Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preamp valvulado mic

+3
Claudio
joabi
Dpaulo
7 participantes

Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Sex Jul 24, 2015 11:40 am

Pessoal,
gostaria de dicas de bons preamps valvulados para microfones.
Seria para o meu home studio.
Preamp com bom custo benefício.

O que vocês indicariam?

Meu mic é um AKG C3000.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Sex Jul 24, 2015 6:40 pm


Dpaulo, se está pensando em pegar um preamp externo então imagino que já tenha uma boa interface, e que te permita ligar o pré externo pulando o preamp onboard (através de um insert, por exemplo).

Se não for esse o caso, recomendo investir antes numa boa (ou ótima) interface. O motivo é simples: uma interface melhor te dará melhor conversão digital E um preamp melhor. O resultado compensa mais, comparado a um preamp externo.

Outra sugestão, que talvez alguns discordem de mim: preamp valvulado de baixo custo costuma ser bomba, ou no mínimo faz o mesmo serviço que um preamp Solid State, mas custando o dobro. Não se empolgue tanto pela palavra mágica "válvula". Bons prés valvulados exigem projeto cuidadoso e bons componentes, então os benefícios de usar um preamp valvulado dificilmente vão aparecer num pré de baixo custo.

Acho mais vantajoso investir num ótimo preamp Solid State ou continuar usando o preamp da interface e juntar a grana pra invertir num pré valvulado realmente bom. Tudo depende também do que você costuma gravar, pra sentir mais ou menos a diferença entre os dois tipos.

Outra opção é investir em um ótimo microfone, apesar do C3000 ser muito bom. Se você grava bastante violão e instrumentos acústicos faz mais sentido investir num KM84 ou algo similar, por exemplo.

Qual a verba disponível? O que você mais grava? E principalmente, o que você sente falta, que te levou a considerar um preamp externo?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Sex Jul 24, 2015 7:30 pm

Na verdade,
esse mic a intenção principal é para gravar voz, ocasionalmente para gravar violão.
Pensei até em vender e comprar um mic valvulado.

Fazendo alguns testes percebi que um bom preamp faz muita diferença.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Claudio Sex Jul 24, 2015 11:03 pm

Eu tenho um par de AKG C3000 (indicação do mestre Joabi), e em certas ocasiões utilizo com eles o pré BlueTube  da Presonus. Boa combinação!

O emulador do pré Avalon que vem com a interface Liquid Saffire 56, é outro pré que dá um casamento perfeito com o C3000.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por korg Sáb Jul 25, 2015 12:32 pm

eu sempre gostei do meu art mpa gold, principalmente depois de ter trocado as válvulas. Dá uma pesquisada em reviews gringos.
Mas como o joabi falou, não adianta ter um pré externo se não tiver uma interface com ótimo A/D para aproveitar o bom sinal do pré.
abs
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Sáb Jul 25, 2015 2:11 pm

Minha interface é uma Focusrite Scarlett 2i2.
Nesse caso vale a pena comprar um preamp?
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Sáb Jul 25, 2015 2:15 pm

Dpaulo escreveu:Na verdade,
esse mic a intenção principal é para gravar voz, ocasionalmente para gravar violão.
Pensei até em vender e comprar um mic valvulado.

Fazendo alguns testes percebi que um bom preamp faz muita diferença.

É difícil sugerir algo sem conhecer a realidade de quem vai usar, por isso levantei alguns pontos pra você pensar. Se está firme na decisão de investir em um novo pré, vai fundo! Acho que o Universal Audio 610 SOLO seria uma boa aquisição para o que você quer. Existe versão com 1 e 2 canais. Para voz o ideal mesmo seria um tracking channel, como o Millennia STT-1 ou similar, mas o custo é bem alto para um homestudio.

A Summit tem alguns prés hibridos que são bem legais, com bom preço. Dá uma olhada.


korg escreveu:eu sempre gostei do meu art mpa gold, principalmente depois de ter trocado as válvulas. Dá uma pesquisada em reviews gringos.

Sempre ouvi bons comentários sobre esse pré, mas nunca tive chance de testar. Acho que realmente vale uma olhada do Dpaulo. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por J.Adalberto Sáb Jul 25, 2015 2:17 pm

Eu tive um desse Art, é bom mesmo, um ótimo custo benefício, o passei pra frente pra pegar uma marca mais badalada e me arrependi!

Pretendo comprar outro!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Sáb Jul 25, 2015 3:56 pm

Dpaulo escreveu:Minha interface é uma Focusrite Scarlett 2i2.
Nesse caso vale a pena comprar um preamp?

A 2i2 tem um ótimo som, mas você não tem como pular o preamp interno dela.
Você nunca vai ouvir o som do seu pré externo sozinho, sempre estará passando por 2 prés, o que é conhecido como "pré no pré".

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Sáb Jul 25, 2015 4:31 pm

um mic valvulado valeria mais a pena?
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Sáb Jul 25, 2015 4:58 pm


Qual mic? Não acho que precise ser valvulado, a não ser que tenha algo bem específico em mente. Um AKG C414 seria um bom upgrade para você.

Aqui no estúdio tenho um set bastante grande de microfones, e só um valvulado. Sinceramente, ele está longe de ser o que mais uso.

Sem ter idéia do que você sente falta no seu som e de quanto pretende investir é complicado sugerir algo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Sáb Jul 25, 2015 7:17 pm

algo no máximo até uns 3 mil,
sinto falta mesmo é de um som um pouco mais quente, que pegue mais harmônicos da voz.
li falarem bem do MXL gênesis valvulado. conhece?
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Sáb Jul 25, 2015 9:41 pm

Dpaulo escreveu:
li falarem bem do MXL gênesis valvulado. conhece?

Infelizmente não conheço.

Sei lá... seu C3000 e sua 2i2 são bem decentes. Não sei se mexer neles é o caminho. Como está a acústica de sua sala? Como estão seus monitores? São bons? Estão bem posicionados? Você domina bem o seu software de gravação e sabe como processar o áudio para chegar no resultado que busca?

Eu começaria analisando melhor esses pontos, antes de sair investindo. Com o dólar no valor atual você perde muito poder de compra e corre o risco de trocar seis por meia dúzia...
É claro que um bom mic de voz sempre é bem-vindo, não nego isso, mas o C3000 é realmente bom, é versátil e bem silencioso, e partir pra algo melhor que ele vai te custar um pouco. Também leve em consideração que nenhum mic funciona igual pra todo cantor(a). Sempre é bom experimentar modelos diferentes quando há chance. Talvez você ache algo da Audio Technica, como o AT4050 (não valvulado) ou mesmo da RODE que te sirva.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por korg Dom Jul 26, 2015 10:28 pm

Dpaulo escreveu:Minha interface é uma Focusrite Scarlett 2i2.
Nunca trabalhei diretamente com Focusrite, mas tudo que li até hoje é 10000%. Me parece ser a mini da familia "i", que é boa. Deve ter bom pré já.

J.Adalberto escreveu:Eu tive um desse Art, é bom mesmo, um ótimo custo benefício, o passei pra frente pra pegar uma marca mais badalada e me arrependi!
Pois é, acho muuuuito bacana, e a função plate pra aumentar o headroom muito boa. Ta no meu bazar junto com os ítens do meu falecido homestudio Sad Shocked Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

joabi escreveu:A 2i2 tem um ótimo som, mas você não tem como pular o preamp interno dela.
No manual diz que se vc ligar via plug TRS, basta mudar a chave para nivel de linha. Nesse caso acredito que seja um A/D direto, não?

joabi escreveu:Qual mic? Não acho que precise ser valvulado, a não ser que tenha algo bem específico em mente. Um AKG C414 seria um bom upgrade para você.
+1. Alias, +1 não... +1000 né... seria um baita upgrade rsrsrs

joabi escreveu:Sem ter idéia do que você sente falta no seu som e de quanto pretende investir é complicado sugerir algo.
+2

Dpaulo escreveu:sinto falta mesmo é de um som um pouco mais quente, que pegue mais harmônicos da voz.
Sei não, isso me parece muito relativo... sente falta de mais harmônicos... voz masculina ou feminina? grava várias vozes distintas ou mesmo cantor(a) sempre? vou pela linha do Joabi, mais vale ter um leque de mics distintos e testar para cada voz que for gravar, as vezes até mudar de acordo com o tipo da música, se vocal é mais agressivo ou suave. Um valvulado não é garantia de que vai te dar "o que vc sente falta".
So um adendo: valvulado pra mics, não tem o mesmo "poder" que amps valvulados pra guitarras ok? tem o fator do drive e da compressão das válvulas em guitarras que tem seu objetivo... não apenas adicionando harmônicos. Acho seu uso mais justificável, em outras palavras.

joabi escreveu:seu C3000 e sua 2i2 são bem decentes. Não sei se mexer neles é o caminho. Como está a acústica de sua sala? Como estão seus monitores? São bons? Estão bem posicionados? Você domina bem o seu software de gravação e sabe como processar o áudio para chegar no resultado que busca?
+3
Concordo 10000% com o que o Joabi falou, só comentando também que cabo de qualidade também faz diferença, plugins que usa, resolução da gravação, posicionamento do microfone, etc.

joabi escreveu:Eu começaria analisando melhor esses pontos, antes de sair investindo. Com o dólar no valor atual você perde muito poder de compra e corre o risco de trocar seis por meia dúzia...
+10000. Mas pode aproveitar meus itens na lojinha por preços módicos e a dolar velho :PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

joabi escreveu:Também leve em consideração que nenhum mic funciona igual pra todo cantor(a). Sempre é bom experimentar modelos diferentes quando há chance. Talvez você ache algo da Audio Technica, como o AT4050 (não valvulado) ou mesmo da RODE que te sirva.
+2000
foi o que comentei acima, são tantos fatores quando se usa mic... já tive vários Rodes, são muito bons, mas prefiro o AT4040. Serve pra muuuita coisa.

abs
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Seg Jul 27, 2015 11:12 am

Joabi,
seria para gravar a minha voz mesmo.
Uma dúvida, o AKG C414 funciona bem também para microfonar um amp de guitarra?
No caso seria uma amp de som limpo, na linha de jazz/bossa.
Se esse mic for versátil assim acho que ficaria legal.

Dei um tratamento acústico no meu escritório e estou montando um home nele.
Uso o Logic no macbook pro e uso como monitor de referência um Roland CM-110.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Seg Jul 27, 2015 1:49 pm

Dpaulo escreveu:
Uma dúvida, o AKG C414 funciona bem também para microfonar um amp de guitarra?
No caso seria uma amp de som limpo, na linha de jazz/bossa.

Fica muito bom, aliás é o mic de condensador mais versátil que conheço. Existem muitas opções pra guitarra, e o C414 é um dos clássicos... eu gosto bastante do Telefunken M80, que é dinâmico, ou mesmo do SM57, e frequentemente coloco um C414 pra complementar, mas nem sempre. Tem gente que adora o Sennheiser e609. O Royer de fita também é badalado.

Se for guitarra semi-acústica sugiro colocar um segundo mic no corpo da guitarra, pegando a palhetada. O C414 no amp e um condenser pequeno no corpo matam a pau.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Seg Jul 27, 2015 2:12 pm

Já tive uma semi-acústica mas agora estou com uma tele yamaha assinatura Mike Stern que eu sou apaixonado, e o meu amp é um Rivera Jazz Suprema 1x12
Em suma, tiro um som que sempre sonhei com esse equipamento.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Seg Jul 27, 2015 2:34 pm


^ Uma coisa super importante em captação de guitarra é o posicionamento do mic. Faz toda a diferença. Existem algumas técnicas mais complicadas pra descobrir os pontos bons pro mic, mas dá pra ir testando de ouvido mesmo. Se tiver alguém pra tocar enquanto você muda o mic fica mais fácil.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Seg Jul 27, 2015 2:41 pm

Joabi, aqueles símbolos no mic AKG C414 são as formas de captura do som não é isso?
Desculpe a ignorância, mas qual eu usaria para voz, instrumentos acústicos, captação de amp, etc etc etc.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Seg Jul 27, 2015 2:54 pm


Sim, e é o que torna o C414 tão versátil. Ele tem quatro padrões polares (cardióide, hipercardióde, figura oito e omni), dois níveis de atenuação (-10dB e -20dB) e dois filtros (75 Hz e 150 Hz).

Não existe regra, mas cada padrão polar dá um som diferente. Com o tempo você vai conhecendo o que fica melhor em cada caso, depois de experimentar bastante e conhecer tecnicamente o que significam. O mic tem 2 cápsulas, uma frontal e outra traseira, e a combinação de ambas é que geram esses padrões diferentes.

A atenuação você usa para instrumentos com maior volume e os filtros para instrumentos mais agudos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por korg Seg Jul 27, 2015 2:57 pm

isso é o padrão polar... tem cardióide, super cardióide, omni direcional etc. O uso depende do que / como vai usar. Isso ai demanda um tempinho de estudo pra entender o conceito de cada um e a melhor aplicabilidade.
Só pra dar uma idéia geral, bem grosseira, vc pode usar o omni pra captar todo um som ambiente (ele capta som 360 graus) por exemplo enquanto o cardióde mais pra frente do mic. Super cardioide idem porem mais fechado que o cardioide, tipo se vc se deslocar um pouco da frente do mic ja perde em captação do som, por ai vai....
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Seg Jul 27, 2015 3:02 pm


Ah, só pra esclarecer, coloquei a configuração dos 414 antigos, que são os que tenho. O modelo novo é o C414 XLS, que tem ainda mais opções do que eu descrevi. A outra versão (XLII) não acho tão interessante.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Dpaulo Qua Jul 29, 2015 9:02 am

Pessoal, aproveitando a experiência de vocês. Alguma boa dica de um controlador de pelo menos 5 oitavas, até dois mil reais e que seja compatível com o Yosemite do macbook pro?
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1871
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Edu Qua Ago 05, 2015 10:40 am

tenho Focusrite e não considero o melhor som. Tenho porque considero a mais confiável e todos os elogios que vejo dessa marca são nesse sentido, pois custam o mesmo que marcas como Presonus, M-Audio, Tascam, mas essas vivem dando defeito e não existe conserto. Interface barata, >$300, (caríssima pros brasileiros, é claro), de entrada, é assim mesmo, estragou compra outra.
Focusrite não. Tanto faz se for nova ou usada. É bem construída, tem componentes mais bem selecionados. Os drives estão sempre atualizados no site, mas de novo, não considero o melhor som, também está longe de ser o pior.

Dito isto, nesse patamar de entrada (não me refiro a Apogee, Aurora, UA, etc), o pré da Focusrite tem a "quentura" próxima à Presonus, que é bem quente, então no pré da interface não irá faltar um som quente, pelo contrário.
Antes de incluir mais um Pré na cadeia do sinal eu aconselharia a trocar o MIC, pois a diferença é maior entre um MIC e outro MIC do que entre um Pré e outro Pré.
Se não quiser trocar o MIC e quiser buscar a interface mais quente de todas entre as baratas, recomendo Presonus (que não vai tão além da Focusrite em som), mas se prepare pra gastar uma grana alta (tanto no Brasil quanto importando, que é pior ainda, risco de extravio, frete, IOF, 60% de imposto e ICMS) e ter problemas sem solução após a compra. Além disso o excesso de frequências altas do Pré deles meio que desequilibra as frequências baixas. É um som bastante aberto.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Tucone Sáb maio 06, 2017 1:13 pm

Ressuscitando o tópico, estou estudando o pré ART PRO MPA II, que parece ser similar a esse GOLD citado pelo Korg, não sei se é uma versão "atualizada" ou algo parecido. Seria uma coisa pra mais pra frente, mas alguém mais testou isso? Achei interessante o esquema pra captura de estéreo M/S que ele tem, pra gravar over de batera deve ser o bicho.

Link do bichinho: http://artproaudio.com/mic_preamps/product/pro_mpa-ii/

Vídeo Review: https://www.youtube.com/watch?v=tgynRuITZQs
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por joabi Sáb maio 06, 2017 3:45 pm


Não tenho experiência com esse modelo, mas muita gente gosta de ART. É um investimento seguro.

Sobre o M/S stereo, é bom lembrar que é perfeitamente posível fazer a decodificação diretamente no software de gravação (ou numa mesa), sem complicações. Imprescindível mesmo é ter um microfone com padrão polar Figura 8 e outro cardióide, o que nem todo mundo tem. Não sou muito fã de M/S para over, mas uso bastante em outras situações.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Tucone Sáb maio 06, 2017 3:58 pm

Ah sim, com certeza. Os microfones é o mínimo Very Happy
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Preamp valvulado mic Empty Re: Preamp valvulado mic

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos