Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acarajé quente ou frio - Um mito?

+42
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
siodoni
Juninho Sampaio
CSergio
Breno_Barnabe
Danilo Rondão
Raissa
André Souza
Edu Fettermann
Ricardo
hamilton du baixo
Leandro Bragança
Amagomes
Cayo Castro
celsofaf
Boss2K
G. Kanazawa
jgs
Cantão
lsardeiro
Edão
Paulo Penna
andremega
RFFanBR
Dan
luiztebet
ct.colela
dudamir
refuse / resist
Maurício_Expressão
TiagoAndrade
NETOULTRA
Tarcísio Caetano
Eliseumohr
basslave
LetBbass
djmmaster
Nando Vasques
Zubrycky
Renato
allexcosta
46 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 9:43 pm

Zubrycky escreveu:Acabei de falar pelo Whatsapp com um outro amigo meu - que não nasceu na Bahia - e ele, ao comer um acarajé, foi perguntado se ele queria o acarajé quente ou frio.

Em Osasco. winkfinger

Zubrycky escreveu:Ainda irei até a Bahia, eu mesmo, incógnito, sozinho, para ver esta questão com meus próprios olhos e, de quebra, comer acarajés.

Pra quem em 2012 nunca tinha experimentado a iguaria, tu parece que curtiu hein? Wink
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 9:46 pm

Juninho Sampaio escreveu:A receita é a mesma coisas das oferecidas na África (Feijão-fradinho batido, sal, água), pois não tem como mudar isso. Porém, o acarajé lá na África nem tem recheio. Aumentei o seu conhecimento?

O Akara original africano era feito de grão de bico e sem recheio...

O acarajé que se conhece e consome hoje é uma iguaria baiana.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 10, 2021 9:53 pm

Aproveitei e conversei com um amigo de Salvador:

Eu:
Dúvida científica
essa história de que quando você pede um acarajé na Bahia, a baiana te pergunta se você quer "quente ou frio" é verdade ou é mito?

Amigo:
hauhauauaha
mito, rpz
ahuahauhauahuahauhauah

Eu:
suhasuahsuhash

Amigo:
é claro q se vc pegar uma baiana escrota, ela vai entender e vai tacar pimenta


Agora vamos parar com essa história pq tem gente rodando a baiana. Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2021 10:06 pm

Breno_Barnabe escreveu:é claro q se vc pegar uma baiana escrota, ela vai entender e vai tacar pimenta

É tão anormal que ela não vai nem entender. Ou no máximo vai dizer que no tabuleiro dela só se serve acarajé quente.

Não existe isso e ponto final. Quem disse que viu isso em Salvador mentiu. E pronto...

Breno_Barnabe escreveu:Agora vamos parar com essa história pq tem gente rodando a baiana. Very Happy

Cara, o Juninho pega muito ar com essa história.

Mas pra gente que é de lá é muito estranho mesmo. Por que inventar isso? E como se difundiu dessa forma? E como tantas pessoas mentem em relação a isso? Que diabo de folclore ou satisfação pessoal essa história da carochinha traz pra alguém? Eu hein...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Acaraje

Mensagem por Danilo Rondão Qua Fev 10, 2021 11:43 pm

Bom acho que já deu não adianta dar muro em ponta de faca, continuemos corrigindo A Acarajé ou O acarajé. E deixem de lado oque realmente é importante suas origem. Estudos mostrando em todas as áreas de estudo mostram mesma coisa. que O ACARAJÉ é de origem Africana e típico da Bahia sua origem não muda e nem nunca irá mudar. Mais cada um acredita no que lhe convém. Pesquisem na página da Wikipédia, ou em qualquer outro meio de pesquisa caso haja mais alguma dúvida questionem eles. Boa noite.

Danilo Rondão
Membro

Mensagens : 3
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Danilo Rondão Qua Fev 10, 2021 11:51 pm

Bom discutir eu prefiro com alguém que tenha conteúdo e que saiba oque está falando, abrir a boca pra falar m$%& sem saber oque de fato está falando é demais e ainda se acha o dono da verdade. Kkkk sou de Maceió babaca e trabalho com acarajé a muito tempo não é sua opinião ERRADA que vai mudar as coisas, mais antes de abrir a boca para Falar de um assunto que VOCÊ NÃO DOMINA procure ao menos estudar pra não abrir a boca e falar m$%& que foi só isso que vc falou aqui nesse post e e quem deve ouvir rock in roll é você porque parece estar doidão kkkk ao lamento. Coitado

Danilo Rondão
Membro

Mensagens : 3
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 6:26 am

Danilo Rondão escreveu:Bom acho que já deu não adianta dar muro em ponta de faca, continuemos corrigindo A Acarajé ou O acarajé. E deixem de lado oque realmente é importante suas origem. Estudos mostrando em todas as áreas de estudo mostram mesma coisa. que O ACARAJÉ é de origem Africana e típico da Bahia sua origem não muda e nem nunca irá mudar. Mais cada um acredita no que lhe convém. Pesquisem na página da Wikipédia, ou em qualquer outro meio de pesquisa caso haja mais alguma dúvida questionem eles. Boa noite.

Tu entende tanto de acarajé que sua descrição do produto é copiada do wikipedia.  Ri Muito  Ri Muito

Danilo Rondão escreveu:Bom discutir eu prefiro com alguém que tenha conteúdo e que saiba oque está falando,  abrir a boca pra falar m$%& sem saber oque de fato está falando é demais e ainda se acha o dono da verdade. Kkkk sou de Maceió babaca e trabalho com acarajé a muito tempo não é sua opinião ERRADA que vai mudar as coisas, mais antes de abrir a boca para Falar de um assunto que VOCÊ NÃO DOMINA procure ao menos estudar pra não abrir a boca e falar m$%& que foi só isso que vc falou aqui nesse post e e quem deve ouvir rock in roll é você porque parece estar doidão kkkk ao lamento. Coitado

O que tem a ver Maceió e acarajé? Produto típico de Maceió que eu saiba é Collor de Mello, PC Farias, jagunço, matador de aluguel...

Fato é que você não entende nada do assunto. Só isso...

E babaca é você, sua mãe, seu pai, sua tia, seus irmãos e seu cachorro!!! thumbs
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 11, 2021 7:41 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Acabei de falar pelo Whatsapp com um outro amigo meu - que não nasceu na Bahia - e ele, ao comer um acarajé, foi perguntado se ele queria o acarajé quente ou frio.

Em Osasco. winkfinger

Em Salvador.

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Ainda irei até a Bahia, eu mesmo, incógnito, sozinho, para ver esta questão com meus próprios olhos e, de quebra, comer acarajés.

Pra quem em 2012 nunca tinha experimentado a iguaria, tu parece que curtiu hein? Wink

Para você ver como este Fórum causa impacto na vida das pessoas. Além disso, "só o que está morto não muda".

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 11, 2021 7:43 am

Juninho Sampaio escreveu:
Zubrycky escreveu:Ainda irei até a Bahia, eu mesmo, incógnito, sozinho, para ver esta questão com meus próprios olhos e, de quebra, comer acarajés.

Faço questão de ir com você!

Será um prazer, mon ami.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 8:01 am

Zubrycky escreveu:Em Salvador.

Nunca...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Fev 11, 2021 9:05 am

Esse intelijegue acha que tudo que tá no Wikipédia é verdade.

Agora que estou um pouco mais calmo, vou perguntar a ele se ele sabe que tudo que temos no Brasil são de origem de outro lugar?

Você sabia disso, Danilo Burrão?

A pizza que o paulista come tem origem de outro país, porém a verdadeira italiana só tem queijo e tomate? Certa feita fui na casa de uma Italiana e perguntei se ela ia colocar outra coisa além disso e quase fui linchado.

Danilo Burrão, você sabia que cada comida, música, etc...tem uma origem ou influência de outro lugar?

Sugestão para você assistir. Aqui vai um vídeo que foi gravado em 2013 e exibido na Globo, enquanto você vê Luciano Hulk, aqui na Bahia, temos programas que falam da nossa cultura.

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Mauricio Luiz Bertola gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 9:08 am

^ Jaime é meu brother... Gente boa. Entende muito.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por siodoni Qui Fev 11, 2021 9:11 am

Seria esse mito do acarajé quente/frio uma consequência do efeito Mandela? Pergunta

E Juninho...
Se saia!
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Fev 11, 2021 9:42 am

allexcosta escreveu:^ Jaime é meu brother... Gente boa. Entende muito.

Acho que a COVID matou ele. Rapaz...pense que esse homem era um dos melhores que tínhamos aqui. Conheci tudooooooooooooo!

Faleceu em agosto de 2020


siodoni escreveu:Seria esse mito do acarajé quente/frio uma consequência do efeito Mandela?  Pergunta

E Juninho...
Se saia!

Você teve aqui...passei um dia inteiro com você e esqueci de te levar pra comer um acarajé. Assim, você teria visto que esta blasfêmia contada aos quatro cantos, inclusive em Maceió, é uma lenda!


Última edição por Juninho Sampaio em Qui Fev 11, 2021 9:45 am, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por siodoni Qui Fev 11, 2021 11:16 am

Juninho Sampaio escreveu:Você teve aqui...passei um dia inteiro com você e esqueci de te levar pra comer um acarajé. Assim, você teria visto que esta blasfêmia contada aos quatro cantos, inclusive em Maceió, é uma lenda!
Verdade ein!
Mas comemos aquela moqueca maravilhosa.
Acabamos que viemos embora sem comer o acarajé.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Juninho Sampaio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 11:27 am

Juninho Sampaio escreveu:Acho que a COVID matou ele. Rapaz...pense que esse homem era um dos melhores que tínhamos aqui. Conheci tudooooooooooooo!

Faleceu em agosto de 2020

Poxa... Não sabia. Comentei com minha mãe agora e ela tinha visto mas esqueceu de me falar.

Que chato. Fiz algumas gravações com ele e o também finado Saul Barbosa muitos anos atrás. Jaime era um excelente compositor, sacava muito de cultura baiana e afro. Uma enciclopédia ambulante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Juninho Sampaio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 11, 2021 6:13 pm

Abriu um acarajé aqui perto disseram que é muito bom deu até GAS de provar um.

https://www.instagram.com/acaraje_com_axe/
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 11, 2021 6:47 pm

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 11, 2021 6:54 pm

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 11, 2021 7:08 pm

^ Esse 2º vídeo é o mesmo do de cima, mas uma versão mais longa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 7:10 pm

^ Bom rever minha bela e talentosa amiga Márcia no documentário.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por fheliojr Qui Fev 11, 2021 7:10 pm

Os acarajés da Beira-mar de Fortaleza, ao menos há 10 anos, eram umas porcarias... Bem que eu queria comer um "de verdade".

:/

Danilo Rondão escreveu:...sou de Maceió babaca e trabalho com acarajé a muito tempo...

Sim, vc vende acarajaca gelada na Galeria do Rock, entre as lojas Hell´s Music of Devil CDs e Demon´s Blaze Guitars (que só comercializa guitarras, que são o único instrumento de verdade).
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Fev 11, 2021 7:16 pm

allexcosta escreveu:^ Bom rever minha bela e talentosa amiga Márcia no documentário.

Márcia S. já rolou uma treta com ela e meu pai. Me pergunte que te conto pelo zap.
ahhahahaha
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2021 7:17 pm

fheliojr escreveu:Os acarajés da Beira-mar de Fortaleza, ao menos há 10 anos, eram umas porcarias... Bem que eu queria comer um "de verdade".

Meu amigo de infância Leandro (lsardeiro aqui no fórum) mora no Piauí e morre de saudade de acarajé. Raro achar e quando acha não é bom...

Meteu a mão na massa e fez em casa, mandou até vídeo pra mim. Aparência tava ótima e ele disse que o sabor também. Não é difícil, mas é trabalhoso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por fheliojr Qui Fev 11, 2021 8:37 pm

^Rpz, sou péssimo na cozinha, mas é capaz de algum dia eu me arriscar a fazer um.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 04, 2021 9:54 am

Era mito em 2012, continua sendo mito em 2021.

Não existe, nunca existiu, jamais existirá...

E tenho dito.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por siodoni Seg Jun 27, 2022 9:04 am

É minha gente... vejam com seus próprios olhos.

Uma baiana perguntando se o turista quer ou não o acarajé quente ou frio


Mais ou menos em 19:30
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 27, 2022 9:11 am

siodoni escreveu:vejam com seus próprios olhos.

Importante também ouvir com seus próprios ouvidos.

Do vídeo:

"Tem uma lenda aí (...) pra turistas".

De tanto a coitada da baiana ouvir isso hoje ela já sabe o que é. E sabe que turista pensa que é assim. Pra ela não é, pra nenhum baiano é assim. Quente e frio são medidas de temperatura, não de picância. Sobre picância, ela simplesmente pergunta "quer com pimenta?" ou simplesmente "pimenta?" e você responde "sim" ou "não".

Alternativamente, ela pode te perguntar "quer com o quê?" ou "vai o quê?".

A palavras "quente" ou "frio" se usam nos seguintes cenários:

"Tá quentinho freguês, acabou de sair, vamo aproveitar".

ou

"Tá meio frio já, se o freguês quiser esperar eu frito um novo".

E assim é...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por siodoni Seg Jun 27, 2022 9:14 am

^Sei Very Happy scratch Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jun 27, 2022 9:20 am

^Flavio. Você parece uma kenga ruim.

Fale que eu comentei lá e que um cara comentou que isso é mentira!

Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jun 27, 2022 11:06 am

^Esse vídeo não vale. É todo cenográfico, caricato, "clichezado". Você vê que a Dona Cira tá tipo assim: "Mais um casal de turista desses desavisados que caem aqui de paraquedas". Ela entrou na onda.

lol! lol! lol! lol! lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por siodoni Seg Jun 27, 2022 1:31 pm

Juninho Sampaio escreveu:^Flavio. Você parece uma kenga ruim.
Fale que eu comentei lá e que um cara comentou que isso é mentira!

pedrohenrique.astronauta escreveu:^Esse vídeo não vale. É todo cenográfico, caricato, "clichezado". Você vê que a Dona Cira tá tipo assim: "Mais um casal de turista desses desavisados que caem aqui de paraquedas". Ela entrou na onda.
lol! lol! lol! lol! lol!  

Vcs estão discutindo com uma prova.
Sem mais Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 27, 2022 2:48 pm

Apresento provas contrárias, com diálogos bem claros de como se dá o pedido. Um feito por um soteropolitano e outro por um gringo. Fica muito claro que "quente" significa "quente" e que ela pergunta "quer com pimenta?" quando o assunto é picância.





Isso fecha o caso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jun 27, 2022 5:09 pm

^O rapaz do primeiro vídeo é soteropolitano, tem magia. O casal do vídeo do Flávio deve ser de São Paulo, roqueiros e adeptos de conversas sem nexo de roqueiros em bares...


lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jun 27, 2022 5:57 pm

Depois dessa sairei do tópico
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jun 27, 2022 11:08 pm

Juninho Sampaio escreveu:Depois dessa sairei do tópico

Sai não.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por siodoni Ter Jun 28, 2022 11:20 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:^O rapaz do primeiro vídeo é soteropolitano, tem magia. O casal do vídeo do Flávio deve ser de São Paulo, roqueiros e adeptos de conversas sem nexo de roqueiros em bares...
lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Sim!
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jul 28, 2022 5:10 pm

Estive na Bahia esses dias...
No hotel que fiquei na primeira parte da viagem (Praia do Forte), tinha uma barraca de acarajé, só chegar e pegar... lá (que disseram que a Baiana nem seria legitima, kkkk) não me perguntaram nada sobre quente ou frio, na primeira vez que pedi a baiana mandou logo assim "VAI QUERER CUMQUÊEEEE???"!
Na segunda parte, em Salvador mesmo, não cheguei a comer em barraca de rua, já estava com a cota completa... o maximo foi comer uma daquelas porções de mini acarajé...

Mas, eu acabei perguntando pra motorista da nossa van se isso era lenda ou não... nas palavras dela "se pedir quente, se prepare, vai vir apimentado" .

Enfim, é isso, lendas a parte, um prato muito bom!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Zubrycky e Juninho Sampaio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 29, 2022 10:35 am

Breno_Barnabe escreveu:Mas, eu acabei perguntando pra motorista da nossa van se isso era lenda ou não... nas palavras dela "se pedir quente, se prepare, vai vir apimentado".

Vai nada...

Apimentado chama "com pimenta". Mais apimentado chama "com muita pimenta".

Também estive em Salvador esses dias e ela nem vai entender o que você quer dizer com "quente". Ou talvez diga, no máximo, "então espere eu fritar uns novos".

Esse papo de "quente e frio" nunca existiu e continua sem existir...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Jul 30, 2022 5:48 pm

^ Então é tudo uma grande mentira, dela, do meu amigo que mencionei no terceiro post dessa página, do video, de todos que falaram aqui, etc. Provavelmente todos ligados a Nova Ordem Mundial.  Very Happy  Very Happy
Todo mundo com o grande objetivo de difamar o acarajé, a Bahia, etc.

Brincadeiras a parte, eu achei a Bahia um lugar sensacional, Salvador com uma cultura muito interessante, claro que como uma cidade grande existem problemas que vemos em outras cidades do mesmo porte, etc.

Umas passagens interessantes:
- Absolutamente do nada alguém passa tocando um instrumento percursivo, ou um violao, etc. Tipo, 6h da manhã de uma quarta!
- Povo extremamente amigável
- Um dia fomos passear de escuna até algumas ilhas e tinha um grupo que tocava samba/pagode... um banjo, um surdo e um reco-reco, que sonzeira os caras tiravam...
- Pedir desconto é quase uma cultura
- Tomei um tombo no Carmo e to até agora com o joelho zuado
- Se vc ver alguem falando "Falha fio da puuuuuuta" e o outro responde "fala seu meeeeerda" não é briga, é normal
- Achei que no Pelourinho ia ser zuado (pelos relatos de vendedores, cheiro de urina, etc), mas foi bem de boa. Dizem que antigamente era pior, mas semana passada estava bem limpo, policiamento, vendedores nao foram invasivos, etc. Ah, e dei entrevista pra Record, em frente a casa que o Michael Jackson esteve.
- Não era possível ficar na praia (Farol da Barra) por 10 segundos sem alguém tentar te vender algo, pela manha... a tarde foi mais de boa.
- Comida boa da p****!
- Pimenta: varia... teve local que não consegui nem comer com uma "sujadinha na faca", outros foram normal.

Uma pena que não consegui encontrar o amigo Juninho, mas eu agradeço muito as dicas que ele me deu, assim como o Allex.
Enfim, desvirtuei um pouco, mas só tenho memórias boas pra levar!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 30, 2022 6:10 pm

Breno_Barnabe escreveu:Então é tudo uma grande mentira, dela, do meu amigo que mencionei no terceiro post dessa página, do video, de todos que falaram aqui, etc. Provavelmente todos ligados a Nova Ordem Mundial.  Very Happy  Very Happy

Exato...

O argumento nunca foi que uma pessoa na Bahia não conhece a lenda ou que alguém não vai te zoar se você falar isso...

Desde o início do tópico eu sempre disse que uma baiana jamais vai te perguntar se quer "quente ou frio", o que é verdade. Mas baiana gosta de zoar... Fui comer um acarajé com Juninho e falei "pode caprichar na pimenta". Ela pegou tipo 1.5kg de pimenta preta de baiana, que é forte que nem o djanho, mostrou pra mim e perguntou zoando com minha cara "tá bom assim?"

Então acredito que quando a pessoa já vem falando isso uma ou outra pessoa na Bahia vai entrar na onda. Mas que alguém chegou pra pedir e a baiana perguntou se queria quente ou frio? Isso jamais...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Jul 31, 2022 5:43 pm

allexcosta escreveu:Desde o início do tópico eu sempre disse que uma baiana jamais vai te perguntar se quer "quente ou frio", o que é verdade. Mas baiana gosta de zoar... Fui comer um acarajé com Juninho e falei "pode caprichar na pimenta". Ela pegou tipo 1.5kg de pimenta preta de baiana, que é forte que nem o djanho, mostrou pra mim e perguntou zoando com minha cara "tá bom assim?"

Lascrifento, vc falou que a pimenta lá era de boa...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 31, 2022 5:55 pm

Breno_Barnabe escreveu:Lascrifento, vc falou que a pimenta lá era de boa...

Não, não, não, não...

Falei que as comidas não vêm super apimentadas by default, que a pimenta vem separada e você coloca conforme seu gosto, diferente do México, onde o prato já vem super apimentado. Falei também que a baiana vai seguir sua instrução de boa. Falei até que a pimenta goiana é mais forte, mas tem menos gosto, enquanto a baiana é boa e super gostosa, pois misturamos pimentas que ardem com aquelas que dão gosto.

Mas pimenta de baiana é malaguetinha frita no dendê e gengibre e forte que nem o djanho.

E isso é pessoal também... Eu como pimenta a vera. Comparando com outras culturas culinárias, na Bahia se come pimenta num nível médio.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Cantão Dom Jul 31, 2022 7:44 pm

allexcosta escreveu:
Comparando com outras culturas culinárias, na Bahia se come pimenta num nível médio.
Quais seriam as culturas que mais consomem pimenta Allex ? No Brasil existe alguma mais hard que a Bahia ? No mundo há alguma além do México ? up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Dom Jul 31, 2022 9:22 pm

Cantão escreveu:No Brasil existe alguma mais hard que a Bahia?

Meus amigos de Goiás gostam bastante de pimenta. E a pimenta deles é super forte e curtida. Fica no óleo ali por um ano antes do consumo. Na Bahia o molho mais comum (o lambão) é fresco. E baianos não apreciam pimentas que ardem demais sem gosto algum, tipo uma carolina reaper pura, por exemplo.

Pessoal do Norte também gosta de pimenta.

Cantão escreveu:No mundo há alguma além do México ? up

Tenho amigos Peruanos que gostam muito de pimenta. Além disso conheço comida Tailandesa e Indiana que já é feita bem apertada.
A culinária "cajun" dos EUA é bem servida no ingrediente também. Aliás, tem americano que come pimenta bem.
Cuba também usa bastante...
Na Ásia em geral o pessoal gosta muito de pimenta.

Na Bahia, apesar da gente gostar de pimenta, os pratos já feitos picantes sempre possuem quantidade moderada, pois existem pessoas lá que não gostam de muita picância, além de crianças e idosos. E Salvador, por incrível que pareça, não é considerada uma cidade onde se come comida muito apimentada. Eu cresci comendo muita pimenta porque meu pai é de Santo Amaro, região com influência africana maior e que tem pratos mais apimentados.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Cantão Dom Jul 31, 2022 9:37 pm

^^^Muito interessante , eu gosto de pimenta , tanto ardida quanto de cheiro , só não uso muito pra tempero por causa da mulherada aqui de casa , então coloco no meu prato separado up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Ago 01, 2022 11:16 am

Cantão escreveu:Quais seriam as culturas que mais consomem pimenta Allex ? No Brasil existe alguma mais hard que a Bahia ? No mundo há alguma além do México ? up

Cantão, não sou o Allex... Mas já estive nos 2 lugares e realmente tudo na Bahia é apimentado. E eu odeio pimenta... Mas dá para comer de boa. Basta pedir comida sem pimenta nos restaurantes que a comida vem com bemmm pouca pimenta.

Mas no México... Foi o país que eu mais passei fome. Impossível comer qualquer coisa lá, mesmo pedindo comida sem pimenta. Até a salada vem extremamente apimentado.
Acredito que as pessoas que preparam as comidas normalmente ficam com a mão sujas de pimenta e daí até para preparar salada, acaba saindo muiiiiito apimentado.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Cantão Seg Ago 01, 2022 11:23 am

Maurício_Expressão escreveu:
Cantão escreveu:Quais seriam as culturas que mais consomem pimenta Allex ? No Brasil existe alguma mais hard que a Bahia ? No mundo há alguma além do México ? up

Cantão, não sou o Allex... Mas já estive nos 2 lugares e realmente tudo na Bahia é apimentado. E eu odeio pimenta... Mas dá para comer de boa. Basta pedir comida sem pimenta nos restaurantes que a comida vem com bemmm pouca pimenta.

Mas no México... Foi o país que eu mais passei fome. Impossível comer qualquer coisa lá, mesmo pedindo comida sem pimenta. Até a salada vem extremamente apimentado.
Acredito que as pessoas que preparam as comidas normalmente ficam com a mão sujas de pimenta e daí até para preparar salada, acaba saindo muiiiiito apimentado.
Nossa , até na salada...aí não dá rsrs , não tem que guenta... Very Happy

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 01, 2022 11:28 am

Maurício_Expressão escreveu:tudo na Bahia é apimentado.

A Bahia é um estado grande e não conheço todo, mas onde conheço não é assim não... Na verdade nem consigo lembrar de algum prato que já é servido com quantidade razoável de pimenta. Moquecas e mariscadas são servidas com quantidades ínfimas que eu mesmo nem sinto.

E há sempre a pimenta à parte.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por DiegoBueno Seg Ago 01, 2022 11:40 am

Agora uma duvida real. Na Bahia (de modo geral) a galera é fã de Coentro, por exemplo?

Meu cunhado é Baiano (não me recordo a cidade) e a irmã dele parece viciada nisso, não tem um prato que ela faça sem adicionar coentro. Por isso a pergunta se é algo tipico ou se ela é meio fora da casinha mesmo  Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 1f602

PS: Essa historia do quente ou frio, pelas mãos dela a pergunta deveria ser "com coentro ou MAIS coentro?"

PS 2: Esse papo todo me deu vontade comer acarajé e vatapá  Dormindo
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Acarajé quente ou frio - Um mito? - Página 3 Empty Re: Acarajé quente ou frio - Um mito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos