Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algumas dúvidas iniciais

3 participantes

Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por nemobp Ter Jul 24, 2012 4:51 am

Bom dia galera,

Depois de ler alguns tópicos aqui do fórum, consegui obter respostas para algumas dúvidas que tinha a respeito de contrabaixos acústicos, porém, algumas outras ainda continuam e gostaria da opinião de vocês para me ajudar.

Já toco contrabaixo elétrico há 6 anos, mas agora pretendo iniciar meus estudos com o acústico. A primeira dúvida é referente ao instrumento em si: muitos indicam iniciar com um 3/4, mas outros dizem que, mesmo sendo um 4/4, o importante são as medidas. Supondo que eu compre um instrumento maior (4/4), será mais difícil o aprendizado ou haverá algo que faça uma real diferença para alguém que está tocando pela primeira vez? Estou de olho em um Mavis 4/4, mas não consegui achar informações dele na internet; alguém conhece esse instrumento? Sei que ele tem o corpo em Maple e o tampo maciço em Spruce.

Devido à falta de professores de contrabaixo acústico em minha cidade, pretendo iniciar os estudos sozinho, utilizando algum método como este que foi sugerido por usuários aqui do fórum: http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38834172029ZE2GA2D#

Alguém daqui é autodidata? Quais as dificuldades mais comuns?

Abraços!
nemobp
nemobp
Membro

Mensagens : 6
Localização : Catanduva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Re: Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por Claudio Ter Jul 24, 2012 7:04 am

As distâncias entre as notas no 4/4 são maiores do que num 3/4. Se você pretente utilizar o acústico para tocar música popular, recomendo um 3/4, que é o mais utilizado para esse fim.

O aprendizado será o mesmo para as duas medidas. Porém, se você iniciar e prosseguir seus estudos em um 4/4, se um dia precisar tocar num 3/4 terá problemas com afinação.

Quanto a informação "corpo em Maple e tampo maciço", deve ser alguma confusão que fazem com os anúncios desses baixos chineses. Em geral, o fundo e a faixa são laminados, e o tampo é construído em "Solid Spruce", equivalente ao Abeto Classe C. O conjunto dessas 3 peçcas você pode chamar de "corpo".

Se autodidata em acústico é possível sim, mas não é tão simples, e as maiores dificuldades são as principais: digitação e afinação. Numa primeira aproximação, o baixo acústico pode parecer um instrumento hostil, imponente... acho importante a presença de um professor para passar ao vivo as primeiras dicas e macetes para uma tranquila adaptação ao instrumento.

Imagino que em Catanduva seja difícil de achar um professor de acústico (meu sôgro é nativo da sua cidade), seria interessante se você pudesse ir até a capital pra fazer pelo menos 1 mês de aulas com um professor particular, até pra que ele possa te dar uma orientação pra você seguir sozinho nos estudos!

O método Essential Elements é um dos que utilizo para dar aulas. Na minha opinião é um dos melhores que existe no mercado, é bem explicado e muito ilustrado, mas vejo o Essential Elements como um método orientado ao professor, existem "entrelinhas" que são necessárias a leitura de quem conhece, principalmente com relação à digitação.

É isso... seja bem-vindo ao nosso Fórum!


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Re: Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por nemobp Ter Jul 24, 2012 7:21 pm

Olá Claudio, obrigado pelas respostas.

Achei um contrabaixo 3/4 da marca Concert (modelo SB1) em um preço acessível. Porém, vi que a marca é voltada para instrumentos feitos para música clássica. Isso interfere em algo? Acredito que não, mas gostaria de algumas opiniões.

As medidas do instrumento, segundo o site da loja: (L x A x P): 65 x 195 x 43 cm.

Alguém conhece essa marca/modelo?
nemobp
nemobp
Membro

Mensagens : 6
Localização : Catanduva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Re: Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por Pablo Souza Ter Jul 24, 2012 8:31 pm

Ola Nemo,

o que o Claudio disse é a mais pura verdade. Ter um prof pra te dar os primeiros toques é extremamente importate. Outra coisa que acho que voce deveria evitar é comprar o seu instrumento direto de um website, sem fazer um testdrive antes! Um bom professor logo no começo tambem poderia te ajudar na escolha do seu primeiro instrumento! Nao sei se esta longe da capital, mas te aconselharia a dar um pulo la porque voce terá mais referencia e mais opção do que comprar e tal.

Agora, com relação a marcar e modelos. Tem havido, no Brasil, uma invasão de instrumentos chineses. A grande maioria das marcas vendem praticamente o mesmo instrumento, claro que com variações de modelos, mas o instrumento é o mesmo, Chines.

Estive viajando recentemente, e uma coisa curiosa que notei é que a qualidade dos instrumentos chineses que chegam aqui no Brasil são bem piores que os instrumentos chineses de outros paises. Achei isso muito decepcionante, mas enfim. Nao podemos fazer nada. Bom, acho que já falei demais, ne. Perdão!

Boa sorte neste periodo de compra! Espero que possa encontrar um bom instrumento pra vc! Grande abraço!

____________________________
Pablo Souza
Escola de Musica da UFMG
Pablo Souza
Pablo Souza
Membro

Mensagens : 33
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/user/souzapablobass

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Re: Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por nemobp Ter Jul 24, 2012 10:23 pm

Olá Pablo, obrigado pelas dicas, sem dúvidas foram bem úteis.

Vou tentar encontrar um professor, caso contrário tentarei iniciar os estudos por conta, utilizando o método que citei anteriormente. A propósito, se alguém puder me indicar algum outro método para iniciantes, serei grato.

Comentei sobre o Concert SB1 porque achei as medidas um pouco estranhas para um 3/4. Pode ser que esteja errado no site, mas é sempre bom verificar. Também vi em um outro tópico um usuário comentando que estava em dúvida se seu baixo (mesma marca e modelo) era 3/4 ou 4/4, justamente pelo tamanho.

Também aceito sugestões de outras marcas e modelos.

Abraço a todos!
nemobp
nemobp
Membro

Mensagens : 6
Localização : Catanduva - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Re: Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por Claudio Qua Jul 25, 2012 6:57 am

^ O que define o instrumento 3/4, é a medida do diapasão (área livre de vibração da corda, entre o nut e o cavalete). Para um baixo 3/4, o diapasão varia entre 104cm e 106cm... é esse número que você precisa saber.

Em alguns anúncios você verá a indicação de um "3/4 pequeno", que são aqueles com o diapasão em 104cm. O 3/4 clássico mais comum, tem o diapasão em 105cm.

As outras medidas (LxAxP) variam mesmo de acordo com a planta em que é baseada o modelo do baixo. As medidas de um Pollmann Maggini por exemplo, são diferentes de um Nicola Amati... e por aí vai!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas dúvidas iniciais Empty Re: Algumas dúvidas iniciais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos