Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

+3
Bruno Vieira
allexcosta
fcostabr
7 participantes

Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por fcostabr Sex Jul 17, 2015 11:28 am

Bom dia pessoal,

Antes de iniciar no contrabaixo, li bastante os topicos daquie e talz. Vi que a posição correga do polegar da mão esquerda deveria ser entre os dedos 2 e 3 e baseado nisso me acostumei assim. O problema é que com a pratica diaria e quando vc vai se aventurando pelo braço do contrabaixo, acredito que essa posição não está ficando bem ergonomica e estou sentindo muitas dores no polegar, tirei umas fotos aqui no trabalho pra demonstrar mais ou menos o que acontece.

Nas casas de 1 a 4 está ate confortavel, a mão fica mais ou menos como na figura abaixo:

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc IMG_20150717_105744_zpsxkxrdau6

Quando vai indo no braço pra mais perto do corpo do baixo, a mão vai seguindo como nas imagens abaixo:

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc IMG_20150717_105817_zpsasgkzz76

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc IMG_20150717_110042_zpsne3zzdo2

Vendo alguns videos no youtube e ate as lições do scott Devine, ele fala sobre ergonomia e que o correto eh deixar a mão do modo mais natural possivel, mais ou menos como nessa imagem:

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc IMG_20150717_105755_zpscugvlazy

O caso dessa ultima imagem é que a palma da mão fica tocando na parte de baixo do braço principalmente quando vai usar o mindinho na Mizona, ja li em algum lugar que tb não é correto deixar a palma encostar etc

Como corrigir isso ? Ja estou tentando tocar sem usar o polegar atras do braço pra tentar não exercer pressão com o polegar, mas o dedão teima em ficar na posição da terceira imagem quando  vou tocar a partir da 7 casa Sad


Última edição por fcostabr em Sex Jul 17, 2015 11:38 am, editado 1 vez(es)

fcostabr
Membro

Mensagens : 3
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2015 11:34 am

fcostabr escreveu:Como corrigir isso?

fcostabr escreveu:Vendo alguns videos no youtube e ate as lições do scott Devine, ele fala sobre ergonomia e que o correto eh deixar a mão do modo mais natural possivel

Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por fcostabr Sex Jul 17, 2015 11:43 am

Opa Allex, kkkkkkk pareceu que ja tenho a solução mas é o seguinte.

O natural pra mim ta sendo a forma que estou tocando, não sei se é porque acostumei saca, quando eu tento mudar a posição do polegar, parece que to tocando forçando entende.

Mas veja nas imagens, não parece natural a forma que o polegar esta ficando a partir da 7 casa, inclusive o polegar esta virando, alem da dor é claro.

fcostabr
Membro

Mensagens : 3
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por Bruno Vieira Sex Jul 17, 2015 12:19 pm

Não me parece natural a forma que vc demonstra a a partir da segunda foto. Eu uso o polegar mais ou menos da maneira que vc mostra na primeira foto, mas não exatamente entre os dedos 2 e 3, isso varia dependendo do que eu estou tocando...
E eu poderia dizer que esse polegar meio de lado no braço pode ter influências na sua dor, mas tem outras coisas que podem estar influenciando, como altura da correia (você pode estar dobrando muito a mão se ela estiver muito baixa), força excessiva exercida pelo polegar no braço e pode até ser natural do processo de aprendizado ( embora essa só seja uma opção a se considerar depois de constatar que a a posição da sua mão está correta)...
Bruno Vieira
Bruno Vieira
Membro

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Jul 17, 2015 12:34 pm

Uma forma de estudar que pode te ajudar a não fazer força com o polegar é não utilizá-lo. Experimenta fazer exercícios sem encostar o polegar no braço do contrabaixo.

Assim você vai conseguir chegar na posição natural que que o Scott menciona e, por consequência, vai ganhar agilidade ao "andar" pelo braço...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Jul 17, 2015 12:38 pm

Engraçado. Sempre usei o polegar entre os dedos um e dois.
Se tento colocar em outro lugar, fica desconfortável.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por allexcosta Sex Jul 17, 2015 12:38 pm

Dentro do assunto:

Afaste um pouco o cotovelo esquerdo do corpo e entenda melhor as posições recomendadas. E sim, encostar a palma no braço é errado, mas é bastante comum, assim como na mão direita ancorar o polegar é considerado errado e muita gente faz.

Não há regras, na verdade. Toque de maneira que exista pouca tensão muscular e que permita tirar um bom som do instrumento. Adapte o que você escuta como certo ao seu corpo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jul 17, 2015 12:45 pm

Não necessariamente o polegar deve ficar onde você citou pra minha experiência a ultima foto esta mais natural que o resto e varia um pouco conforme tamanho da mão, comprimento dos dedos e mais alguns fatores.
Observe a posição da sua mão quando ela esta relaxada o polegar nunca fica como nas fotos...
A tensão exercida pelo polegar deve ser minima e quase inexistente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por fcostabr Sex Jul 17, 2015 1:21 pm

Pow, vlw galera.

Eu ja tava começando a treinar sem encostar o polegar, vou me esforçar mais, é aquela coisa, dessa maneira não consigo tocar o que eu ja tocava kkkk mas não adianta insistir e pegar uma lesao mais tarde neh.

Reacostumar...

Abraços.

fcostabr
Membro

Mensagens : 3
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por GuilhermePastorius Sáb Ago 01, 2015 1:35 pm

Certeza que o Scott ensinou o jeito 4? Pelo que lembro ele ensina do jeito 1 (conforme as fotos do topico)
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc Empty Re: Posição do polegar da mão esquerda, desviciar, certo, errado etc

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos