Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

+10
ejsantos
JAZZigo
allexcosta
Mauro
Zuma
DenisLM
Nelson Bass
Christian
luizclaudiobarboza
Daniel Carneiro
14 participantes

Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Sáb Nov 02, 2013 8:58 pm

Galera do contrabaixobr acredito que vocês podem solucionar umas dúvidas minhas a respeito do Precision Bass. Sou possuidor do Fender AM Jazz Bass Deluxe que está na foto do meu perfil. Gosto muitíssimo deste baixo, timbre incrível, tocabilidade excelente, resumindo é um baixo dos sonhos. No entanto, estou querendo fazer uma dupla com um Precision Bass, porque toco em banda de classic rock e ouço dizer que este baixo já é "pronto pra rock", com um punch ainda maior do que os Jazz Bass. Aprendi por aqui nos fóruns que o Jazz Bass é mais versátil.
Como nunca toquei num Precision, e moro no interior onde é muito difícil testar um baixo, peço ajuda dos mais experientes com as seguintes questões:

1- qual a diferença entre os modelos Special, Standard e Deluxe, uma vez que a diferença de preço é grande? Vale a pena investir mais ou é só questão de estética e acabamento?

2- vejo que todos estes modelos tem versões com braço de madeira clara (maple) e com madeira escura (rosewood). Realmente faz diferença o tipo de madeira? Li por aqui que as madeiras escuras conferem som mais grave, e as claras destacam médios e agudos. Confere?
Desde já obrigado pela ajuda.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por luizclaudiobarboza Qua Nov 06, 2013 1:02 pm

Acesse o site da fender, lá você pode fazer um comparativo dos três modelos.

numa descrição bem simples:

Special e o modelo mais simples dos 3, e montado nos EUA, mas com parte das peças vindas do México. Vem com o circuito Greasebucket, que ajuda a regular melhor o timbre.

Standard, seria o modelo médio dos 3 , como o nome diz e o modelo padrão americano, muito simples, porem muito equilibrado, não tem nada de mais, nem de menos.

Deluxe, além de um captador JB a mais na ponte, vem com pré, e é possível usar ativo/passivo

quanto as escalas, e isso mesmo que você citou.

particularmente acho a combinação PB e Maple perfeita.




luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

Mensagens : 261
Localização : Niterói,RJ

http://bluesgraf.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Christian Qua Nov 06, 2013 6:39 pm

acho que é o Special que tem o captador de Jazz Bass
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Nelson Bass Qua Nov 06, 2013 7:03 pm

Deluxe com um captador a mais na ponte? scratch 
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por luizclaudiobarboza Qua Nov 06, 2013 8:12 pm

Os modelos de precision atuais da Fender são como descrito acima , o special conta apenas com o captador precision na posição tradicional, e o deluxe além deste tem um segundo captador ( JB ) Próximo a ponte.


Deluxe:
Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Deluxe


Special:
Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Image

Standard:
Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Std


Última edição por luizclaudiobarboza em Qui Nov 07, 2013 8:06 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inclusão de fotos)
luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

Mensagens : 261
Localização : Niterói,RJ

http://bluesgraf.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Qui Nov 07, 2013 7:08 pm

Valeu pelas dicas Luiz Cláudio.

Andei pesquisando bastante estes dias em outros fóruns do contrabaixobr, e também americanos, e o que pude verificar é que os Special, apesar e muito bons, com vários donos satisfeitos, tem certa irregularidade em seu padrão de qualidade, de forma que alguns baixos podem ficar a desejar em alguns aspectos, principalmente em acabamento. Os Standard teriam um padrão de qualidade mais regular, o que seria ideal pra quem vai comprar por encomenda. Já os Deluxe tem a vantagem de poder fazer a transição para ativo/passivo. Eu tenho um Fender Deluxe Jazz Bass, e praticamente só uso no ativo, não sei porque o passivo dele não destacou junto com os outros instrumentos da banda (o guita toca alto absurdo e o batera marreta com uma fúria desconhecida na natureza!!). Acho que os Standard são passivos não é? Mas de qualquer forma os Precision foram feitos para o rock, e é isso que eu estou procurando.

Desta forma optei por um Standard, e já até encomendei o bass.

Quanto a madeira da escala, o que eu mais li foi coisas do tipo: "toque com as duas e veja qual mais te agrada" ou "a diferença é muito sutil". Como não pude experimentar o baixo, optei pela rosewood pelas características descritas, como de propiciar um som mais encorpado, com destaque maior para os graves. É isso que eu procuro no novo baixo, uma vez que o Jazz Bass que eu tenho já fornece um bom equilíbrio entre graves e médios/agudos.
Quando chegar eu posto aqui minhas impressões. Boto fé que vão ser boas impressões.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por DenisLM Qui Nov 07, 2013 8:34 pm

um dos melhores baixos que tive foi um Precision STD MIA black 'n' maple '11. simples e eficiente.
aquele baixo com palheta, flats e o SPB3 era obsceno.

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por luizclaudiobarboza Sex Nov 08, 2013 7:59 am

Eu também escolhi o PB STD MIA, só que em Maple, quando testei e comparei o Special com o STD, gostei mais do STD. o deluxe nem cogitei pois queria passivo mesmo.

vai fazer um pelo par com com o JB, ele passivo resolve bem o problema da presença do baixo numa banda de rock, som gordo e definido , sem falar que essa série atual de STD MIA e a melhor dos últimos anos, tudo que se espera num precison.

parabéns!

luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

Mensagens : 261
Localização : Niterói,RJ

http://bluesgraf.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Zuma Sex Nov 08, 2013 9:39 am

Daniel,

Eu tenho um Precision American Deluxe 2012, escala em rosewood, e pra mim ele é o melhor Precision que já toquei na vida! Simplesmente fantástico!
Já tive um American Vintage que odiei. Baixo caro e som ruim. Vendi com 2 meses de uso. Já testei standard americanos novos e não gostei tanto. O som fica "escondido atrás da banda".
Tenho um amigo que tem 2 Precisions, um edição de aniversário e outro Am Standard. Pra mim, o melhor entre estes é o American Standard, anos 90, em rosewood. Timbre perfeito! Muito parecido com o meu deluxe no passivo (pra não dizer igual). Porém, minhas mãos não são grandes, e tenho dificuldades para executar algumas frases que faço facilmente nos meus jazz basses neste baixo.
O deluxe tem uma casa a mais na mesma escala de 34, e por isso, os trastes são menos espaçados entres eles do que em um standard. Não gosto do pré dele. Uso raramento como booster e só. Eu uso ele 99% das vezes no passivo, com volume no máximo, 50% de cada captador, 20% de tone aberto, e amp com equalização flat. É simplesmente um absurdo de som! Plug and play! O baixo tem um som na cara, com médios naturalmente acentuados e grave veludo, mas sem ser abafado. Timbre vintage com uma presença moderna. Juntando com o conforto da escala, virou meu novo xodó!
Abraço!
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Mauro Sex Nov 08, 2013 10:07 am

Zuma escreveu:

O deluxe tem uma casa a mais na mesma escala de 34, e por isso, os trastes são menos espaçados entres eles do que em um standard.

Sério? Eu achava que pra adicionar uma casa na escala se fazia o braço era um pouco maior e "entrava" mais no corpo.... Não achei que diminuía o espaço entre as casas.

Zuma escreveu:
Não gosto do pré dele. Uso raramento como booster e só. Eu uso ele 99% das vezes no passivo, com volume no máximo, 50% de cada captador, 20% de tone
Então vc usa ele como um PJ passivo mesmo!
Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Nov 08, 2013 12:09 pm

Zuma escreveu:O deluxe tem uma casa a mais na mesma escala de 34, e por isso, os trastes são menos espaçados entres eles do que em um standard. Não gosto do pré dele. Uso raramento como booster e só. Eu uso ele 99% das vezes no passivo, com volume no máximo, 50% de cada captador, 20% de tone aberto, e amp com equalização flat. É simplesmente um absurdo de som! Plug and play! O baixo tem um som na cara, com médios naturalmente acentuados e grave veludo, mas sem ser abafado. Timbre vintage com uma presença moderna. Juntando com o conforto da escala, virou meu novo xodó! 
E aí Zuma! Na descrição acima você está se referindo ao Deluxe Jazz ou ao Deluxe Precision?
Desculpe pela minha inexperiência, mas eu só não entendi um parâmetro que você descreveu aí: o quer dizer 20% de tone aberto?
Valeu, abraço.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por allexcosta Sex Nov 08, 2013 12:11 pm

Zuma escreveu:O deluxe tem uma casa a mais na mesma escala de 34, e por isso, os trastes são menos espaçados entres eles do que em um standard.
Errado. É como o Mauro escreveu...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 08, 2013 12:40 pm

Zuma escreveu:O deluxe tem uma casa a mais na mesma escala de 34, e por isso, os trastes são menos espaçados entres eles do que em um standard.
Se fosse assim, você só conseguiria afinação com as cordas soltas no Deluxe.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16378
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Mauro Sex Nov 08, 2013 1:02 pm

Zuma escreveu:Porém, minhas mãos não são grandes, e tenho dificuldades para executar algumas frases que faço facilmente nos meus jazz basses neste baixo.
O que vc deve estranhar é que o Precision tem o braço mais largo em comparação com o jazz bass. 41.3 x 38.1mm (até mais fino no vintage)
Mauro
Mauro
Membro

Mensagens : 265
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por ejsantos Qui Nov 14, 2013 9:02 pm

E aí Daniel, já chegou o seu baixo?

Também tenho um Jazz Bass American Deluxe e estou pensando em pegar um Precision Standard.

Abs
Eduardo
ejsantos
ejsantos
Membro

Mensagens : 9
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Nov 15, 2013 10:20 am

Chegou o baixo, ejsantos. Olha a criança aqui:

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Image

Por enquanto só testei no cubo de ensaio aqui em casa mesmo e a impressão inicial é que este baixo é... excelente!!!
Acho que foi o Alex que postou em outro tópico que o som dos Precision agrada porque este é o timbre típico que escutamos em boa parte das músicas clássicas do rock e pop/rock porque elas foram gravadas com Precision Bass. E é justamente esta a minha impressão. Logo ao ligar o baixo percebi aquele timbre de baixo que cresci escutando nas músicas que mais gosto. Então foi perfeito. Tem um punch que não tinha conseguido ainda no Jazz Bass (apesar do que falar que o "Jazz Bass não tem graves" acho exagero).
Achei que o Jazz Bass tem melhor definição de médios e agudos, e como já afirmado em vários tópicos por aqui, é um baixo mais versátil. Mexendo nos knobs você muda muito o som e até se aproxima dos Precision se você usa o captador mais próximo do braço. E tem mais brilho nos slaps também. Agora o punch com graves "estoura peito" consegui só no Precision. E neste baixo a regulagem dos knobs não muda tanto assim o resultado final.
Portanto acho que se você vai tocar rock, pop rock, classic rock, Precision é o baixo. Já se você toca em bandas mais ecléticas, bandas de baile, toca em igreja, etc, o Jazz Bass parece melhor.
Concluindo comprei o Precision para ter um segundo baixo, e acredito que ele vai se tornar o primeiro baixo.
Quanto a tocabilidade o Jazz Bass é um pouco mais confortável de tocar porque tem o braço mais fino.
Quanto ao acabamento do Standard, gostei muito, é de excelente qualidade, apenas com alguns detalhes a menos que o Deluxe.
Resumindo, aos amantes do bom e velho rock n' roll, recomendo fortemente o Precision MIA Standard.
Espero ter ajudado. Abraços galera.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por bassfuria Sex Nov 15, 2013 11:06 am

Só falta um Music Man pra fechar o set básico... Very Happy
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Nov 15, 2013 11:31 am

bassfuria escreveu:Só falta um Music Man pra fechar o set básico... Very Happy
Exatamente...
É o meu próximo sonho de consumo. Mas vai ter que esperar um pouco pra eu tomar um fôlego.
Quem sabe quando for pros EUA. Aí dá pra pagar um preço legal e testar vários em uma GuitarCenter da vida.

E depois quem sabe um Lakland, um Rickenbacker, um amp GK, um cabeçote Ampeg classic valvulado...
Sonhar é de graça!
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por BigBoy Sex Nov 15, 2013 12:53 pm

Parabéns pelo Precision!
Lindão

Realmente os Standard são caprichados no acabamento!
Que cor é esta? Olympic White?

Abraços!!
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por DenisLM Sex Nov 15, 2013 3:16 pm

Daniel Carneiro escreveu:Chegou o baixo, ejsantos. Olha a criança aqui:

Por enquanto só testei no cubo de ensaio aqui em casa mesmo e a impressão inicial é que este baixo é... excelente!!!
Acho que foi o Alex que postou em outro tópico que o som dos Precision agrada porque este é o timbre típico que escutamos em boa parte das músicas clássicas do rock e pop/rock porque elas foram gravadas com Precision Bass. E é justamente esta a minha impressão. Logo ao ligar o baixo percebi aquele timbre de baixo que cresci escutando nas músicas que mais gosto. Então foi perfeito. Tem um punch que não tinha conseguido ainda no Jazz Bass (apesar do que falar que o "Jazz Bass não tem graves" acho exagero).
Achei que o Jazz Bass tem melhor definição de médios e agudos, e como já afirmado em vários tópicos por aqui, é um baixo mais versátil. Mexendo nos knobs você muda muito o som e até se aproxima dos Precision se você usa o captador mais próximo do braço. E tem mais brilho nos slaps também. Agora o punch com graves "estoura peito" consegui só no Precision. E neste baixo a regulagem dos knobs não muda tanto assim o resultado final.
Portanto acho que se você vai tocar rock, pop rock, classic rock, Precision é o baixo. Já se você toca em bandas mais ecléticas, bandas de baile, toca em igreja, etc, o Jazz Bass parece melhor.
Concluindo comprei o Precision para ter um segundo baixo, e acredito que ele vai se tornar o primeiro baixo.
Quanto a tocabilidade o Jazz Bass é um pouco mais confortável de tocar porque tem o braço mais fino.
Quanto ao acabamento do Standard, gostei muito, é de excelente qualidade, apenas com alguns detalhes a menos que o Deluxe.
Resumindo, aos amantes do bom e velho rock n' roll, recomendo fortemente o Precision MIA Standard.
Espero ter ajudado. Abraços galera.
eu sinceramente acho o precision sem sal quando tocava sozinho em casa
sentia que a verdadeira face aparecia quando eu tocava com banda, como ele carregava a banda intera na mão, sem stress.
ainda tou pra ver outro tipo de baixo que faça isso.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Nov 15, 2013 6:38 pm

BigBoy escreveu:Parabéns pelo Precision!
Lindão

Realmente os Standard são caprichados no acabamento!
Que cor é esta? Olympic White?

Abraços!!
Sim, esse é o Olympic White.

Valeu, abraços.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Sex Nov 15, 2013 6:43 pm

DenisLM escreveu:
eu sinceramente acho o precision sem sal quando tocava sozinho em casa
sentia que a verdadeira face aparecia quando eu tocava com banda, como ele carregava a banda intera na mão, sem stress.
ainda tou pra ver outro tipo de baixo que faça isso.
Domingo agora tem ensaio com a banda, e não vejo a hora de colocar o Precision em ação, e "fazer o chão tremer". Hehe...

Denis, mas esse negócio de "carregar a banda inteira na mão", você usava algum pedal boost, pré-amp, para dar uma turbinada no som? Ou era só o Precision e o amp mesmo? Qual set você usava?

Depois posto aqui minhas impressões dele junto com a banda.
Valeu!
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por DenisLM Sex Nov 15, 2013 7:17 pm

Daniel Carneiro escreveu:
DenisLM escreveu:
eu sinceramente acho o precision sem sal quando tocava sozinho em casa
sentia que a verdadeira face aparecia quando eu tocava com banda, como ele carregava a banda intera na mão, sem stress.
ainda tou pra ver outro tipo de baixo que faça isso.
Domingo agora tem ensaio com a banda, e não vejo a hora de colocar o Precision em ação, e "fazer o chão tremer". Hehe...

Denis, mas esse negócio de "carregar a banda inteira na mão", você usava algum pedal boost, pré-amp, para dar uma turbinada no som? Ou era só o Precision e o amp mesmo? Qual set você usava?

Depois posto aqui minhas impressões dele junto com a banda.
Valeu!
putz, nessa época eu tinha uma pedalboard com 17 pedais... Laughing 
mas ficavam sempre ligados o Sansamp Bass Driver Deluxe e o RC Bass Booster.
era gritante a diferença pro JB Marcus Miller que tinha na época. (e usava os mesmos pedais)
desde então eu não tenho mais vontade de ter nenhum JB. se eu voltar a ter um Fender, será um precision.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por luizclaudiobarboza Sáb Nov 16, 2013 11:15 am

Daniel,


Parabéns pela criança, realmente para quem quer tocar rock,blues,hard, o PB e o timbre que esta na memória da gente, essa linha de 2008 em diante do Am Std. esta excelente, tenho um 2011 que uso em duas bandas uma de rock Clássico e Blues, onde ainda chego a usar o tone , e numa outra mais banda mais pesada onde uso com o tone todo aberto o tempo todo. nos dois casos o baixo fica "na cara" consigo isso só com o PB e o Hartke , o único pedal que uso e um Chorus somente em musica especificas.
luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

Mensagens : 261
Localização : Niterói,RJ

http://bluesgraf.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por ejsantos Dom Nov 17, 2013 2:08 pm

Daniel,

Parabéns pelo brinquedo, se segura que daqui a pouco você estará com um novo a cada seis meses. :-)

Eu toco numa banda de Southern/Blues Rock e o Jazz Bass me atende bem, porém sempre uso ele no modo passivo.

Estou querendo um Precision por conta do GAS mesmo, mas a desculpa "oficial" é que quero um timbre diferente, tipo esse:

Space Cowboy - Jamiroquai (Stuart Zender com Fender): https://www.youtube.com/watch?v=mKvYERNt0-g

Pino Paladino (John Mayer Trio):  https://www.youtube.com/watch?v=sFgFFNXahcg


Abs
Edu
ejsantos
ejsantos
Membro

Mensagens : 9
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Dom Nov 17, 2013 4:58 pm

ejsantos escreveu:Daniel,

Parabéns pelo brinquedo, se segura que daqui a pouco você estará com um novo a cada seis meses. :-)

Eu toco numa banda de Southern/Blues Rock e o Jazz Bass me atende bem, porém sempre uso ele no modo passivo.
Então Edu, tem que tomar cuidado mesmo porque a GAS parece que só aumenta.

Quanto ao Jazz Bass, ele sempre me atendeu muito bem também. Acho que eu preciso tentar mais com ele no passivo. Deve ser questão de regulagem.
O negócio é que recentemente troquei as cordas do Jazz Bass e parece que não me dei muito bem. Eu usava umas cordas Elixir 0.40 há quase 1 ano e no último mês o som andava meio abafado. Troquei pelas D'Addario 0.45, e som médio/agudo ficou legal, mas os graves (cordas E e A) sumiram.
Desculpe vir com perguntas mas acho que você, por ser mais experiente, pode me ajudar:
Que cordas você costuma usar no seu Jazz Bass?
Como costuma regular os knobs deste baixo para tocar rock?
Usa algum pedal, boost, pré-amp?

Valeu, abraços.

Se tiver mais alguém com experiência nos Jazz Bass pra rock, e puder ajudar, desde já agradeço.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por fheliojr Dom Nov 17, 2013 5:34 pm

Daniel Carneiro escreveu:...Troquei pelas D'Addario 0.45, e som médio/agudo ficou legal, mas os graves (cordas E e A) sumiram...
seu baixo está regulado p/ estas D'Addario?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Dom Nov 17, 2013 5:44 pm

fheliojr escreveu:
Daniel Carneiro escreveu:...Troquei pelas D'Addario 0.45, e som médio/agudo ficou legal, mas os graves (cordas E e A) sumiram...
seu baixo está regulado p/ estas D'Addario?
Na verdade, não. Seria necessário levar num luthier?
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Zuma Seg Nov 18, 2013 9:31 am

allexcosta escreveu:
Zuma escreveu:O deluxe tem uma casa a mais na mesma escala de 34, e por isso, os trastes são menos espaçados entres eles do que em um standard.
Errado. É como o Mauro escreveu...
Perdoem-me. A mistura de falta de pesquisa com escrever rápido no celular me levou a falar besteira. Ainda bem que temos grandes conhecedores aqui para não deixar o erro passar adiante. Grato.
Eu comparei as fotos no site da Fender e verifiquei que os braços são exatamente iguais, com o mesmo espaçamento entre os trastes. A diferença é que o Deluxe tem uma casa a mais, com o braço entrando mais para o corpo, como já foi dito.
Uma pena é eu não ter os dois baixos (Deluxe e Standard) para comparar melhor. Não entendo como é MUITO mais confortável tocar no Deluxe do que no Standard, mesmo sabendo que eles tem o "mesmo" braço.

Precision STANDARD:
Neck Shape: Modern "C"
Scale Length: 34" (864 mm)
Fingerboard Radius: 9.5" (241 mm)
Number of Frets: 20
Fret Size: Medium Jumbo
String Nut: Synthetic Bone
Nut Width: 1.625" (41.3 mm)

Precision DELUXE:
Neck Shape: Modern "C"
Scale Length: 34" (864 mm)
Fingerboard Radius: 9.5" (241 mm)
Number of Frets: 21
Fret Size: Medium Jumbo
String Nut: Bone
Nut Width: 1.625" (41.3 mm)
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2013 9:38 am

Daniel Carneiro escreveu:Na verdade, não. Seria necessário levar num luthier?
O baixo deve ser regulado, seja por você ou por um luthier.

Zuma escreveu:Não entendo como é MUITO mais confortável tocar no Deluxe do que no Standard, mesmo sabendo que eles tem o "mesmo" braço.
Não é mais confortável.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Zuma Seg Nov 18, 2013 9:54 am

Allex,

O Standard antigo o qual eu fiz a comparação teria então especificações diferentes em relação aos braços atuais?
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2013 10:06 am

Zuma escreveu:O Standard antigo o qual eu fiz a comparação teria então especificações diferentes em relação aos braços atuais?
Não necessariamente. Tem que ver regulagem, cordas, situação dos trastes, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Ailton Seg Nov 18, 2013 10:03 pm

Parabéns pelo baixo! Muito bonito. Onde comprou? Quanto pagou? Abraço.
Ailton
Ailton
Membro

Mensagens : 35
Localização : Marília-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por ejsantos Ter Nov 19, 2013 10:10 pm

Daniel Carneiro escreveu:
Eu usava umas cordas Elixir 0.40 há quase 1 ano e no último mês o som andava meio abafado. Troquei pelas D'Addario 0.45, e som médio/agudo ficou legal, mas os graves (cordas E e A) sumiram.
Desculpe vir com perguntas mas acho que você, por ser mais experiente, pode me ajudar:
Que cordas você costuma usar no seu Jazz Bass?
Como costuma regular os knobs deste baixo para tocar rock?
Usa algum pedal, boost, pré-amp?

Daniel, diz o manual de "boas práticas" que o ideal é regular o baixo quando se troca a espessura das cordas, mas é estranho "sumir" o grave das cordas E e A, talvez seja característica da marca da corda. A altura das cordas em relação ao braço mudou muito? Pode ser que elas tenham ficado mais longe dos captadores. O manual do Fender tem uma tabela de alturas sugeridas para os captadores.

Sobre a regulagem, eu mesmo fiz (mais ou menos) e estava com as cordas originais até semana passada (.105 - .045). Fiquei com elas 6 meses e não senti muito este problema de perda de graves, apenas perda de brilho. Só agora que levei num luthier para ajustar direito, ver altura dos trastes, captadores, etc. (vou buscar amanhã).

Sobre a regulagem pra rock, eu não costumo colocar muito grave porque gosto de um som mais "roncado". Uso mais o captador da ponte (80%), tone em 60% e costumo tocar nas cordas mais ou menos perto do captador da ponte. Só uso 30% do boost do ampli (GK 400RB).

Abs
Edu
ejsantos
ejsantos
Membro

Mensagens : 9
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Qua Nov 20, 2013 11:30 am

Ailton escreveu:Parabéns pelo baixo! Muito bonito. Onde comprou? Quanto pagou? Abraço.
Valeu, Ailton.

Então, eu comprei através do ML, de um cara do Rio - não sei se posso ficar citando nomes aqui no Fórum. Se puder citar depois vocês me falam, porque acho que a gente tem que divulgar quem é honesto e trabalha bem.
Custou 5,1k, o que eu achei um preço razoável, pelas pesquisas que fiz pela net, e no próprio ML. Tinha loja vendendo até por 7k. E a encomenda veio rápida, chegou com NF, com case original, embalado na caixa da Fender, com certificados e kit Fender completo, tudo perfeito. Portanto recomendo.
Pra achar a referência acho que não vai ser difícil porque ele tinha outros baixos e guitarras anunciados no ML.

Abraço.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Daniel Carneiro Qua Nov 20, 2013 11:55 am

ejsantos escreveu:
Daniel, diz o manual de "boas práticas" que o ideal é regular o baixo quando se troca a espessura das cordas, mas é estranho "sumir" o grave das cordas E e A, talvez seja característica da marca da corda. A altura das cordas em relação ao braço mudou muito? Pode ser que elas tenham ficado mais longe dos captadores. O manual do Fender tem uma tabela de alturas sugeridas para os captadores.

Sobre a regulagem, eu mesmo fiz (mais ou menos) e estava com as cordas originais até semana passada (.105 - .045). Fiquei com elas 6 meses e não senti muito este problema de perda de graves, apenas perda de brilho. Só agora que levei num luthier para ajustar direito, ver altura dos trastes, captadores, etc. (vou buscar amanhã).

Sobre a regulagem pra rock, eu não costumo colocar muito grave porque gosto de um som mais "roncado". Uso mais o captador da ponte (80%), tone em 60% e costumo tocar nas cordas mais ou menos perto do captador da ponte. Só uso 30% do boost do ampli (GK 400RB).

Abs
Edu
E aí Edu, valeu pelas dicas.

Já mandei regular o Jazz Bass com um luthier, porque não tenho muita experiência com regulagem, e acredito que vai resolver.
Engraçado, quando toquei com minha banda de rock usando mais os captadores da ponte do Jazz Bass, o som ficou estralado demais, e o pessoal até reclamou dizendo que tava parecendo "baixo de axé". Então costumo tocar usando mais o captador do braço.

E como eu falei que ia postar sobre a primeira experiência com o Precision em ensaios, posso dizer que foi excelente. Boa sustentação e potência nos graves (literalmente "tremeu o chão", coisa que guitarra nenhuma, por mais alto que esteja, vai fazer, hehe), e boa presença de médios/agudos. E em momento nenhum o baixo ficou abafado ou escondido no meio dos outros instrumentos. A galera elogiou bastante também. Só quero ver numa GIG agora.

Abços.
Daniel Carneiro
Daniel Carneiro
Membro

Mensagens : 91
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe Empty Re: Fender AM Precision: Special x Standard x Deluxe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos