Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tensor - de uma vez por todas

+29
silvanoandrade
murilouem
GeTorres
NeyBass
Zubrycky
Nando Vasques
Ricardo Gomes
eltonpereira22
ferabreu
malka_aff
J.Adalberto
ifernandes
TiagoAndrade
CG
Claudio Jardim
Eliseumohr
allexcosta
Yngway
flmeneses
Moshe Bar Elohim
andremega
ct.colela
Thales_Sr
subgrave
Paulo Penna
NETOULTRA
Fabio Motta
Ducati Monster
leandroxyz
33 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Ricardo Gomes Seg Dez 26, 2011 5:31 pm

lol! Hahahaha!!!!
Esse tópico é o the best!!!!

____________________________
....O cachorro é amigo do homem porque não conhece dinheiro....
Ricardo Gomes
Ricardo Gomes
Membro

Mensagens : 101
Localização : Belo horizonte

http://www.myspace.com/ricardogomesproducao

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ct.colela Seg Dez 26, 2011 5:58 pm

malka_aff escreveu:mesmo com o tensor no máximo, o braço continua com uma curvatura para trás muito grande.
facepalm Malka se voce apertar o tensor no maximo o baixo ficar com envergadura para tras
se tem que soltar para que o braço volte

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Seg Dez 26, 2011 6:00 pm

colela, o que eu quis dizer é que mesmo com o tensor no máximo, o braço deforma sob a ação das cordas. O tensor no máximo não vence a ação das cordas.

E sim, cordas 0.040. e sim afinadas no padrão. Pior que isso, o braço continua empenado mesmo com elas afinadas 2tons e meio abaixo. Depois posto fotos pra vocês verem.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por allexcosta Seg Dez 26, 2011 6:01 pm

^ Então o braço não está pra trás, correto?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Nando Vasques Seg Dez 26, 2011 6:34 pm

malka_aff escreveu:colela, o que eu quis dizer é que mesmo com o tensor no máximo, o braço deforma sob a ação das cordas. O tensor no máximo não vence a ação das cordas.

E sim, cordas 0.040. e sim afinadas no padrão. Pior que isso, o braço continua empenado mesmo com elas afinadas 2tons e meio abaixo. Depois posto fotos pra vocês verem.
Malka tú tá falando de um Berimbau né?
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por TiagoAndrade Seg Dez 26, 2011 7:17 pm

Pessoal, percebi um coisa no meu contrabaixo e acho que é normal. Mas pela dúvida vou perguntar.

Quando meu instrumento está na posição que toco (seja na coxa ou com correia), ele não trasteja.
Quando inclino ele, ou deito (não toco com ele deitado, mas fiz esse teste também), ele trasteja.

Isso é normal?

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ct.colela Seg Dez 26, 2011 7:33 pm

^sim

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por TiagoAndrade Seg Dez 26, 2011 7:35 pm

ct.colela escreveu:^sim

Obrigado.

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Zubrycky Seg Dez 26, 2011 8:06 pm

allexcosta escreveu:
leandroxyz escreveu:não é para menos que o título é Tensor - de uma vez por todas ... hahaha, bom melhor que isso não sei ... tem uma informações um pouco desencontradas, mas se um usuário ler o tópico todo vai entender na boa. valeuuu

Eu acho que se o usuário ler o tópico todo vai chegar a uma conclusão: "ajustar o tensor é exatamente como ele imaginava antes de ler o tópico"

Acho que alguns de nós chegariam à seguinte conclusão: "Levar o instrumento para o luthier" hide Pedido de ajuda notme

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por leandroxyz Seg Dez 26, 2011 8:11 pm

NETOULTRA escreveu:
Fabio Motta escreveu:Rapaz, por que você não leva o baixo em um luthier, e ele aproveita e dá uma regulada geral no instrumento?

As vezes aqui no forum o pessoal tem a mania de querer desistimular as experiencias, acho muito valido a vontade de resolver seus proprios problemas, claro que eh preciso ter noção que se pode fazer um m****, porém se não tentar... Desse jeito pode fechar o forum e deixar 3 avisos na pagina inicial:

Compre um SX seja Feliz!
Compre um GK MB200 + 1 caixa 1x12.
Leve sempre seu baixo em um Lutiher.

Ou entao isso ...
leandroxyz
leandroxyz
Membro

Mensagens : 385
Localização : Santa Maria, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ferabreu Seg Dez 26, 2011 9:21 pm

ct.colela escreveu:
malka_aff escreveu:mesmo com o tensor no máximo, o braço continua com uma curvatura para trás muito grande.
facepalm Malka se voce apertar o tensor no maximo o baixo ficar com envergadura para tras
se tem que soltar para que o braço volte

Eu ia dizer isso...
Mas entendi que é questão de ponto de vista, heheh.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Moshe Bar Elohim Ter Dez 27, 2011 10:09 am

ferabreu escreveu:Não sei por que tanta complicação e "mística" em torno desse assunto. Pra todo lado na internet, gente escrevendo cada exagero que, no fim das contas, o leitor fica pensando que se girar o parafuso meio milímetro a mais do que deveria, o tensor vai romper o braço, sair voando, bater no teto, voltar e furar a cabeça do cara.
Uma vez regulei um braço de um Tagima JB-4 que o tensor estava já no talo. Mesmo assim o braço estava encurvado para frente e não tinha mais como ir para trás. Se um curioso forçasse o braço a ir mais para trás o tensor quebraria. Era o máximo que poderia acontecer.

ferabreu escreveu:E o troço é simples! É só soltar um pouco as cordas, e girar um pouco o parafuso pro lado certo. Afinar o instrumento, ver como ficou e repetir se necessário, ou corrigir, se tiver passado do ponto.
Não tem mistério.
Isto mesmo. Mesmo que gire para o lado errado irá perceber ao afinar o instrumento e então é só ir corrigindo aos poucos. Lembro me que morria de medo ao regular o tensor dos meus primeiros baixos. O medo de quebrar o instrumento era grande. Mas mesmo com medo tive que tentar arriscar para aprender. Até hoje nunca quebrei um tensor ou estraguei um braço de baixo ou guitarra tentando ajustar.

Acredito que este tópico rendeu o que rendeu pois foi o que eu disse ao Yngway: "Concluo que todo mundo quer dizer a mesma coisa, só que de pontos de vista diferentes." Razz
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por NeyBass Ter Dez 27, 2011 10:59 am

malka_aff escreveu:mesmo com o tensor no máximo, o braço continua com uma curvatura para trás muito grande.

solta o tensor que resolve.

Agora, se mesmo no máximo o braço ainda vem para frente com a força da ação das cordas, provavelmente seu tensor já não da mais regulagem.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Ter Dez 27, 2011 11:12 am

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 262tr46

é assim que ta! Curvado PARA TRÁS. kkkk esse é o meu ponto de vista do braço curvado pra trás! com a barriga pra trás!
Com tensor no máximo e com cordas afinadas 2 tons e meio abaixo.

Ou seja E=B A=E D=A e G=D

logo, é braço morto, galera.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ct.colela Ter Dez 27, 2011 11:33 am

^ja era
tem que mexer nisso ai

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por allexcosta Ter Dez 27, 2011 12:11 pm

malka_aff escreveu:Tensor - de uma vez por todas - Página 2 262tr46

é assim que ta! Curvado PARA TRÁS. kkkk esse é o meu ponto de vista do braço curvado pra trás! com a barriga pra trás!

Só pra constar, a nomenclatura padrão para esse problema é "curvado pra frente" ou "pra cima". Quando você falar "pra trás" 99,9% das pessoas vai entender o contrário.

Padrão:

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Ts0033a

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Ter Dez 27, 2011 12:26 pm

Sad desculpa, mudarei isso ):

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por GeTorres Ter Dez 27, 2011 12:35 pm

allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:Tensor - de uma vez por todas - Página 2 262tr46

é assim que ta! Curvado PARA TRÁS. kkkk esse é o meu ponto de vista do braço curvado pra trás! com a barriga pra trás!

Só pra constar, a nomenclatura padrão para esse problema é "curvado pra frente" ou "pra cima". Quando você falar "pra trás" 99,9% das pessoas vai entender o contrário.

Padrão:

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Ts0033a

Assim disse Tio Alex!!!

hail hailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhailhail

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ferabreu Ter Dez 27, 2011 3:30 pm

Barbaridade, um cara com avatar de foto do Lemmy puxando saco do Alex é pra matar...heheheh.

Uma vez regulei um braço de um Tagima JB-4 que o tensor estava já no talo. Mesmo assim o braço estava encurvado para frente e não tinha mais como ir para trás. Se um curioso forçasse o braço a ir mais para trás o tensor quebraria. Era o máximo que poderia acontecer.

Como um tensor "quebra"?
Ele não se desloca ao longo de um canal? Achei que ele só chegasse no fim do curso e o parafuso travasse.

Acho que o braço pode ser rachado ou partido por um tensor "saudável" excessivamente apertado. Agora, um tensor "nas últimas" já foi deformado pela força da madeira e das cordas, e, por isso, não exerce força o bastante, mesmo com o ajuste no máximo.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ct.colela Ter Dez 27, 2011 3:33 pm

tensor quebra sim
ja quebrei varios
em alguns casos ele ate arranca a madeira de tras do braço

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por murilouem Ter Dez 27, 2011 3:35 pm

Eu também tinha entendido o contrário.... kkkkk

Imaginei: "Se o braço está curvado pra trás, então forma a barriga pra frente"...

Será que não dá para "ressuscitar" esse braço "morto", colocando ele em alta temperatura com uma leve pressão ? (Luthiers, HELP...)

Talvez possa dar uma corrigida o suficiente para que o ajuste no tensor dê resultado...

____________________________
Baixos: Music Man StingRay 5c HH Natural (2006), Tobias Growler 5c 18v Natural, Bass Collection 5c Fretless
murilouem
murilouem
Membro

Mensagens : 328
Localização : Maringá-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ferabreu Ter Dez 27, 2011 3:42 pm

Então não entendo mais nada.
Num tensor, a ponta oposta ao parafuso é fixa?

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ct.colela Ter Dez 27, 2011 3:44 pm

ferabreu escreveu:Então não entendo mais nada.
Num tensor, a ponta oposta ao parafuso é fixa?
tensores de barra unica são fixos(são os que mais dão problemas e mais quebram)
os de barra dupla não

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Yngway Ter Dez 27, 2011 3:45 pm

ferabreu escreveu:Então não entendo mais nada.
Num tensor, a ponta oposta ao parafuso é fixa?

Sim, é fixa.
Se o tensor estiver do outro lado, ele está apenas de cabeça pra baixo. Só isso.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Ter Dez 27, 2011 5:09 pm

allexcosta escreveu:
leandroxyz escreveu:não é para menos que o título é Tensor - de uma vez por todas ... hahaha, bom melhor que isso não sei ... tem uma informações um pouco desencontradas, mas se um usuário ler o tópico todo vai entender na boa. valeuuu

Eu acho que se o usuário ler o tópico todo vai chegar a uma conclusão: "ajustar o tensor é exatamente como ele imaginava antes de ler o tópico"


nem precisei ler o tópico todo... mas nunca tinha regulado por medo de danificar em alguma coisa meus instrumentos.

vou pegar o meu pior baixo e tentar ...wlws

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Ter Dez 27, 2011 5:11 pm

ct.colela escreveu:tensor quebra sim
ja quebrei varios
em alguns casos ele ate arranca a madeira de tras do braço


po agora continuei lendo o topico e fiquei com medo de mexer no meu kkkkkkkkk

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por allexcosta Ter Dez 27, 2011 5:17 pm

Tensor quebra. Aliás é bem comum e a Stewmac tem uma ferramenta específica para recuperar tensores que tiveram a ponta quebrada. Quando quebra pra dentro do braço só abrindo pra trocar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 3:09 am

Fui perguntar ao meu luthier hoje sobre isso e ele me disse que realmente é algo simples de se fazer, porém há muitos detalhes que devem ser levados também em consideração quando apenas se ajusta o tensor para diminuir trastejos em determinada parte do braço.

ex. você pode tirar o trastejo da parte de cima do braço e começar a trastejar o meio ou as oitavas.. ai seria necessario uma regulagem das oitavas com um afinador especifico de oitavas .

em suma depois de tudo o que ele me explicou me levou a crer que o mesmo é um profissional e que estudou para isso e eu em sã consiencia não estou nem um pouco afim de me aventurar com meus 3 baixos e correr o risco de não extrair o melhor deles ou sequer danificar algo por me aventurar em coisa que não sei.

dica: caso realmente queiram fazer uma regulagem básica em seus instrumentos, procure um curso adequado para tal, se meter a besta tentando regular tensor eu não acho legal.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por andremega Qua Dez 28, 2011 5:34 am

Guerreiro, vamos com calma. Ajuste de instrumento está longe de ser a maior arte de um luthier. Ele estudar para realizar atividades muito mais complexas que essa.

Nem todo mundo sabe calibrar pneu de carro, outros tem medo. Eu troco até lampada de farol e lanterna, e não sou mecânico. Em suma, é atividade que envolve um risco, mesmo mínimo, e exige um conhecimento do funcionamento do instrumento, mas é tarefa simples. O difícil é saber com se faz uma BOA regulagem, essa é a arte.

Agora, afinador específico para oitavas? No meu tempo era um BOM afinador e a chave certa!

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ferabreu Qua Dez 28, 2011 10:07 am

Discordo totalmente, silvanoandrade.

O que quer dizer com "tirar o trastejo da parte de cima do braço"?
A parte de cima do braço é a escala, oras. Por acaso você se refere à área dos primeiros trastes, próxima ao nut?

Bom, se o trastejamento parar nas primeiras casas, e começar a ocorrer nas últimas (as "oitavas" a que você se refere), isso quer dizer que você apertou demais o tensor, e deve soltá-lo um pouco. Caso não haja um meio termo que permita que as cordas vibrem sem nenhum trastejamento, isso quer dizer, simplesmente, que as cordas estão baixas demais, e você deve elevar sua altura regulando a ponte.

Se começar a ocorrer trastejamento na parte intermediária do braço, isso quer dizer que você definitivamente não seguiu a recomendação de girar o tensor aos poucos e checar à medida que regula - pois, para que esse problema ocorra, você tem que realmente forçar muito o tensor de uma vez, curvando demasiadamente o braço para trás.

O ajuste do tensor pode exigir um pequeno "ajuste de oitavas" na ponte, sim. Mas isso não exige nenhum "afinador específico de oitavas" (que diabos é isso!???), apenas um afinador comum e uma chave philips para os parafusos da ponte...

Em suma: luthier sensacionalista.
Não continue a "corrente do sensacionalismo" por não ter entendido a explicação do luthier, ou por ele não ter sido honesto com você. Se você não entende como fazer esse ajuste, leve seu instrumento ao luthier sempre, para fazer qualquer tipo de regulagem. Até pra trocar as cordas! Mas não faça esse discurso sem fundamento na internet.

O usuário que se dispuser a LER boas informações, com o objetivo de APRENDER a executar o serviço, com cuidado e paciência, estará fazendo um curso em casa. Pode ter certeza.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 10:21 am

não é questão de ser sensacionalista, vocês estão entendendo errado...

e muito menos o luthier me enganou, pois confio plenamente no que ele disse
eu só estou dizendo que não é legal se aventurar nesse tipo de coisa sem sequer ter uma noção básica do que se está fazendo

vejo muitos iniciantes por aqui e que depois de lerem isso devem achar que é só girar o tensor 1/4 e pronto, vai estar tudo certo.

e afinador das oitavas ele também me explicou, com o afinador que ele usa se eu não me engano um Boss que diz exatamente quanto a oitava precisa ser regulada.

as vezes vocês esquecem que existem muitos iniciantes buscando informações no fórum e que se eles lerem ajustar o tensor é simples como trocar uma lampada vão querer fazer sem antes ler direitinho sobre o que pode acontecer. o proprio amigo colela ja disse que quebrou vários e vocês acham mesmo que um iniciante que acabou de comprar seu primeiro baixo apos ler esse tópico vai saber certinho o que fazer ?

eu estou dizendo que EU ... EU não me arriscaria a fazer tal coisa se eu não tivesse o minimo de noção do que estou fazendo.


____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Qua Dez 28, 2011 10:26 am

esse tópico não, mas o tópico de regulagem básica é super didático simples e correto. Se seguir a risca o que está anquele tópico, qualquer um regula um baixo sem estragar. Se vai ficar bem regulado, dae depende da sensibilidade de cada um. E é nesse ponto que o luthier é melhor que nós, ele ja fez isso incontáveis vezes, logo, ele sabe regular melhor. Mas eu sempre regulei e sempre regularei meus próprios equipamentos, por que eu sei como eu gosto deles e não quero gastar 50/60 reais a mais a cada troca de cordas.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 10:31 am

malka_aff escreveu:esse tópico não, mas o tópico de regulagem básica é super didático simples e correto. Se seguir a risca o que está anquele tópico, qualquer um regula um baixo sem estragar. Se vai ficar bem regulado, dae depende da sensibilidade de cada um. E é nesse ponto que o luthier é melhor que nós, ele ja fez isso incontáveis vezes, logo, ele sabe regular melhor. Mas eu sempre regulei e sempre regularei meus próprios equipamentos, por que eu sei como eu gosto deles e não quero gastar 50/60 reais a mais a cada troca de cordas.

finalmente alguém me entendeu cheers cheers cheers , pois nesse tópico a unica informação que possui é a seguinte

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Tensor-1

por isso que indiquei que fossem procurar algo com mais calma, pra não sairem apertando e soltando o tensor sem o minimo de cuidado... ou procurar um pequeno curso ( como o tópico de regulagem básica ) eu nem sabia que tinha, por isso tinha ido pedir informações ao meu luthier e quis compartilhar com os amigos

em nenhum momento ele me disse pra não fazer, muito pelo contrario.. disse que eu posso fazer numa boa desde que eu saiba o que estou fazendo.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Qua Dez 28, 2011 10:35 am

então, para os visitantes incautos que acessam o fórum, aqui vai o tópico de regulagem

http://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica

TCHANAM!!!!

ae sim, com esse você pode até fabricar seu próprio baixo. kkkk

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Dez 28, 2011 10:37 am

^ silvanoandrade, recomendo aos iniciantes comprar um Jazz da Eagle, um precision da Phoenix, Condor BX-12, etc. para praticar. Esses baixos custam por volta de R$ 300,00 - 400,00 usados. Testar em baixos muito caros ou estimados ou que usam para ganhar dinheiro em eventos ao estragá-los poderá ficar mais caro ainda mandando a um luthier para consertar e ainda passar vergonha quando ele perguntar o que aconteceu.
Eu comecei a regular com um Squier Jazz California ano 2000. Lembro-me até hoje eu procurando a allen certa que encaixava pois a boca do tensor deles é maior que a maioria dos baixos (deve ser a allen 5 se não me engano). Ao comprar um encordoamento novo um cara da Teodoro reparou que eu era novato e não só me deu a chave certa como também me ensinou a regular corretamente. Foi minha primeira experiência com encordoamento e com regulagem de instrumento. Saudades daquele baixo.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qua Dez 28, 2011 10:41 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ferabreu Qua Dez 28, 2011 10:38 am

Você não leu o tópico com atenção, andrade...

Postei um pequeno diagrama, neste tópico, com o "básico" da regulagem de tensor. O Alex tb postou a mesma imagem.
Postei tb o link para a página da loja Steward McDonald que explica muito bem como se ajusta o tensor.

Lá vai, DE NOVO, o link:
http://www.stewmac.com/tsarchive/ts0033.html

O cara começa o artigo assim: "não tenha medo de ajustar o tensor". Very Happy

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 10:55 am

Moshe Bar Elohim escreveu:^ silvanoandrade, recomendo aos iniciantes comprar um Jazz da Eagle, um precision da Phoenix, Condor BX-12, etc. para praticar. Esses baixos custam por volta de R$ 300,00 - 400,00 usados. Testar em baixos muito caros ou estimados ou que usam para ganhar dinheiro em eventos ao estragá-los poderá ficar mais caro ainda mandando a um luthier para consertar e ainda passar vergonha quando ele perguntar o que aconteceu.
Eu comecei a regular com um Squier Jazz California ano 2000. Lembro-me até hoje eu procurando a allen certa que encaixava pois a boca do tensor deles é maior que a maioria dos baixos (deve ser a allen 5 se não me engano). Ao comprar um encordoamento novo um cara da Teodoro reparou que eu era novato e não só me deu a chave certa como também me ensinou a regular corretamente. Foi minha primeira experiência com encordoamento e com regulagem de instrumento. Saudades daquele baixo.

[2] foi mais ou menos assim que eu comecei tbem... com um Gianini velho que estava parado aqui em casa

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Qua Dez 28, 2011 10:58 am

ou eu sou muito pobre, ou muito mão de vaca, comecei pelo simples fato de não poder pagar um maldito luthier, única coisa que ja pedi pra luthier fazer foi rebobinar meu captador, e mesmo assim foi depois de muito tentar kkkk

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 11:10 am

ferabreu escreveu:Você não leu o tópico com atenção, andrade...

Postei um pequeno diagrama, neste tópico, com o "básico" da regulagem de tensor. O Alex tb postou a mesma imagem.
Postei tb o link para a página da loja Steward McDonald que explica muito bem como se ajusta o tensor.

Lá vai, DE NOVO, o link:
http://www.stewmac.com/tsarchive/ts0033.html

O cara começa o artigo assim: "não tenha medo de ajustar o tensor". Very Happy

eu li o topico direitinho fera e continuo com a mesma opnião, há casos e casos de regulagem de instrumento .. nem sempre só girar o tensor vai resolver
só porque você parece saber o que esta fazendo nem todos aqui vão conseguir, por isso o mais indicado seria levar a um luthier.. agora para uma possivel troca de corda de calibres diferentes ou até pequenos trastejos tudo bem ( apenas depois de ler um pouco sobre o assunto e uma conversa maneira com o luthier )

no mais, eu SEMPRE indicarei um auxilio profissional .. tanto nos estudos de teoria, quanto em luthieria e em tudo mais.

afinal o profissional não é profissional por acaso e achar que vai conseguir fazer de tudo nessa vida sem pedir ajuda é bobagem.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 11:11 am

malka_aff escreveu:ou eu sou muito pobre, ou muito mão de vaca, comecei pelo simples fato de não poder pagar um maldito luthier, única coisa que ja pedi pra luthier fazer foi rebobinar meu captador, e mesmo assim foi depois de muito tentar kkkk

eu jamais faria isso sem antes consultar um luthier, ficaria morrendo de medo de danificar algo kkkk

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por silvanoandrade Qua Dez 28, 2011 11:12 am

e mais uma coisinha.. como meu avô dizia.

As vezes o barato sai caro !

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Claudio Jardim Qua Dez 28, 2011 11:20 am

Ok, não sabia que existem parafusos invertidos.

Nada impede então de um luthier ter desenvolvido um tirante com rosca invertida.

Mas em geral a regra é apertar no sentido horário.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por ferabreu Qua Dez 28, 2011 11:52 am

silvanoandrade escreveu:
ferabreu escreveu:Você não leu o tópico com atenção, andrade...

Postei um pequeno diagrama, neste tópico, com o "básico" da regulagem de tensor. O Alex tb postou a mesma imagem.
Postei tb o link para a página da loja Steward McDonald que explica muito bem como se ajusta o tensor.

Lá vai, DE NOVO, o link:
http://www.stewmac.com/tsarchive/ts0033.html

O cara começa o artigo assim: "não tenha medo de ajustar o tensor". Very Happy

eu li o topico direitinho fera e continuo com a mesma opnião, há casos e casos de regulagem de instrumento .. nem sempre só girar o tensor vai resolver
só porque você parece saber o que esta fazendo nem todos aqui vão conseguir, por isso o mais indicado seria levar a um luthier.. agora para uma possivel troca de corda de calibres diferentes ou até pequenos trastejos tudo bem ( apenas depois de ler um pouco sobre o assunto e uma conversa maneira com o luthier )

no mais, eu SEMPRE indicarei um auxilio profissional .. tanto nos estudos de teoria, quanto em luthieria e em tudo mais.

afinal o profissional não é profissional por acaso e achar que vai conseguir fazer de tudo nessa vida sem pedir ajuda é bobagem.

Oi silvanoandrade.

A mensagem que postei era uma resposta a isto aqui, que você escreveu acima, ó:

pois nesse tópico a unica informação que possui é a seguinte

Isso mostra que você não leu o tópico com atenção, pois o tópico tem, sim, informações, boas opiniões e até instruções.
Você tem a sua opinião, que está tão fixa na sua cabeça, que não percebeu que o tópico "oferece mais do que você está lendo".

Outra coisa: você falou em "só girar o tensor".
E também já foi postado aqui que, às vezes, é preciso mexer na ponte também, para aumentar a altura das cordas, ou ajustar as oitavas...

Acho que qualquer um pode aprender a fazer estes ajustes simples, desde que, como eu já disse, se disponha a aprender e a fazer um trabalho com cuidado, prestando atenção aos detalhes. É preciso ter a mente aberta para aprender, e cuidado na hora de executar. Tudo isso exige VONTADE.
Agora, o cara que não tem vontade nem de ler, com atenção, sobre esses assuntos, ou que se enrola com os textos e acha difícil entendê-los, ou que não gosta de ler em inglês (porque as melhores fontes, em boa parte dos casos, estão neste idioma), bom...aí sim, só com o luthier mesmo.

O problema do luthier é que ele faz dezenas de instrumentos por dia. Além disso, ele não é o cliente.
É impossível ele fazer um trabalho com o mesmo cuidado e grau de atenção aos detalhes que o próprio usuário do instrumento poderia fazer, se se dispusesse a aprender e a executar o serviço.

Esta é a MINHA opinião.
Agora, cada um na sua. Cada um faz o que quiser, tem o dinheiro que tiver, e o investe no que bem entender. Smile

PS.: já precisei levar meus baixos a um luthier, e ele sempre fez um bom serviço. Mas eu só recorro a este expediente quando não consigo, eu mesmo, resolver o problema.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por djmmaster Qua Dez 28, 2011 12:23 pm

eu depois de ler muitas vezes aqui (no forum) os procedimentos necessarios, a algum tempo já regulo meus baixos, tambem já refiz a parte eletrica do meu precision (passivo) e troquei o captador dele. de forma alguma estou diminuindo a importancia de um luthier, ou menosprezando seu trabalho, mas era algo que eu queria aprender e aprendi. indo devagar e tendo bastante paciencia é bem tranquilo
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por CG Qua Dez 28, 2011 12:31 pm

ferabreu escreveu:

É impossível ele fazer um trabalho com o mesmo cuidado e grau de atenção aos detalhes que o próprio usuário do instrumento poderia fazer, se se dispusesse a aprender e a executar o serviço.


Disso eu discordo, há Luthies e luthiers, eu confio plenamente no meu Luthier e garanto que ele faz um serviço com um grau de atenção aos detalhes melhor que eu faria.

Alguns ajustes básicos devem ser feitos pelo usuário mesmo.

Um instrumento é como um carro, há coisas que dá para fazer você mesmo e tem coisas que se deve deixar para um mecânico.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Dez 28, 2011 12:38 pm

djmmaster escreveu:eu depois de ler muitas vezes aqui (no forum) os procedimentos necessarios, a algum tempo já regulo meus baixos, tambem já refiz a parte eletrica do meu precision (passivo) e troquei o captador dele. de forma alguma estou diminuindo a importancia de um luthier, ou menosprezando seu trabalho, mas era algo que eu queria aprender e aprendi. indo devagar e tendo bastante paciencia é bem tranquilo
abraços
Me fez lembrar do início da cibernética (a palavra informática nem era cogitada). Só os técnicos ultra-mega-híper-súper é que trocavam as memórias, hds (winchesters), floppys, mouses, formatavam e instalavam programas (DOS 6.22) Razz . No meu 486 mesmo gastamos uma nota federal para o técnico pois ninguém execeto eles sabiam como trocar peças e fazer as devidas manutenções. Até que um dia comprei uma chave philips...
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por leandroxyz Qua Dez 28, 2011 1:00 pm

malka_aff escreveu:ou eu sou muito pobre, ou muito mão de vaca, comecei pelo simples fato de não poder pagar um maldito luthier, única coisa que ja pedi pra luthier fazer foi rebobinar meu captador, e mesmo assim foi depois de muito tentar kkkk

Por isso fui atras de informações concretas e fiz o desenho, para EU (EU) mesmo entender e fazer, mas se nao ficou bom ou se existem formas melhores de entender o processo ai são outros quinhentos, a crítica é livre.

Outra coisa, apesar de ser INICIANTEEEEE affraid (ó que horror um iniciante affraid ) , ja consegui dar uma boa melhorada no meu contrabaixo graças ao fórum, e entendo que nunca vou deixar o meu instrumento 100% só eu mesmo ... mas para quebrar o galho me serve, já que nao toco profissionalmente ... isso é apenas meu hobbie ... e nao pretendo enlouquecer por causa disto huahuahua ... valeu galera, e novamente agradeço ao forum pelas informações.
leandroxyz
leandroxyz
Membro

Mensagens : 385
Localização : Santa Maria, Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por J.Adalberto Qua Dez 28, 2011 1:42 pm

[quote="leandroxyz"]
malka_aff escreveu:......, ja consegui dar uma boa melhorada no meu contrabaixo graças ao fórum, e entendo que nunca vou deixar o meu instrumento 100% só eu mesmo ... mas para quebrar o galho me serve, já que nao toco profissionalmente ... isso é apenas meu hobbie ... e nao pretendo enlouquecer por causa disto huahuahua ... valeu galera, e novamente agradeço ao forum pelas informações.

entao o lance é esse, 100% vc nunca vai conseguir com um luthier regulando pra vc...pra chegar aos 100% vc mesmo tem que fazer...porque só vc sabe como você gosta !!!

por exemplo meu baixo gosto de uma ação muito baixa... jamais consegui ter a regulagem assim feita por luthier..

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por malka_aff Qua Dez 28, 2011 1:47 pm

não fui eu que disse isso não ein kkkk

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por djmmaster Qua Dez 28, 2011 1:49 pm

concordo plenamente com o J. Adalberto
acho regulagem uma coisa muito pessoal, dificilmente alguem vai saber exatamente como vc gosta que seu baixo esteja
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tensor - de uma vez por todas - Página 2 Empty Re: Tensor - de uma vez por todas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos