Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

+11
Breno_Barnabe
rafael.buzzi.andrade
heverton souza
Christian
subgrave
Zubrycky
GusVCD
Boss2K
Fernando Zadá
tcraposo
Carlos Diego
15 participantes

Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Carlos Diego Qui Out 24, 2013 2:42 pm

Boa tarde a todos,
 
Minha filha está para fazer 4 anos, e observamos esses dias que ela adora brincar com o meu contrabaixo, basta eu pegar para estudar ou tocar alguma música e ela chega do lado e não sai mais ...rsrs
 
Estava conversando com minha esposa sobre isso e pensamos em comprar algum instrumento para que ela possa expressar sua criatividade, ela também adora cantar as musiquinhas da escolinha, então achamos interessante aproveitar essa vontade dela e ensinar música.
 
Pensei num violão infantil, artesanal, porém não sei se as cordas resistirão a curiosidade da idade Twisted Evil Outra opção que pensei seria um teclado.
 
Alguém tem alguma idéia, já viu algum instrumento, que seja interessante para musicalização infantil, ou tem/teve experiência com crianças dessa idade?
 
Pensei em colocar numa escolinha, mas ano que vem vamos trocá-la de escola, se tudo correr bem vai estudar em uma escola Waldorf, e teremos a mensalidade, então seria meio apertado mais uma despesa no momento.
 
Agradeço a atenção dos amigos!
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por tcraposo Qui Out 24, 2013 3:12 pm

Tem escolas de música que tem cursos especiais de musicalização infantil.
A escola onde estudei um tempo mesmo ( em Petrópolis ) tem, é bem interessante.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Out 24, 2013 4:02 pm

Cara se vai colocar numa escola Waldorf fica tranquilo e desencana que eles suprem isso fácil. Meu filho estuda em uma e é muito bacana a abordagem de música.
Não precisa ser instrumento artesanal tem violões infantis bem baratos e nessa idade o bacana é ter uns pandeiros, teclado simples é tudo mais lúdico e o melhor é deixar ela a vontade para brincar e testar uns como se fossem brinquedos. Xilofones também são interessantes mas não tão baratos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Boss2K Qui Out 24, 2013 5:26 pm

Por que estudar música

As crianças são seres musicais, mas precisam do espaço certo para desenvolver suas habilidades. Entenda como isso acontece em casa e na escola

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/estudar-musica-730918.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por GusVCD Qui Out 24, 2013 5:52 pm

Eu sempre busco dar alguns brinquedinhos relacionados com musica, mesmo qdo eles necessariamente não fazem "barulho".

Por exemplo, eu queria dar uma guitarra de brinquedo pra ele, pra ele ficar brincando enquanto eu toco em casa, mas q ao mesmo tempo gera-se algum aprendizado pra ele. Ai me veio a ideia: Vou procurar no MercadoLivre ou no BomNegócio uma guitarrinha dessas do "Guitar Hero" com defeito, baratinha mas em boas condições, por ai tbm posso fazer ele fixar as cores dos botões.

Resultado? A cara dele qdo entregue na segunda feira agora pra ele:

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  IMG_0159

GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Zubrycky Qui Out 24, 2013 6:11 pm

Recomendo xilofones.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por subgrave Qui Out 24, 2013 6:36 pm

Carlos Diego escreveu: 
Minha filha está para fazer 4 anos, e observamos esses dias que ela adora brincar com o meu contrabaixo, basta eu pegar para estudar ou tocar alguma música e ela chega do lado e não sai mais ...rsrs
 
A minha está com 2 aninhos e também adora meus baixos.

Deixo ela mecher e tudo mais, mas por enquanto a musicalização dela é só cantar musicas infantis.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Christian Qui Out 24, 2013 7:27 pm

Que tal uma Flauta doce acho ótimo para iniciação musical
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por heverton souza Qui Out 24, 2013 8:19 pm

Os meus gostam muito do baixo,flauta doce,bater em panelas,não posso colocá-los em escola de música,enquanto isso,vou fazendo esse papel de ensiná-los.
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Out 24, 2013 11:03 pm

O meu filho também é interessante.

1 ano e meio e já passou da fase dos "slaps" no baixo e no violão.. hehehe... ele já puxa a corda pra ouvir cada som....
às vezes ele gosta e ouvir o som do instrumento contra o chão também, mas por isso to sempre por perto... heheh

Mas quando tudo está dentro do bag é como se não existissem pra ele.

é muito interessante ver o aprendizado.

Ele tem acesso desde os lúdicos (violãozinho de plástico, apitido, bandinha...) até meus baixos, violões e um teclado Cassio antigasso que foi meu primeior instrumento.

No meu caso eu ainda posso me considerar um felizardo pois a minha esposa dá aula de iniciação musical... hehehe

O "segredo" é mais ou menos o que falaram acima: Brincadeira.

Deixa brincar sem pressão.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 24, 2013 11:41 pm

Não querendo ser off topic mas... o que vem a ser uma "Escola Waldorf"?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Carlos Diego Qui Out 24, 2013 11:45 pm

tcraposo escreveu:Tem escolas de música que tem cursos especiais de musicalização infantil.
A escola onde estudei um tempo mesmo ( em Petrópolis ) tem, é bem interessante.
É que agora tá meio justa a grana aqui Very Happy 

Fernando Zadá escreveu:Cara se vai colocar numa escola Waldorf fica tranquilo e desencana que eles suprem isso fácil. Meu filho estuda em uma e é muito bacana a abordagem de música.
Não precisa ser instrumento artesanal tem violões infantis bem baratos e nessa idade o bacana é ter uns pandeiros, teclado simples é tudo mais lúdico e o melhor é deixar ela a vontade para brincar e  testar uns como se fossem brinquedos. Xilofones também são interessantes mas não tão baratos.
Achei esse xilofone, um colorido, bacana. Então Zadá, minha vontade sempre foi ela estudar numa escola Waldorf, quando ela fez 2 anos eu consegui uma bolsa, mas não a Van, ninguém tinha vaga, só tinha uma van na época e um ônibus, e como a escola é praticamente fora da cidade, não rolou. Esses dias solicitei bolsa novamente, espero que pra 2014 dê certo. O violão artesanal que disse são esses infantis mesmo, mas aqui tem uma loja de brinquedos artesanais de madeira, e tem violão num preço justo. Valeu pelas dicas!

Boss2K escreveu:Por que estudar música

As crianças são seres musicais, mas precisam do espaço certo para desenvolver suas habilidades. Entenda como isso acontece em casa e na escola

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/estudar-musica-730918.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar
Valeu Boss, vou ler com calma!

GusVCD escreveu:Eu sempre busco dar alguns brinquedinhos relacionados com musica, mesmo qdo eles necessariamente não fazem "barulho".

Por exemplo, eu queria dar uma guitarra de brinquedo pra ele, pra ele ficar brincando enquanto eu toco em casa, mas q ao mesmo tempo gera-se algum aprendizado pra ele. Ai me veio a ideia: Vou procurar no MercadoLivre ou no BomNegócio uma guitarrinha dessas do "Guitar Hero" com defeito, baratinha mas em boas condições, por ai tbm posso fazer ele fixar as cores dos botões.

Resultado? A cara dele qdo entregue na segunda feira agora pra ele:



Cara de felicidade o garoto hein! Pensei num de brinquedo também, vou pesquisar.

Zubrycky escreveu:Recomendo xilofones.
Bacana!

subgrave escreveu:
Carlos Diego escreveu: 
Minha filha está para fazer 4 anos, e observamos esses dias que ela adora brincar com o meu contrabaixo, basta eu pegar para estudar ou tocar alguma música e ela chega do lado e não sai mais ...rsrs
 
A minha está com 2 aninhos e também adora meus baixos.

Deixo ela mecher e tudo mais, mas por enquanto a musicalização dela é só cantar musicas infantis.
A minha também mexe, acho bacana pacas!

Christian escreveu:Que tal uma Flauta doce acho ótimo para iniciação musical
Tenho uma Barroca aqui .... ela brinca com ela, e tem uma de brinquedo também, que ganhamos numa dessas pescaria de escolinha. rs

heverton souza escreveu:Os meus gostam muito do baixo,flauta doce,bater em panelas,não posso colocá-los em escola de música,enquanto isso,vou fazendo esse papel de ensiná-los.
Legal!

rafael.buzzi.andrade escreveu:O meu filho também é interessante.

1 ano e meio e já passou da fase dos "slaps" no baixo e no violão.. hehehe... ele já puxa a corda pra ouvir cada som....
às vezes ele gosta e ouvir o som do instrumento contra o chão também, mas por isso to sempre por perto... heheh

Mas quando tudo está dentro do bag é como se não existissem pra ele.

é muito interessante ver o aprendizado.

Ele tem acesso desde os lúdicos (violãozinho de plástico, apitido, bandinha...) até meus baixos, violões e um teclado Cassio antigasso que foi meu primeior instrumento.

No meu caso eu ainda posso me considerar um felizardo pois a minha esposa dá aula de iniciação musical... hehehe

O "segredo" é mais ou menos o que falaram acima: Brincadeira.

Deixa brincar sem pressão.
Bem o que você disse mesmo, na brincadeira, sem pressão!

Minha filha também, se tá no bag ela não põe a mão. rs
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Carlos Diego Sex Out 25, 2013 12:00 am

Breno_Barnabe escreveu:Não querendo ser off topic mas... o que vem a ser uma "Escola Waldorf"?
É no meu ponto de vista umas das melhores pedagogias para uma criança, não só pelo que ensinam, mas pelo ambiente que a escola proporciona.

Aqui dá prá tirar as dúvidas de uma forma completa e clara: http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/artigos/artperg.htm#1

Essa é a escola que pretendo matricular minha filha: https://www.facebook.com/pages/Escola-Waldorf-Aitiara/145867125450457?fref=ts

Abraço
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Out 25, 2013 12:35 am

Putz difícil explicar Breno mas procure no Google por antroposofia e Rudolf Steiner.
Mas é uma pedagogia diferenciada que enxerga o ser-humano de forma mais completa e natural.
Sou fã.
tenho um documentário aqui que baixei do youtube com legnda que é bacana mas não achei mais o link dele nem procurando depois tento postar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Boss2K Sex Out 25, 2013 10:33 am

Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
A experiência da beleza tem de vir antes
- Rubem Alves

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Leandro Jeronimo Sex Out 25, 2013 10:34 am

O projeto Gúri tem iniciação musical, mas acho que a idade inicial são 6 anos...

veja se na tua cidade tem, meu filho estuda lá e está super feliz com as aulas !!!
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Carlos Diego Sex Out 25, 2013 10:36 am

Fernando Zadá escreveu:Putz difícil explicar Breno mas procure no Google por antroposofia e Rudolf Steiner.
Mas é uma pedagogia diferenciada que enxerga o ser-humano de forma mais completa e natural.
Sou fã.
tenho um documentário aqui que baixei do youtube com legnda que é bacana mas não achei mais o link dele nem procurando depois tento postar.
 
 
Se achar o documentário posta o link Zadá, também me interesso e sou muito fã.
 
Boss2K escreveu:Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
A experiência da beleza tem de vir antes
- Rubem Alves
 
Muito sábio! Vou levar pro resto da vida!
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por subgrave Sex Out 25, 2013 11:10 am

Boss2K escreveu:Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
A experiência da beleza tem de vir antes
- Rubem Alves
Por isso incentivo minha filha a cantar musicas infantis, que diga-se de passagem tem umas melodias muito bacanas, daquelas que ficam na cabeça...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por leandrosf89 Sex Out 25, 2013 1:17 pm

Esse tópico muito me interessa! up
Também compartilho da mesma situação que vocês.
Meu filho tem 4 anos, gosta de cantar músicas infantis e tudo mais. Sempre que saio pra tocar é uma luta deixar ele em casa. rs
Até agora ele já teve alguns brinquedos musicais e recentemente comprei um violão infantil "de verdade" pra ele mas vi que ele ainda gosta mais dos brinquedos. Vou usar algumas dicas que vocês postaram aqui. Achei legal a idéia da Guitarrinha e do Xilofone.
up 
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por GusVCD Sex Out 25, 2013 4:47 pm

leandrosf89 escreveu: Sempre que saio pra tocar é uma luta deixar ele em casa.  rs 
Eu desisti de deixar em casa o meu de 3 e levo junto pras Gigs.

Como 95% delas são de igreja, fica sussa pelo conteúdo e horário.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por leandrosf89 Sex Out 25, 2013 5:27 pm

^Boa Gus! As de Igreja também tento levar. O problema é que meu filho fica querendo tocar no meu lugar. kkkk
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 25, 2013 9:24 pm

^ E tentar explicar que, só porque o acento da bateria tá vazio, não quer dizer que ele pode tocar é completamente inútil. hehehe
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Carlos Diego Sáb Out 26, 2013 8:56 am

Ontem eu baixei uma apostila na net que tem um monte de musica infantil para flauta doce ... ela gostou rsrsrs Claro que não foi aqueeeeela execução, mas deu pra gente se divertir.Laughing

Depois foi a vez dela tocar .... rsrsrsrs Divertido prá caramba!

Na quinta levamos ela numa jam sesseion de jazz aqui no teatro, ela queria saber tudo, o que era isso, aquilo, gostou bastante, batia palma no fim das musicas ... se divertiu.

 
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Fernando Zadá Dom Out 27, 2013 10:33 pm

Link



na biblioteca virtual do site me falaram que tem a segunda parte vou procurar que não assisti e coloco link
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por nyebson Qua Out 30, 2013 8:59 pm

tem tbm o livro "música na escola" que tem vários exercícios/brincadeiras para estimular a musicalidade da criança
nyebson
nyebson
Membro

Mensagens : 42
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Carlos Diego Qua Out 30, 2013 9:39 pm

Valeu Zadá .... vou assisitir aqui!!!!

Nyebson, vou pesquisar o livro também!

Abraço!
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por fheliojr Qui Out 31, 2013 8:39 pm

^ artigo interessante: http://porvir.org/porpensar/ensino-de-musica-melhora-leitura-atencao-de-criancas/20131030
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.  Empty Re: Ensino de música para nossos filhos, preciso de dicas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos