Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Harmonia Não Funcional(???)

5 participantes

Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por fmt90 Dom Set 18, 2011 2:09 am

Bem,

Assisti um workshop com a banda Sinequanon aqui em Aracaju e aí, em um determinado momento do workshop o Lupa(Santiago) e o Carlos Ezequiel mencionaram algo sobre a Harmonia Não Funcional. Se bem entendi(me ajudem se errei na minha interpretação), pegando pelo que Carlos Ezequiel conceituou através do seu modo de compor ele pensa em acordes que não estão nos campos harmônicos e não necessariamente também dentre de uma tonalidade, mas sim segundo uma sonoridade que no momento da composição lhe soou bem. Porém, como ele falou bem por cima sobre isso tive várias dúvidas em relação aos critérios para que qual acorde encaixar durante a composição em cima de uma linha melódica(já que o Carlos mencionou que geralmente começa compondo linhas melódicas para depois colocar uma harmonia em cima)

Se alguém conhece algo sobre isso, compartilhe aqui porque fiquei com um tremendo ponto de interrogação na cabeça!
fmt90
fmt90
Membro

Mensagens : 201
Localização : Aracaju

http://twitter.com/fmt90

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por Kassio Rafael Seg Set 19, 2011 2:45 pm

Como ele mesmo disse , harmonia nao funcional é aquela q nao segue os padrões dos campos harmonicos q conhecemos, nao possuem cadencias conhecidas...nem progressões q possam ser devidamente analizadas.
Musicas nao funcionais podem ser: Modais por exemplo, compor uma musica no modo frigio, ou pode seguir um "padrão" q mesmo sem logica funcional, por sua repetição soa bem aos ouvidos, ou entao enveredar pelo lado da atonalidade de schoenberg
Kassio Rafael
Kassio Rafael
Membro

Mensagens : 308
Localização : recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por Convidado Ter Set 20, 2011 8:18 pm

Fmt, aqui vai uma forma de pensar que pode ajudar...

Nesse tipo de harmonia, qdo for harmonizar uma melodia já dada, pense na relação da nota que vc quer harmonizar com o acorde que vc escolher ou experimentar pra ver se escolhe.

Nota D - Pode ser, b9 de um Db7, ou de um D/Db (nesse caso seria tonica do acorde, que está com baixo na 7a maior)... Pode ser #11 de um Ab7+ ou Abm7(b5) e por aí vai. O lance é experimentar e ver o que te agrada.

Estudar (cantar a melodia e tocar a harmonia) e depois analisar músicas que usam esse tipo de harmonia tb ajuda a passar essas sonoridades pra cabeça.. Hermeto Pascoal é uma referência pra mim nesse (e todos os outros) quesito. Itiberê Zwarg tb. Dos gringos, citaria o Allan Holdsworth, pois todos esses trabalham esse tipo de harmonia de uma forma bem intuitiva.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por fmt90 Qua Set 21, 2011 7:46 am

Putz, valeuzão Sá era justamente isso que eu tava precisando de uma clareada em cima do que o Carlos(Ezequiel) falou.

Em relação às refências, vou dar uma escutada sim pra ver se consigo assimilar a diferença de sonoridades em relação às músicas com Harmonias Funcionais.
fmt90
fmt90
Membro

Mensagens : 201
Localização : Aracaju

http://twitter.com/fmt90

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por Convidado Qui Set 22, 2011 1:59 pm

Boa cara.

Pra completar deixo aqui algo muito simples que me foi falado por um antigo professor e que me ajudaram nesse lance aí.

Eu estudava harmonia funcional e ficava tentando ver relação daquilo com composição, como se aquilo pudesse me ajudar com as minhas músicas.

Ele falou assim: "Pra compor, esquece harmonia funcional, tom, qualquer coisa desse tipo. Você faz um acorde, depois escolhe o outro, que leva pra um outro... É simples assim".

Recomendo que vc arranje o "Calendário do Som" do Hermeto, ou um dos songbooks dele que o Jovino Santos Neto disponibilizou na Internet. A propósito, vc toca algum instrumento harmônico?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por fmt90 Sex Set 23, 2011 7:57 am

Toco violão cara!

Putz, achei sensacional sua dica. O calendário do som tá no site dele né? Já o songbook, tenho que baixar mesmo!

Andei escutando alguns artistas que se utilizam em algumas músicas(quase todas) de Harmonia Não Funcional e acho complicadíssimo conseguir digerir aquilo. Por exemplo, o Kurt Rosenwinkel andei escutando o álbum The Enemies of Energy e, chega a soar muito diferente, aparecem digamos acordes inesperados em cima de uma melodia. Mas, ao mesmo é muito interessante o nível de composição que esses caras tem pra juntar as peças.

fmt90
fmt90
Membro

Mensagens : 201
Localização : Aracaju

http://twitter.com/fmt90

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Harmonia Não funcional

Mensagem por Jônatas Nunes Ter maio 15, 2012 4:29 pm

fmt90 escreveu:Bem,O lance da Harmonia Não funcional esta em vc harmonizar a nota melódica, ou seja, pesar livremente na nota melódica podendo ser fund,3,5,6,7 ou 9 testando todas as possibilidades, e de acordo com o som vc harmoniza sem seguir as regras da harmonia funcional e suas progreções e cadencias.


Assisti um workshop com a banda Sinequanon aqui em Aracaju e aí, em um determinado momento do workshop o Lupa(Santiago) e o Carlos Ezequiel mencionaram algo sobre a Harmonia Não Funcional. Se bem entendi(me ajudem se errei na minha interpretação), pegando pelo que Carlos Ezequiel conceituou através do seu modo de compor ele pensa em acordes que não estão nos campos harmônicos e não necessariamente também dentre de uma tonalidade, mas sim segundo uma sonoridade que no momento da composição lhe soou bem. Porém, como ele falou bem por cima sobre isso tive várias dúvidas em relação aos critérios para que qual acorde encaixar durante a composição em cima de uma linha melódica(já que o Carlos mencionou que geralmente começa compondo linhas melódicas para depois colocar uma harmonia em cima)

Se alguém conhece algo sobre isso, compartilhe aqui porque fiquei com um tremendo ponto de interrogação na cabeça!

Jônatas Nunes
Membro

Mensagens : 3
Localização : Vitória

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por renatogaragerock Ter maio 15, 2012 10:23 pm

'if it sounds right, is right!'
Joe Meek


fmt90 escreveu:Bem,

Assisti um workshop com a banda Sinequanon aqui em Aracaju e aí, em um determinado momento do workshop o Lupa(Santiago) e o Carlos Ezequiel mencionaram algo sobre a Harmonia Não Funcional. Se bem entendi(me ajudem se errei na minha interpretação), pegando pelo que Carlos Ezequiel conceituou através do seu modo de compor ele pensa em acordes que não estão nos campos harmônicos e não necessariamente também dentre de uma tonalidade, mas sim segundo uma sonoridade que no momento da composição lhe soou bem. Porém, como ele falou bem por cima sobre isso tive várias dúvidas em relação aos critérios para que qual acorde encaixar durante a composição em cima de uma linha melódica(já que o Carlos mencionou que geralmente começa compondo linhas melódicas para depois colocar uma harmonia em cima)

Se alguém conhece algo sobre isso, compartilhe aqui porque fiquei com um tremendo ponto de interrogação na cabeça!

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por Cassiano.Macaneiro Sex Jun 01, 2012 8:42 am

Opa...só uma contribuição...
aí atrás citou-se Harmonia Modal, como NÃO-FUNCIONAL, o que não é correto!

Harmonia Funcional é a utilização do conceito de Funcionalidade-Função de cada Acorde/Grau dentro de uma Escala, tanto Tonal, quanto Modal, quanto qualquer outra, até hexafônica.


Tem um livro interessante, que não é de harmonia, mas q tem um capitulo sobre harmonia não-funcional, e oturos sobre harmonizações contemporâneas que é o

Materials-Techniques-Twentieth-Century-Music - do Stefan Kostka


[url=http://www.amazon.com/Materials-Techniques-Twentieth-Century-Music/dp/0135608309 ]http://www.amazon.com/Materials-Techniques-Twentieth-Century-Music/dp/0135608309 [/url]

Cassiano.Macaneiro
Membro

Mensagens : 13
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Não Funcional(???) Empty Re: Harmonia Não Funcional(???)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos