Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

5 participantes

Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por Zubrycky Dom Fev 05, 2012 12:24 pm

Saudações!

Andei relendo a celeuma causada pelo tópico da Mlaghus e gostaria de dar uma sugestão para que este tipo de discussão e desgastes desagradáveis não se repitam.

Ser pago para falar bem deste ou daquele equipamento não é algo imoral, ao meu ver, desde que fique explícita a relação comercial entre a fábrica e o músico contratado para esta função.

O Talkbass resolve bem essa questão pois lá no perfil podemos dizer se somos um usuário comercial ( Leia-se representante de uma marca ) ou um artista endorsado. Ter essas informações no perfil torna as coisas transparentes, deixa qualquer especulação de lado e não dá espaço para nenhum tipo de dúvida sobre a isenção da opinião favorável de um forista.

Fico triste em dar essa sugestão pois o simples confiar na palavra deveria ser mais do que suficiente. Entretanto, pensei naquela discussão e esse novo campo no perfil pode ser uma solução para dar um basta à este tipo de situação.

Não sei a criação do campo Endorser ou Usuário Comercial é possível neste Fórum e também não sei se vocês considerarão útil esta minha sugestão, mas penso que isso diminuiria a possibilidade de se repetirem no futuro insinuaçõe e discussões como as do tópico citado.

Fica aqui a sugestão para a análise da moderação.

Saudações,
Z.




____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por Thales_Sr Dom Fev 05, 2012 1:39 pm

Não entendi direito a motivação da sugestão... Veja bem, aqui temos representantes de algumas lojas, luthierias, marcas, e é fácil identificar quem é quem...

Na sua maioria, as pessoas que falam bem de instrumentos são quem tem/já tiveram o equipamento e quer dividir isso com o fórum (afinal, esse é o sentido do fórum existir, para trocar conhecimento).

Me citando como exemplo, duvido que você vá me ver falando mal da Cort ou da Hartke, que foram equipamentos que sempre me deixaram satisfeito, seja o modelo que fosse. Mas nem por isso sou endorser/representante, ou ainda ganho algo com essa "propaganda".

No mais, o fórum é como uma sociedade, tem sempre que se ter critério no que se ouve (no caso daqui, lê), pois tem as pessoas que sabem do que estão falando, e tem aquelas que falam porque "ouviram falar".
Quando eu comecei a participar de fóruns de instrumentos, eu lia vários absurdos, principalmente na minha área (eletrônica), e ao questionar o porque as pessoas falavam aquilo, as respostas eram sempre vagas, como "ahh todo mundo sabe disso...", ou ainda tentavam "florear" o texto com termos técnicos, mas que não faziam sentido algum "o baixo TEM frequências que os circuitos PROJETADOS para guitarra não suportam", entre outros.. E quem lia essas coisas, via tantas vezes isso sendo falado que tomava como verdade.

Com isso, quem está atrás de informação deve sempre filtrar o que lê, mesmo aqui no fórum onde tentamos evitar a formação de "mitos". Não é porque um usuário tem abaixo do seu nome o título de "Veterano" ou "Moderador" que ele sabe tudo sobre instrumento/equipamento/etc. Por exemplo, se me perguntam sobre algum instrumento, eu vou dar a MINHA impressão sobre ele, que certamente não vai ser a mesma do resto do mundo. Mas nem por isso estou ganhando ou perdendo algo quando enalteço ou falo mal de algo, novamente, é só troca de conhecimento.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por andremega Dom Fev 05, 2012 1:55 pm

Eu só fico pensando o que alguém ganharia sendo representante e não divulgar isso. Qual seria a vantagem para a marca também? Em geral marca e pessoas se associam para terem benefícios mútuos, que passa por usar a imagem e obter retorno financeiro. Não consigo entender essa parte do "fazer propagando escondido".

Mas que seja: e qual o problema?

A M.Laghus é parceira do fórum como várias outras empresas, o Allex já falou que é fã do Jacimário e não tem benefício material nenhum com isso e comentou da parceria da empresa com o Jorgera, já dita pelo mesmo anteriormente. E penso que o fabricante, representante, endorse ou seja lá quem for, pode muito bem colocar isso em sua assinatura, ou mesmo em seu nick como muitos usuários aqui.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por Zubrycky Dom Fev 05, 2012 5:47 pm

Prezados Colegas,

Concordo plenamente com os argumentos que vocês dois apresentaram faço minhas as suas palavras.

Só devo reiterar que fiz esta sugestão no intuito de evitar que situações como as que aconteceram neste tópico se repitam, pois as discussões acabaram tomando rumos muito desagradáveis que culminaram com o Allex ( chateado e com razão ) tendo que vir a público e explicar que não recebe dinheiro de nenhuma empresa pra tecer comentários elogiosos sobre a mesma.

Pessoalmente não gostei desse desdobramento do tópico. Sendo assim, ao invés de continuar aquela discussão e alimentá-la, me dediquei a dedicar um pouco de meu tempo para algo mais útil e buscar uma solução.

A criação deste novo campo no perfil foi apenas uma idéia que tive ao reler o tópico em questão. Se ela não for útil para o Fórum, peço que esta sugestão seja desconsiderada.

Saudações,
Z.

P.S.: Andremega, também não vejo o benefício de fazer propaganda escondido, mas aquele tópico dos instrumentos Terra Musical me deixou ressabiado. Suspect

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18985
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por GeTorres Dom Fev 05, 2012 6:21 pm

Buenas pessoal!!

Havia acompanhado o tópico sobre a MLaghus, e em meu ponto de vista, foi feito um questionamento e o tópico descambou para outras águas...

A Primeira postagem foi:

"Não querendo desmerecer o trabalho do Jacimário, é fato que a Mlaghus fabrica os instrumentos com a mais alta qualidade dentro do território brasileiro, mas quanto aos modelos e as patentes, alguem que conheça a Fodera de perto sabe me dizer se isso é permitido: "

(https://www.contrabaixobr.com/t20885-duvida-mlaghus-patentes?highlight=mlaghus)

Com duas fotos, uma de um Fodera e a outra era um 'clone' feito pelo Jocimário, com sutis diferenças. Oque eu entendi da pergunta é se podia copiar o baixo de outra marca.

Dentro deste contexto e observando apenas pelo lado jurídico da cópia, a resposta será um sonoro DEPENDE...

Partindo da situação hipotética de que a Fodera registrou o modelo do baixo como propriedade industrial, incluindo shape, headstock, logotipo e eletrônica onboard.

Sendo assim, EM TESE a Mlaghus não poderia copiar o modelo, pois a fodera poderá processá-lo a qualquer momento, mas para que isso ocorra, a Fodera deverá querer entrar com a ação na justiça para fazer prevalecer a sua patente, do mesmo modo que a Fender faz em elação ao headstock deles.

ENTRETANTO: Se não ha registro de patente, do modelo, eletrônica onbord, headstock... A Cópia é perfeitamente legal e possível, e digo mais, dependendo do modeloe de quanto tempo a patente existe, ela cai em "domínio público" e qualquer um pode fazer.

Para que um processo de marcas e patentes venha a acontecer, o proprietário deve entrar com a devida ação, pois neste caso a 'vontade do autor, detentor do direito ou seu representante legal' é quem movimenta a máquina estatal. Neste caso, ele é o "dono da ação"

Diferente de um crime comum, como um roubo, por exemplo, onde o promotor de justiça é o "dono da ação"

Quem lembra do Puma? Aquele carrinho de fibra que "lembra uma Ferrari"? Estou me referindo ao fechado e não ao modelo conversível. Ele é copia de Ferrari! Deu rolo? Não... Patente em domínio público e não havia referencias a Ferrari nos carrinhos da Puma (do qual sou fã sim!)

4 Páginas discutindo se pode ou não pode, se é certo, se é da moda, se ganha, se perde, somente para isso:

Pode copiar?

Depende.... Pelos motivos expostos acima.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por Thales_Sr Dom Fev 05, 2012 6:34 pm

Zubrycky escreveu:Prezados Colegas,

Concordo plenamente com os argumentos que vocês dois apresentaram faço minhas as suas palavras.

Só devo reiterar que fiz esta sugestão no intuito de evitar que situações como as que aconteceram neste tópico se repitam, pois as discussões acabaram tomando rumos muito desagradáveis que culminaram com o Allex ( chateado e com razão ) tendo que vir a público e explicar que não recebe dinheiro de nenhuma empresa pra tecer comentários elogiosos sobre a mesma.

Pessoalmente não gostei desse desdobramento do tópico. Sendo assim, ao invés de continuar aquela discussão e alimentá-la, me dediquei a dedicar um pouco de meu tempo para algo mais útil e buscar uma solução.

A criação deste novo campo no perfil foi apenas uma idéia que tive ao reler o tópico em questão. Se ela não for útil para o Fórum, peço que esta sugestão seja desconsiderada.

Saudações,
Z.

P.S.: Andremega, também não vejo o benefício de fazer propaganda escondido, mas aquele tópico dos instrumentos Terra Musical me deixou ressabiado. Suspect
Tranquilo, entendo que sua idéia foi na melhor das intenções, porém nem sempre todas as idéias são aplicáveis, quanto mais num momento conturbado como tivemos esses dias. Da mesma forma, minha resposta não foi na intenção de rechaçar sua sugestão. Mas é que realmente não temos esses "anunciantes escondidos" que algumas pessoas pensam que temos. O Jacimário e o Samuel, que são os luthiers mais comentados daqui do fórum, são membros ativos do fórum (na medida do possível, pois o trabalho deles não permite tanta folga), e mesmo eles não fazem propaganda própria, quem o faz são seus clientes, obviamente satisfeitos com o serviço.
Portanto, o problema de fazer cadastros de "membros comerciais" é que basicamente isso não existe aqui no fórum... Temos a área de parceiros, que têm anúncios nas páginas iniciais, e só.
No mais, qualquer boa idéia é bem-vinda. Nem sempre todas vão ser implementadas porque "não se dá cavalo de pau em transatlântico", como diria o ex-presidente, mas gostamos sempre de ouvir o que os membros têm a dizer. A seção "meu setup" foi criada dessa forma, uma sugestão de um membro daqui.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por andremega Dom Fev 05, 2012 6:40 pm

^Getorres, das 4 paginas, 2 são pra discutir o porque o Denis e o Haminton "sugeriram" que "alguem" recebia pra falar bem do M.Laghus. Era algo off-topic e acabou dando origem à esta sugestão do Zubryky. Lá, ao menos, parece ter ficado resolvido o assunto.


Zubryky, o negocio do tal terra lá, isso não foi a primeira e nem será a última. Já aconteceu várias vezes e no geral o pessoal queima a marca, porque se o cara quer dar uma de esperto para anunciar, eu acredito - e pelo visto muitos outros também -que vai fazer o mesmo pra vender, pra não dar suporte, etc.

Só que nem sempre se faz isso com autorização da marca. Já teve vez de fabricante ter que fazer cadastro aqui só pra explicar que nunca deu autorização para ninguém falar em seu nome, e que não sabia do fórum até ser avisado da confusão.
Se o cara é sério ele vai se apresentar como sendo da marca, será bem-vindo e todos postarão opiniões sérias sobre os produtos. Não é vedado o cara fazer isso. O problema foi quando surgiu a teoria que, além colaboradores publicados, o fórum recebia "por fora" pra criar demanda para o produto. São situações distintas.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por allexcosta Dom Fev 05, 2012 6:42 pm

A idéia é boa, mas não se pode esperar uma atitude similar à dos membros do Talkbass...

Estrangeiro é acostumado a seguir regras. O povo que encontra aqui na má fé não terá nenhum pudor em pular essa parte do registro.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por GeTorres Dom Fev 05, 2012 7:18 pm

andremega escreveu:^Getorres, das 4 paginas, 2 são pra discutir o porque o Denis e o Haminton "sugeriram" que "alguem" recebia pra falar bem do M.Laghus. Era algo off-topic e acabou dando origem à esta sugestão do Zubryky. Lá, ao menos, parece ter ficado resolvido o assunto.

Sim André, é fato, a insinuação dos dois acabou tomando uma dimensão maior que o propósito original do post, "pode copiar ou não?" E pelo que lí as outras duas, pelo menos uma é para saber se o jocimário tem "categoria" para clonar um Fodera e o propósito original perdeu-se em algum post do tópico...

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por allexcosta Seg Fev 06, 2012 6:26 pm

Sugestão acatada. Obrigado!!

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial. Empty Re: Sugestão de campo Endorser ou usuário comercial.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos