Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas com Harmonia

+4
fma
dibass
DUDUBASS
Ciappina
8 participantes

Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Problemas com Harmonia

Mensagem por Ciappina Qui Mar 15, 2012 7:44 pm

Opa, tenho algumas duvidas sobre harmonia, como nunca tive um professor achei q aqui fosse um lugar bom para aprender. Com o vestibular chegando no fim do ano agora achei q fosse uma boa hora pra resolver essas duvidas. Estou estudando o livro do Almir Chediak, Harmonia e Improvisação. Sou familiarizado com intervalos e construção de acordes, mas agora nessa área de musica popular ando muito perdido e nao estou conseguindo engrenar com este livro. Queria saber se alguém poderia me fazer uma explicação breve sobre os temas dessas 2 páginas do livro que não consegui entender.

Afinal que acorde eh esse de sub V7? Como monto ele? Acho que eu entendi mas gostaria de ver uma explicação.
http://htmlimg2.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/88-9e09f9e322.jpg

Nao entendi como de fato ocorre a resolução do tritono do acorde de sétima diminuta. Nos outros ele explicava o que acontecia, terceiro grau com isso e aquilo, neste nao.
http://htmlimg1.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/89-a4a2cfd803.jpg


Mais uma coisa, algumas vezes meus posts nao foram respondidos ou depois que eu postei uma tréplica não teve mais atividade, existe algm em especial que esteja disposto a ouvir minhas duvidas, talvez por mensagem privada aqui? Por favor, ajudaria muito ^^"

Ciappina
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por DUDUBASS Qui Mar 15, 2012 8:12 pm

Sub V é um acorde que substitui o acorde dominante, na formação deste acorde(sub V) estão dentre outras notas, as notas que compõe o trítono do acorde dominante, que são as notas mais importantes pra definir aquele acorde.

Ex: II - V - I ---- Dm7 -- G7 -- C7+
II - sub V - I ---- Dm7 -- Db7 -- C7+


Dm7(D F A C) G7 (G B D F) C 7+(C E G B)
Dm7(D F A C) Db7(Db F Ab B) C7+(C E G B)

Percebe aí que se manteve o trítono B/F no acorde G e invertido no acorde Db7.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por DUDUBASS Qui Mar 15, 2012 8:19 pm

O acorde diminuto difere pois ele possui dois trítonos e pode resolver de diversas maneiras.
Você tem que entender muito bem como funciona o trítono e a partir daí entender as suas resoluções.
Parta do pressuposto que um trítono pode resolver de 4 maneiras diferentes, portanto um acorde diminuto, como tem dois trítonos, pode resolver de oito maneiras diferentes.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por DUDUBASS Qui Mar 15, 2012 8:24 pm

Citando o exemplo de um trítono, se você trabalha em um grupo sem instrumento de harmonia, digamos que dois metais (sax e trompete) + baixo + bateria. Em uma improvisação do baixista, na qual a harmonia seria conduzida pelos sopros, no momento de um acorde dominante, digamos G7(GBDF) você poderia tranquilamente utilizar o sax tocando a nota B e o tropete tocando a nota F, que vc teria o trítono do acorde dominante G7. O lance é entender o funcionamento básico inicialmente pra depois entender o mais complexo.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Ciappina Qui Mar 15, 2012 8:27 pm

Muito legal, consegui entender muito bem as explicações, ajudou muito cara, obrigado mesmo.

Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.

E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?

Outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?

Ciappina
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por DUDUBASS Qui Mar 15, 2012 8:35 pm

Ciappina escreveu:Muito legal, consegui entender muito bem as explicações, ajudou muito cara, obrigado mesmo.

Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.

E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?

outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?


1) Não, pois a harmonia aqui é mantida em cima de uma tonalidade, o que houve foi apenas uma substituição de um acorde para dar um colorido especial, por ex. nessa substituição que dei como exemplo, vc tem a possibilidade de criar a sequencia D Db C (falando só das cabeças) o que gera um cromatismo bem legal pra música. João Bosco utiliza essa mesma sequencia na música "papel marchê" dá uma escutada.


2) Pra mim é a mesma coisa.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por dibass Qui Mar 15, 2012 10:52 pm

Dudu bass ja respondeu tudo perfeitamente

entao vou so deixar uma dica procure uma tese de um professor chamado sergio freitas ele fala sobre harmonia foi o melhor livro que ja vi sobre o assunto
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por fma Sex Mar 16, 2012 9:27 am

Ciappina, basicamente o que o livro está dizendo na parte dos diminutos, é que só existem 3 acordes de sétima diminuta: dó, dó sustenido e ré. Daí pra frente, são inversões desses três acordes, com as mesmas notas. Nessa página que você postou, todos os diminutos são resolvidos meio tom acima, que é uma possibilidade, mas não a única.
Ta pensando em prestar vestibular pra que faculdade?
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Ciappina Sex Mar 16, 2012 6:29 pm

DUDUBASS escreveu:
Ciappina escreveu:Muito legal, consegui entender muito bem as explicações, ajudou muito cara, obrigado mesmo.

Sim, eu entendo que a tensão do acorde de V7 é feita pelo trítono =D.

E esse subV7 não puxa para uma possivel modulação para C frigio?

outra pergunta, diferença de tom e tonalidade?


1) Não, pois a harmonia aqui é mantida em cima de uma tonalidade, o que houve foi apenas uma substituição de um acorde para dar um colorido especial, por ex. nessa substituição que dei como exemplo, vc tem a possibilidade de criar a sequencia D Db C (falando só das cabeças) o que gera um cromatismo bem legal pra música. João Bosco utiliza essa mesma sequencia na música "papel marchê" dá uma escutada.


2) Pra mim é a mesma coisa.

Bom, no que eu aprendi é que dentro de tonalidade nós temos os tons. Por exemplo. Temos a tonalidade de C maior, mas podemos ter o tom de A menor, que não é a mesma coisa, pois o centro tonal é outro, mas as notas são as mesmas.

dibass escreveu:Dudu bass ja respondeu tudo perfeitamente

entao vou so deixar uma dica procure uma tese de um professor chamado sergio freitas ele fala sobre harmonia foi o melhor livro que ja vi sobre o assunto

Vlw pela dica, vou procurar.

fma escreveu:Ciappina, basicamente o que o livro está dizendo na parte dos diminutos, é que só existem 3 acordes de sétima diminuta: dó, dó sustenido e ré. Daí pra frente, são inversões desses três acordes, com as mesmas notas. Nessa página que você postou, todos os diminutos são resolvidos meio tom acima, que é uma possibilidade, mas não a única.
Ta pensando em prestar vestibular pra que faculdade?

To querendo prestar na Unicamp pra contrabaixo eletrico popular. Por isso a escolha do livro, mostra bastante como o pessoal de musica popular pensa.

Outro pedido, alguém teria alguma progressão com resolução com sétima diminuta? De preferencia modulando pra outro tom, pq no mesmo é bem simples ^^"

Ciappina
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por fma Dom Mar 18, 2012 12:59 pm

Procura o livro Harmonia do Schoenberg... explica voz por voz sobre os diminutos em todas as resoluções e explica modulação como nenhum outro livro que conheço.
E se vai prestar Unicamp, estude muita física, química e matemática.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Ciappina Dom Mar 18, 2012 1:12 pm

fma escreveu:Procura o livro Harmonia do Schoenberg... explica voz por voz sobre os diminutos em todas as resoluções e explica modulação como nenhum outro livro que conheço.
E se vai prestar Unicamp, estude muita física, química e matemática.

Sem querer me achar, mas este é meu forte mesmo xD.

Acha que pra música popular o Schoenberg seria tão importante assim? Estava lendo o Almir Chediak justamente por ser música popular, que é essencial pra Unicamp.

Ciappina
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por fma Dom Mar 18, 2012 10:15 pm

Sim, o livro do Schoenberg meio que esgota o assunto harmonia... não é um livro fácil e tem muita filosofia envolvida, mas não conheço outro livro que se aprofunde tanto nesse assunto.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Harmonia funcional

Mensagem por Jônatas Nunes Ter maio 15, 2012 4:49 pm

Ciappina escreveu:Opa, tenho algumas duvidas sobre harmonia, como nunca tive um professor achei q aqui fosse um lugar bom para aprender. Com o vestibular chegando no fim do ano agora achei q fosse uma boa hora pra resolver essas duvidas. Estou estudando o livro do Almir Chediak, Harmonia e Improvisação. Sou familiarizado com intervalos e construção de acordes, mas agora nessa área de musica popular ando muito perdido e nao estou conseguindo engrenar com este livro. Queria saber se alguém poderia me fazer uma explicação breve sobre os temas dessas 2 páginas do livro que não consegui entender.

Afinal que acorde eh esse de sub V7? Como monto ele? Acho que eu entendi mas gostaria de ver uma explicação.
http://htmlimg2.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/88-9e09f9e322.jpg O acorde "sub v7" é substituto do dominante "v7", a estrutura desse acorde é o mesmo do v7, um acorde maior com sétima menor, porém o sub v7 está sempre meio tom acima do acorde de resolução.

Nao entendi como de fato ocorre a resolução do tritono do acorde de sétima diminuta. Nos outros ele explicava o que acontecia, terceiro grau com isso e aquilo, neste nao. Já este acorde diminuto, se resolve meio tom acima ou meio tom abaixo do acorde de resolução, e ainda mantendo o baixo.
http://htmlimg1.scribdassets.com/2hi2rckwzktcmp4/images/89-a4a2cfd803.jpg


Mais uma coisa, algumas vezes meus posts nao foram respondidos ou depois que eu postei uma tréplica não teve mais atividade, existe algm em especial que esteja disposto a ouvir minhas duvidas, talvez por mensagem privada aqui? Por favor, ajudaria muito ^^"

Jônatas Nunes
Membro

Mensagens : 3
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Lucas M. de Souza Qua Jul 11, 2012 1:21 pm

Fla galera...

Se você quiser entender a questão de uma maneira mais decoreba, lá vai a dica:

* 1/2 tom acima de qualquer tônica ( grau I da escala ) teremos um subV7, ou seja, um substituto da dominante com a seguinte estrutura:
RÉb - FÁ - LÁb - DÓb(sí), caso a tonalidade seja DÓ Maior.

* Além do subV7 temos ainda o VII grau, que no tom de DÓ Maior é o
Bm7 (b5), que é um acorde de função dominante também, sendo este acorde uma inversão do acorde G7 (add9).

Estes são dois exemplos bastantes utilizados na música popular.

____________________________
"Som GrAvE nas veiaSSS"!

Lucas M. de Souza
Membro

Mensagens : 16
Localização : Saquarema / RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Fá Mendonça Qua Jul 11, 2012 2:41 pm

Sobre diminutos eu falei alguma coisa aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t1836p50-campo-harmonico#411654

Mais uma coisa interessante sobre os diminutos: você monta um acorde diminuto subindo em meio tom a fundamental de um acorde dominante (V7).

Ex:
Bb7 -> Bb - D - F - Ab
Deslocando a fundamental meio tom acima( Bb -> B)
B - D - F - Ab -> B°

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por fma Qua Jul 11, 2012 4:40 pm

^

Fato, outra visão curiosa é que em harmonia funcional, eles chamam um Si diminuto de Dominante com sétima e nona menor sem a fundamental rsrsrs
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 11, 2012 6:57 pm

Vai ai uma dica legal pra encontrar 04 acordes de resolucao para um unico acorde diminuto:

Cada acorde maior sai de um semi-tom acima de cada umas das quatros notas que compoe o acorde diminuto.
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas com Harmonia Empty Re: Problemas com Harmonia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos