Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captador para um JB 78'

+6
gpraxedes
Boss2K
joabi
bassfuria
Christian
chrisbass
10 participantes

Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Captador para um JB 78'

Mensagem por chrisbass Qui Ago 21, 2014 7:21 am

Fala galera,

há alguns anos peguei numa troca um Fender JB 78'. Ele é um instrumento muito bacana, porém tem duas coisas nele que me incomodam: o peso (super pesado) e o excesso de agudos. O primeiro não dá para mudar, mas o segundo é o que eu venho pedir a opinião de vocês.

Os captadores não são originais e, de acordo com o luthier que regulou ele antes de eu pegá-lo no rolo (que é um cara super bem conceituado), os caps são Seymour Duncan e parecem antigos - mas ele não tem idéia de quando são.

Minha dúvida é se trocando esses caps e colocando um par de Custom 60s ou Antiquity II (ou afins) esse excesso de agudos pode ser atenuado.

Oque vocês acham?

Grande abraço a todos,

Chris
chrisbass
chrisbass
Membro

Mensagens : 76
Localização : são paulo

http://www.myspace.com/discotiki

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Christian Qui Ago 21, 2014 8:08 am

Tu podia conversar com o Jazzigo ele tem muitos captadores anunciados e se não me engano alguns com a vibe mais vintage.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3780
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por bassfuria Qui Ago 21, 2014 8:17 am

chrisbass escreveu:Fala galera,

há alguns anos peguei numa troca um Fender JB 78'.

Minha dúvida é se trocando esses caps e colocando um par de Custom 60s ou Antiquity II (ou afins) esse excesso de agudos pode ser atenuado.

Chris

Nenhum do dois...

Você tem que comprar captadores específicos pro "Neck Radius" desse instrumento, ou seja, 7,25'...

Já testei os Fender Custom Shop num baixo com neck radius de 7,25 e os resultados foram péssimos... Eu aconselho "Nordstrand NJ 4 - '70 wind ("7,25 R) ou de marca similar como a Lindy Fralin, nesse caso seria melhor ligar e encomendar os captadores, mas adequados para Neck Radius '7,25...

Os Nord's são monstros...!!! Tem um som super "Gordo" e ao mesmo tempo definido, pode ir sem medo...

A não se que você você use captadores onde os polos não sejam aparentes, como por exemplo os EMG's...

Segue o Link...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por chrisbass Qui Ago 21, 2014 11:06 am

Oi Bassfuria,

eu não sabia que os caps tinham que estar alinhados com o neck radius. Esse modelo da Nord só é vendido sob encomenda?

Faltou o link que você disse que ia passar.

Valeu,

Chris
chrisbass
chrisbass
Membro

Mensagens : 76
Localização : são paulo

http://www.myspace.com/discotiki

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por joabi Qui Ago 21, 2014 11:17 am


Concordo com o bassfuria, o raio da escala é importante nesse caso. Talvez o Samuel te atenda.
Se não for ele, eu iria de Fralin, Nord ou Aero.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Boss2K Qui Ago 21, 2014 11:19 am

chrisbass escreveu:Faltou o link que você disse que ia passar.
Passe o mouse sobre a palavra Link ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por bassfuria Qui Ago 21, 2014 11:25 am

chrisbass escreveu:Oi Bassfuria,

eu não sabia que os caps tinham que estar alinhados com o neck radius. Esse modelo da Nord só é vendido sob encomenda?

Faltou o link que você disse que ia passar.

Valeu,

Chris

Os Nord's você acha em lojas especializadas (Link), outras marcas eu desconheço...

Boss2K escreveu:
chrisbass escreveu:Faltou o link que você disse que ia passar.
Passe o mouse sobre a palavra Link ...

Very Happy
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por gpraxedes Qui Ago 21, 2014 11:42 am

gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Boss2K Qui Ago 21, 2014 11:44 am

chrisbass escreveu:(...) Oque vocês acham?

http://www.fender.com/support/articles/bass-guitar-setup-guide/

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por chrisbass Qui Ago 21, 2014 12:02 pm

Valeu pelas dicas. Vou procurar os Nords!

Abrax
chrisbass
chrisbass
Membro

Mensagens : 76
Localização : são paulo

http://www.myspace.com/discotiki

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por CG Qui Ago 21, 2014 12:59 pm

bassfuria escreveu:

Você tem que comprar captadores específicos pro "Neck Radius" desse instrumento, ou seja, 7,25'...

Sério? O meu baixo tem raio 7.25 e usa captadores comuns... Vi alguns fenders 7.25 com custom shop e não vi diferença.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por joabi Qui Ago 21, 2014 1:13 pm


CG, o cara da Aero foi bem cuidadoso (e preocupado) quanto ao raio do meu JJ e o pessoal da Nordstrand fez a mesma recomendação numa consulta que fiz. Depois disso passei a dar maior valor a esse detalhe... acho que para os raios extremos como esse é válido ter o cuidado.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por CG Qui Ago 21, 2014 1:16 pm

A diferença do raio mais comum 0 9.5 para o 7.25 não é tão radical assim. Acho isso preciosismo, mas posso estar errado.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por joabi Qui Ago 21, 2014 1:32 pm


No meu Marcus Miller (do estúdio) os caps não seguem o raio do braço (7.25) e sinto as cordas do centro levemente mais fracas que as extremidades. Mas, sinceramente, não sei se é devido ao raio... talvez contribua um pouco. Acho que depende do captador, do setup e do músico... mas, de qualquer forma, é legal ficar atento. up



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por DUDUBASS Qui Ago 21, 2014 1:35 pm

Os Dimarzio DP123 dão uma regulagem de altura dos polos dos captadores e um reforço considerável nos graves, mas vai mexer no timbre Fender anos 70, mas considero uma opção de excelente custo x benefício.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por chrisbass Qui Ago 21, 2014 1:53 pm

Galera, tava relendo as respostas e tem uma pergunta que eu fiz inicialmente que acho que ainda não foi respondida (ou discutida) - ou sou eu que não entendi algum detalhe, rs.

Vocês acham que o excesso de agudos pode ser devido ao captador mesmo? Mudar de captação seria uma solução ou não? Quando eu perguntei pro Marcelo da Bass Center ele me disse que achava que mudar a captação não mudaria isso, que era uma característica dele mesmo.

O que vocês acham?

Abraço,

Chris
chrisbass
chrisbass
Membro

Mensagens : 76
Localização : são paulo

http://www.myspace.com/discotiki

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por CG Qui Ago 21, 2014 1:57 pm

Os excessos de agudos tem mais a ver com a posição do captador do que com a qualidade do mesmo. Nos jb 75 o captador é mais próximo da ponte.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Boss2K Qui Ago 21, 2014 2:08 pm

Chris, você olhou o link que eu passei?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por chrisbass Qui Ago 21, 2014 2:20 pm

Boss2K escreveu:Chris, você olhou o link que eu passei?

Oi Boss, olhei sim, mas para ser sincero não encontrei a resposta para essa pergunta. Em que tópico da página ela estaria?

Abraço
chrisbass
chrisbass
Membro

Mensagens : 76
Localização : são paulo

http://www.myspace.com/discotiki

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por bassfuria Qui Ago 21, 2014 2:27 pm

CG escreveu:
bassfuria escreveu:

Você tem que comprar captadores específicos pro "Neck Radius" desse instrumento, ou seja, 7,25'...

Sério? O meu baixo tem raio 7.25 e usa captadores comuns... Vi alguns fenders 7.25 com custom shop e não vi diferença.

Bom... Ele pediu uma opinião, e a minha é essa... Depois de muita pesquisa, troca de e-mails com o Corey (Nordstrand) e um tal de Smith da Lindy Fralin, e pasmem até com John East, a opinião deles foi unânime em relação a captadores expecíficos para "MAIOR PERFORMANCE" em determinados instrumentos...

Tudo começou depois de uma longa e cansativa troca de captadores do meu Fender Jazz Bass Marcus Miller...

Primeiro levei o baixo para o Colela que fez um trabalho primoroso na troca e blindagem dos captadores Fender Custom Shop, trocados pelos Stock do baixo... Depois de feita a instalação notamos que o baixo estava soando tão bem quanto deveria, ficou a pluga atrás da orelha...

Cheguei em casa e depois de uma semana voltei com os captadores Stock e o baixo voltou a soar bem, mas não estava satisfeito com o som, considero o Fender Jazz Bass Marcus Miller um baixo excelente que vale cada centavo do upgrade nos captadores e pré, que na época tinha colocado um Bartolini de 3 bandas...

Troquei os captadores Stock por um par de EMG que estavam no Condor Celso Pixinga 001, o som melhorou muito... Depois por falta de conhecimento comprei um par de Nordstrand NJ4 comum, o som melhorou mais ainda, mas quando passava pro captador da ponte virava uma lástima de novo, enfim comecei a troca de e-mails com esses caras citados á cima e comprei os Nordstrand's específicos pro Raio do instrumento, a melhora foi monstruosa...!!! Timbre gordo, gostoso de ouvir...!!! Definido, a melhoria maior foi em relação ao captador da ponte, que antes soava parecendo um "pato com gripe"...!!!

CG escreveu:A diferença do raio mais comum 0 9.5 para o 7.25 não é tão radical assim. Acho isso preciosismo, mas posso estar errado.

Não acredito ser preciosismo, e sim de usar um captador correto para um instrumento específico, até porque se somarmos todos os modelos de baixos com Raio 7,25' dificilmente vamos usar todos os dedos da mão... Com excessão aos instrumentos "reais vintage"... Ninguém troca a peça de um motor de carro zero por qualquer uma, usa a peça certa, da marca certa no modelo de carro certo...

joabi escreveu:
No meu Marcus Miller (do estúdio) os caps não seguem o raio do braço (7.25)  e sinto as cordas do centro levemente mais fracas que as extremidades. Mas, sinceramente, não sei se é devido ao raio... talvez contribua um pouco. Acho que depende do captador, do setup e do músico... mas, de qualquer forma, é legal ficar atento. up

São esses pequenos detalhes que fazem a diferença no setup... Se você comprar um par de Nord's NJ-4 '70 wild (7,25" Raio) e não sanar esse problema, pode me contatar que compro os captadores no preço que você pagou...!!!

chrisbass escreveu:Galera, tava relendo as respostas e tem uma pergunta que eu fiz inicialmente que acho que ainda não foi respondida (ou discutida) - ou sou eu que não entendi algum detalhe, rs.

Vocês acham que o excesso de agudos pode ser devido ao captador mesmo? Mudar de captação seria uma solução ou não? Quando eu perguntei pro Marcelo da Bass Center ele me disse que achava que mudar a captação não mudaria isso, que era uma característica dele mesmo.

O que vocês acham?

Abraço,

Chris

Esse excesso de agudos é característico do instrumento, pode "aliviar" um pouco, no caso dos Nord's eles soam mais "gordos" que os Fralin's ou Aero's, mas nada que uma boa regulagem no "Tone" e "Agudos" no amplificador não resolva... Very Happy

Obs: Esqueci de mencionar, quando uso meu 74' Ri, eu sempre altero entre fechar um pouco o volume do captador do braço ou da ponte, quando fecho um pouco o da ponte, só um pouco, vem um "sonzão" bem gordo, mas não chega a soar "precision"...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por bassfuria Qui Ago 21, 2014 2:42 pm

CG escreveu:Os excessos de agudos tem mais a ver com a posição do captador do que com a qualidade do mesmo. Nos jb 75 o captador é mais próximo da ponte.

Com certeza... Agora, Corpo em Ash, escala em Maple mais captor '70 style... Tem que fechar um pouco o Tone e colocar grave no amplificador, não adianta... Diferente dos baixos com Corpo em Alder, escala em Rosewood mais captador '60 style...

Duas escolas, dois baixos diferentes, dois sons bem distintos...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Boss2K Qui Ago 21, 2014 2:51 pm

chrisbass escreveu:Oi Boss, olhei sim, mas para ser sincero não encontrei a resposta para essa pergunta. Em que tópico da página ela estaria?
Tente ler as recomendações de uma forma que não sejam, exatamente, a resposta para a sua pergunta ...

Às vezes, outros detalhes necessitam de melhor atenção antes de se encaixar num problema específico.

Captador para um JB 78' Kingnews-in5

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por CG Qui Ago 21, 2014 2:52 pm

É verdade se a escala for em maple o baixo tem mais tendência para o agudo. A madeira do corpo em minha opinião não influencia em nada.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por joabi Qui Ago 21, 2014 3:12 pm


Cordas também mudam bastante. Passar para uma medida maior e de aço pode resolver.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por afonsodecampos Qui Ago 21, 2014 3:22 pm

Muito bom o tópico, não tinha ideia dessa relação Radius x Captação.

Em relação a tipo/bitola de cordas como o Joabi falou é interessante. Nunca consegui gostar de JB (apesar de ter dois) mas recentemente coloquei uma 0.50 em um dos meus e o quadro mudou de figura.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Rafael FindanS Sex Ago 22, 2014 12:13 am

Bassfuria, não sabia dessa concepção de captadores para instrumentos com radius 7.25. Bom saber que você é um entendedor desse assunto, já que me amarro em instrumentos com esse raio.
Enfim, qual seria explicação para essa questão? Da relação de um determinado captador para determinado radius?
E sobre os captadores Nords, eles soam mais modernos que os captadores originais da Fender?
Comente um pouco mais sobre, caso você saiba mais informações, é claro.
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por bassfuria Sex Ago 22, 2014 11:20 am

Rafael FindanS escreveu:Bassfuria, não sabia dessa concepção de captadores para instrumentos com radius 7.25. Bom saber que você é um entendedor desse assunto, já que me amarro em instrumentos com esse raio.
Enfim, qual seria explicação para essa questão? Da relação de um determinado captador para determinado radius?
E sobre os captadores Nords, eles soam mais modernos que os captadores originais da Fender?
Comente um pouco mais sobre, caso você saiba mais informações, é claro.

Não me acho entendedor do assunto, existem conceitos técnicos que explicam melhor, mas eu prefiro me ater apenas ao foto que; "se existem captadores específicos é porque alguém se preocupou em montá-los..." E na minha curiosidade e/ou necessidade de buscar um som melhor pro baixo Fender Marcus Miller na época acabei me esbarrando nesses captadores Nord's...

Como o Joabi citou á cima, existe um diferença no som em relação as cordas centrais, por causa do raio da escala essa diferença em distância e altura influência na montagem do captador... Olhando bem de perto meu Stingray Classic 5, os polos centrais do captador são mais altos, sendo essa a regulagem de fábrica, nunca tirei o captador pra ver, como o baixo veio "pronto" de fábrica não ouso mexer...

Na minha opinião os captadores Nord's não soam tão "vintage" quanto os Lindy Fralin's que tem um som mais "aveludado", os Nord's tem um pouco mais de "gordura" ou seja "médios graves"... Nessa questão devemos dividir a categoria dos captadores em '60 e '70 style...

Os '60 tem um som mais "aveludado" e quanto aos '70 um som mais "seco"... A Aguilar faz os dois tipos de captadores pro mesmo Jazz Bass, que são os AJ-60 e AJ-70, captadores com as mesmas medidas porém com características diferentes de som, não sei como os caras fazem, mas eles soam bem diferentes um do outro como comentado á cima...

Sim, os Nord's soam mais modernos que os Fender's, porém não muito, porque acrescentam mais "gordura" ao som, enquanto os Fender's tem um som mais "aveludado"... Porém não são tão modernos se comparados ao som dos baixos Sadowsky por exemplo...

Agora um coisa que sempre procuro ter em mente é não me ater muito aos detalhes técnicos, tem coisas muito mais importantes do que isso...

A pegada, técnica, execução e ouvido do baixista é que realmente vai determinar se todo esse assunto faz diferença ou não... Na teoria captadores específicos pra determinados tipos de instrumentos fariam a diferença, eu acredito que façam, e muito, porém quantas vezes nos surpreendemos com execuções espalhadas pela net de equipamentos simples e muitas vezes até superestimados...?!?

O que realmente importa é tocar, e tocar bem...!!! Sempre...!!!
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador para um JB 78' Empty Re: Captador para um JB 78'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos