Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

preciso de dicas para gravar o contrabaixo

3 participantes

Ir para baixo

preciso de dicas para gravar  o contrabaixo  Empty preciso de dicas para gravar o contrabaixo

Mensagem por junior.pedrozo.7 Qui Abr 04, 2013 10:15 am

galera eu tenho uma banda de metalcore e nós estamos começando a gravar algumas musicas . o problema é o seguinte por falta de tempo e dinheiro estamos gravando com um amigo nosso, que tem um estudio bem legal aqui na nossa cidade mais só que ele nunca gravou este este genero , apesar de gostar de metal , nos moramos no interior e o estudio é bastante usado por duplas sertanejas aqui da região , o meu equipamento é o seguinte :baixo moridira hurricane com cap bass lines , e um combo da behringer bxl3000A ultrabass , porfavor me ajudem .. Question

junior.pedrozo.7
Membro

Mensagens : 4
Localização : registro sp

Ir para o topo Ir para baixo

preciso de dicas para gravar  o contrabaixo  Empty Re: preciso de dicas para gravar o contrabaixo

Mensagem por joabi Qui Abr 04, 2013 12:23 pm


Não existem muitas diferenças entre gravar baixo em sertanejo ou metal... a diferença principal está na forma de tocar e depois, na mixagem. Se o técnico do estúdio está acostumado a gravar sertanejo ele vai saber te orientar durante a sua gravação, e cada técnico trabalha como está acostumado.

A diferença entre os estilos vai ser maior durante a mixagem, então entregue pro técnico um CD com algumas músicas que sua banda gosta, para ele ter uma referência do som. Se for um cara cuidadoso ele vai ouvir.

Dá pra gravar só usando um DI/preamp, ou microfonando uma caixa, ou ainda somando as duas opções anteriores. A primeira opção é bastante comum.

É importante que seu baixo esteja com o som que você curte (cordas, palheta, regulagem, bllndagem contra ruídos, etc).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

preciso de dicas para gravar  o contrabaixo  Empty Re: preciso de dicas para gravar o contrabaixo

Mensagem por junior.pedrozo.7 Qui Abr 04, 2013 6:53 pm

Valew man ... A questão do estúdio é mais em relação aos equipos do estúdio ... E eu também gostaria de saber se consigo extrair um som legal do meu equipo e com fazer isso as bandas que nos influenciam São as i lay dying , impending doom , Parkway drive, unearth .

junior.pedrozo.7
Membro

Mensagens : 4
Localização : registro sp

Ir para o topo Ir para baixo

preciso de dicas para gravar  o contrabaixo  Empty Re: preciso de dicas para gravar o contrabaixo

Mensagem por Laysson Qui Abr 11, 2013 8:09 pm

Velho, gaste o máximo possível de tempo durante os ensaios e se tiver possibilidade, faça gravação de pré produção (geralmente dão o nome de ensaio gravado, gravação ao vivo) pra descobrir erros e limpar o som. Isso costuma ser um pouco mais caro do que um ensaio normal, mas é bom pra se ouvirem, o que te mostra muitos erros que são negligenciados com a vivência (na hora que estamos tocando, as vezes fica mais mais complicado notar esses pequenos deslizes). Quanto mais afiados na execução tiverem, melhor. Percam muito tempo passando bem devagar partes difíceis aumentando a velocidade aos poucos. Quanto melhor tiver a execução, melhor é a captação do áudio, o que dá muita tranquilidade na hora de editar e mixar. Dependendo do estilo que tocarem, quanto mais "tight" o som, melhor. Uma banda muito bem ensaiada e tocando bem costuma causar uma ótima primeira impressão em quem não conhece o som (só temos uma única chance de causar uma boa primeira impressão). Além disso ajudar na gravação, também melhora muito a qualidade sonora ao vivo.

Eu gosto muito de somar diferentes sinais de baixo, um sinal com um corte de agudos pra pegar somente o grave; outro com um talvez leve overdrive, geralmente a distorção natural de um ampli de guitarra pra pegar mais harmônicos e dar um timbre mais agressivo, o que ajuda a se destacar um pouco na mix; as vezes somo o sinal limpo do baixo vindo em linha também sem efeitos. Daí misturo esses canais até achar uma combinação que me agrade. Como experimento muito em casa, não tenho uma fórmula, vario muito as maneiras pra chegar em timbres que gosto. Me agrada muito isso de experimentar misturas de diferentes canais. Sugiro que o baixo esteja bem regulado, revisado por luthier, com cordas relativamente novas - algumas pessoas preferem que elas estejam já com alguns dias (e não semanas!) por conta da entonação e também por eliminar o brilho extremo de uma corda colocada no mesmo dia, característica indesejada por algumas pessoas na hora de gravar.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

preciso de dicas para gravar  o contrabaixo  Empty Re: preciso de dicas para gravar o contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos