Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixistas sofrem bullying eterno.

+37
zegaman4
subgrave
ggugik
Rick Charles
RodrigoBR
fheliojr
Kobeh
carlosprofort
CaQuinhO
Stormbringer
MNacarato
JAZZigo
edumoraes
Cayo Castro
cicero moura
carimbass
Fabio Motta
Rico
Victor matheus wooten
Ruds
joabi
malka_aff
jiroumaru
pluís
GANSO
afonsodecampos
bodhan
ricardo_hiendl
edumerino
djmmaster
SHIP ROOM ESTUDIO
Asafe
Fernando Zadá
NeyBass
allexcosta
rodsom
Onildo
41 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 8:58 am

GANSO escreveu:^Eu ia escrever mais ou menos isso aí... Não só os baixistas do Zezé ou do Alexandre Pires tem equipamento de ponta pra tocar...

Os baixistas do Zezé e do Alexandre não devem nem ter amp.

GANSO escreveu:E, sinceramente não acho que o baixista seja tratado como apêndice... acho mesmo é que todo mundo é tratado como gado... só isso.

Acho que estamos falando de coisas distintas. Músico é gado, isso é óbvio. Se artistas pudessem colocar uns hologramas no palco para preencher o visual e um computador para tocar as notas fariam sem pestanejar.

Estou falando de nós, baixistas, sermos considerados inferiores por colegas de banda mesmo... E pela minha experiência isso ocorre mais no rock, pois já toquei rock e já toquei outros estilos. Minha primeira resposta nesse tópico foi relacionada a uma maneira específica que algumas áreas do país onde as gigs de rock predominam vêem o instrumento "contrabaixo". É um argumento simples, baseado em MINHAS experiências e ninguém precisa concordar.

Eu simplesmente discordo que baixistas sofram "bullying" eterno. Na realidade que conheço, baixistas sofrem "bullying" somente dentro do rock...


Última edição por allexcosta em Qua Set 26, 2012 9:01 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Ruds Qua Set 26, 2012 9:00 am

allexcosta escreveu:
[...] Devo estar generalizando e exagerando como de costume, mas andar em Curitiba parece uma viagem no tempo à época áurea dos anos 80 e do hair-metal. [...]

Allex, vc deve andar por lugares diferentes dos que eu ando aqui em Curitiba. O que eu vejo de sobra por aqui é o sertanejo universitário mesmo. Os tais vaqueiros que só viram boi no hamburguer do McDonalds e as piriguetes maria-camaro. =/


allexcosta escreveu:
É que cansa ver as pessoas achando que as picuinhas próprias do mundo do rock se aplicam à música em geral...

Bandas que só se preocupam com aparência, baixista humilhado, guitarristas com ego exacerbado, desprezo por outros estilos musicais, gente se achando profissional depois de aprender 2 acordes... Nada disso acontece em outro estilo musical que não seja o rock.

E sobre o rock, vc parece realmente não gostar, e defende sua opinião com bastante ênfase. Vc já deve ter tido muitas experiências e muito azar nesse meio.

Mas pra esclarecer melhor, o que vc quer dizer por rock? Beatles é rock pra vc? e Rammstein? Ultraje a Rigor? Eric Clapton? Red Hor Chili Peppers? Muse? Dream Theater? Jimi Hendrix? U2?

Isso tudo vale como "Bandas que só se preocupam com aparência" e que estão "se achando profissional depois de aprender 2 acordes"?

ou é algo mais específico, tipo... sei lá... Black Metal?

Ou por rock vc quer dizer o meio amador, como bandas-de-garagem?

Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 9:03 am

Ruds escreveu:Mas pra esclarecer melhor, o que vc quer dizer por rock?

Não sei dizer, só sei que toda vez que me deparei com músicos e bandas que tinham uma atitude similar à descrita esses músicos se consideravam parte de alguma vertente do rock.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por edumerino Qua Set 26, 2012 9:09 am

^E qual o nível desses músicos?
Eu entendo o que está falando quando falamos daquele iniciante que não sabe nem diferenciar freqüência grave de aguda. Mas pra pessoa com um pouco mais de "noção" musical aí já é pesado hein...

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Ruds Qua Set 26, 2012 9:16 am

allexcosta escreveu:
Ruds escreveu:Mas pra esclarecer melhor, o que vc quer dizer por rock?

Não sei dizer, só sei que toda vez que me deparei com músicos e bandas que tinham uma atitude similar à descrita esses músicos se consideravam parte de alguma vertente do rock.

Pois é, Allex. Se vc nem sabe direito dizer o que vc quer dizer, será que vc não está generalizando ou exagerando?

Claro que isso que vc falou pode acontecer com bandas de rock. Mas pode acontecer em outras também. Eu não tive tanto azar assim com o rock.
Um exemplo que infelizmente conheço melhor é o prórpio sertanejo universitário, que como falei tá por todo canto da cidade. Os caras do sertanejo não parecem dar muita importância pro baixo. Só os vocais são importantes nesse meio. O resto é descartável.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 9:40 am

Ruds escreveu:Pois é, Allex. Se vc nem sabe direito dizer o que vc quer dizer, será que vc não está generalizando ou exagerando?

Sei exatamente o que quero dizer e não retiro uma vírgula do que escrevi. E é óbvio que estou generalizando baseado em minha experiência.

Ruds escreveu:Os caras do sertanejo não parecem dar muita importância pro baixo. Só os vocais são importantes nesse meio. O resto é descartável.

Minha experiência com sertanejo é completamente diferente. Os sertanejos que conheci davam suma importância à cozinha. A questão de ser descartável é que o músico acompanhante que não aparece na capa do CD é descartável mesmo. É só achar outro que faça o trabalho e ninguém pensa duas vezes antes de substituir uma peça que dá trabalho ou quer ganhar mais. Isso é assim em qualquer estilo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por edumerino Qua Set 26, 2012 9:45 am

^Eu diria mais. É só colocar o sertanejo em questão com um playback que as 80 mil pessoas da platéia nem vão ligar.

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Onildo Qua Set 26, 2012 9:51 am

^ Não sei como ainda não existem Dj's sertanejos por aí...
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por ricardo_hiendl Qua Set 26, 2012 10:01 am

Pois, é...
O pessoal que sai pra ver um show desse nao ta nem aí pra música em si.
Eles vão pra ver o cantor ou vai pra pegar as menininhas e chapar o côco.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Ruds Qua Set 26, 2012 10:01 am

allexcosta escreveu:
E é óbvio que estou generalizando baseado em minha experiência.

Ok, então agora está mais realista. Esclarecido.

allexcosta escreveu:
Ruds escreveu:Os caras do sertanejo não parecem dar muita importância pro baixo. Só os vocais são importantes nesse meio. O resto é descartável.

Minha experiência com sertanejo é completamente diferente. Os sertanejos que conheci davam suma importância à cozinha. A questão de ser descartável é que o músico acompanhante que não aparece na capa do CD é descartável mesmo. É só achar outro que faça o trabalho e ninguém pensa duas vezes antes de substituir uma peça que dá trabalho ou quer ganhar mais. Isso é assim em qualquer estilo...

Concordo que o sertanejo seja assim. Mas existem alguns outros estilos onde o foco não é tanto em "vocal duplo" mas mais em "banda" mesmo. Nesses, os integrantes da banda como um todo são mais.... digamos.... relevantes.
Imagine o Red Hot Chili Peppers sem o Flea. Ou lembre do Metallica quando o Cliff Burton morreu.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Victor matheus wooten Qua Set 26, 2012 10:09 am

^ Isso é uma opnião pessoal, ou uma experiencia pessoal, mas onde eu nunca sofri bullying foi no rock toco em tres das 5 bandas de rock da minha cidade e sou o mais novo baixista de toda a cidade e nunca sofri bullying, mas tocando pagode, MPB, reggae, e até uma vez me aventurei na igreja eu sofri bullying, por questões principalmente de amp. ahn

____________________________
Jazz Bass Clube Nº0079
De vez em quando é legal dar uma olhada aqui.http://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
Victor matheus wooten
Victor matheus wooten
Membro

Mensagens : 254
Localização : Itaqui - Provincia de São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por GANSO Qua Set 26, 2012 11:09 am

Bem, também é o seguinte: Quem é o apêndice no Police? e no Rush? e no Motorhead? nos Beatles?
Ali quem se sobressai é o baixista... e por que? Talvez por estar nos vocais, por compor mais (se bem que no Rush o batera faz as letras).
Bem, mas concluindo eu não vejo dessa forma. Com certeza é a experiência do Allex, mas tudo bem. Eu nunca sofri bulling por ser baixista e digo mais, aqui onde moro as bandas sempre procuram baixistas legais, pois está em falta.
Agora, se o guitarrista se acha e vocalista também, isso é megalomania do sujeito e não dou a mínima pra isso. Também acho que baixista não deve ter complexo de inferioridade. Pra mim eu quero ver a coisa arder e estar no meio.

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por allexcosta Qua Set 26, 2012 11:21 am

Estou com extrema dificuldade de expressar o que quero dizer e essa será minha última mensagem nesse tópico.

O que eu quero dizer é que em lugares que não tem uma cultura de rock forte você nunca escuta a pergunta "você decidiu tocar baixo porque é mais fácil?" e perguntas similares...

É isso... Me ausento do tópico...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Fernando Zadá Qua Set 26, 2012 11:53 am

Rss
Sexta passada numa gig jam quando resolveram cair pro rock passei o baixo pra um amigo e pulei pra uma das guitarras exatamente por pensar parecido.
Tem rock legal tem mas quando o povo quer zoar e tocar alto não tem gênero mais chato de se tocar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Victor matheus wooten Qua Set 26, 2012 12:21 pm

Isso que o Alex falo é a mais pura verdade, agora sim se expressou felizmente.

____________________________
Jazz Bass Clube Nº0079
De vez em quando é legal dar uma olhada aqui.http://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
Victor matheus wooten
Victor matheus wooten
Membro

Mensagens : 254
Localização : Itaqui - Provincia de São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Rico Qui Set 27, 2012 6:41 am

Acho que tem idéias muito diferentes por aquí: Em primeiro lugar, comparar a nenhuma produção de uma banda de amigos tocando na escola, com as mega produções de Alexandre Pires (aquele que chorou de emoção ao conhecer o genocida G Bush) é covardia.
Uma pergunta: Prá que gastar uma grana preta em ampli e caixas, como vejo muito por aquí, se você não leva para os shows? Eu sempre levo meu equipamento, e não passo aperto. Qualquer guitarrista daqui do RJ leva (existem exceções sim...) sua 4x12 pesada para tocar. Qual o motivo do baixista não levar sua 4x10 ou 1x15? Ah, é pesada? Minha Uno sai lotada cada vez que vou tocar. Faço isso com o pé nas costas. Mesmo quando toco em lonas culturais, que tem em geral um som muito bom, carrego meu cabeçote all tube 270 watts de quase 28kg.
Quanto ao baixo ser um estorvo no mundo do Rock, acho uma idéia insteressante... Mas, gostaria de ouvir a opinião de gente como Cris Squire, Paul McCartney, Jack Bruce, Andy Fraser, Paul Jones, Roger Glover, Geezer Butler, Colin Hodgkinson, Entwistle etc...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Onildo Qui Set 27, 2012 7:29 am

Rico escreveu:Acho que tem idéias muito diferentes por aquí: Em primeiro lugar, comparar a nenhuma produção de uma banda de amigos tocando na escola, com as mega produções de Alexandre Pires (aquele que chorou de emoção ao conhecer o genocida G Bush) é covardia.
Uma pergunta: Prá que gastar uma grana preta em ampli e caixas, como vejo muito por aquí, se você não leva para os shows? Eu sempre levo meu equipamento, e não passo aperto. Qualquer guitarrista daqui do RJ leva (existem exceções sim...) sua 4x12 pesada para tocar. Qual o motivo do baixista não levar sua 4x10 ou 1x15? Ah, é pesada? Minha Uno sai lotada cada vez que vou tocar. Faço isso com o pé nas costas. Mesmo quando toco em lonas culturais, que tem em geral um som muito bom, carrego meu cabeçote all tube 270 watts de quase 28kg.
Quanto ao baixo ser um estorvo no mundo do Rock, acho uma idéia insteressante... Mas, gostaria de ouvir a opinião de gente como Cris Squire, Paul McCartney, Jack Bruce, Andy Fraser, Paul Jones, Roger Glover, Geezer Butler, Colin Hodgkinson, Entwistle etc...

O tópico desvirtuou um pouco, começou com uma pequena apresentação, passou por questões regionalistas e foi parar no Alexandre Pires. scratch

A partir de agora eu ligo pra organização pra eles me falarem exatamente o que vai ter ou não e evitar surpresas na hora.

E se eu tivesse um all tube de 270W eu levaria até pra tocar em velório de capela do interior.
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por NeyBass Qui Set 27, 2012 8:26 am

só de raiva porque no fim de semana passada não deixaram eu ligar meu baixo na mesa e tive que usar meu stanerzinho, sábado 29/09 vou plugar meu humilde DeOliveira nesse aqui.
http://www.hbsomeluz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108&Itemid=93

quero só ver o que vai virar.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Fabio Motta Qui Set 27, 2012 9:33 am

Onildo escreveu:Ontem fiz uma apresentação na faculdade onde o um dos guitarristas leciona. Chegando lá me deparo com 2 amps de guitarra de 100W, um marshall híbrido e um warm all tube. Pra mim, baixista marginalizado, um Meteoro Demolidor de 60W. Até cogitei ligar em linha pras PA's, mas eram caixas pequenas e não aguentariam a também. Após os shows guitarrista e baterista considerados destaque.
Aí me pergunto: Com um meteoro de 60 W, é possível ser destaque em alguma coisa? scratch

Na minha banda não temos esse lance de se destacar. Eu por exemplo toco para a banda, como tem que ser e consequentemente, hora ou outra, tenho meus momentos de destaque. E outra coisa, procuro sempre saber o que terá disponível de equipamentos para tocar, se não for do meu agrado, levo o meu equipamento e resolvo o problema.
E acho que isso não tem absolutamente nada a ver com rock ou qualquer outro estilo, este tipo de problema ocorre com muita gente por aí...

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por carimbass Qui Set 27, 2012 9:51 am

Rico escreveu:Acho que tem idéias muito diferentes por aquí: Em primeiro lugar, comparar a nenhuma produção de uma banda de amigos tocando na escola, com as mega produções de Alexandre Pires (aquele que chorou de emoção ao conhecer o genocida G Bush) é covardia.
Uma pergunta: Prá que gastar uma grana preta em ampli e caixas, como vejo muito por aquí, se você não leva para os shows? Eu sempre levo meu equipamento, e não passo aperto. Qualquer guitarrista daqui do RJ leva (existem exceções sim...) sua 4x12 pesada para tocar. Qual o motivo do baixista não levar sua 4x10 ou 1x15? Ah, é pesada? Minha Uno sai lotada cada vez que vou tocar. Faço isso com o pé nas costas. Mesmo quando toco em lonas culturais, que tem em geral um som muito bom, carrego meu cabeçote all tube 270 watts de quase 28kg.
Quanto ao baixo ser um estorvo no mundo do Rock, acho uma idéia insteressante... Mas, gostaria de ouvir a opinião de gente como Cris Squire, Paul McCartney, Jack Bruce, Andy Fraser, Paul Jones, Roger Glover, Geezer Butler, Colin Hodgkinson, Entwistle etc...

Não sei qual o tipo de GIG que você toca, mas em casas de shows onde tenham mais de uma banda na noite você normalmente não conseguirá ligar sua caixa. E falando de músicos que tocam profissionalmente esse lance de levar sua caixa não existe, vai querer colocar no bagageiro do onibus ou van um set de 4x10 + 1x15 junto com os instrumentos, iluminação, ferragem bateria, malas dos componentes e etc...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por allexcosta Qui Set 27, 2012 9:59 am

carimbass escreveu:E falando de músicos que tocam profissionalmente esse lance de levar sua caixa não existe

Pode crer...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por NeyBass Qui Set 27, 2012 10:09 am

essas coisas de som ruim, ou fora de padrão como no caso desse tópico, amps bons para guitarra e de estudo pro baixo ou vice-versa, acontece mais é em eventos, tipo escola, casa de amigos, ensaios pequenos, partindo para eventos maiores com som profissional, se não tiver o set que vc curte, no mínimo tem um de boa qualidade que não vai te deixar na mão, agora se o baixista não toca em outro set que não seja um GK, é melhor levar o seu, pq não é todo lugar que tem.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por cicero moura Qui Set 27, 2012 10:19 am

interessante nas guigs que eu vou,sempre tem um amp bom com caixas boas (top)
nessas horas é bom ser baiano e tocar meu forrózinho


Última edição por cicero moura em Qui Set 27, 2012 10:20 am, editado 1 vez(es)

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Set 27, 2012 10:20 am

Não dá pra comparar a situação do nosso amigo Onildo com uma mega apresentação. É meio óbvio que em qualquer apresentação de grande porte o baixista vai ter bom equipamento, independente do estilo de música que for tocar. Talvez não encontre equipamento TOP de linha, mas vai ter algo que pelo menos acompanhe a banda.
Existem muitos grandes baixistas de Rock (muitos), porém eu concordo parcialmente (não generalizando) que em algumas ocasiões o baixo no mundo do Rock é meio que deixado de lado, isso acontece principalmente em bandas de iniciante.
Um exemplo: se juntar 4 moleques pra formar uma banda de Rock 3 vão querer ser guitarrista, o outro vai querer ser baterista...
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Cayo Castro Qui Set 27, 2012 10:27 am

ricardo_hiendl escreveu:
Existem muitos grandes baixistas de Rock (muitos), porém eu concordo parcialmente (não generalizando) que em algumas ocasiões o baixo no mundo do Rock é meio que deixado de lado, isso acontece principalmente em bandas de iniciante.
Um exemplo: se juntar 4 moleques pra formar uma banda de Rock 3 vão querer ser guitarrista, o outro vai querer ser baterista...

Como é o nome do baixista do AC/DC sem olhar na internet...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Onildo Qui Set 27, 2012 10:27 am

Existem dois pontos a se considerar:

1- O cara que faz faz disso um negócio, profissional, que presta um serviço a um cliente.
2- O cara que simplesmente faz disso um passatempo. Mas nem por isso deixa de querer fazer algo caprichado.

Eu me encaixo bem mais no segundo quesito, acredito que é o caso do Rico e seu valvulado de 270W. Por isso depende de muitos fatores eu levar ou não meu equipamento, neste caso específico eu acreditei que não seria necessário levar meu amp de 150w que não é grandes coisa. Vacilo meu, mas isso não diminui a incompetência da organização em pegar um amp de menor potência.

Já se o cara for do item 1, ele deve exigir todas as garantias num contrato ou coisa do tipo. Se ele tem estrutura e condições de levar uma geladeira com um amp de 500W, que cobre o que achar suficiente pra valer o empenho.


obs: Por aqui oque mais vejo são os profissionais que tocam em eventos de médio porte levando seus equipamentos "nas costas" após o show. Independente do estilo e gênero musical.
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por cicero moura Qui Set 27, 2012 10:27 am

ricardo_hiendl escreveu:Não dá pra comparar a situação do nosso amigo
por aqui o cara ganha um baqixo e se ele não sentar o de botar a galera pra dançar nem rola segunda guig.
as linhas do baixo estão bem ali pra qualquer um ouvir(vide youtube)


Última edição por cicero moura em Qui Set 27, 2012 10:36 am, editado 1 vez(es)

____________________________
abraço cicinho
clube do jazz bass 38 gospel clube 84 clubre dos baixistas da bahia # 014
cicero moura
cicero moura
Membro

Mensagens : 614
Localização : irece ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Onildo Qui Set 27, 2012 10:28 am

Cayo Castro escreveu:
ricardo_hiendl escreveu:
Existem muitos grandes baixistas de Rock (muitos), porém eu concordo parcialmente (não generalizando) que em algumas ocasiões o baixo no mundo do Rock é meio que deixado de lado, isso acontece principalmente em bandas de iniciante.
Um exemplo: se juntar 4 moleques pra formar uma banda de Rock 3 vão querer ser guitarrista, o outro vai querer ser baterista...

Como é o nome do baixista do AC/DC sem olhar na internet...

Cliff Williams?


Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por NeyBass Qui Set 27, 2012 10:36 am

eu me conformo e toco em qualquer set, desde que não tenha uma mais favorecido que outros. por ex:
Aqui onde moro tem um Sr. que tem um pequeno som que aluga para pequenos eventos, o amp dele é um meteoro desse de 80w, porém os de quitarra tb são meteoros pequenos, ja toquei umas 3x com ele e não reclamei de nada, agora quando vou tocar que o som é o dele, eu ja levo meu staner bs120 que não é la essas coisas, mas é um pouco melhor, e assim somos felizes.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Set 27, 2012 10:42 am

Cayo Castro escreveu:
ricardo_hiendl escreveu:
Existem muitos grandes baixistas de Rock (muitos), porém eu concordo parcialmente (não generalizando) que em algumas ocasiões o baixo no mundo do Rock é meio que deixado de lado, isso acontece principalmente em bandas de iniciante.
Um exemplo: se juntar 4 moleques pra formar uma banda de Rock 3 vão querer ser guitarrista, o outro vai querer ser baterista...

Como é o nome do baixista do AC/DC sem olhar na internet...

ahn
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por NeyBass Qui Set 27, 2012 10:47 am

cicero moura escreveu:
ricardo_hiendl escreveu:Não dá pra comparar a situação do nosso amigo
por aqui o cara ganha um baqixo e se ele não sentar o de botar a galera pra dançar nem rola segunda guig.
as linhas do baixo estão bem ali pra qualquer um ouvir(vide youtube)
não assisti o video todo, mas parece que o baixista usa um tagima memphis, será?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por carimbass Qui Set 27, 2012 10:49 am

ricardo_hiendl escreveu:Não dá pra comparar a situação do nosso amigo Onildo com uma mega apresentação. É meio óbvio que em qualquer apresentação de grande porte o baixista vai ter bom equipamento, independente do estilo de música que for tocar. Talvez não encontre equipamento TOP de linha, mas vai ter algo que pelo menos acompanhe a banda.

Não me referia GIG de grande porte, aqui é comum em sons de aluguel de GIG média ( forró com bandas locais, sertanejo e etc ter 1x15 e 4x10 nemque seja meteoro ). Se alguém tocar 5 a Dom toda semana as vezes em 2 locais na mesma noite e tiver disposto a levar um set de 4x10 ou até 2x12, quando chegar no sábado o cidadão já desistiu pode ter certeza...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por pluís Qui Set 27, 2012 11:11 am

Concordo com a afirmação. Geralmente,depende mais do evento (embora alguns ainda falhem). Costumava levar sempre meu Meteoro Nitrous onde ia comigo,mas depois de uns "passeios" deu um probleminha no falante,e depois nunca mais levei. Foi aí que comecei a passar mais raiva rs dependendo do lugar (principalmente cidade pequena),é horrível. Sorte a minha que geralmente os equipamentos são de um cara que presta serviços pra prefeitura. O cachê não é lá essas coisas,mas sempre chego tem um Gkzão rsrs Laughing
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Ruds Qui Set 27, 2012 11:32 am

ricardo_hiendl escreveu:Existem muitos grandes baixistas de Rock (muitos), porém eu concordo parcialmente (não generalizando) que em algumas ocasiões o baixo no mundo do Rock é meio que deixado de lado, isso acontece principalmente em bandas de iniciante.
Um exemplo: se juntar 4 moleques pra formar uma banda de Rock 3 vão querer ser guitarrista, o outro vai querer ser baterista...

Talvez seja poraí mesmo.
Mas ainda assim, tenho a impressão que a guitarra é um instrumento mais "pop", mais conhecido pelo público leigo, do que o baixo. Daí, talvez, venha essa certa discriminação ou "bullying". Por exemplo, imagine um leigo assistindo uma banda. Ele não diria que na banda tem "um batera, um vocal e dois baixistas". O leigo diria dois "guitarristas".
Se for esse o caso, isso independe do estilo musical. Daí o problema vai acontecer em casos de bandas muito iniciantes, eventos baratos organizados por leigos (em música) e coisas desse tipo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Onildo Qui Set 27, 2012 11:36 am

Ruds escreveu:
ricardo_hiendl escreveu:Existem muitos grandes baixistas de Rock (muitos), porém eu concordo parcialmente (não generalizando) que em algumas ocasiões o baixo no mundo do Rock é meio que deixado de lado, isso acontece principalmente em bandas de iniciante.
Um exemplo: se juntar 4 moleques pra formar uma banda de Rock 3 vão querer ser guitarrista, o outro vai querer ser baterista...

Talvez seja poraí mesmo.
Mas ainda assim, tenho a impressão que a guitarra é um instrumento mais "pop", mais conhecido pelo público leigo, do que o baixo. Daí, talvez, venha essa certa discriminação ou "bullying". Por exemplo, imagine um leigo assistindo uma banda. Ele não diria que na banda tem "um batera, um vocal e dois baixistas". O leigo diria dois "guitarristas".
Se for esse o caso, isso independe do estilo musical. Daí o problema vai acontecer em casos de bandas muito iniciantes, eventos baratos organizados por leigos (em música) e coisas desse tipo.



Exatamente, foi por isso me utilizei da expressão "Bullying".
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Rico Qui Set 27, 2012 11:51 am

É o seguinte: Você é pequeno, ganha um troco prá tocar (eu), vai fazer um evento com duas ou três bandas: Leva teu equipamento de palco. É músico profissional, vai fazer um trabalho com grana, num palco gigantesco para 20.000 pessoas: Tenha certeza que ainda que não seja teu equipamento preferido, e qualquer que seja o estilo musical, você terá um equipamento decente para tocar. O que aconteceu com o nosso colega desta mensagem, foi o fato de ele ir tocar num evento completamente descompromissado, em que o palco deve ter sido feito por alguém que não entende as necessidades de uma banda. Já ví muito isso: Donos de bares que fazem eventos, de seguinda a quinta com violão, baixo e voz, e no final de semana querem pôr banda para tocar. Aí, alguém grita que não dá para tocar com os amps da casa, e o cara alega que fulano ou beltrano tocou a semana inteira, não reclamou e nem passou do 5 no volume...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por edumoraes Qui Set 27, 2012 12:12 pm

allexcosta escreveu:.... Nas ruas da capital Paranaense e nas lojas de música o visual padrão é esse:

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Poison

Allex, acho q sem querer vc passou foi pela rua dos travecos... Ri Muito

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por edumoraes Qui Set 27, 2012 12:19 pm

Agora falando sério (se é que é possível) , eu acho burrice guitarristas ou bateristas do mundo do rock discriminarem e não darem importância para o baixo, o rock ou metal sem o baixo fica xoxo, sem peso.

Mesmo em músicas que a linha do baixo não é aparente, pois é o baixo que engorda o som, inclusive das guitarras, essas sem o baixo dando corpo por trás ficam xoxas e sem peso.

Em estilos musicais que o formato é banda, nenhum instrumento faz verão sozinho, todos se completam, e se faltar um, fica tudo muito estranho.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por carimbass Qui Set 27, 2012 12:48 pm

Quem já tocou/toca profissionalmente por um tempo normalmente perde o "romantismo" musical de querer fazer o melhor timbre sempre e tal... Até porque na maioria das vezes o estilo que te sustenta não é o estilo que você curte então tanto faz... Pode ter certeza que vai chegar uma hora que na antes de subir no palco você só vai ter uma coisa na mente: Pegar sua grana e ir pra casa...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Onildo Qui Set 27, 2012 1:33 pm

edumoraes escreveu:Agora falando sério (se é que é possível) , eu acho burrice guitarristas ou bateristas do mundo do rock discriminarem e não darem importância para o baixo, o rock ou metal sem o baixo fica xoxo, sem peso.

Mesmo em músicas que a linha do baixo não é aparente, pois é o baixo que engorda o som, inclusive das guitarras, essas sem o baixo dando corpo por trás ficam xoxas e sem peso.

Em estilos musicais que o formato é banda, nenhum instrumento faz verão sozinho, todos se completam, e se faltar um, fica tudo muito estranho.

Eu to fazendo um esforço pra lembrar de algum guitarrista ou baterista que toquei ou convivi que discriminou o baixo em todas as bandas de rock que tive. A minha crítica são com os organizadores leigos e descompromissados e principalmente com alguns exploradores (que fique bem claro que não foi o caso dessa vez).
Onildo
Onildo
Membro

Mensagens : 307
Localização : joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por edumoraes Qui Set 27, 2012 1:43 pm

/\ Sim, no seu caso o problema foi com a organização mesmo, mas é que alguns comentários aqui citaram problemas de discriminação entre os músicos também, não que seja generalizado, mas já tive brincadeirinhas e comentários em bandas de que o baixo é dispensável, instrumento primário, básico, fácil, que baixista é guitarrista frustrado, etc...

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Ruds Qui Set 27, 2012 2:18 pm

^ Integrante de banda que fala isso é tão iniciante que não pode ser chamado de músico ainda. Nem amador. Bebe
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por edumoraes Qui Set 27, 2012 3:43 pm

/\ Hum! será? Já vi neguinho que tem mestrado de música na Unicamp fazendo esse tipo de piadinha...

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Ruds Qui Set 27, 2012 4:06 pm

^O cara tem mestrado de música na Unicamp e ainda não é músico??? affraid facepalm

Esse aí realmente precisa que desenhem pra ele.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por djmmaster Qui Set 27, 2012 5:35 pm

ahh mas isso é piadinha cara, nós tambem fazemos isso com guitarrista, o baixo é necessario, não podemos nós é ter complexo de inferioridade
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por JAZZigo Qui Set 27, 2012 8:59 pm

Era uma vez uma banda cujos membros se queixavam muito do bullying praticado justamente por um dos nossos:

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Rogerwaters

Quem conhece a história sabe que, sem Roger "Bully" Waters, o Pink Floyd não teria sido o que foi.

E aí?! Shocked

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por pluís Qui Set 27, 2012 9:19 pm

Realmente...uma coisa que sempre vi foi exatamente o que os caras disseram. Só quem é leigo "faz bullying". Diversos músicos em diversas gigs (sertão,pop,rock,gospel,etc) que fiz já me falaram do quanto admiram e acham bonito tocar nosso bom e velho bass. (a não ser em caso de acéfalos como foram citados acima,que fazem piadinhas idiotas e se acham fodas).
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por allexcosta Qui Set 27, 2012 9:28 pm

JAZZigo escreveu:Era uma vez uma banda cujos membros se queixavam muito do bullying praticado justamente por um dos nossos:

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Rogerwaters

Nunca soube que a Renata Sorrah tocava baixo... Laughing Laughing Laughing Laughing

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Img-399144-renata-sorrah

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por pluís Qui Set 27, 2012 9:32 pm

/\ "igualzin que nem"


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por GANSO Sex Set 28, 2012 7:28 am

Renata Sorrah.... lol!

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas sofrem bullying eterno. - Página 2 Empty Re: Baixistas sofrem bullying eterno.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos