Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

+3
Juninho Sampaio
Fernando Zadá
frednovaes
7 participantes

Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por frednovaes Qui Set 03, 2015 2:45 pm

Compartilho aqui com os amigos a reflexão do meu amigo Serginho sobre esse tema na revista (portal) Cover Baixo http://www.coverbaixo.com.br/#!entrevistas-serginho-carvalho/c12sj Tenho a mesma opinião do Sérgio: menos é mais. Menos ego e mais música. É preciso encontrar prazer na simplicidade, na generosidade e na percepção de que o silêncio também faz parte do contexto musical. Abaixo reproduzo as respostas dele para o tema: 

Cover Baixo: Você se destaca como sideman de diversos artistas. Nunca teve a ambição de ser o cara da frente?

Serginho: Escolhi o contrabaixo pela função poética dele em si, que é a de acompanhamento de calçar a harmonia ou o ritmo. Não que não seja um instrumento solo - hoje há inúmeros baixistas solistas pelo mundo inteiro. Mas eu me apaixonei mesmo pela função do contrabaixista. Eu sempre gostei de acompanhar.
 
Ser o centro das atenções, ter um trabalho solo, nunca foi a minha maior ambição. Com o tempo, com a experiência que adquiri ao longo dos anos, a música foi se mostrando mais definitiva e meu olhar é justamente tocar a música que me emociona, que me leva para lugares onde lembre da minha infância, das minhas primeiras histórias: primeiro contato com o rio, o mato, a areia, a brincadeira de rua, as comidas da avó.
 
Cover Baixo: Você tem esse sentimento também quando compõe uma linha de baixo para outro músico ou apenas no seu trabalho solo?

Serginho: Eu sempre tive muito respeito pela música do outro. Pode até pintar um espacinho onde eu possa fazer uma frase para mostrar serviço, mostrar que tenho esse vocabulário todo. Há 15 anos eu já fui mais assim (querendo mostrar sua técnica), mas de uns 10 anos para cá eu fui entendendo e curtindo mais essa coisa de servir mesmo a música simplesmente pelo que ela precisa. Eu nunca tive gana de ser o centro das atenções para me satisfazer. A experiência foi me mostrando que, no meu caso, eu não precisaria virar um bass hero. 

Acho que a música é tão maior que um indivíduo que fico até envergonhado se alguém me chamar de bass hero. Eu me considero um músico que tem um foco muito sério, que entendo as minhas deficiências técnicas e musicais e tento, com meu amadurecimento hoje, focar na melhora naquilo que eu sinto dificuldade.
 
Eu poderia ter montado uma banda de fusion para descer o dedo, mas do lugar que eu venho, da minha história de vida, da música que me toca, nunca foi uma coisa que eu pudesse expressar ali a minha verdade musical.
 
Hoje estou muito mais interessado em compor para que as músicas apareçam como um todo, do que apareça isoladamente a minha composição como um baixista especial, diferenciado tecnicamente.
frednovaes
frednovaes
Membro

Mensagens : 147
Localização : Manaus Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 03, 2015 3:23 pm

Isso fica bem claro ouvindo ele tocar.
Acho ele sensacional e todas as vezes que vi ao vivo não fiquei menos do que muito bem impressionado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 03, 2015 4:37 pm

E complementando o que ele fala sobre acompanhar....

Senti a mesma sensação quando comprei meu baixo de 4 cordas, pois sempre toquei com 6. E percebi que a musica fica mais groovada sem dúvida!

Não sou muito fã desse lance de solar...
Rola e muito, mas com banda....a concepção de baixo é simplesmente "Chão".

pronto!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Coder Qui Set 03, 2015 5:26 pm

Um dos meus baixistas Brasileiros favoritos...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 03, 2015 5:30 pm

Me desculpe a curiosidade mas o que a quantidade de cordas tem a ver com isso.
O problema não é o 6 cordas mas sim como você encara o instrumento....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Coder Qui Set 03, 2015 5:35 pm

Fernando Zadá escreveu:O problema não é o 6 cordas mas sim como você encara o instrumento....
Fato.

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 03, 2015 5:35 pm

Zadá!

No meu caso...varias pessoas já até me ofenderam aqui, mas repetindo NO MEU CASO, me sinto muito limitado com o de 4 cordas e acabo sendo mais simples.

Enxugando mais as coisas e isso consequentemente groova mais com a banda.

Se com você é a mesma coisa....show! Mas eu me sinto assim e com um de 5 cordas nem toco. Não consigo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por dibass Qui Set 03, 2015 5:50 pm

Serginho é top alguns falam (Ney Neto kkk ) que é o Nathan East brasileiro economico a nota certa na hora e lugar certo

eu concordo com isso
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por DDC Qui Set 03, 2015 6:31 pm

Boa Matéria, nunca tinha ouvido o serginho, já fez sideman com quem ?
DDC
DDC
Membro

Mensagens : 177
Localização : Cardoso Moreira - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 03, 2015 7:27 pm

Juninho Sampaio escreveu:Zadá!

No meu caso...varias pessoas já até me ofenderam aqui, mas repetindo NO MEU CASO, me sinto muito limitado com o de 4 cordas e acabo sendo mais simples.

Enxugando mais as coisas e isso consequentemente groova mais com a banda.

Se com você é a mesma coisa....show! Mas eu me sinto assim e com um de 5 cordas nem toco. Não consigo!

Não se sinta ofendido mas como você mesmo respondeu o problema é contigo. Também curto groovar com 4 cordas mas não acho que ele tem nada de diferente quanto um de 6 a não ser quantidade de cordas. Mas pra muita gente a vibe do instrumento, me incluo nessa de leve, interfere mesmo na hora de tocar.

DDC escreveu:Boa Matéria, nunca tinha ouvido o serginho, já fez sideman com quem ?

Djavan e mais uma penca de gente. Conheci ele numa gig de evento com o Léo Gandelman e ele roubou o show.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 03, 2015 10:07 pm

Quando ele tocava com o Max de Castro então!!!

Só groove!


Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Coder Qui Set 03, 2015 10:16 pm

Ele tocando com o Max Viana. O timbre do baixo está matador!

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Leandro Jeronimo Ter Set 08, 2015 1:07 pm

Fico impressionado como a personalidade de alguns músicos refletem na musicalidade, lendo as palavras que ele respondeu na entrevista fica claro isso, o cara é original... Admiro a musicalidade do Serginho há muito tempo, músico formidável !
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho... Empty Re: "Apenas" sideman ou bass hero??? A resposta do Serginho Carvalho...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos