Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em busca da língua bem escrita...

+51
siodoni
Mauricio Luiz Bertola
bodhan
Giuliano
edumoraes
Gustavo Rache
Bruno A. L. Veloso
afonsodecampos
fheliojr
cardozo
joabi
pedrohenrique.astronauta
Masteles
refuse / resist
nukebass
lsardeiro
Zubrycky
celsofaf
LuCaSbass
jgs
cicero moura
malka_aff
bodyhammer
CG
Claudio
Tarcísio Caetano
Raul S.
NandoRondelli
arthur_21
GusVCD
rafporto
Binão
RFFanBR
Thales_Sr
Yngway
Raissa
Pagode Alto Astral
Cantão
Dan
Boss2K
leandrosf89
Lapetina
daniloviana7
Pedroswaldo
Ricardo
Ivanov_br
*-* Rafinha *-*
Wotan
jiroumaru
dibass
allexcosta
55 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Qui Mar 24, 2016 8:46 am

allexcosta escreveu:
Já biscoito é tão correto quanto bolacha. Alguns argumentariam que é até mais por algumas questões históricas da língua, mas deixa isso quieto.

Bem... seguindo o raciocínio do amigo com relação ao Sinal e Semáforo, se um dia você me pedir um bolacha, vais levar uma mão aberta com 5 dedos nas fuças... Ri Muito Blow
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por bodhan Qui Mar 24, 2016 9:08 am

Guga Ramone escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=348bYwOIB0E

Genial!

E este sotaque?

bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Raul S. Qui Mar 24, 2016 12:38 pm

biscoito só é diferente de bolacha por causa da birra entre paulista e carioca. rs
(apesar de eu fazer distinção dependendo da apresentação/forma do produto)
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Guga Ramone Qui Mar 24, 2016 2:32 pm

bodhan escreveu:E este sotaque? www.youtube.com/watch?v=j8H4wknsqP8

Percebe-se que é forçado, mas é notável que é o tradicional sotaque de polaco paranaense. hehehe


Última edição por Guga Ramone em Qui Mar 24, 2016 2:35 pm, editado 1 vez(es)
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Qui Mar 24, 2016 2:34 pm

bodhan escreveu:E este sotaque?

É o normal do Paraná.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Qui Mar 24, 2016 6:54 pm

Juninho Sampaio escreveu:...Então é super normal você pedir: Quero 6 cacetinhos e 2 varas
ahn

só faça isso aqui, se quiser q "fresquem" (brinquem, fiquem de "zoação") contigo, pelo resto da vida. Razz

Raul S. escreveu:
biscoito só é diferente de bolacha por causa da birra entre paulista e carioca. rs
(apesar de eu fazer distinção dependendo da apresentação/forma do produto)

por aqui é simples: se é doce, é biscoito; se salgado, bolacha.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Sáb Mar 26, 2016 12:17 am

^ Eu não imagino por exemplo o Biscoito Globo, mesmo salgado ou doce, sendo chamado de bolacha. Não soa bem.

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 2013-629874082-2013071200487.jpg_20130718

Tenta imaginar a cena na praia: "Olha aeeeee limão e mate com bolacha globo...". Inimaginável, sem chances Very Happy

Aqui ainda há uma particularidade... genuinamente o biscoito globo é carinhosamente chamado de "bircoito grobo".
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Raul S. Sáb Mar 26, 2016 5:01 am

^é, assim como o caso do biscoito globo, também tem o (genérico) biscoito de polvilho, que pode ser doce ou salgado. essa distinção de sabor também não me é suficiente. de modo geral, tudo o que é "composto" e "empilhável" ou que tem o potencial de ser, para mim é bolacha, o resto é biscoito.

ex.: tem recheio no meio ou pode receber recheio (patê, requeijão, etc.) é bolacha, como wafer, negresco/traquinas, água e sal... já os biscoitos seriam os que não têm formato ou não são submetidos a isso: polvilho, amantegado (os da famosa caixa de costura), calipso, maizena, champagne, cookie, etc.

contudo, na real, é tudo a mesma coisa, e cada região tem uma ou mais variantes de classificação. essa de doce/salgado é bastante difundida até, mas já ouvi dizer também que um é prensado (bolacha) e outro extrusado (biscoito), mas acho preciosismo demais.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Sáb Mar 26, 2016 11:20 am

^ Concordo com tudo, inclusive com a questão do preciosismo Smile

Aqui no Rio, a expressão "Bolacha" serve para identificar um não-carioca. Quem se refere ao biscoito como bolacha, é necessariamente de fora do Rio Smile

Outra coisa que identifica bem um não-carioca, é a famosa expressão "Um chops e dois pastéus".
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 26, 2016 1:13 pm

ClaudioBass escreveu:Outra coisa que identifica bem um não-carioca, é a famosa expressão "Um chops e dois pastéus".

Todo não carioca é paulistano então?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Sáb Mar 26, 2016 7:22 pm

^ Já vi mineiro aqui no Rio usando essa expressão, também ouvi a mesma coisa nas duas ocasiões em que visitei Cuiabá. Não sei se é algo utilizado somente em São Paulo.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Dom Mar 27, 2016 5:08 pm

ClaudioBass escreveu:^ Eu não imagino por exemplo o Biscoito Globo, mesmo salgado ou doce, sendo chamado de bolacha...

aqui, ele se chama "peta" (a pronúncia é "pêta"), e eu nunca vi um q não fosse salgado. affraid
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Dom Mar 27, 2016 6:39 pm

fheliojr escreveu:aqui, ele se chama "peta" (a pronúncia é "pêta"), e eu nunca vi um q não fosse salgado. affraid

A "pêta" no interior da Bahia é um biscoito de polvilho um pouco diferente. Não tão fino e leve como o "avoador". Sempre salgado e leva sementes de erva-doce na receita original. Bemmmmmmm melhor que qualquer biscoito de polvilho que já comi em qualquer lugar do Brasil. A aparência é similar aos da foto abaixo, com as ocasionais sementes. Se você comer um, come mil.

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Petasimples
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Seg Mar 28, 2016 7:53 am

^ Isso tem cara de ser bom hein?!? me abriu o apetite Smile Será que encontro esse biscoito no Centro de Tradições Nordestinas?
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 28, 2016 9:29 am

Isso é bom demais!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Seg Mar 28, 2016 10:49 am

ClaudioBass escreveu:Será que encontro esse biscoito no Centro de Tradições Nordestinas?

Não sei. Nem em Salvador eu acho isso.

Mas não é muito difícil de fazer. Leva polvilho doce escaldado, ovos, sal, água, óleo e erva doce.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 28, 2016 10:59 am

Só comi ele em uma cidade chamada MUNDO NOVO
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por joabi Seg Mar 28, 2016 1:18 pm


Obrigado à vocês... entro no tópico com fome de saber mais sobre nossa língua e saio com fome de pastel e pêta. Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Seg Mar 28, 2016 2:10 pm

Juninho Sampaio escreveu:Só comi ele em uma cidade chamada MUNDO NOVO

Quando você pega a estrada do feijão depois de Feira já encontra na maioria das cidades. Encontra também na região do São Francisco, Chapada Diamantina e região Oeste. No Recôncavo, Agreste, Sertão, Sul e Norte do estado o povo nem sabe o que é.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 28, 2016 2:19 pm

Pra ir pra Mundo Novo, pega a estrada do feijão!

Isso mesmo!

BA-052
https://www.google.com.br/maps/@-11.9737791,-40.3950994,10.75z (OLHA MUNDO NOVO AI)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Qua Abr 06, 2016 5:38 pm

ClaudioBass escreveu:^ Isso tem cara de ser bom hein?!?...

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Raul S. Qui Jul 07, 2016 6:29 pm

esta semana andei me perguntando: de que adianta se preocupar em escrever certo quando o leitor médio não tem um mínimo de capacidade de interpretação de texto? sei que uma coisa não exclui a outra, mas enfim, segue na retórica.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Qui Jul 07, 2016 11:03 pm

Raul S. escreveu:esta semana andei me perguntando: de que adianta se preocupar em escrever certo quando o leitor médio não tem um mínimo de capacidade de interpretação de texto? sei que uma coisa não exclui a outra, mas enfim, segue na retórica.

Se você escreve errado porque ninguém entende o certo, entra no loop que gerou o assassinato da língua que vemos hoje.

Alguém precisa permanecer na resistência. Se a pessoa não interpreta um texto básico, ela que procure um professor ou volte pra escola, não é você que deve passar a escrever dialeto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Qui Jul 07, 2016 11:13 pm

^ [2]

Isso é similar a um "por que vou ser honesto, se vivo em uma realidade de bandidos?".
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Raul S. Sex Jul 08, 2016 1:23 am

^concordo com os dois; a pergunta foi mais desabafo (por isso "segue na retórica"). faço minha parte, sempre! mas que e difícil, é! ^^
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Sex Jul 08, 2016 10:39 pm

^ up

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 24, 2017 11:39 am

Somzera - Evil or Very Mad
Sonzera - up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jun 24, 2017 8:15 pm

Antes de "P" e "B" que se escreve "MÊ".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 5 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos