Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciando...

+3
pluís
afonsodecampos
Bittersweet
7 participantes

Ir para baixo

Iniciando... Empty Iniciando...

Mensagem por Bittersweet Sáb Ago 30, 2014 9:35 pm

Olá pessoal,

Tudo bem com vcs?

Meu nome é Cristina (Cris). Faço parte do fórum já há alguns anos, mas nunca participei com frequência pois qdo adquiri o instrumento logo tive q adiar os estudos por motivos de força maior. Sempre gostei muito de baixo e pensava q logo q possível iria começar a praticar novamente.

Já passeei por alguns instrumentos e há muitos anos estacionei na guitarra. Atualmente toco em duas bandas mas, numa delas, uma vez ao mês vou tocar baixo, porém, como sou iniciante do zero mesmo, preciso começar de algum lugar né?

Meu equipamento é: SX SJB 75 TOR e Ampli Meteoro FWB-20.

Iniciando... Baixo

Iniciando... Ampli

Eu estudei música muitos anos com professor (onde moro tem Conservatório de Música - muito bom por sinal), mas fiz aulas de outros instrumentos. Cheguei a fazer aula de guitarra, mas logo parei. Eu não leio partitura na guitarra, toco praticamente de ouvido e por cifras, tablaturas, mas não gostaria de fazer o mesmo com o baixo, já q apesar de agora não poder pagar um professor (mas assim q possível quero ter aulas com um), tenho acesso a informação de forma muito maior que no passado.

Bom, a ajuda q gostaria é em saber se estou no caminho certo.

Um grande amigo e um professor com quem tive a oportunidade de pedir umas dicas, me indicaram métodos para iniciantes q achei muito legais e estou começando por eles:

Baixo Elétrico Composite - Método de Dan Dean (3 volumes)
Método de Contrabaixo - Fundamentos - Ronaldo Lobo (Coleção Toque de Mestre)

Esses dois métodos, como partem do zero, estou lendo simultaneamente, um complementando o outro, digamos assim. Tô tentando não criar vícios, postura e posição erradas, como tenho um pouco com a guitarra. Acho q se fizer isso no começo será mais fácil, pq com a guitarra já não consigo mais tirar meus vícios. O q estou gostando mais é q nesses métodos há a partitura e a tablatura juntos, o q me faz entender melhor q notas estou tocando no braço.

Li pelo fórum muitas pessoas elogiando o livro "Contrabaixo para Leigos". Seria interessante eu adquirir esse livro para complementar o material que já tenho?

Uma outra dúvida, se for possível comentá-la nesse tópico. Já faz mais de um ano q tenho o instrumento e nunca troquei cordas, nem mandei regular, nem nada. O instrumento estava guardado sem uso. Agora que comecei a pegar, me senti confortável com o calibre de cordas que está nele. Minha pergunta é: alguém q conheça ou tenha o instrumento do mesmo modelo e marca sabe se o calibre das cordas que veio nele é 0.40 ou 0.45? Quero manter o mesmo.

Dois adendos: 1) caramba, como cordas de baixo são caras! kkkkk E eu achando q gastava muito com guitarra! 2) Como é difícil tocar baixo e cantar ao mesmo tempo!!rs

Desde já agradeço a atenção.
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por afonsodecampos Dom Ago 31, 2014 9:12 am

Olá Bittersweet, seja bem vinda ao fórum!

Sobre suas perguntas:

Métodos - Seria legal você refazer a pergunta no tópico do Zadá que é professor e também responsável por um tópico específico sobre o assunto aqui no Fórum, com certeza ele pode ajudar. Só posso adiantar por experiência própria que as vezes muito material disponível serve mais pra atrapalhar. segue o link:

https://www.contrabaixobr.com/t28887-linguagem-musical-e-teoria-com-fernando-zada

Baixo - Você tem um baixo que é queridinho aqui no fórum e com certeza vale o que você gastou nele. Se você tá gostando do instrumento, se parece confortável e soa bem do jeito que está, ótimo. Com regulagem e cordas novas pode melhorar mais ainda, mas você pode deixar pra mais tarde.  O calibre que vem no SX JB é 0.40.

Mais informações sobre o SX você pode tirar no Clube, olha o link:

https://www.contrabaixobr.com/t22879p500-clube-sx-topico-oficial-parte-iii
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Bittersweet Dom Ago 31, 2014 1:44 pm

Valeu, Afonso, já postei lá
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por pluís Dom Ago 31, 2014 2:24 pm

Bittersweet escreveu:Olá pessoal,



Eu estudei música muitos anos com professor (onde moro tem Conservatório de Música - muito bom por sinal), mas fiz aulas de outros instrumentos. Cheguei a fazer aula de guitarra, mas logo parei. Eu não leio partitura na guitarra, toco praticamente de ouvido e por cifras, tablaturas, mas não gostaria de fazer o mesmo com o baixo, já q apesar de agora não poder pagar um professor (mas assim q possível quero ter aulas com um), tenho acesso a informação de forma muito maior que no passado.

Bom, a ajuda q gostaria é em saber se estou no caminho certo.

Um grande amigo e um professor com quem tive a oportunidade de pedir umas dicas(Sergio Melazzo?), me indicaram métodos para iniciantes q achei muito legais e estou começando por eles:

Baixo Elétrico Composite - Método de Dan Dean (3 volumes)
Método de Contrabaixo - Fundamentos - Ronaldo Lobo (Coleção Toque de Mestre)

Esses dois métodos, como partem do zero, estou lendo simultaneamente, um complementando o outro, digamos assim.

Sugiro a você também conhecer o método do Sergio, "Digitações para o Baixo Elétrico". Pode ser de grande valia!

Li pelo fórum muitas pessoas elogiando o livro "Contrabaixo para Leigos". Seria interessante eu adquirir esse livro para complementar o material que já tenho?

Só uma ressalva: Não sei como é sua rotina de estudo. Mas em vários casos,o mais interessante é não estudar muitos métodos simultaneamente. As vezes,muita informação pode atrapalhar o andamento do teu estudo.
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Bittersweet Dom Ago 31, 2014 2:44 pm

Valeu Luís.
Agora vou te contar um segredo rs
O Sérgio é um cara muito gente boa. Ele vai de vez em qdo num dos eventos da Igreja q eu toco. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente no Conservatório de Música, o qual estudei por muitos anos. Mais tarde fui saber que sou amiga da esposa dele.
Ele é um cara extremamente talentoso, humilde, super simples e excelente professor.
O professor que me deu as dicas foi o Marcus Melazzo, que também dá aula lá. Foi até engraçado.. eu cheguei na sala dele um dia, qdo ele tava sem aluno, na maior cara de pau, me apresentei e falei q tinha muita vontade de aprender a tocar e se ele poderia me dar umas dicas, até eu conseguir uma vaga lá no Conservatório pra baixo (eu tava estudando guitarra na época). Ele me deixou assistir um fim de aula com um dos alunos dias depois e me falou sobre o método do Dan Dean.
Super gente boa ele tb. Smile
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por pluís Seg Set 01, 2014 10:17 am

/\

hahah

Que bacana!

Tive a oportunidade (muito curta) de estudar com o Sergio. Grande cara,grande músico,pessoa boníssima. Suas aulas são excelentes! Infelizmente (pela logística),tive que parar de estudar com ele.

Mas que bacana tua experiência. Tomara que alcance grandes objetivos e estudos.

E esse material do Dan Dean,assim como para muitos,a mim foi útil demais também! up
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por B3ck1m2n Seg Set 01, 2014 11:32 am

Seja bem vinda Bittersweet! Bom ver as mulheres participando aqui das discussões do fórum também! Até pra quebrar um pouco esse lado da competitividade de equipamentos, que é uma coisa bem masculina, e passarmos a ver a coisa mais pela essência do instrumento que é realmente a parte técnica. Abraço e qualquer coisa tamos aí! up
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Kobeh Seg Set 01, 2014 12:07 pm

Lindo esse seu SX... Mais uma pessoa q compra um SX graças ao fórum...rs... Fiz a mesma coisa há uns dois anos atrás aproximadamente e até hoje sou grato a orientação da galera daqui...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Boss2K Seg Set 01, 2014 12:12 pm

marciobs escreveu:(...) Até pra quebrar um pouco esse lado da competitividade de equipamentos, que é uma coisa bem masculina
Permita-me discordar um pouco ... esse lado da competitividade, de um modo geral, tem sua origem na natureza humana ... e não nessa visão "maniqueísta", de um tal universo masculino e outro feminino. E, por favor, sem considerar vários aspectos filosóficos e religiosos ...

marciobs escreveu:(..) passarmos a ver a coisa mais pela essência do instrumento que é realmente a parte técnica
Discordando, de novo (mode chato on) Very Happy , a essência é a música. O que faz todo o sentido, faz tudo valer a pena, é fazer música. O instrumento, a técnica, são só os meios para você se expressar musicalmente. A técnica jamais pode ser a essência ... (mode chato off)

up

Seja bem-vinda Bittersweet!

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por B3ck1m2n Seg Set 01, 2014 3:09 pm

Boss2K escreveu:Permita-me discordar um pouco ... esse lado da competitividade, de um modo geral, tem sua origem na natureza humana ... e não nessa visão "maniqueísta", de um tal universo masculino e outro feminino. E, por favor, sem considerar vários aspectos filosóficos e religiosos ...

Concordo com você, mas do ponto de vista filosófico! Do ponto de vista psicológico, existem sim caracteristicas que são ligadas ao universo masculino ou feminino. No caso aqui, a competição é tida como um elemento do universo masculino, embora possa ser exercida tanto pelo homem quando pela mulher. É uma característica que é exercida e desenvolvida mais facilmente pelo homem pelo simples fato de pertencer ao seu universo comum. Entretanto, assim como acontece com a afetividade, que se desenvolve mais facilmente na mulher por pertencer ao universo feminino e é desenvolvida secundariamente pelo homem, o mesmo acontece com a competitividade e a mulher.

Boss2K escreveu:Discordando, de novo (mode chato on) Very Happy , a essência é a música. O que faz todo o sentido, faz tudo valer a pena, é fazer música. O instrumento, a técnica, são só os meios para você se expressar musicalmente. A técnica jamais pode ser a essência ... (mode chato off)

up

Seja bem-vinda Bittersweet!

Nesse caso eu me expressei mal! O que quis dizer com "técnica" foi simplesmente o "tocar o instrumento" e não o método padronizado, organizado e difundido por meio do ensino (ex.: slap, acorde, escalas, etc.)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Gabriel.exe Seg Set 01, 2014 7:21 pm

Esse seu sx é igual ao meu.Excelente instrumento.
Boa sorte nos estudos.
Gabriel.exe
Gabriel.exe
Membro

Mensagens : 68
Localização : Volta Redonda -RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Bittersweet Seg Set 01, 2014 7:59 pm

Eu sou fissurada por equipamentos rs Eu fiquei cerca de três anos pesquisando e juntando a grana né, pra comprar tudo o q tenho pra minha guitarra, inclusive a própria. A minha última aquisição será um ampli novo, pq o meu já não tá dando conta do recado...rs
Agora devo passar mais um bom tempo tb no mesmo esquema até fechar um set legal pro baixo.
Esse SX foi um negócio q fiz numa das minhas ex guitarras. Eu não participava aqui assiduamente, mas nessa época eu dei uma boa lida pelo fórum pra saber o q o pessoal indicava. Antes desse baixo eu tive um Condor BX-12, q praticamente não usei tb.
Se Deus quiser, agora a coisa vai pra frente rs
Bittersweet
Bittersweet
Membro

Mensagens : 77
Localização : Uberlândia

http://soundcloud.com/littlebittersweet

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando... Empty Re: Iniciando...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos