Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007)

Ir para baixo

Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007) Empty Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007)

Mensagem por LuCaSbass Dom Jun 17, 2012 12:58 am

Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007) 1336854706_oeisj

O primeiro álbum do Quarteto Brasil foi lançado em 2007 na Europa, mas somente agora está disponível para os ouvintes do mundo inteiro por meio de download digital (iTunes). O grupo é um dream-team formado por músicos extremamente conceituados: Cristóvão Bastos no piano e arranjos, Zé Canuto no saxofone, Jurim Moreira na bateria, Bororó no contrabaixo e participação de Marçalzinho na percussão em algumas faixas. Todos os integrantes tem no currículo participações em importantes discos e shows de grandes nomes da MPB, como Ivan Lins, Gal Costa, Edu Lobo, entre outros.

O álbum é inicado com "Os Três Chorões", composição de Cristovão Bastos. O tema é um choro com pitadas jazzisticas nos solos de piano e sax. A levada de bateria tocada com vassourinhas de Jurim e o baixo de Bororó grudado com o bumbo dão um suíngue todo especial ao tema. "Bossa Nova U.S.A", segunda faixa do disco, é uma composição do americano Dave Brubeck, o mesmo do clássico "Take Five". O destaque fica mais um vez para o belo solo de saxofone de Zé Canuto, enquanto Bororó conduz com muita precisão, abusando da corda Si grave de seu Musicman Stingray 5, dando bastante pressão sonora à levada.

"Delicado", clássico de Waldir Azevedo, ganha ares jazzísticos nesse belo arranjo de Cristovão Bastos. Mais uma vez o baixo de Bororó é tocado colado com o bumbo, ajudando nessa nova roupagem do conhecido tema. "Subindo a Rocinha" é mais uma composição de Cristovão. O groove proporcionado por Bororó e Jurim dá o suporte para mais um solo fantástico de Canuto.

"Elo", de autoria de Bororó, é a primeira balada do disco. O baixista mostra que além de um instrumentista excepcional é um compositor de mão cheia. Linda música! "Estrada Real" é mais um tema onde a dupla Jurim e Bororó dá uma aula de suíngue e sensibilidade. Aqui a cozinha ainda conta com o auxílio luxuoso de Armando Marçal na percussão durante os improvisos.

"Juazeiro", de Luiz Gonzaga, é mais um clássico do cancioneiro brasileiro revisitado por esse fantástico quarteto. Aqui ela se tornou um balada muito bonita onda os músicos mostram bastante sensibilidade, tanto nas conduções quanto nos improvisos. Zé Canuto mais uma vez faz um lindo solo de sax, que casou perfeitamente com o feeling do arranjo.

O disco é encerrado com mais duas composições de Cristovão, músico de extrema importância na história da música brasileira: "Folia na chapada", que contém uma das mais belas melodias do disco, e "Mandacaru", um baião executado com louvor pelo quarteto.

Esse é excelente registro desse quarteto de craques. O resultado da união desses fantásticos músicos não poderia ser outro: um álbum agradabilíssimo de se ouvir do começo ao fim.
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007) Empty Re: Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007)

Mensagem por LuCaSbass Dom Jun 17, 2012 1:02 am

Show no Instrumental SESC do Quarteto Brasil:









LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos