Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Home Studio com Joabi

+58
CG
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
Claudio Mengarda
Rafael Macedo
Tucone
LFBruschi
SILVIAO
Rico Ribeiro
heenrique_bass
Juninho Sampaio
siodoni
Franco_bass
fheliojr
brucce
Coder
Fernando Zadá
Colono
pluís
Bosclima
Edu
MkThEbEsT
Zéff
Boss2K
bodhan
bassfuria
rmarigo
Adelmo M.
gpraxedes
gui_sozzi
rafeldi
R2Bass
andre dia claro
afonsodecampos
Groovin
marujo
gsfteodoro
LuCaSbass
Andrezinho
enderbass
carimbass
J.Adalberto
GusVCD
Filipe Braga
joabi
Cayo Castro
malka_aff
Daniel
Amagomes
URSOBHZ
Eduardo Chaves
allexcosta
Cid
Fá Mendonça
korg
dibass
Renato
Claudio
62 participantes

Página 2 de 17 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Amagomes Ter Set 22, 2009 10:50 pm

korg escreveu:
Mas no sonar por exemplo, os envelopes são usados também para criar automações em tracks. Por ex automação de fader ou pan.

Imagine que em determinado projeto seu , em um track específico vc quer que o vocal gravado no track 20 reduza 6 db em 3:45 e suba 3db em 4:15.
Nesse caso vc pode criar um envelope para automatizar o volume e o track automaticamente nesse tempo fará as alterações, como se vc estivesse pilotando a mesa de mixagem "on the fly".

Todo software multitrack tem a facilidade de criar automações como essa (e outras, como alterações de EQ, Pan, sends, volumes, ativar ou desativar efeitos, etc), mas cada um usa um termo específico. Lembro que em versões antigas do Sonar era chamado envelope, não sei se ainda chamam assim.

Espero ter ajudado
[s]

Ajudou muito!! Era exatamente a isso que eu me referia, eu já tinha visto várias explicações e sabia que tinha a ver com automação, com personalizar a masterização por partes etc, mas não tinha entendido bem e sua explicação foi muito clara. Agora só preciso descobrir como fazer isso no Cubase LE...

Grato, fq com Deus
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por korg Ter Set 22, 2009 11:06 pm

Não sou dos maiores entendedores de cubase, mas se não me engano vc pode desenhar direto no track a automação (literalmente arrastando seu mouse e desenhando) ou também pode usar a função write (ou rec dependendo do software) e, enquanto ele toca o track, vc vai "pilotando" o volume por ex. Depois que acabar o "desenho" da automação desativa o botao write. Fatalmente ele irá gerar um gráfico contendo a curva de automação que depois vc pode inclusive acertar com seu mouse. Sempre que vc der play na musica ela vai seguir todas as automações.
Pelo menos Protools permite isso, sonar idem. Tenho quase certeza que no cubase o processo é o mesmo.
procure automação no help dele. Veja também se nos tracks tem botoes embaixo e um deles é write. Se tiver , grande chance de ser pra isso.

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Amagomes Ter Set 22, 2009 11:40 pm

Korg,

É mais ou menos por aí... eu consegui baixar o manual, só que é em inglês... o meu não é dos melhores mas com um pouco de paciência e Google Translate dá pra entender...hehe. Tb achei no You tube um Tutorial em 10 partes, só que em italiano,mas o cara vai mostrando passo-a-passo e explicando, o negócio é arrumar tempo para "meter a cara'... ainda não consegui parar e estudar com calma, mas vou dar um jeito...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Amagomes Qua Set 23, 2009 10:00 am

Korg, bom dia,

Não querendo abusar mas já abusando...hehe.
Falando em Cubase, outro dia eu estava fazendo uma gravação e percebi que ao renderizar a mix estava havendo atraso do baixo. refiz várias vezes e o problema continuou... aí desisti e fui fazer o mesmo no Vegas 6.0 e aí ficou bom. o que pode ter acontecido? Já ouvi falar de casos como esse não só com o Cubase mas com outros softwares.

Outra coisa. Por favor, fale um pouco sobre analisadores de espectro, como usar, o que fazem os controles etc...

Eu tenho este:
Home Studio com Joabi - Página 2 Bluecatsfreqanalyst1 Home Studio com Joabi - Página 2 W770
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por korg Qua Set 23, 2009 12:37 pm

Salve Amagomes,
o atraso deve ter sido por latência (atraso a grosso modo). Uma explicação meio grosseira e rápida, mas para tentar te ilustrar: As DAWs (softwares multitrack) tem ajustes de buffer na configuração da placa de audio. Quanto maior o buffer, maior a latência, em compensação maior quantidade de eventos simultaneos ela pode processar. Quanto menor o buffer, mais rápida a resposta porém menos eventos processa. O buffer (memória de entrada/saída de eventos usado em diversos componentes) deve ser preenchido pelo seu computador até o som sair. Logo, quanto maior for, mais tempo levará. Dai aumento da latência (e atraso).

Via de regra, durante a fase de gravação, colocamos buffer bem pequeno, para reduzir a latência ao máximo. Em compensação, se o projeto estiver muito carregado (leia-se com muitas trilhas, efeitos, etc), você escutará pops, estalos, clicks ou até mesmo pausas indesejáveis no playback. Além de afetar a qualidade do que está sendo gravado. Nesse caso vc tem que desativar alguns tracks e efeitos, deixando o mínimo possivel ativo para não atrapalhar o canal que está gravando.

Na etapa de mixagem (depois de ter gravado tudo) podemos esquecer a latência, já que não há obrigatoriedade de tempo de resposta do sistema como um tempo para uma nova entrada. Apenas saida de audio, dai aumentamos o buffer e assim damos "folga" para a placa de audio processar todos os tracks e efeitos. E ai vc reativa tudo que estava "inativo" durante a gravação.

Fatalmente o outro software que vc usou, devia estar com outros ajustes de buffers que te permitiu gravar com baixa latência.

Latências de 5ms a 10ms são aceitáveis para gravação. Acima disso, vc terá problemas de sincronismo bem perceptíveis.


Sobre RTAs, o assunto fica meio extenso. Vou tentar resumir para dar uma idéia inicial.

o Analisador de espectro te permite ter uma outra visão do seu projeto, track ou seja la o que for analisar.

Ele irá te mostrar o "envelope" (lembra do post anterior em que expliquei que envelope é a característica de um timbre?) daquele sinal. Na imagem que vc mostra, percebemos o sinal mais forte em 100Hz e muita oscilação entre 470Hz e 6kHz.

Vc pode usar por exemplo para analisar um track específico que está apresentando um ruído indesejado e vc não consegue tratar o ruído. o RTA pode te dar uma dica de que frequencia está o maldito e ai vc pode usar EQs, compressores triggados via sidechain, etc, para tratar.

Outra aplicação, seria na mixagem. Para te permitir visualizar que frequencias estão sobrando (ou em demasia) e contrário também.
Mas também devemos atentar a fase e outros itens.

Não conheço esse plugin que vc mostra imagem para explicar em detalhes cada controle, estou mais acostumado com o PAZ Analyzer da Waves. Esses controles me levam a crer que afetam o envelope macro e não o instantaneo. Se vc reparar a linha mais escura possui menos oscilação. Geralmente esses plugins (ou RTA em hardware mesmo) te permitem por ex manter o envelope maximo na tela pra te permitir uma analise melhor, por X tempo, enquanto ele continua a mostrar em tempo real o sinal (que varia muito rapido). Isso é bom para vc ver se em algum momento seu track ou mix extrapolou -3db (ou zero se vc for dos que mixa sem folga pra master).

Serve também para vc monitorar um track específico e ver se ao longo da musica teve muita oscilação em nível (o que é ruim na grande maioria das vezes).

Não devemos esquecer que o primeiro passo é ter uma sala (ou quarto para homestudio) bem tratada acusticamente e um bom sistema de monitores, para só então partirmos para "outras" formas de analisar seu projeto. Nosso ouvido deve ser o 1o guia, não acha?

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Amagomes Qua Set 23, 2009 1:42 pm

Vlw Korg,

Minha casa está em obras e o meu HS está montado de improviso no meu quarto, estou construindo o cômodo para este fim. E os meus "monitores" são caixas RTC 900TIII ,as top da Edifier. Não são monitores "de fato" mas resolvem bem.
Vc falou do PAZ Analyser... na minha antiga máquina eu tinha um monte de plugins da Waves... Qdo troquei de máquina os arquivos executáveis deles simplesmente desapareceram e eles não funcionam. Entrei em desespero,mas aprendi a conviver sem eles, só queria entender o que houve ( dois amigos meus "feras" nesta área não souberam me explicar,nunca viram isso).
Eu tenho usado o este analisador (Bluecat freq analyzer)justamente para isso, ajudar na equalização. A imagem é de um site de download ( ele é um freeware) .
Vou observar se o problema de atraso volta a ocorrer no Cubase (na verdade só ocorreu uma vez, pela sua explicação talvez algum "congestionamento momentâneo) e aproveitar ver se é possível importar os ajustes de buffer do Vegas,se não refaço os ajustes manualmente.

Cara, mais uma vez muito obrigado. Vc tem o dom de ensinar com algumas linhas vc me tirou dúvidas que perduravam meses. Agradeço tb à moderação pela idéia de criar este tópico. Está sendo "bênção pura"
up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por korg Qua Set 23, 2009 6:49 pm

Se aconteceu apenas uma vez, verifique se "nessa vez" vc não estava com projeto mais pesado, com mais tracks ou efeitos ativos. Fuça as configurações do Vegas (procure na parte de driver de audio) e veja os parametros de buffer e use os mesmos no cubase.

Que isso , tenho dom nenhum não, estou aqui pra aprender como todos e tentando ajudar com o pouco que sei do mundo da gravação.

valeu!
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cid Dom Out 18, 2009 1:40 pm

Korg me da uma forcinha por favor... duvida entre Sonar e Korg Pandora PX5D.

Fui tentar gravar alguma coisa ontem e na gravacao só saiu do lado esquerdo.

Plugando o fone na pandora o som é maravilhoso e Estereo.

Pegando a saida da pandora e jogando pra mesa de som eu escuto o som dos dois lados...

Olhando o manual da Pandora diz assim:
The Output jack is stereo. If you use a mono cable to connect it to a guitar or a bass amp etc, only the left output will be heard.

O que vc acha? Obrigado.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por korg Dom Out 18, 2009 3:58 pm

Cid, não conheço esse aparelho, mas pelo que vc falou, ele deve usar um conector P10 stereo na saída, certo?
nesse caso vc precisará de um cabo Y , com um conector P10 stereo numa ponta e dois monos na outra ponta (cada um conectado em cada via do cabo - obviamente usando um multicabo 2vias e não cabo monofonico).

O que ele diz no seu manual é similar a vários equipamentos, como teclados por exemplo. Se vc plugar nele um conector P10 mono , esse conector fará um curto entre a 2a via e o terra e o equipamento fatalmente tem um circuito que já protege contra isso (evita queimar o canal de saida) e emite apenas o "LEFT" na ponta do conector.

Outra coisa que vc tem que atentar é criar um track STEREO no sonar. E os dois canais que vêm da pandora vc entra em 2 canais da sua interface m-audio e nesse canal stereo do sonar vc vai endereçar essas 2 vias da interface M-audio. Não sei qual M-audio vc tem (apenas nos posts antigos vi que vc citou ter uma) , mas em geral são canais monos.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cid Dom Out 18, 2009 4:12 pm

korg escreveu:Cid, não conheço esse aparelho, mas pelo que vc falou, ele deve usar um conector P10 stereo na saída, certo?
nesse caso vc precisará de um cabo Y , com um conector P10 stereo numa ponta e dois monos na outra ponta (cada um conectado em cada via do cabo - obviamente usando um multicabo 2vias e não cabo monofonico).
Eu ja tinha feito essa do cabo Y... mas ja matei a charada, era mal contato no cabo ligado na placa... Valeu Korg.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por korg Dom Out 18, 2009 4:50 pm

show! up

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Daniel Sex Nov 06, 2009 2:54 pm

Estou querendo resolver um problema que tenho aqui e gostaria de saber a opinião dos expertos colegas (e não tão expertos tb...é sempre bom ouvir opiniões).

Minha placa de som do laptop é fraca, chia sempre que abro o volume MIC, mesmo sem nada conectado, e não está com aquele botão de aumento da sensibilidade ativado.

Desta forma, passeando pelo ebay, vi mais um desses gadgets ching ling a venda:

http://cgi.ebay.com/USB-2-0-to-Mic-Speaker-5-1-Audio-Sound-Card-Adapter-BK_W0QQitemZ330337211339QQcmdZViewItemQQptZPDA_Accessories?hash=item4ce9a1d3cb

Será que resolveria meu problema com essa placa fajuta onboard que veio no laptop??

____________________________
Home Studio com Joabi - Página 2 Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por korg Seg Nov 16, 2009 1:48 pm

Salve Daniel, foi mal a demora em vir te responder...
cara, não sei te dizer se essa mini interface de audio vai reslver seu problema, mas é fato que ela não deverá ter som melhor que a do seu laptop. Digo isso porque a grande diferença nas interfaces de áudio está justamente na qualidade do conversor D/A , que transforma o sinal digital processado pelo micro em sinal analógico que depois será amplificado e jogado nas caixas de som. E no quesito qualidade de áudio, quando falamos de conversores, os preços sobem horrores.

Sobre sua interface atual chiar quando abre o volume é normal de todo "amplificador". Ele vai aumentar todo sinal que recebe. Claro que tem outros fatores ai.
Mas mesmo sem nada conectado, dependendo de como foi construída/projetada essa sua interface, o embora sem nada conectado ele não deve estar aterrado, logo tem ruído e este é amplificado. Especulação no.1.

Mas se vc for gravar algo no micro, lembre que as entradas de MIC se não me engano geralmente são feitas para microfones tipo electret.

Por isso, para nosso uso de homestudio, eu prefiro usar entrada de linha com o instrumento plugado em um buffer (um pedal boss desativado mesmo) ou algo similar.

Não sei se respondi o que vc queria ou a tempo, mas fica aqui a intenção Smile

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Daniel Seg Nov 16, 2009 1:54 pm

Valeu Korg. Ajudou muito, pois acho que esse ruído está se dando mais pelas propriedades da entrada MIC do que pela placa em si. Não sabia que a LINE IN tinha essa diferença quanto à ruídos.

Não é um ruído insuportável, mas está lá.

Veja esse demo que gravei semana passada, usando a configuração mais silenciosa que consegui no Korg Pandora. Não é a gravação ideal, pela existência de bateria, mas acho que dá pra entender o que estou falando. O ruído existe mesmo ao não tocar nada.

<embed src="http://www.4shared.com/embed/151550315/de13d4d7" width="420" height="25" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>


Última edição por danielreo em Seg Nov 16, 2009 2:03 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Português)
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por malka_aff Qui Dez 23, 2010 2:54 pm

Korg, eu estou pensando em comprar uma Behringer UCA-222 e uma Behringer Xenyx-502

Você acha que com isso já da pra começa a grava em casa?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Seg Fev 27, 2012 2:49 pm

Galera, tenho uma dúvida e não quero abrir um tópico pra isso. Uma interface como a Fast Track Pro, por exemplo. Melhora a qualidade do som em geral do PC ou só a qualidade da gravação?

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Fev 27, 2012 3:25 pm


Cayo, são dois equipamentos distintos. Quando você ouve pela sua placa onboard o som será o mesmo que você tinha antes da Fast Track. Quando você ouvir pela nova interface (ou gravar por ela), terá o som melhor. Entendi direito sua pergunta?



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Seg Fev 27, 2012 11:01 pm

Acho que sim. O que eu queria saber é:

Quero ouvir música no WMP, por exemplo, ter uma interface de áudio melhora a qualidade desse som. Ou só melhora a qualidade do som que "entra" e se grava?!

Já adianto um obrigado pela parceiragem e tirar minhas dúvidasiniciantes Joabi. Vlw

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Fev 28, 2012 2:33 am


Cayo, o circuito da Fast Track é consideravelmente melhor que uma placa onboard, portanto existe diferença sim, mas o quanto essa diferença será percebida é outra história, e depende do restante de seu sistema. Para ouvir mp3 em caixinhas de computador de baixa qualidade acredito que nem dê pra perceber muito, mas se você ouvir audio descompactado PCM (wav, aiff etc) em caixas ou fones de qualidade, a diferença será grande.

A Fast Track tem conversores digitais melhores e mais fiéis que sua placa onboard, e isso é o que torna melhor o som que você ouve. É isso aí...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Ter Fev 28, 2012 9:34 am

Pois é... Então deve ser iso que tá acontecendo. Minhas caixinhas não tão dando conta do recado. Pois, notei uma diferença enorme no som que entra mas quase nada na reprodução de som.

Vlw mais uma vez, Joabi... up

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Qui Mar 15, 2012 11:28 pm

Joabi, meu salvador pessoal...
Tenho mais uma pergunta pra você. Tava gravando umas tracks com o FL Studio 10 e quando ponho a track pra tocar o volume cai pra metade automaticamente. Percebi também que algumas partes do Pattern ( de bateira) ficou esbranquiçada. No começo pensei que fosse algo clipando. Mas não é.
To com uma preguiça enorme de fazer tudo de novo...
Tem alguma dica????

EDIT: Bom, resolvi deixando de lado o Pattern e usando outro. Mas fiquei curioso sobre o porquê de isso ter acontecido...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sex Mar 16, 2012 12:30 am


Vixe, me pegou. Não manjo nada de FL... automação no canal? 'Sample' faltando?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Sex Mar 16, 2012 8:36 am

Não sei... No

Aconteceu quando tava gravando o baixo. Deu stop na track que tava gravando e e algumas partes de patterns ficaram esbranquiçadas.
Acho que foi algo relacionado a clipagem. Mas no monitor de volume não apareceu nada.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Sáb Abr 07, 2012 3:08 am

Aew galera, vocês usam algum pacote de plugins ou vão escolhendo a dedo? Ouvi dizer que tá se usando muito o Waves...
Eu testei e achei muito complicado de se usar.Muitos controles, muitos parâmetros. Alguém mais testou...?


P.S. Moderação, deviam escolher alguém pra chefiar essa área. O Korg tá sumido há alguns anos... Razz
Eu voto no Joabi... Smile

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sáb Abr 07, 2012 4:21 am


Cayo, obrigado pela confiança, mas apesar de saber que o Korg anda atolado de trabalho a gente sempre fica na esperança que ele volte a postar aqui. Não mexe com isso não... rsrs
Tem um tópico do Cláudio chamado 'Considerações sobre Homestudio' que é o lugar ideal pra esse tipo de dúvida.

Quantos aos Waves, sou muito fã, só tem coisa boa alí. Tenha um pouco de paciência para estudar os plugins, que vale a pena.
Abraço

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Sáb Abr 07, 2012 1:04 pm

Pois é, Joabi...

Não entendi quase nada. Será que existe um tutorial pra eles?! Razz
Andei pesquisando e soube que alguns produtores conhecidos, só estão usando o Waves. Fiquei curioso, baixei e não entendi nada.

Mas vou persistir... Vlw

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sáb Abr 07, 2012 8:23 pm

Cayo Castro escreveu:
Não entendi quase nada. Será que existe um tutorial pra eles?! Razz

O manual de cada plugin é uma boa ferramenta pra consulta, além do YouTube, claro. Muitos plugins são versões digitais de equipamentos do mundo real (e isso é o bacana desse pacote), então também vale saber o que fazem os originais.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cid Seg Jul 23, 2012 8:46 am

Grande Joabi... obrigado por aceitar o convite e dar continuidade a esse tópico... Abraçao
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Seg Jul 23, 2012 11:31 am


É isso aí, Cid! up

Conforme o Cláudio atualizou lá no primeiro "post", tentarei ajudar um pouco por aqui, continuando o excelente trabalho do Korg.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Seg Set 17, 2012 11:00 pm

Tio Joabi, to querendo gravar uns raps. Mas não saco as peculiaridades do estilo. Você já gravou algum? Ouviu algo que fez você entender "como gravar" o estilo? Principalmente a voz... o que é geralmente feito?

Abrass

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Set 18, 2012 1:25 am


Cayo, já gravei algumas coisas, mas não sou conhecedor profundo do estilo, que tem várias vertentes.

Algumas coisas que verifiquei:

- O uso de "Loops" (batidas) prontos é bastante comum.
- O som do bumbo geralmente é bem gordo e trabalha muito no subgrave.
- As caixas são geralmente eletrônicas ou acústicas com bastante processamento.
- O piano é extremamente presente e característico nos arranjos de RAP.
- É comum o arranjo ser pensado por um DJ (com bastante elementos de pickups, etc)
- O baixo em geral é profundo e trabalha bem junto com o bumbo. Pode ser eletrônico também.

Sobre a voz, eu gosto de uma concepção mais "dura", com microfone dinâmico ou de fita. Pouco ou nada de Reverb e alguma dose de Delay fazendo a ambientação.

Na semana do Dia dos Pais fizemos no estúdio um trabalho para a MTV que era nesse estilo. Eu participei de algumas etapas da gravação, mas não fui eu que mixei. Achei o resultado bacana, veja aí...

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/GnBi1f4JTXg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Filipe Braga Ter Set 18, 2012 3:19 am

joabi escreveu:
- O som do bumbo geralmente é bem gordo e trabalha muito no subgrave.
...
- O baixo em geral é profundo e trabalha bem junto com o bumbo. Pode ser eletrônico também.

Joabi, não sei se entendi bem, mas quando o estilo musical trabalha nos subgraves significa que não devemos equalizar o bumbo e baixos com Hi Pass para cortar sub-graves até 25Hz? Já li que o conteúdo nessa faixa de espectro não contribui para a música e pelo contrário retira o foco e diminui a nitidez dos graves.

Filipe Braga
Membro

Mensagens : 19
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Ter Set 18, 2012 8:39 am

joabi escreveu:

Sobre a voz, eu gosto de uma concepção mais "dura", com microfone dinâmico ou de fita. Pouco ou nada de Reverb e alguma dose de Delay fazendo a ambientação.

Hummmm...
Dar a ambiência com delay ao invés do reverb. Talvez seja isso que tá faltando por aqui.

Bom, nunca tinha gravado nada no estilo. Apesar de ouvir muito rap e me considerar um bom ouvinte. Não sei mas nas maiorias dos rappers brasileiros que ouvi, notei muita presença de agudo. Pra voz ficar com aquele estalado característico.

joabi escreveu:
Na semana do Dia dos Pais fizemos no estúdio um trabalho para a MTV que era nesse estilo. Eu participei de algumas etapas da gravação, mas não fui eu que mixei. Achei o resultado bacana, veja aí...

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/GnBi1f4JTXg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Prometo que ouvirei assim que chegar em casa. Aqui no trampo, é bloqueado.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Set 18, 2012 12:59 pm

Filipe Braga escreveu:
Joabi, não sei se entendi bem, mas quando o estilo musical trabalha nos subgraves significa que não devemos equalizar o bumbo e baixos com Hi Pass para cortar sub-graves até 25Hz? Já li que o conteúdo nessa faixa de espectro não contribui para a música e pelo contrário retira o foco e diminui a nitidez dos graves.

Felipe, 25 Hz é o limite da nossa audição... hehehe

Geralmente o subgrave está relacionado com frequências abaixo de 80 Hz. No caso do bumbo de Rap, por exemplo, eu tenho em mente um bumbo grande (22 ou 24 polegadas), com afinação grave (55 ou 60 Hertz) e com alguma ressonância. É algo bem diferente do que é usado no pop/rock ou no jazz, só pra citar alguns exemplos. Lembre-se dos bumbos de Hip-hop, como referência.

Mixar algo nessa região é bem difícil, já que a maioria dos monitores de referência Near Field não respondem bem abaixo de 90 Hz. Também existe a preocupação de como fazer isso soar bem em equipamentos domésticos, que reproduzem pior ainda o subgrave. Não dá pra fazer uma mix de Rap pensando somente no audiófilo que vai ouvir na sua casa de campo... hehehe É preciso usar monitoracão adequada e uma boa dose de criatividade e boas ferramentas pra chegar num bom resultado.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Ter Set 18, 2012 1:17 pm

^ hail

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por GusVCD Ter Set 18, 2012 1:45 pm

Não sou do RAP, mas essa ficou bem loka! PArabéns para os engenheiros e técnicos que gravaram, e tbm para a banda, é claro! claps

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Set 18, 2012 2:26 pm


^A letra é forte, não é, Gus? Acho que isso é o mais legal do Rap. Poucos estilos são tão autênticos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por GusVCD Ter Set 18, 2012 3:07 pm

Muito bom o trabalho do pessoal da Inquérito! up

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por J.Adalberto Ter Set 18, 2012 9:19 pm

Legal demais Joabi!!!!

eu sou do Rock, mas adoro RAP, (só os nacionais)

só não da mesmo para encarar Axé!!! e Sertanejo!!!

Parabéns pelo trabalho

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Ter Set 18, 2012 9:36 pm

J.Adalberto escreveu:Legal demais Joabi!!!!

eu sou do Rock, mas adoro RAP, (só os nacionais)

só não da mesmo para encarar Axé!!! e Sertanejo!!!

Parabéns pelo trabalho

Valeu, meu irmão! Você também tá produzindo muita coisa bacana por aí! up



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por carimbass Ter Set 18, 2012 9:40 pm

joabi escreveu:

Na semana do Dia dos Pais fizemos no estúdio um trabalho para a MTV que era nesse estilo. Eu participei de algumas etapas da gravação, mas não fui eu que mixei. Achei o resultado bacana, veja aí...

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/GnBi1f4JTXg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Sem Palavras!!! Espetacular! claps

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Cayo Castro Ter Set 18, 2012 11:11 pm

Bossa, Joabi. Pra quem não saca do estilo, tá produzindo muito bem. claps

Joabi, gostei das dicas do bumbo. Manda mais. HAHA E a caixa? Muita ressonância? Mais dicas, plzzzzzzzzzzzzzzz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Qua Set 19, 2012 12:58 am

Cayo Castro escreveu:Bossa, Joabi. Pra quem não saca do estilo, tá produzindo muito bem. claps

Joabi, gostei das dicas do bumbo. Manda mais. HAHA E a caixa? Muita ressonância? Mais dicas, plzzzzzzzzzzzzzzz


Valeu, Cayo! Como eu falei anteriormente, esse material foi gravado no meu estúdio mas eu fiquei pouco à frente, ok? Meus sócios é que atuaram pra valer. Eu cuidei de parte das gravações e de edições gerais. A Produção Musical é da própria banda.

Sobre a caixa, acho que não existe uma regra. Vejo que o pessoal usa bastante sons os eletrônicos, quase sempre vindos de batidas prontas, mas vai na boa, segue sua intuição e o seu gosto. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Filipe Braga Qua Set 19, 2012 1:29 am

joabi escreveu:
Filipe Braga escreveu:
Joabi, não sei se entendi bem, mas quando o estilo musical trabalha nos subgraves significa que não devemos equalizar o bumbo e baixos com Hi Pass para cortar sub-graves até 25Hz? Já li que o conteúdo nessa faixa de espectro não contribui para a música e pelo contrário retira o foco e diminui a nitidez dos graves.

Felipe, 25 Hz é o limite da nossa audição... hehehe

Geralmente o subgrave está relacionado com frequências abaixo de 80 Hz. No caso do bumbo de Rap, por exemplo, eu tenho em mente um bumbo grande (22 ou 24 polegadas), com afinação grave (55 ou 60 Hertz) e com alguma ressonância. É algo bem diferente do que é usado no pop/rock ou no jazz, só pra citar alguns exemplos. Lembre-se dos bumbos de Hip-hop, como referência.

Mixar algo nessa região é bem difícil, já que a maioria dos monitores de referência Near Field não respondem bem abaixo de 90 Hz. Também existe a preocupação de como fazer isso soar bem em equipamentos domésticos, que reproduzem pior ainda o subgrave. Não dá pra fazer uma mix de Rap pensando somente no audiófilo que vai ouvir na sua casa de campo... hehehe É preciso usar monitoracão adequada e uma boa dose de criatividade e boas ferramentas pra chegar num bom resultado.


Agora sim entendi o que você queria dizer!

É que quando vi você falar em "sub-graves" me veio a mente o conceito que li que definia sub-graves as duas primeiras bandas de frequência que aparecem em um analisador de espectro, pouco acima do limiar de audição. Quando li sobre o produtor indicava filtrar essa frequências entre 20Hz e aproximandamente 30Hz. No caso, conceitualmente esse mesmo material definia as bandas entre 25Hz e 120Hz como "graves".

A criticidade dos monitores, principalmente caseiros também é um problema que tenho, pois o estilo que eu tenho de produzir, o Zouk, particularmente remixes tem nos graves uma das coisas mais importantes.

Valeu pela ajuda!!

Filipe Braga
Membro

Mensagens : 19
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por enderbass Sáb Set 22, 2012 4:30 pm

brother joabi vi que vc é autoridade que pode me ajudar como o critério teste é muito dificil de ser realizado em microfones pois, muitas variaveis envolvem a decisão de comprar um gostaria da sua ajuda na avaliação destes dois microfones
Microfone Studio Akg Perception 220
Microfone Condensador Mxl 990
ambos são condenser gostaria de ouvir seu palpite em relação ao custo beneficio da aquisição de um dos dois, estou afim de um microfone pra captar voz num ambiente aberto, me perdoe se a pergunta for "sem sentido" não entendo nada de microfones e gostaria de adquirir um apenas pq o grupo que toco gostaria de fazer umas gravações e estamos meio que perdidos na busca do microfone.
Abraço
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Sáb Set 22, 2012 7:51 pm


^
Ender, não conheço esse modelo da AKG, mas, falando de condensadores, sempre indico o AKG C3000, que tem excelente custo/benefício. O MXL também vai legal.

Quando você diz "ambiente aberto" é um show ao vivo? Se for, indico o uso de um bom dinâmico, e não condensador.

Para usar em gravações da banda, acho que um kit de mics dinâmicos é mais útil que investir em um condensador. Mas depende da finalidade... se quiser, detalhe mais qual vai ser o uso que vocês farão.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por enderbass Sáb Set 22, 2012 11:25 pm

^ brother é o seguinte a necessidade seria gravação ao vivo mesmo o espaço da gravação é aberto são dois corais, no lado esquerdo temos as vozes masculinas e no direito as femininas as pessoas q estão cantando tb tocam um instrumento de percussão chamado maracá pensei no mic condenser por esse motivo vou gravar as vozes em 4 canais 2 mics para o masculino e 2 para o feminino vc acha que um bom dinamico da conta do recado qual marca vc indica? outra coisa como gosto de fazer umas gravações caseiras pensei num condenser pra captar o violão seria o dinamico mais adequado? valeu camarada
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Dom Set 23, 2012 12:21 am


Nessa situação que você descreveu eu usaria Condensador mesmo. Sua idéia de um par para cada naipe do coro é boa, eu também faria dessa forma.

Eu sugeri o dinâmico pois achei que era com banda, e, nesse caso, o condensador pegaria muito vazamento dos outros instrumentos.

Um dos pontos-chave é o posicionamento do coro e dos microfones. Fiz um esboço de como seria meu ponto de partida:

Home Studio com Joabi - Página 2 Gravacaocoral

Tente colocar o MIC 2 quase de costas para o grupo de Mulheres, e o MIC 3 quase de costas para o grupo de Homens. Se conseguir deixar uma distância entre os HOMENS e MULHERES maior que 2 metros você terá pouco vazamento.
Um ponto importante é a percussão. Se o volume dos instrumentos for muito forte, acima do volume das vozes, peça para somente alguns do coro tocarem durante a gravação. Também tente posicionar as pessoas mais afinadas e experientes na fileira da frente de cada grupo, pois isso dá bastante diferença no resultado, acredite.

Sobre o violão, se for em estúdio eu prefiro usar mic condensador, mas nada impede o uso de dinâmicos. Já usei os dois combinados também, um dinâmico no corpo e um condensador no braço, e gostei do resultado.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por enderbass Dom Set 23, 2012 5:43 pm

brother joabi perfeita suas colocações me ajudou muito, agora uma ultima duvida pra nao te incomodar mais, considere que o AKG C3000 é o dobro do preço do MXL e considere que não sou profissa e as gravações serão feitas para estudo e aperfeiçoamento do coral qual de fato, é o que vc compraria ? e seria as diferenças entre um e outro muito gritante? abraço
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por joabi Dom Set 23, 2012 6:36 pm


O MXL vai atender, numa boa. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Home Studio com Joabi - Página 2 Empty Re: Home Studio com Joabi

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 17 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos