Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em busca da língua bem escrita...

+51
siodoni
Mauricio Luiz Bertola
bodhan
Giuliano
edumoraes
Gustavo Rache
Bruno A. L. Veloso
afonsodecampos
fheliojr
cardozo
joabi
pedrohenrique.astronauta
Masteles
refuse / resist
nukebass
lsardeiro
Zubrycky
celsofaf
LuCaSbass
jgs
cicero moura
malka_aff
bodyhammer
CG
Claudio
Tarcísio Caetano
Raul S.
NandoRondelli
arthur_21
GusVCD
rafporto
Binão
RFFanBR
Thales_Sr
Yngway
Raissa
Pagode Alto Astral
Cantão
Dan
Boss2K
leandrosf89
Lapetina
daniloviana7
Pedroswaldo
Ricardo
Ivanov_br
*-* Rafinha *-*
Wotan
jiroumaru
dibass
allexcosta
55 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Dom 3 Nov 2013 - 16:26

allexcosta escreveu:alguém, aki, usa, vírgulas?
exageraaaaado. Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Boss2K Qua 20 Nov 2013 - 23:58

Tal coisa já foi vista aqui, a algum tempo - facepalm ... e com crase então (à algum tempo) facepalm facepalm facepalm facepalm 
Tal coisa já foi vista aqui, algum tempo - up



Nas construções textuais orais não percebemos a diferença entre A e , mas quando escrevemos ...
O uso do indica tempo decorrido e pode ser substituído por FAZ.

CHEGUEI (faz) POUCO DE SÃO PAULO.

ESTIVE EM RIBEIRÃO PRETO (faz) MUITO TEMPO.

ESTE CHEQUE FOI DESCONTADO (faz) DOIS DIAS.

ISSO ACONTECEU (faz) CERCA DE TRÊS ANOS.


Em todos os casos, o uso do verbo fazer com sentido de tempo decorrido é possível.
O uso do A preposição não possibilita essa substituição.

O TREM SAIRÁ DAQUI A POUCO.

CAMPINAS FICA A UMA HORA DE SÃO PAULO.

ESTAMOS A DOIS MINUTOS DO ENCERRAMENTO DA PARTIDA.

AS FÉRIAS COMEÇARÃO A 20 DE MAIO.

A 200 METROS HÁ UM RESTAURANTE.


Diz-se que indica passado (tempo que já se foi) e A, o futuro, o que está por vir.

algum tempo caio na armadilha.
Se você não caiu ...
Está a pouco de cair ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Boss2K Sex 22 Nov 2013 - 10:05

<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/7041025" width="534" height="445" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="https://www.slideshare.net/drconteudo/os-cem-erros-mais-comuns-da-lngua-portuguesa" title="Os cem erros mais comuns da língua portuguesa" target="_blank">Os cem erros mais comuns da língua portuguesa</a> </strong> from <strong><a href="http://www.slideshare.net/drconteudo" target="_blank">Dr. Conteúdo</a></strong> </div>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por joabi Qua 18 Dez 2013 - 19:58


Essa foi punk...

surgiram = passado
surgirão = futuro

Não troquem as bolas, pra ganhar o tênis Montreal. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por afonsodecampos Qua 18 Dez 2013 - 20:17

Muito bom o material.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Qua 18 Dez 2013 - 20:55

joabi escreveu:Essa foi punk...

surgiram = passado
surgirão = futuro

Punk mesmo. Acabei de ver exatamente a mesma coisa na legenda do programa X-Factor. Algo como "os finalistas se enfrentaram na próxima semana".

Outra coisa bizarríssima que tenho visto é o povo dizendo e escrevendo "a fotinho" ou "tirei várias fotinhos", especialmente nesse mundo paralelo que vocês Paulistas chamam de casa.  Wink 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por joabi Qua 18 Dez 2013 - 21:06


^Nunca vi Paulista escrever assim. Comcertza soh acontece lah nah Patagônia.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Qua 18 Dez 2013 - 21:26

Ainda no mundo das traduções, é muita comédia quando alguém fala "cool" e a tradução é "maneiro, aí", que é algo bastante local. Será que esse pessoal que faz dublagem não se toca que o bagulho vai pra o Brasil inteiro?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Qui 19 Dez 2013 - 16:29

allexcosta escreveu:...Outra coisa bizarríssima que tenho visto é o povo dizendo e escrevendo "a fotinho" ou "tirei várias fotinhos"...

acho isto ridículo, mas está certo, segundo o prof. pasquale:

E a nossa gloriosa "motinha"? Ou será "motinho"? "Fotinho" ou "fotinha"? Bem, se valer a analogia, poderemos dizer que, se de "tribo" (substantivo feminino) se faz "tribinho", de "moto" se faz "motinho" e de "foto" se faz "fotinho", assim como de "programa" se faz "programinha" e de "problema" se faz "probleminha", ou seja, mantém-se no diminutivo a terminação inicial. Como se diz na Itália, "se non è vero, è ben trovato" (se não é verdadeiro, é bem achado). É isso.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0406200902.htm
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Qui 19 Dez 2013 - 17:07

Esse Pasquale está cada dia mais gagá mesmo.  facepalm 
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Raul S. Sáb 28 Dez 2013 - 1:23

allexcosta escreveu:Ainda no mundo das traduções, é muita comédia quando alguém fala "cool" e a tradução é "maneiro, aí", que é algo bastante local. Será que esse pessoal que faz dublagem não se toca que o bagulho vai pra o Brasil inteiro?
Talvez devessem, mas há muito o que se discutir. Sou tradutor há quase 10 anos, mas nunca me aventurei pelo mundo da dublagem, nem da legendagem. De fato, as grandes (leia-se também "maiores") empresas de dublagem estão localizadas no Rio de Janeiro, e tenho a mesma impressão que você: o sotaque e as gírias cariocas são dominantes; por outro lado, é muito difícil estabelecer uma linguagem padrão em um país tão enorme e rico em variações linguísticas! Mesmo emissoras grandes como a Globo, que ditam o "português brasileiro padrão" (por influência e não por objetivo, muito menos por mérito), acabam deixando a desejar em muitas expressões, talvez por não haver uma forma de padronizar nem de evitar essas variações. "Infelizmente" (não sei até que ponto realmente atrapalha), a gente nunca vai ter algo padrão o suficiente por conta do tamanho do país; e o mesmo acontece com os filmes (originais) dos EUA (talvez a maior indústria cinematográfica): para um ouvido razoavelmente treinado, há mais diferença do que aqui, onde (generalizando, e cm base em nosso cinema naiconal/novelas) temos apenas o sotaque nordestino (muitas vezes extremamante estereotipado), o carioca e o paulista!
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Sáb 28 Dez 2013 - 8:48

^ Sim, mas na maioria dos casos há uma opção menos "carioca da gema" que pode ser usada.

Se a pessoa está assistindo malhação ou uma novela qualquer da Globo (se é que alguém ainda assiste a Globo), tudo bem, mas ver o Shrek ou o Robert de Niro falando "aí mané, pô mermão, tá vacilando hein, mó caô aí" é simplesmente ridículo.

Quanto ao Nordestinês da Rede Bobo, sem comentários.

Aliás, já era tempo dessa emissora acabar, falir, explodir, ir pra o raio que o parta, sei lá...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Sáb 28 Dez 2013 - 10:12

allexcosta escreveu:^ Sim, mas na maioria dos casos há uma opção menos "carioca da gema" que pode ser usada.

Se a pessoa está assistindo malhação ou uma novela qualquer da Globo (se é que alguém ainda assiste a Globo), tudo bem, mas ver o Shrek ou o Robert de Niro falando "aí mané, pô mermão, tá vacilando hein, mó caô aí" é simplesmente ridículo.

Quanto ao Nordestinês da Rede Bobo, sem comentários.

Aliás, já era tempo dessa emissora acabar, falir, explodir, ir pra o raio que o parta, sei lá...

2
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Gustavo Rache Sáb 28 Dez 2013 - 11:23

^
(3)
Gustavo Rache
Gustavo Rache
Membro

Mensagens : 72
Localização : Curitiba-Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Boss2K Qua 29 Jan 2014 - 0:15

Pleonasmo é uma figura de estilo. O pleonasmo é uma redundância (propositada ou não) numa expressão, enfatizando-a. Pleonasmo literário: trata-se do uso do pleonasmo como figura de estilo para enfatizar algo num texto. Grandes autores usam muito este recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários. Pleonasmo musical:

"Vamos fugir para outro lugar"
(Gilberto Gil)

"Eu vivo na espera de poder viver a vida com você."
(Charlie Brown Jr) e etc.

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 1620769_680180325336538_1741772363_n

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua 29 Jan 2014 - 0:39

^Preciso rever meu português  facepalm 
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por edumoraes Qua 29 Jan 2014 - 8:33

joabi escreveu:
Essa foi punk...

surgiram = passado
surgirão = futuro

Não troquem as bolas, pra ganhar o tênis Montreal. up


Nossa! tenho visto direto esse erro, e não consigo me conformar como trocão, ops, digo, trocam isso!!!  What a Face 
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Boss2K Qui 27 Mar 2014 - 12:18

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 1961008_633882896672599_221837655_o

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Giuliano Qui 27 Mar 2014 - 12:25

sobre pleonasmos e vícios de linguagem, eis aqui um vídeo um tanto quanto didático:


ou não...
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por malka_aff Qui 27 Mar 2014 - 19:25

aprendi com esse!
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por joabi Qui 4 Set 2014 - 14:42


Trinta dicas "infalíveis" para escrever bem:


1. Deve-se evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.

2. É desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? ...então valeu!

9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa "m$%&".

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que ser moderado.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O texto fica horrível!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão das idéias nelas contidas e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, dessa forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente; ou não...

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu, bichinho?

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar, já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui 4 Set 2014 - 14:47

^ up
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por refuse / resist Qui 4 Set 2014 - 23:33

Eu ri da lista huehue. Bem criativa
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 561
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Sex 23 Jan 2015 - 10:22

Sério tem acento, mas seriamente não tem...

O mesmo acontece com história e historicamente, café e cafezinho, etc...

Quando essas palavras sofrem variação e recebem um sufixo, o acento cai.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Seg 23 Mar 2015 - 12:56

Som - up
Sonzão - up

Somzão - ahn
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Dom 14 Jun 2015 - 8:51

A quem interessar possa:

A palavra "estória" não existe mais na nossa língua.

Agora só se usa "história".

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Ricardo Dom 14 Jun 2015 - 10:52

^^Valeu, não sabia.

Como curiosidade, tenho notado que se eu corrijo uma pessoa no dia a dia que insiste em erros de linguagem,por mais assertivo que eu seja, sou tratado como preconceituoso.

Aconteceu isso recentemente, colega de trabalho muito minha amiga, tem o costume de escrever "vomos" no lugar de "vamos" e "mais" como conjunção adversativa. Chamei a atenção educadamente e fui duramente reprovado por outros colegas.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por bodhan Dom 14 Jun 2015 - 11:24

Ricardo escreveu:Aconteceu isso recentemente, colega de trabalho muito minha amiga, tem o costume de escrever "vomos" no lugar de "vamos" e "mais" como conjunção adversativa. Chamei a atenção educadamente e fui duramente reprovado por outros colegas.

Claro! Por mais educado que você foi, isso não se faz na frente dos outros! Ainda mais em um grupo de trabalho.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Ricardo Dom 14 Jun 2015 - 11:30

Entendo, você no geral tem razão, mas no caso específico é um grupo bem unido, temos bastante intimidade e amizade. Depois expliquei melhor minhas intenções e tudo ficou bem.

O que quis dizer é que observo que, mesmo em particular, as pessoas não recebem bem correções sobre a maneira de falar ou escrever.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Dom 14 Jun 2015 - 12:48

Ricardo escreveu:O que quis dizer é que observo que, mesmo em particular, as pessoas não recebem bem correções sobre a maneira de falar ou escrever.

Sim, verdade.

Minha mãe é professora de Português e cresci em um ambiente onde era a coisa mais normal do mundo se corrijir a escrita ou a fala. Durante anos eu corrigia amigos sem o menor constragimento, assim como fico agradecido quando sou corrigido.

Só recentemente percebi que algumas pessoas ficam ofendidas com isso e confesso que achei muito estranho. E ainda acho...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom 14 Jun 2015 - 17:33

Só recentemente percebi que algumas pessoas ficam ofendidas com isso e confesso que achei muito estranho. E ainda acho...
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Raul S. Dom 14 Jun 2015 - 17:36

allexcosta escreveu:
Ricardo escreveu:O que quis dizer é que observo que, mesmo em particular, as pessoas não recebem bem correções sobre a maneira de falar ou escrever.

Sim, verdade.

Minha mãe é professora de Português e cresci em um ambiente onde era a coisa mais normal do mundo se corrijir corrigir a escrita ou a fala. Durante anos eu corrigia amigos sem o menor constragimento constrangimento, assim como fico agradecido quando sou corrigido.

Só recentemente percebi que algumas pessoas ficam ofendidas com isso e confesso que achei muito estranho. E ainda acho...
De nada... rs

Eu também não entendo essa mentalidade... outro dia li uma excelente frase em inglês que dizia algo como: "se você se sente ofendido quando alguém lhe corrige, você tem um sério problema de ego", mas acredito que o problema esteja além disso, e que exista uma "cultura à ignorância"; eu mesmo sou "zoado" às vezes por quase não ter vícios de linguagem e por usar palavras "pedantes" segundo alguns... eu trabalho com tradução juramentada, sou linguista em essência, e não vou ficar procurando as palavras mais comuns para me expressar se sei que todo mundo vai me entender.

Para complementar o "problema social", da mesma forma, existe a "cultura ao f¢£!do", onde as pessoas enchem a boca para falar que estão na m$%& e que a vida delas é a mais difícil, e atacam ou torcem o nariz quando alguém demonstra estar se dando bem, dizendo que a pessoa não mereceu ou não suou o suficiente para estar nessa situação; mas isso é papo para outro tópico...


Última edição por Raul S. em Dom 14 Jun 2015 - 22:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : deixei passar um palavrão...)
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Dom 14 Jun 2015 - 22:19

Raul S. escreveu:De nada... rs

Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por fheliojr Sex 19 Jun 2015 - 15:00

Descobri, recentemente, que a palavra vikings foi integrada à nossa língua, com a grafia viquingues. Medo
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por joabi Ter 22 Mar 2016 - 20:35


Tenho lido bastante na internet (e já vi aqui também) o uso muito estranho da palavra "pega". Algo como: "Esse baixo pega upgrade de captador?" ou "Essa caixa pega um amplificador de 300W?".

O significado até que é claro, mas não façam isso, amigos! Faz mal para a saúde, é sério! Vai por mim.

Não sei se é regionalismo, mas acho muito feio... rsrs

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Zubrycky Ter 22 Mar 2016 - 21:06

fheliojr escreveu:Descobri, recentemente, que a palavra vikings foi integrada à nossa língua, com a grafia viquingues. Medo

No nah puke
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Ter 22 Mar 2016 - 22:14

joabi escreveu:Tenho lido bastante na internet (e já vi aqui também) o uso muito estranho da palavra "pega". Algo como: "Esse baixo pega upgrade de captador?" ou "Essa caixa pega um amplificador de 300W?".

O significado até que é claro, mas não façam isso, amigos! Faz mal para a saúde, é sério! Vai por mim.

Não sei se é regionalismo, mas acho muito feio... rsrs

É meio que regionalismo. No Nordeste se fala assim.

Não me parece errado.

É igual o chiclete ou a bola de assoprar, que no Espírito Santo pocam, ao invés de estourarem. Também não está errado.

Falando em bola de assoprar, acho que o resto do país também range os dentes quando vocês de SP chamam de bexiga. Ou semáforo de farol, habilitação de carta, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Ricardo Ter 22 Mar 2016 - 22:30

^O certo é "sinaleiro" e "carteira de motorista". Laughing
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Ter 22 Mar 2016 - 22:44

^ Semáforo e Carteira Nacional de Habilitação. Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Qua 23 Mar 2016 - 8:02

Essa coisa de "o certo" é meio complicado.

Aqui no Rio por exemplo, ninguém fala "semáforo" ou "Carteira Nacional de Habilitação", ou "Bolacha"... pra essas coisas falamos: Sinal, carteira de motorista e biscoito.

Está errado? claro que não. Cada região tem a sua forma de falar, as pessoas é que precisam se adaptar ao regionalismo e pararem de achar que existe "o certo".

Não pode confundir com grafia errada, concordância, grosserias gramaticais e afins. Expressões muito utilizadas pela malandragem como "É nóis", isso sim está errado em qualquer região do país!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por siodoni Qua 23 Mar 2016 - 8:02

E lombada? Como é chamada no resto do país?
Eu já ouvi tartaruga e quebra-mola.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Claudio Qua 23 Mar 2016 - 8:06

^ Aqui é comum ouvir os dois... Lombada e quebra-molas, que tecnicamente são coisas diferentes com o mesmo propósito.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por afonsodecampos Qua 23 Mar 2016 - 12:06

Aqui é lombada também, tartaruga apesar de servir para o mesmo propósito, é diferente. O pior mesmo é que por aqui agora é comum até dentro de condomínios, face a irresponsabilidade, pra não dizer ignorância do povo.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Juninho Sampaio Qua 23 Mar 2016 - 13:31

É normal isso...
Aqui na Bahia chama-se pão francês de Cacetinho e o maior de Vara.

Então é super normal você pedir: Quero 6 cacetinhos e 2 varas
ahn
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por arturbmallmann Qua 23 Mar 2016 - 13:56

Bolacha!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por ZédeLepelin Qua 23 Mar 2016 - 14:18

Em Curitiba, mesmo estando aqui há mais de 20 anos, ainda estranho o uso de alguns verbos e palavras. O mais clássico é o 'ponhar', que muitas pessoas, inclusive letradas, usam no lugar de 'pôr'.
Outra coisa que sempre estranho aqui é o uso do verbo emprestar. A voz desse verbo é transitiva direta, mas aqui algumas pessoas dizem 'emprestei o baixo de fulano de tal' e eu fico imaginando que o cara estava com o baixo de alguém e o emprestou para um terceiro, quando na verdade o falante está querendo dizer que tomou/pegou emprestado o baixo de alguém. Parece incrível, mas ainda hoje me vejo tendo que 'traduzir' as frases do curitibanos quando estes usam o termo 'emprestar'.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por arturbmallmann Qua 23 Mar 2016 - 14:43

Aqui no oeste de SC também ouço e já usei muito o verbo emprestar empregado desta forma, mas de tempos para cá percebendo a forma como abre margem a outras interpretações parei de falar desta forma.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por allexcosta Qua 23 Mar 2016 - 14:57

ClaudioBass escreveu:Essa coisa de "o certo" é meio complicado.

Aqui no Rio por exemplo, ninguém fala "semáforo" ou "Carteira Nacional de Habilitação", ou "Bolacha"... pra essas coisas falamos: Sinal, carteira de motorista e biscoito.

Está errado?  claro que não. Cada região tem a sua forma de falar, as pessoas é que precisam se adaptar ao regionalismo e pararem de achar que existe "o certo".

Não pode confundir com grafia errada, concordância, grosserias gramaticais e afins. Expressões muito utilizadas pela malandragem como "É nóis", isso sim está errado em qualquer região do país!

Na verdade, pra algumas coisas existe "o certo" sim. O nome padrão do aparato é semáforo, mas existem formas populares pelas quais tal aparato é conhecido, geralmente menos eficientes na função de transmitir uma idéia. "Sinal", por exemplo, é qualquer coisa utilizada para a comunicação, o que pode deixar um texto ambíguo, enquanto a palavra semáforo é bastante específica.

Habilitação é um documento emitido por órgão oficial e possui nome correto, segundo as leis que regulamentam o uso de tal documento.

Já biscoito é tão correto quanto bolacha. Alguns argumentariam que é até mais por algumas questões históricas da língua, mas deixa isso quieto.

É óbvio que não se chega a ponto de dizer que sinal ou carteira de motorista são erros, mas fogem da língua padrão.

Sempre é interessante tentarmos imaginar qual variação um texto jurídico traria, sem dúvida alguma seria semáforo e não sinal.

Juninho Sampaio escreveu:É normal isso...
Aqui na Bahia chama-se pão francês de Cacetinho e o maior de Vara.

Então é super normal você pedir: Quero 6 cacetinhos e 2 varas
ahn

Não mais tão normal quanto algumas décadas atrás. Hoje a forma "pãozinho" é, sem dúvida, a mais utilizada.
Mas lembro bem de, durante a juventude, ir à padaria comprar uma vara e dois cacetinhos, ou substituir um almoço por uma vara mista.

ZédeLepelin escreveu:Em Curitiba, mesmo estando aqui há mais de 20 anos, ainda estranho o uso de alguns verbos e palavras. O mais clássico é o 'ponhar', que muitas pessoas, inclusive letradas, usam no lugar de 'pôr'.
Outra coisa que sempre estranho aqui é o uso do verbo emprestar. A voz desse verbo é transitiva direta, mas aqui algumas pessoas dizem 'emprestei o baixo de fulano de tal' e eu fico imaginando que o cara estava com o baixo de alguém e o emprestou para um terceiro, quando na verdade o falante está querendo dizer que tomou/pegou emprestado o baixo de alguém. Parece incrível, mas ainda hoje me vejo tendo que 'traduzir' as frases do curitibanos quando estes usam o termo 'emprestar'.

Curitiba tem a variação mais louca do Português que já encontrei na minha vida, contando todos os dialetos Brasileiros, o Português de Brasileiro que mora nos EUA e até o Português falado pelos Portugueses.

Em Curitiba é normal:

- Cadear ou chavear, ao invés de trancar.
- Estrovar, ao invés de estorvar, impedir, atrapalhar.
- Emprestar no sentido de tomar emprestado. (essa é bem complicada de entender)
- Diminutivos de gerúndios. Isso é muito louco. "Tava chovendinho ontem à noite então eu vim do supermercado correndinho" é uma frase normal em Curitiba.
- A palavra "temque". Em Curitiba, quando você fala "amanhã nosso time tem que ganhar né?", o seu amigo te responde: "temque". Eles acham que é uma palavra só.
- "Vina" e "Chineque". Sem comentários.
- Loki, tongo e similares.
- Ansim, ao invés de assim.
- "Leité quenté", "iogurrrrrté", "chocolaté". Valorizam sempre o fim das palavras. Muito estranho isso.
- Cortes de carne são um enigma. Posta branca e posta vermelha não são tipos de peixe. Há também sete (que se pronuncia "seté"), setinho, costela borboleta e não se encontra charque normal, só embalado à vácuo.
- Banana da terra não existe e pouca gente sabe o que é.
- Além do que eles juram que não possuem sotaque caipira.

Na boa, foi mais difícil entender algumas coisas da língua de Curitiba do que Inglês nos EUA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Juninho Sampaio Qua 23 Mar 2016 - 15:23

Eu ainda costumo pedir assim...
4 cacetinhos.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Guga Ramone Qua 23 Mar 2016 - 18:31

Aqui:
Vina = salsicha
Penal = estojo

Curitibano não tem sotaque! hahaha
Allex, a origem do sotaque do paranaense é a colonização Polonesa.

https://www.youtube.com/watch?v=348bYwOIB0E
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca da língua bem escrita... - Página 4 Empty Re: Em busca da língua bem escrita...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos