Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida acerca de modo de aprendizado.

+10
Tucone
jiroumaru
NETOULTRA
RFFanBR
Nord
Thales_Sr
jgs
Victor
malka_aff
Utter Chaos
14 participantes

Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Utter Chaos Qua Jun 15, 2011 5:07 pm

Olá pessoal.

Antes de tudo, um pequeno resumo: tenho 19 anos e sou basicamente 100% iniciante. Tive um pouco de contato com um violão mais novo, e gostaria de aprender a tocar o contrabaixo elétrico. E sou canhoto.

Minha dúvida inicial é sobre como eu deveria tentar tocar. Eu sou ligeiramente acostumado a tocar como canhoto, mas instrumentos adaptados são meio que difíceis de se achar. Será que compensa o "risco" de tentar aprender a tocar como destro, ou até mesmo como canhoto, só que usando um instrumento para destros? E quais seriam as dicas ou recomendações para cada um dos casos?

Existe algum material bom para ajudar quem não tem muito tempo para aulas e mesmo assim busca aprender o instrumento?

(Como estou começando, qualquer sugestão acerca de equipamentos é bem-vinda, pois ainda estou fazendo uma pesquisa de preços e tudo o mais nas lojas)

Obrigado!

Utter Chaos
Membro

Mensagens : 1
Localização : DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por malka_aff Qua Jun 15, 2011 5:08 pm

cara, se tu tá disposto, aprenda a tocar como destro, sua vida vai ser bem mais fácil quando for comprar equipos!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Victor Sáb Jul 23, 2011 1:23 am

bem, hoje em dia existe otimos instrumentos para canhoto...
as vezes há dificuldades de encontra-los em algumas cidades que não tem uma grande movimentação comercial na area de música ...

bem é o seguinte, isso é uma escolha muito pessoal se vc quer aprender como canhoto, não ha problema... mas é claro que vc tem que esta ciente que as dificuldades começam por achar o instrumento, um professor capacitado a ensinar metodos especificos para canhotos entre outros. tenho dois amigos que são canhotos e aprenderam a tocar violão como destros, claro que a dificuldade no começo é bem grande mas eles tiveram paciencia e hoje tocam muito bem. nesse caso um bom ex. é sergio groove que é canhoto

https://www.youtube.com/watch?v=7Ryy5Z3_ku8 da uma olhada study

a respeito das sugestoes de intrumentos depende do preço que vc pode pagar...
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por jgs Sáb Jul 23, 2011 1:25 am

eu sou canhoto, e a minha mão direita é extremamente lenta pra dar as notas. a minha mão esquerda faz isso bem melhor. como a direita é mais bobinha, deixo ela fazer o pizzicato. então sou canhoto que toca como destro mesmo.

e realmente, achar instrumento pra canhoto é mais difícil...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jul 23, 2011 8:42 am

Bom, eu sou destro pra tudo (escrever, instrumentos, e futebol). Meu irmão é canhoto na escrita, e destro no futebol.

Certo dia eu comprei um violão para aprender a tocar, e meu irmão de vez em quando olhava eu tocar e tentava fazer igual. Depois de um ano, ele estava tocando melhor que muito colega meu que começou junto comigo.

Com isso, acho que dá pra um canhoto aprender a tocar como destro, só é praticar. Afinal de contas, no começo ele não sabe tocar de nenhum jeito mesmo...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Nord Seg Jul 25, 2011 8:45 pm

Olá Utter Chaos,
Seguindo a mesma linha de exemplo do Sérgio Groove, tem o guitarrista Kiko Loureiro (Angra) que também é canhoto. Até onde sei, ele toca todos os instrumentos da banda com a mesma habilidade que toca guitarra. No começo o aprendizado é difícil, mas isso tanto para canhoto quanto para destro!
Se você consegue escrever/desenhar/escovar os dentes/socar alguém muito bem com a mão esquerda, então vai aprender muito bem a tocar contrabaixo com a mão direita no pizzicato e a esquerda tocando as cordas.
Vai fundo e aprende do jeito mais comum que, como disseram aqui, é menos complicação no futuro.
P.S.: Pesquisa aulas e método de aprendizado em tópicos anteriores, tem muita coisa boa por lá.
Boa sorte^^
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por RFFanBR Seg Jul 25, 2011 9:09 pm

Aprende a tocar como destro sim.

Depois de um ano tocando, como destra mesmo que sempre fui, estou me tornando ambidestra. Minha mão esquerda era tapada pra mais de metro, hoje até desenhos simples saem.

Mas é questão de teimar muito em cima. Foram mais de 6 meses só pra fazer a mão esquerda entender o que tinha que fazer no baixo. Agora vão mais uns 2 anos pra fazer os neurônios entenderem o que é pra fazer, hahaha.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por NETOULTRA Seg Jul 25, 2011 9:13 pm

Sou canhoto, mas graças a Deus nunca tive dificuldade de tocar como destro...

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por jiroumaru Seg Jul 25, 2011 9:18 pm

Também sou canhoto, e toco como destro. Sinto falta de velocidade no pizzicato, mas tirando isso dá pro gasto.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Thales_Sr Seg Jul 25, 2011 9:21 pm

jiroumaru escreveu:Também sou canhoto, e toco como destro. Sinto falta de velocidade no pizzicato, mas tirando isso dá pro gasto.
Bom, eu sou destro, toco como destro, e também falta velocidade no pizzicato... Razz

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Tucone Seg Jul 25, 2011 11:12 pm

Um amigo meu guitarrista canhoto toca como destro e muito bem. Inclusive ele diz que ele que toca certo e os destros tocam como canhoto Very Happy acho que se tá começando começa como destro mesmo, num deve ter dificuldade, já que no final das contas você acaba usando as duas mãos pra tocar.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por allexcosta Seg Jul 25, 2011 11:15 pm

Tanto faz, mas como destro vai ter mais baixo pra você testar e vai poder dar canja no show dos amigos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Canhoto Iniciando com contrabaixo destro

Mensagem por Robenildo Ter Jan 15, 2013 6:06 pm

Bom, sou mais um novato no grupo e desde de já agradeço as dicas postas aos canhotos. Sou pré iniciante e comprei um contrabaixo Ibanez 4 cordas destro para aprender (Dica de um amigo guitarrista, pois como não sei tocar baixo e nunca tive experiência com o mesmo, o melhor será aprender o normal). Estou para receber um Amplificador para Contrabaixo com 20w Rms - Onerr Block 20 Bass para iniciar minhas aulas. Alguém gostaria de fazer algum comentário, dica, sugestão sobre os equipamentos, tipo estou começando bem, ou ter dificuldade, qualquer dica e sugestão será bem vinda. Obrigado a todos. Very Happy

Robenildo
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por rmarigo Qui Jan 17, 2013 12:31 pm

Está sim, ótimo equipamento para início, so uma dica importante que o tempo me ensinou, em questão dos cabos o barato sai caro, procure comprar um cabo de boa qualidade, recomento o Tecniforte da linha Live, custa em média de R$ 70,00 um de 5 metros e é cabo pro resto da vida !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por subgrave Qui Jan 17, 2013 1:12 pm

Se preocupe mais com estudo e menos com equipamento.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida acerca de modo de aprendizado. Empty Re: Dúvida acerca de modo de aprendizado.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos