Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo SX BG02 - Review

+19
Ivanov_br
Groove_the_Mood
CG
Thales_Sr
Rick Charles
matheusdmm
m_mrussano
Mauricio Luiz Bertola
Vazquez
Tarcísio Caetano
J.Adalberto
maquiro
Cantão
edumoraes
jheanbass
Cayo Castro
BigBoy
SMR
afonsodecampos
23 participantes

Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por afonsodecampos Dom Abr 01, 2012 5:15 pm

Bem galera, este é meu primeiro review aqui para o Fórum, é sobre o baixo SX BG2K, o Kit da Habro inclui além do Baixo BG2, Cabo P10, Afinador QT-15, Correia S40 Black, Gig Bag BB400, DVD SX Guitar Power e Amplificador BA-1565 15 Watt. Falarei apenas sobre o baixo, fazendo uma comparação com o modelo SJB75C que tenho em mãos, além de ser uma curiosidade que tinha em relação a escala escura.

Foto 01 - Comparativa

Na verdade, só tinha visto (no Brasil) um modelo Jazz Bass da SX com escala escura, o SJB62 FTOR mas nunca cheguei perto, além deste ser fretless. Minha curiosidade era em relação a possibilidade de obter graves mais acentuados do que os médios-agudos do 75, levando em conta as madeiras usadas na construção do BG, nesse caso, corpo (solid alder) e escala (rosewood).

Foto 02 - BG

Achei interessante fazer a comparação entre os modelos depois de ler alguns tópicos da seção de Luthieria, entre eles o Pesquisa defende que a madeira não influencia o timbre das guitarras e Curso Superior Luteria na Universidade Federal do Paraná (UFPR) pois como podem ver na tabela abaixo, as especificações técnicas e características destes modelos são bem similares.

Foto 03 - Tabela comparativa

Existe uma diferença sutil na largura do nut e na quantidade de trastes, ficando as mais perceptíveis para as madeiras do corpo e da escala. A minha idéia seria mostrar a diferença de timbres entre um modelo idêntico que apresenta o mesmo hardware, os mesmos captadores e posição dos captadores, eletrônica e calibre de cordas, realçando suas qualidades sonoras de acordo com a madeira de sua construção. Mas minha pretensão foi por água abaixo quando escutei pela primeira vez o BG, achei o timbre muito “duro”, sem nuances e com graves sem definição, ficando muito distante da qualidade sonora do SJ, portanto, acho bem difícil que os caps sejam iguais.

O BG é de uma série Standard e não ganhou os mimos da série Vintage, isso é perceptível no acabamento do braço, que é fosco, não tem aquela borda lateral elegante e nem o verniz vitrificado do SJ (PU brilhante). Não achei este detalhe um problema, até prefiro a escala assim, mas acredito que o braço fique desprotegido demais e facilmente pode pegar outra coloração através de poeira, suor, manuseio, umidade, etc. Dá pra observar isso na foto abaixo. A tocabilidade pra mim é a mesma, ambos são confortáveis.

Foto 04 - Verniz

Já no corpo do BG o cuidado não foi dispensado, a pintura é bem feita e tem um acabamento impressionante, em nada difere a qualidade da série Vintage. No meu caso, é um branco brilhante, existe ainda as versões preto, vermelho, azul, rosa e sunburst. O peso é praticamente o mesmo.

Foto 05 - Pintura
Foto 06 - Pintura

A ponte, a meu ver é a mesma, pelo menos não percebi diferença entre elas. No site da Habro diz “Vintage” para o BG e “Tradicional Vintage” para o SJ, mas na real, pra mim não existe diferença, a não ser que o material seja outro, coisa que eu não consegui diferenciar. Não percebi diferença significativa de sustain entre os modelos, mas também se percebesse não saberia afirmar a causa com segurança. Talvez fosse mais fácil observar pelo peso, mas não achei que valeria a pena desmontá-los.

As tarraxas diferem na forma da base, as do SJ afinam e seguram a afinação com louvor, já as do BG, nem tanto. A funcionalidade do conjunto tarraxa+ponte é mais eficaz no SJ, o BG deixou a desejar. Aliás, usei durante muito tempo e ainda uso o SJ e quase não uso afinador nele, é bem difícil encontrá-los desafinado, apesar da movimentação guarda-roupa... carro... estúdio.

Foto 07 - Headstock
Foto 08 - Headstock

O neck plate do BG é com 4 parafusos e do SJ com 3. Desconheço a diferença e funcionalidade de mais ou menos parafusos. Acho que no SJ é mais por questão estética, para copiar o Fender 70’s. Os escudos, de três lâminas, diferem apenas na cor.

Foto 09 - Neckplate BG
Foto 10 - Neckplate SJ
Foto 11 - Escudo

Mais uma foto da dupla:

Audio do BG02, encordoamento Ernie Ball 0.45 (as originais eram 0.40) foi feito também o nivelamento dos trastes e regulagem por luthier.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F41679305&show_artwork=true"></iframe>

Audio SJ75, encordoamento Rouxinol velho, muito velho 0.45. Há tempos não ver um luthier.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F41680814&show_artwork=true"></iframe>


Espectro de onda das duas gravações
Baixo SX BG02 - Review Espectrobgxsj

Dá pra perceber ná área verde a diferença das ondas em relação ao mesmo trecho da música, onde são tocadas notas com características médio-agudas, nas cordas Ré e Sol. O SJ mesmo com cordas muito velhas apresenta um ganho maior e na minha opnião, timbre mais agradável (apesar da execução estar tosca pra caramba).

Mais um audio do BG, agora com banda. Trecho da música "Daqui a 20 anos" - Monovox.
<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="http://w.soundcloud.com/player/?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F41686252&show_artwork=true"></iframe>

O preço é de dezembro de 2011 (R$800,00), hoje está mais caro. Em minha opinião o SJ é superior apesar de eu não ter conseguido demonstrar com audio essa superioridade.

Baixo SX BG02 - Review W_sx_electric_bass_guitar_bg2k_red_1

* Editado jul/2012: Troca de fotos por links.


Última edição por afonsodecampos em Seg Jul 16, 2012 12:16 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Fotos gigantes)

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por SMR Dom Abr 01, 2012 5:43 pm

Excelente Review !!! Matou a minha curiosidade e a de mtos aqui, creio eu. Parabéns !!
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por BigBoy Dom Abr 01, 2012 6:30 pm

Um Primor técnico!
Parabens!
Nota 10!
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1496
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Cayo Castro Dom Abr 01, 2012 6:56 pm

afonsodecampos, vlw mesmo pelo review!

Além de muito bem feito, matou minha curiosidade em cima desse BG. Curti mesmo... Vlw

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por jheanbass Dom Abr 01, 2012 7:21 pm

Ótimo Review, afonsodecampos, só aguardar o Ivanov vir aqui e carimbar. Very Happy

____________________________
" Na Constante Busca do Timbre Perfeito."
(Vários Clubes, Vide Perfil.)

jheanbass
Membro

Mensagens : 169
Localização : Toledo Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por edumoraes Seg Abr 02, 2012 12:20 am

claps Parabéns pelo review, estava muto curioso para ver a diferença desses baixos, pena não ter um som de slap pra gente ver a qualidade do BG nesta técnica e comparar.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Cantão Seg Abr 02, 2012 4:06 am

Excelente review Afonso...parabéns brother... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21787
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por afonsodecampos Seg Abr 02, 2012 10:14 am

Pô galera, valeu pela força, ogrigado a todos!

Infelizmente passei pouco tempo com o baixo e não deu tempo de gravar mais coisas, fico devendo essa, principalmente slap que o edumoraes comentou. Não achei uma boa compra. Mas ele serviu pra que eu fizesse um rolo num Precision MIM e sempre será lembrado pela sorte que deu.

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por maquiro Seg Abr 02, 2012 10:37 am

Bom demais!

Esperava há muito tempo por esse review.

Valeu! claps

____________________________
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 157
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por J.Adalberto Seg Abr 02, 2012 6:32 pm

Afonso, Parabéns belo trabalho !!!

esse branco nunca tinha visto!!

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Abr 02, 2012 8:32 pm

Excelente review, Afonso up
Vale o "selinho" do Ivanov, com certeza.
Parabéns claps

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Vazquez Qua Abr 04, 2012 11:24 am

Olha o precinho agora: http://www.playtech.com.br/ch/cat/574/802/maisvendidos/decrescente/15/1/0/0/.aspx

____________________________
Clubes: Clube SX #120 ; Jazz Bass Clube #69 ; Clube Staner #51 .
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagens : 458
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por afonsodecampos Qua Abr 04, 2012 11:31 am

^ Até que baixou, mês passado tava mais caro!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Abr 04, 2012 1:39 pm

o preço, aqui - http://www.musicalgrellmann.com.br/cordas/contra-baixo/4-cordas.html?p=2 - está um pouco melhor.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 04, 2012 2:51 pm

Muito bom review!
cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por m_mrussano Qui maio 17, 2012 4:48 pm

A pergunta que não quer calar é: vale a pena comprá-lo e dar um up futuro em captadores e ferragens?

Apareceu na Multisom esse kit sem o amplificador por 459 mangos (http://www.multisom.com.br/kit-baixo-sx-bg2k-jb-branco-c-cabo-correia-afinador-e-dvd-1098.html), daí acho que seria uma boa opção pra quem não dispõe de muito dinheiro agora mas não quer comprar um baixo porcaria.
m_mrussano
m_mrussano
Membro

Mensagens : 2
Localização : Juiz de Fora/ MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por matheusdmm Ter maio 29, 2012 11:54 am

axo que se o intuito for comprar pra dar um up, ao invez de gastar a grana dos picks e ferragens e tudo mais, melhor comprar o sjb75 direto, que vai compensar mais, na minha opiniao
matheusdmm
matheusdmm
Membro

Mensagens : 129
Localização : santa cruz do sul - rs

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Rick Charles Ter maio 29, 2012 12:05 pm

matheusdmm escreveu:axo que se o intuito for comprar pra dar um up, ao invez de gastar a grana dos picks e ferragens e tudo mais, melhor comprar o sjb75 direto, que vai compensar mais, na minha opiniao
Se ele comprar o sjb75, ele vai ter que trocar as ferragens e os caps do mesmo jeito, pois os originais do sx são bem meia boca, ele vai ter é um acabamento melhor na minha opinião
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 29, 2012 1:40 pm

Se ele comprar o sjb75, ele vai ter que trocar as ferragens e os caps do mesmo jeito, pois os originais do sx são bem meia boca, ele vai ter é um acabamento melhor na minha opinião
Ter que trocar é complicado... Estou com um SX em casa, e achei as ferragens bem aceitáveis. Tarraxas afinam, ponte permite regulagens... Talvez os captadores possam ser trocados pra adequar mais ao gosto do dono (mas ele vai continuar soando como JB), mas eu estou achando o baixo "stock" bem legal.
Se o cabra for trocar tudo no SX, será que é uma boa comprar ele mesmo?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por matheusdmm Ter maio 29, 2012 6:59 pm

Thales_Sr escreveu:
Se ele comprar o sjb75, ele vai ter que trocar as ferragens e os caps do mesmo jeito, pois os originais do sx são bem meia boca, ele vai ter é um acabamento melhor na minha opinião
Ter que trocar é complicado... Estou com um SX em casa, e achei as ferragens bem aceitáveis. Tarraxas afinam, ponte permite regulagens... Talvez os captadores possam ser trocados pra adequar mais ao gosto do dono (mas ele vai continuar soando como JB), mas eu estou achando o baixo "stock" bem legal.
Se o cabra for trocar tudo no SX, será que é uma boa comprar ele mesmo?

entao, meu sx veio com as tarrachas e a ponte sem nenhuma folga ou problema de regulagens, e tambem nao axo tao terrivel assim os captadores do sx, a julgar pelo preço e pelo que o baixo oferece, vale muito a pena, ao menos ao meu ver, comparando com os squiers affinitys ou californias e as etceteras dessa faixa de preço
matheusdmm
matheusdmm
Membro

Mensagens : 129
Localização : santa cruz do sul - rs

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por CG Ter maio 29, 2012 7:50 pm

As 3 tarrachas do meu Sx seguram melhor a afinação que a Hipshot da Mizona. Os captadores originais são honestos.

Comprar um baixo já pensando em upgrades as vezes não dá o efeito desejado. Não é uma decisão inteligente.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por edumoraes Qua maio 30, 2012 12:59 pm

Pois é, não sei que idéia fixa é essa de comprar os SX já pensando em trocar as ferragens, até parece que vai acontecer um milagre no baixo se fizerem isso, só se troca essas coisas em caso de quebra ou mau funcionamento e regulagem, os SX já vem prontos pra tocar na minha opinião, só levar num luthier pra regular e sair pro abraço. Quanto aos captadores o som é de JB mesmo, só se troca por gosto pessoal.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Rick Charles Qua maio 30, 2012 1:07 pm

^ Acho que foi isso que me influenciou, nunca curti muito o som do jazz bass, colocava só o cap do braço pra tocar, e ele não segurava a afinação na D, de jeito nenhum, tocava por uns 10 min e já tinha que afinar de novo
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Groove_the_Mood Seg Jul 16, 2012 12:47 am

Excelente review.
Pena que vi tarde demais. Acabei comprando por impulso (nunca imaginei comprar um instrumento pela internet sem testar!!!! Não sei o que deu em mim) e achei, pesquisando rapidamente, que todos os modelos SX eram bons. Acabei comprando o SX BG2k... em vez do SJB 75 C.

Bom, agora já era, né? Aliás, eu sou guitarrista por natureza (10 anos), e há pouco tempo despertou a vontade de tocar baixo. Meu sonho de consumo é o Hofner Viola Bass, mas como está tão difícil conseguir um e por um preço honesto (versão chinesa), desisti. Até as cópias boas estão em falta ou caras demais.

Queria um baixo só pra brincar e estudar entre uma guitarrada e outra. Por isso, optei pelo SX Jazz Bass. Mas, como já disse, não prestei atenção no modelo, achando que todos os SX (SX mesmo, nada de Shelter) eram bons.

Foi assim que entrei no fórum (já dava umas olhadinhas antes, mas sem prestar muita atenção nos detalhes das dicas), e vi esse belo review!!!

Bom, sei que o assunto já foi intensamente debatido, mas ainda tenho a chance de encomendar (minha namorada está fazendo curso 2 semanas nos EUA) ferragem (tarraxas e ponte) e captadores Fender para o baixo. Vocês acham que vale a pena? O investimento sairia em torno de 280 Dilmas. Sendo que ainda nem chegou o kit do baixo (que me custou 800 e pouco, o kit), mas comparando os timbres do review, acho que a oportunidade pede. O que acham?

Comecei com o pé esquerdo...rsrsrs, mas vou me divertir e aprender muito com vocês.

Abraços!

____________________________
Keep the Mood!
Keep the Groove! cheers
Groove_the_Mood
Groove_the_Mood
Membro

Mensagens : 11
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Groove_the_Mood Seg Jul 16, 2012 12:52 am

Ah, e desculpem. Eu fiquei uns minutos bolando um nickname legal para usar, e agora que vi que quase todo mundo tem no nickname o próprio nome ou nome artístico. Bom, podem me chamar de Groove the Mood ou de Sergio..rsrs.

Abs

____________________________
Keep the Mood!
Keep the Groove! cheers
Groove_the_Mood
Groove_the_Mood
Membro

Mensagens : 11
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por CG Seg Jul 16, 2012 12:56 am

Groove_the_Mood escreveu:

Bom, sei que o assunto já foi intensamente debatido, mas ainda tenho a chance de encomendar (minha namorada está fazendo curso 2 semanas nos EUA) ferragem (tarraxas e ponte) e captadores Fender para o baixo. Vocês acham que vale a pena? O investimento sairia em torno de 280 Dilmas. Sendo que ainda nem chegou o kit do baixo (que me custou 800 e pouco, o kit), mas comparando os timbres do review, acho que a oportunidade pede. O que acham?

Comecei com o pé esquerdo...rsrsrs, mas vou me divertir e aprender muito com vocês.

Por um momento esqueça que você é guitarrista, esse papo de trocar tudo antes de pegar no instrumento é coisa de guitarrista Ri Muito

O BG2K não é um baixo ruim, é inferior ao SJB, mas a vibe do SJB é outra. Portanto você não começou com o pé esquerdo.

Pegue o baixo, curta o instumento, conheça suas qualidades e seus defeitos, aprenda a tirar o melhor som possível dele antes de pensar em mudar alguma coisa. Think different, think as a bassist.


____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Groove_the_Mood Seg Jul 16, 2012 1:12 am

Hahhaha, verdade mais que verdadeira!!!! Trocar tudo antes mesmo de pegar no instrumento é muuuuito coisa de guitarrista!!!! Ponto positivo para o mundo dos bassmen!!!

Vou relaxar então, e quando ele chegar, experimento ele e dou minha humilde contribuição quanto à qualidade (Apesar de eu não ser totalmente cru nas técnicas de baixo, ainda não me atrevo a gravar um vídeo fazendo um groove para vocês..rsrsrs).

Abraços e parabéns pelo fórum!!! É muito bom, rico em informações e totalmente colaborativo!

____________________________
Keep the Mood!
Keep the Groove! cheers
Groove_the_Mood
Groove_the_Mood
Membro

Mensagens : 11
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Ivanov_br Seg Jul 16, 2012 1:29 am

Esse tipo de review que dá gosto de ver.
É o que torna este fórum especial!!!

Baixo SX BG02 - Review 25g56qv

Achei ambos os baixos ótimos! Não percebi diferença realmente significativa.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por allexcosta Seg Jul 16, 2012 1:36 am

Infelizmente fui obrigado a retirar as gigantescas fotos da mensagem original, pois estavam tornando a visualização do tópico muito difícil.

Por favor redimensionem as fotos antes de postarem no fórum.

Grato.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por dj jorge cafe Seg Jul 16, 2012 8:19 am

Excelente Review. E o barato que satisfaz!!
o meu e o modelo sjb 62 e o timbre e isso mesmo, depois de trocar simplesmente as cordas por uma marca melhor ele ja tem uma consideravel melhora, parabens pela compra.Baixo SX BG02 - Review P0101091911
dj jorge cafe
dj jorge cafe
Membro

Mensagens : 686
Localização : rio de janeiro

http://www.radiosoulmix.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por dj jorge cafe Seg Jul 16, 2012 8:38 am

Hey Alex, este tamanho ai do meu baixinho, e o tamanho padrao, e permitido?
dj jorge cafe
dj jorge cafe
Membro

Mensagens : 686
Localização : rio de janeiro

http://www.radiosoulmix.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por afonsodecampos Seg Jul 16, 2012 10:51 am

Obrigado a todos pelos comentários positivos, valeu pelo selo Ivan, fico lisonjeado por ter ajudado de alguma forma com este Fórum. Realmente as fotos ficaram muito pesadas Alex, também achei a página lenta demais, peço desculpas pela barbeiragem, vou ver se consigo postar apenas o link para as fotos.

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por afonsodecampos Seg Jul 16, 2012 1:12 pm

Groove_the_Mood escreveu:Bom, sei que o assunto já foi intensamente debatido, mas ainda tenho a chance de encomendar (minha namorada está fazendo curso 2 semanas nos EUA) ferragem (tarraxas e ponte) e captadores Fender para o baixo. Vocês acham que vale a pena? O investimento sairia em torno de 280 Dilmas. Sendo que ainda nem chegou o kit do baixo (que me custou 800 e pouco, o kit), mas comparando os timbres do review, acho que a oportunidade pede. O que acham?

Sergio, Como o CG falou o BG não é ruim, apenas é diferente do SJ, que "particularmente" gostei mais do som. Também acho o upgrade nesse momento precoce, você ainda não escutou o baixo e ele pode te agradar do jeito que é. Agora sobre a compra nos EUA, já que tem quem traga de lá, eu compraria sim, pelo menos um par de capatadores J, para uso ou para venda. Existem duas alternativas "diferentes" e bastante debatidas aqui no Fórum. Você poderia pesquisar bem e tomar sua decisão.

Dimarzio DP123
Fender Custom Shop 60s

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por CG Seg Jul 16, 2012 1:54 pm

É a questão do upgrade inteligente:

Questão - Trocar os captadores e ferragens vai melhorar o baixo?
Resposta - Depende, o que você busca?

Se conseguir responder a questão acima você estará preparado para o upgrade.
Respostas como "me disseram que" ou "ouvi falar que" não são válidas.
Ter um baixo com um Fender Custom Shop 60' nem sempre significa que você terá um baixo que você curte, eu por exemplo não colocaria um desses no meu baixo, não é a praia de som que desejo.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Groove_the_Mood Seg Jul 16, 2012 2:14 pm

afonsodecampos, obrigado pela ajuda, e parabéns pelo review. Então, no teste que você fez, percebi que o BG2k tem pouco grave, não é isso? Eu queria fazer o bicho roncar mais, por isso cogitei aproveitar a chance e pegar caps mais nesse estilo. Mas não sei até que ponto o Jazz Bass roncaria mais, mesmo com um up de caps.

Na verdade mesmo, como eu disse, eu sou guitarrista, mas sempre curti baixo, entretanto, a dedicação (=tempo) para aperfeiçoar minha técnica na guitarra foi adiando essa vontade.

Eu curto som anos 60, sou Beatlemaníaco e adoro som da Motown. Enfim, até onde eu entendo de contrabaixos, essa época era dos graves graves mesmo, com pouco brilho e poucos médios e agudos, correto?

Por isso, os modelo viola, sobretudo um Hofner (mesmo que chinês), são meu G.A.S. Até porque eu sei que vou tocar mais de palheta do que pizzicato...rsrss

Enfim, no fim das contas, pela dificuldade de achar um Hofner, ou até mesmo um Condor VB40 em conta (O Epiphone então, nem se fala... muito caro para minhas pretensões), eu fui pela dica de amigos, e daqui também, para procurar um Jazz Bass da SX, que seria mais versátil.

Bom, voltando à história dos caps (falo bastante, né? rs), eu queria saber se esse up me daria esse tom mais anos 60. E, se sim, quais sets vocês recomendariam???

Abs e obrigado

____________________________
Keep the Mood!
Keep the Groove! cheers
Groove_the_Mood
Groove_the_Mood
Membro

Mensagens : 11
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por CG Seg Jul 16, 2012 2:26 pm

Groove_the_Mood escreveu:Mas não sei até que ponto o Jazz Bass roncaria mais,

Ação de cordas média/baixa e pegada bem forte fazem o baixo roncar, só isso.

Um Jazz Bass tem características de ressaltar os médios agudos, não espere um gravão de precision nele.

Os baixos que você citou são baixos com escala de 30'', normalmente as cordas ficam mais "frouxas" e apresentam as características de graves proeminentes. Nenhuma troca de captador em jazz bass vai te dar isso. O som dos viola bass você só consegue nos viola bass, e versatilidade passa bem longe deles.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Thales_Sr Seg Jul 16, 2012 3:21 pm

Eu recomendo manter o baixo do jeito que está... Bem regulado e com cordas em bom estado, é só questão de equalização pra chegar num som mais abafado, que pra mim é a questão do "som anos 60".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por afonsodecampos Seg Jul 16, 2012 3:25 pm

Sergio, achei o BG com "mais" graves, o SJ é conhecido pelo timbre médio-agudo mas isso não é característica apenas dos caps e sim de sua construção. Quando seu amigo o orientou pela escolha do Jazz Bass, ele quis dizer "versátil" por poder tocar vários estilos com apenas este instrumento. Eu também indicaria este, sem dúvida.
Também tive os mesmos anseios que você e só consegui relaxar quando comprei o Precision, hoje posso dizer que estou mais do que satisfeito mas só toco rock e uso muito palheta e a versatilidade do Jazz Bass não me faz falta. Não sei se é o CG ou o Glauco que tem um JB SX com caps Dimarzio DP123, inclusive com audio. Dá uma olha neste tópico também Sobre troca de captadores

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Groove_the_Mood Seg Jul 16, 2012 3:34 pm

Entendi. Verdade, esqueci da questão do tamanho da escala.
Obrigado pela ajuda mesmo, pessoal.

E acho que, em questão versatilidade, o Jazz Bass é quase imbatível, né? Por mais que não alcance exatamente os timbres mais vintage.

Vamos aguardar então. Dou notícias!

____________________________
Keep the Mood!
Keep the Groove! cheers
Groove_the_Mood
Groove_the_Mood
Membro

Mensagens : 11
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Thales_Sr Seg Jul 16, 2012 3:38 pm

Vintage é algo relativo... Se "vintage" pra você é Beatles, realmente não alcança.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por allexcosta Seg Jul 16, 2012 3:44 pm

Dá pra atingir uma vibe bem vintage com cordas flat e algum tipo de abafamento na ponte.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por CG Seg Jul 16, 2012 3:45 pm

afonsodecampos escreveu: Não sei se é o CG ou o Glauco que tem um JB SX com caps Dimarzio DP123
Ambos temos SX com Dimarzios, o som deles passa um pouco longe do que o pessoal considera Vintage


Groove_the_Mood escreveu:
Por mais que não alcance exatamente os timbres mais vintage.
Jazz Bass e Precision são vintages por característica.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por allexcosta Seg Jul 16, 2012 4:03 pm

Com o advento do youtube fica mais fácil se descrever um timbre, é só postar um vídeo com um som de baixo que se aproxima do que queremos dizer.

Pra muita gente jovem hoje em dia um timbre como esse que o Miller tirou em 1990 é vintage...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Groove_the_Mood Seg Jul 16, 2012 4:18 pm

O vintage que procuro é Beatles mesmo.

O fato é que o baixo, pra mim, é uma realização pessoal. Não pretendo, a princípio, assumir o baixo num gig, por exemplo.

É pra estudar em casa, sentir o som do instrumento, sem o compromisso e a obrigação que o estudo de guitarra me exige, de estudar e aprimorar a técnica e ensaiar perfeitamente para tocar em shows.

Nas bandas das quais participei, sempre fui guitarrista base e segundo vocal, mas confesso que inúmeras vezes pensei "queria ser eu fazendo aquele groove". Sem contar que quando se aprende mais de um instrumento - e suas técnicas - mais você enriquece musicalmente.

Inclusive numa das bandas que eu tinha, eu exigia muito do baixista. Pra ter mais presença nas músicas, para o baixo "conversar mais com a minha guitarra base"... Queria o baixo em destaque. A banda não concordava (inclusive o baixista!!) e, dentre outros motivos, isso ajudou na minha saída da banda...kkk

A descrição sobre ser baixista aqui nas boas-vindas do fórum é fantástica e emocionante.


____________________________
Keep the Mood!
Keep the Groove! cheers
Groove_the_Mood
Groove_the_Mood
Membro

Mensagens : 11
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por carlosprofort Seg Abr 08, 2013 10:29 pm

Matou a pau, por isso que este fórum é tão viciante!!!

____________________________
# 153 - Clube SX
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por José Carlos Ter Abr 09, 2013 9:09 am

Só agora pude ver o review e pirei! affraid

O seu SX BG02 é esse branco? Desculpe se não percebi, mas não vi em nenhum lugar, quanto pagou por ele? De novo: pirei no bass branco de escala escura, com um escudo tortoise iria fazer meu cérebro derreter!!!

Definitivamente se eu tiver outro baixo seria um SX como esse, eu já tenho o SJB75C.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo SX BG02 - Review Empty Re: Baixo SX BG02 - Review

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos