que não ouço falar de arrastões por lá. Meu pai que usa ela sempre teria comentado algo do tipo comigo.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 04, 2016 8:35 am

Sim Allex, a situação aqui piorou mesmo, mas nunca ouvi falar de arrastões na ponte Rio-Niterói. O que tem é assalto à ônibus... Mesmo assim, diminuiu atualmente pois a ponte é toda monitorada por câmeras.
Sim, o número de moleques armados pelo tráfico aumentou muito, e são muito mais perigosos que os bandidões mesmo.
Eu morei em Jacarepaguá de 1975 à 1991 (quando fui para São Paulo), na Freguesia, bem próximo à Cidade de Deus e retornei por um breve período em 1996, 1998. Assistí à decadência do bairro causada pela especulação imobiliária e pela favelização. O filme "Cidade de Deus" retrata isso, bem como a minha própria vida (pois sou "daquela época) no fim dos anos 70 e início dos 80. Meu irmão conhecia o "Mané Galinha" e eu frequentava os bailes dos clubes da época, e era realmente outra coisa. Os índices de criminalidade do Rio eram aceitaveis (o número de homicícios era o mesmo que o de New York no início dos anos 80).
Quanto à esse lance de ir à Tijuca e ser assaltado, essa semana mesmo teve um confronto por lá, mas na 6ª estive na Seans Peña para pegar uns captadores e já estava tudo normal.
Repito, a violência aqui está (e é) braba? Sim. Mas não estamos falando de Iraque ou Somália não...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por allexcosta Seg Jul 04, 2016 8:40 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas não estamos falando de Iraque ou Somália não...

Os números da violência no Brasil são piores que os do Iraque.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Willian Casagrande Seg Jul 04, 2016 11:25 am

As comparações de números friamente, sem levar em conta o contexto social e histórico, não ajudam. Nunca fui ao Rio de Janeiro, então não tenho experiências para compartilhar, mas a questão da violência no Brasil é, a despeito dos níveis alarmantes de assassinato, roubo, furto etc., um reflexo de uma guerra social diferente do que acontece nas regiões citadas, que vivem episódios duradouros de guerra civil imperialista. Parece perfumaria, mas não é, porque se a gente não compreende a raiz do negócio, não vamos entender suas consequências também.
O Rio de Janeiro é, há um bom tempo, administrado por corporações quase que diretamente. Se você traçar a rota das UPPs, vai ver que são exatamente nos locais de valorização imobiliária que as guerras sociais estão ocorrendo e esses dispositivos estão sendo implantados para gerir isso. O pretexto da "guerra ao tráfico" é, na verdade, utilizado para mascarar um avanço a essas regiões. Não é à toa que o custo de vida nas favelas está encarecendo, basta ver (quem é daí pode notar muito melhor do que eu, claro, por experiência) o número de empresas que se estabeleceram nesse local, puxadas pela ideia da pacificação. Isso encareceu o terreno e puxou para cima todo o custo de vida (é o básico da especulação imobiliária). O problema não é necessariamente que essas pessoas tenham acesso a bens de consumo que antes não tinham, é claro, mas que isso impossibilita que essas pessoas fiquem em suas casas. Vão limpar os morros, enfim, dos cartões postais.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por AndréBurger Seg Jul 04, 2016 12:01 pm

Pontualmente, então, o protesto é meio nada a ver, pois já ouço que o Rio é um caos há uns 10 anos. Pode ser a visão paulista da coisa.
Me lembro um tempo atrás que compraram não sei quantos caveiroes, equipamentos e outras para algum grupo especial da polícia. Algo melhorou?
A polícia do jeito que é hoje é realmente a principal aliada da população, da segurança?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 04, 2016 12:38 pm

Não AndréBurger, a situação é de crise mesmo, pois os servidores do Estado, policiais inclusive, estão com salários atrasados e parcelados, ademais, os setores de apoio, terceirizados, foram totalmente paralisados. Assim, o protesto é valido.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Kobeh Ter Jul 05, 2016 12:34 pm

O Allex falou dessa amiga dele em Pilares, me lembrei de um fato que aconteceu no ultimo sábado comigo. Eu estava no Méier tomando uma cerveja e assistindo o jogo da Eurocopa com uma amiga. Tudo estava tranquilo, as pessoas bebendo e conversando, o comércio todo aberto e funcionando normal, gente passando com carrinho de bebê. Só depois que cheguei em casa que fui saber a que o bicho pegou na área de Pilares, Engenho da Rainha, Inhaúma, enfim, em bairros bastante próximos da onde eu estava, com direito a avenidas fechadas, ônibus queimados, estação de metrô fechando, etc.
Acho que quando falamos pra alguém de fora que aqui não é tão ruim assim, é pq na verdade estamos tão habituados aos caos que nada mais nos choca.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por allexcosta Ter Jul 05, 2016 12:41 pm

Kobeh escreveu:Acho que quando falamos pra alguém de fora que aqui não é tão ruim assim, é pq na verdade estamos tão habituados aos caos que nada mais nos choca.

Sim, me parece esse o caso.

Não tem uma rua chama João Ribeiro?

Só semana passada essa rua ficou completamente fechada e intransitável 2 ou 3 dias da semana. Ônibus pegando fogo, barricadas, exército na rua, etc...

Ou a guria tá louca e viajando ou alguns de vocês já se acostumaram com a violência.

Isso que acontece no Rio não é em nada diferente de Bagdá ou Kabul.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por AndréBurger Ter Jul 05, 2016 2:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não AndréBurger, a situação é de crise mesmo, pois os servidores do Estado, policiais inclusive, estão com salários atrasados e parcelados, ademais, os setores de apoio, terceirizados, foram totalmente paralisados. Assim, o protesto é valido.

O protesto é válido, mas me pergunto quanto da solução da crise de violência envolve a solução desta parte.
Quanto que o Rio virou Hell por conta da paralisação dessa classe.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Kobeh Ter Jul 05, 2016 3:19 pm

allexcosta escreveu:
Kobeh escreveu:Acho que quando falamos pra alguém de fora que aqui não é tão ruim assim, é pq na verdade estamos tão habituados aos caos que nada mais nos choca.

Sim, me parece esse o caso.

Não tem uma rua chama João Ribeiro?

Só semana passada essa rua ficou completamente fechada e intransitável 2 ou 3 dias da semana. Ônibus pegando fogo, barricadas, exército na rua, etc...

Ou a guria tá louca e viajando ou alguns de vocês já se acostumaram com a violência.

Isso que acontece no Rio não é em nada diferente de Bagdá ou Kabul.


Cara, o Rio é muito grande. E normalmente as pessoas tendem a incluir os municípios da baixada como bairros das zonas norte e oeste. E nessa área (zonas norte, oeste e baixada) acontece de tudo. Isso cria uma serie de contrastes. Por exemplo, quem mora na Tijuca (que apesar de ser zona norte, tá longe de ser uma área de classe média baixa) e não vai nos bairros mais pobres da zona norte pra nada, nunca vivenciou uma coisa dessas que sua amiga passou. A pessoa vai ter a sensação de que isso não é tão real assim, q o Rio não é tão perigoso quanto falam, etc. Eu mesmo, sou nascido e criado num pequeno município da baixada, trabalho em Vila Isabel e recentemente me mudei pra um bairro próximo ao Complexo do Alemão nunca fui assaltado na minha vida, mas conheço muitos amigos e parentes q já foram, alguns mais de uma vez.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Kobeh Ter Jul 05, 2016 3:22 pm

AndréBurger escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não AndréBurger, a situação é de crise mesmo, pois os servidores do Estado, policiais inclusive, estão com salários atrasados e parcelados, ademais, os setores de apoio, terceirizados, foram totalmente paralisados. Assim, o protesto é valido.

O protesto é válido, mas me pergunto quanto da solução da crise de violência envolve a solução desta parte.
Quanto que o Rio virou Hell por conta da paralisação dessa classe.


Até onde eu sei, quem parou de fato durante um dia foi a Policia Civil. A PM, que é responsável pelo patrulhamento não parou, até mesmo por serem militares, e apesar de também estar sofrendo com atrasos de salário.

Na verdade, muita gente tá reclamando que alguns batalhões vão ter o seu efetivo reduzido durante as Olimpíadas pra fazer a segurança dos jogos. Isso em áreas que já estão sofrendo com assaltos, como em Olaria.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 05, 2016 4:45 pm

allexcosta escreveu:
Kobeh escreveu:Acho que quando falamos pra alguém de fora que aqui não é tão ruim assim, é pq na verdade estamos tão habituados aos caos que nada mais nos choca.

Sim, me parece esse o caso.

Não tem uma rua chama João Ribeiro?

Só semana passada essa rua ficou completamente fechada e intransitável 2 ou 3 dias da semana. Ônibus pegando fogo, barricadas, exército na rua, etc...

Ou a guria tá louca e viajando ou alguns de vocês já se acostumaram com a violência.

Isso que acontece no Rio não é em nada diferente de Bagdá ou Kabul.

Não acostumo com isso de jeito nenhum!
Acho que pessoas diferentes, vivendo em regiões diferentes de uma região metropolitana gigantesca, tem percepções diferentes acerca da Realidade.
Eu tenho um amigo, que tocou comigo inclusive, que atualmente mora na Ilha do Governador, que tem o mesmo tipo de reação de sua amiga; meu pai também pensa desse mesmo jeito, tanto é que se mudou para a região serrana (Nova Friburgo). Eu, e a maioria das pessoas com quem convivo em Niterói e no Rio, já não vê dessa forma... Mas, que a violência atualmente aqui está braba, está mesmo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 05, 2016 4:48 pm

AndréBurger escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não AndréBurger, a situação é de crise mesmo, pois os servidores do Estado, policiais inclusive, estão com salários atrasados e parcelados, ademais, os setores de apoio, terceirizados, foram totalmente paralisados. Assim, o protesto é valido.

O protesto é válido, mas me pergunto quanto da solução da crise de violência envolve a solução desta parte.
Quanto que o Rio virou Hell por conta da paralisação dessa classe.
A Polícia Civil não paralisou as suas atividades, apenas fez um movimento de protesto, total e completamente válido.
Tenho primos policiais civís, e nas delegacias atualmente falta até papel higiênico! Enquanto isso, as empreiteiras faturam milhões com obras mal acabadas e algumas questionáveis.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por GusVCD Ter Jul 05, 2016 5:13 pm

Qdo fui ao Rio para o Encontro do Fórum, dormi na casa da Voila e da varanda dava para ver os "fogos de artifício" de um morro (não lembro o nome) em processo de pacificação...

Moro em Santos a 35 anos, trabalho diretamente com o monitoramento urbano da cidade a 4 anos diariamente, e nunca vi isso. Inclusive nas câmeras q monitoram os morros.

Na única vez q fui ao Rio nos últimos 4 anos vi pessoalmente.

Então dizer q o Rio é igual a qq lugar, sinto muito, mas não é.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Willian Casagrande Ter Jul 05, 2016 5:18 pm

allexcosta escreveu:
Isso que acontece no Rio não é em nada diferente de Bagdá ou Kabul.

Claro que é, cara. É bem diferente. Botar tudo no mesmo saco não adianta nada pra analisar o negócio. São duas realidades distintas, o que não significa que uma desgraça é menor ou maior que a outra.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 05, 2016 5:48 pm

GusVCD escreveu:Qdo fui ao Rio para o Encontro do Fórum, dormi na casa da Voila e da varanda dava para ver os "fogos de artifício" de um morro (não lembro o nome) em processo de pacificação...

Moro em Santos a 35 anos, trabalho diretamente com o monitoramento urbano da cidade a 4 anos diariamente, e nunca vi isso. Inclusive nas câmeras q monitoram os morros.

Na única vez q fui ao Rio nos últimos 4 anos vi pessoalmente.

Então dizer q o Rio é igual a qq lugar, sinto muito, mas não é.

GusVCD
Conheço bem aquela região onde Mme. Voila mora, pois a "central" da Universidade onde leciono é alí perto. Sempre foi uma região altamente perigosa e conflagrada, cercada por 4 favelas (Morro do Turano, Fogueteiro, favela do Querosene e Paula Ramos). Inclusive houve um caso de uma aluna da universidade que foi baleada e ficou tetraplégica. Atualmente há uma UPP na região e a violência diminuiu um pouco.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Kobeh Ter Jul 05, 2016 6:04 pm

^ Rio Comprido melhorou muito nos últimos anos... Aquela área perto da Globosat era complicada em qualquer hora do dia.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por allexcosta Ter Jul 05, 2016 10:46 pm

Willian Casagrande escreveu:
allexcosta escreveu:
Isso que acontece no Rio não é em nada diferente de Bagdá ou Kabul.

Claro que é, cara. É bem diferente. Botar tudo no mesmo saco não adianta nada pra analisar o negócio. São duas realidades distintas, o que não significa que uma desgraça é menor ou maior que a outra.

Nas motivações é diferente. Nos números, não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Kobeh Qua Jul 06, 2016 2:34 pm

Estava aqui pensando... como trabalho do lado de um ponto turístico, acho q vou fazer minha barba durante as Olimpíadas. Ela está bem grande e eu sou moreno. Numa cidade que a PM já matou várias vezes por ter se confundido, corro o risco de acharem que sou árabe e consequentemente um terrorista, no entendimento deles. E com isso levar um tiro!
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por EvandroRitual Qua Jul 06, 2016 2:43 pm

Conheci o Rio nos anos 80. Achei lindo , mas não pretendo voltar.
EvandroRitual
EvandroRitual
Membro

Mensagens : 440
Localização : Cassilandia m.s.

Ir para o topo Ir para baixo

Bem-vindo ao Rio!!!! - Página 2 Empty Re: Bem-vindo ao Rio!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos