Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

+7
raonirodrigues
galegonobaixo
wellrod
Antonio Jeronimo Neto
luizribeiro
Claudio
Victor
11 participantes

Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Victor Qua Jul 21, 2010 1:18 am

queria saber quando ao tamanho do contrabaixo 4/4 para o que e mais indicado o seu uso .... me disseram que o 4/4 e mais usado em orquestra e o 3/4 e nenos usado em relação ao 4/4 nas orquestra, sendo mais utilizado em bandas de jazz e etc, não tenho certeza se o que me disseram e realmente verdade queria se alguem pode me responder a diferença entre eles ? (além do tamanho)
agradeço qualquer tipo de resposta
Wink
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Claudio Qua Jul 21, 2010 8:19 am

De acordo com textos garimpados pela Internet, existem medidas padrão para 3/4 e 4/4, porém, podem variar de um Luthier pra outro, mesmo que seja uma variação mínima. São Elas (medidas em cm):

1 - Altura total do instrumento:
4/4 (189,99) - 3/4 (181,86)

2 - Altura do corpo:
4/4 (116,09) - 3/4 (111,00)

3 - Comprimento do braço:
4/4 (109,97) - 3/4 (104,90)

4 - Largura do corpo (parte superior):
4/4 (54,11) - 3/4 (51,56)

5 - Largura do corpo (parte inferior):
4/4 (68,07) - 3/4 (65,02)

6 - Início do braço até a extremidade da capo:
4/4 (78,49) - 3/4 (74,93)

A diferença na relação entre os tamanhos, afeta diretamente a sonoridade. Quanto maior for a caixa acústica do instrumento, mais grave, e na maior parte dos casos mais volume também (mais madeira para vibrar). O que faz realmente a diferença no timbre é a seleção de madeiras, numa relação bem simplória, tipo: madeira boa, som bom. Madeira ruim, som ruim. Sem mistérios!

Tenho visto instrumentos 4/4 sendo aplicados mais de Orquestras, dificilmente os vejo em música popular. Mas, acredito não se tratar de uma regra.

Apesar da diferença no tamanho do braço, a maioria das construções utilizam peças do espelho do mesmo tamanho (pelo menos sempre me pareceu ser, nunca peguei uma trena pra medir). Em sites que vendem esse tipo de material, você vai achar espelhos pra 3/4 e 4/4 com as mesmas medidas.

As cordas também variam de comprimento, em geral são: 100 / 103 / 106 / 110 e 114 cm, com as duas últimas sendo mais utilizadas em instrumentos 4/4 (mas isso não é uma regra).

Só pra manter os devidos créditos, a maior parte dessas informações, incluindo as medidas lá do início, foram retiradas do paper "Design e Artesanato de Contrabaixo Acústico" do professor Álvaro Gregório da Universidade Anhembi Morumbi.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por luizribeiro Qua Jul 21, 2010 9:23 pm

sinceramente não existe nenhuma relação entre o tamanho do instrumento que você tem com a estilo que você toca. Raramente vejo pessoas usando instrumento 4/4 em orquestra, e vejo muita gente usando 7/8 em música popular (instrumento enorme).
Hoje em dia é muito complicado dizer se um instrumento é 3/4 ou 4/4 ou o que for. Meu baixo tem o corpo de um 7/8 com comprimento de corda de um 3/4. Eu tive um contrabaixo do paulo gomes que era um 3/4 pequeno e que tinha comprimento de corda maior do que o meu 7/8.
Minha professora usa um contrabaixo pequeno italiano na Metropolitan Opera. O timbre do instrumento não muita relação com o tamanho e sim com o formato e a madeira. Os instrumentos franceses pro exemplo, são 7/8 e tem o timbre bem médio e nasal. Os instrumentos italiano são na maioria das vezes 3/4 e tem o timbre bem grave e escuro. Os alemães são enormes e tem timbre grave e seco. Então dá para ver que isso não é uma ciência exata.
Quanto a aplicação, olhe uma foto de uma orquestra como por exemplo a filarmonica de nova iorque, vai ver que tem todos os tamanhos de baixo. O que mais vai influenciar é a corda que você vai usar, o set up que o luthier vai dar e o timbre do instrumento.
O John Patitucci usa um baixo Francês enorme, o Charlie Eden uso um instrumento do mesmo Luthier. O Christian Mcbride usa um baixo que mais parece um armário, Larry Granadier também usa instrumento grande, já o dave hollando usa um instrumento pequeno. Mais uma vez não existe regras para tamanho x estilo musical. Existe sim uma regra tamanho x quantidade de volume.
Até onde eu entendo os instrumentos 4/4 estão meio fora de moda. Quem compra normalmente corta um pedaço do bloco e tira um pouco do braço para ficar com o comprimento de corda igual a de um 3/4 que é o ideal para todo mundo, a não ser que sua mão seja muito pequena.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Victor Qua Jul 21, 2010 11:37 pm

valeu pelas respostas
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Antonio Jeronimo Neto Ter Fev 01, 2011 1:31 pm

Oi victor eu acho q o ac do Patitucci é Pollman 7/8 é de fábrica alemã. É de se estranhar que o Patitucci ñ é tão alto estatura média e a mão esquerda ñ é grande e ele consegue ser tão rápido nas frases, o baixo é grande.

Antonio Jeronimo Neto
Membro

Mensagens : 11
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por wellrod Ter Fev 01, 2011 2:47 pm

Esse tal de Pöllman é coisa linda di Deuz hein... fui lá no site agora... muito bonitos mesmo!!!

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por luizribeiro Ter Fev 01, 2011 10:20 pm

Antonio Jeronimo Neto escreveu:Oi victor eu acho q o ac do Patitucci é Pollman 7/8 é de fábrica alemã. É de se estranhar que o Patitucci ñ é tão alto estatura média e a mão esquerda ñ é grande e ele consegue ser tão rápido nas frases, o baixo é grande.
O patitucci tem um pollmann modelo gamba, que não é 7/8 e sim 3/4.

A pollmann é uma ótima marca, mas nem todos os modelos são bons, eu tenho um Gaetano Rossi e é excelente!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Antonio Jeronimo Neto Qua Fev 02, 2011 3:23 pm

luizribeiro, tudo bem o seu baixo é 7/8 ou 4/4, o 7/8 é bem maior ñ é?

Antonio Jeronimo Neto
Membro

Mensagens : 11
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por galegonobaixo Qua Fev 02, 2011 11:51 pm

Essas coisas de tamanho são engraçadas...Sou um cara relativamente grande (para não dizer gordo) e tenho um guarneri (o chinês peloamordedeus) 3/4 e na EMB (escola de música de Brasília) sempre gostei mais dos 4/4 (tanto pelo fato de SEMPRE estarem lá, todo mundo queria os 3/4, tanto pelo incentivo do professor "você já ta grandinho já pode usar o 4/4 aproveita e acostuma... e tanto pelo fato - acreditem ou não -de eu me sentir mais confotável - além de todo mundo ficar de olho aberto quando eu passava pois o meu era maior rsrsrs).

Quando eu comprei o meu chinêsinho , estranhei e continuo estranhando, to louco pra achar alguem que faça rolo de um 4/4 por um 3/4, tanto é que faço movimentos meio "grandes até hoje...
Obs: medi com trena e meu chinês (3/4) tem 106cm de corda e os da EMB (4/4) tem entre 110 e 114 cm...

Se alguém de bsb quiser um 3/4 me avisa...Quero um 4/4 Sad
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por luizribeiro Qui Fev 03, 2011 12:41 am

Antonio Jeronimo Neto escreveu:luizribeiro, tudo bem o seu baixo é 7/8 ou 4/4, o 7/8 é bem maior ñ é?
Antonio, eu acho que meu baixo é um 4/4 com comprimento de corda de 7/8. Ou ele é um 7/8 bem grande. O 4/4 é o maior tamanho de baixo que tem. Vou ver se tem alguma informação sobre meu baixo na net.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por raonirodrigues Seg Mar 14, 2011 9:39 pm

Luiz,

de que ano é o Gaetano? Onde conseguiu?
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por luizribeiro Seg Mar 21, 2011 4:21 pm

Ele foi feito em 2006. É um cópia do baixo feito pelo Gaetano Rossi que o Petracchi usa. Comprei ele do Tim Cobb baixista da metropolitan opera.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Rick Charles Qua maio 09, 2012 9:57 am

Galera, ressuscitando esse tópico aqui, eu to pensando em pegar o baixo vertical, sempre curti o som, peço a ajuda dos amigos foristas, pois tenho duvida no tamanho do contrabaixo, o mais indicado é o 3/4 que é menor e por isso seja mais fácil (ou não) pra eu tocar, ou o 4/4
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por marcos.carvalho Qui Jan 17, 2013 11:53 am

Tentando ressuscitar o tópico também eu tenho uma dúvida. Vou comprar cordas novas para meu contrabaixo na loja do David Gage em Nova Iorque. Mas meu bass é 4/4 e as cordas que tem a venda lá na loja são todas 3/4.

Minha pergunta é: Há algum problema em usar cordas 3/4 num contrabaixo 4/4?

Toco em orquestra e tenho uma banda de blues também.

Então vou comprar um jogo de Thomastik Spirocore para mim. Pois soube que ela tem bom som tanto em arco quanto em pizzicato.

Mas ouvi falarem muito bem da Thomastik Belcanto e da D'addario Kaplan. Será que vale mais a pena eu comprar algumas dessas duas ao invés da Spirocore?

Mas minha maior dúvida é quanto ao tamanho mesmo.. é difícil de achar cordas para contrabaixo 4/4.

Abraços.
marcos.carvalho
marcos.carvalho
Membro

Mensagens : 4
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por brunopavio Seg Abr 22, 2013 4:58 pm

Se nao for tarde pra sua resposta... as cordas 3x4 funcionam no 4x4 bem, eu ja pus o que nao fica bom(eu nucn atestei, mas dizem) eh o contrario.
brunopavio
brunopavio
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/oscarburadores

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Voila Marques Ter Abr 23, 2013 11:29 am

Eu nem tinha visto este tópico do Marcos.carvalho... Embarassed

Para começar, e bem retardadamente, seja bem-vindo Marcos.carvalho!

Assim como o Brunopavio, eu também nunca tive problema em usar encordoamento 3/4 nos meus contrabaixos 4/4 e 7/8.

Sobre encordoamento, o jeito é arriscar, porque a escolha da corda depende de diversos fatores, como adaptação ao contrabaixo (se o instrumento é tenso ou não, construção do instrumento, etc), adequação à musica ou técnica (pizz, arco, música popular, erudita, rockabilly, com captação ou acústico, etc) e resultado sonoro e físico esperado pelo contrabaixista (som fechado, aberto, metálico, corda mais macia, mais tensa, com graves mais redondos ou não, sem atraso na emissão das notas, etc), custo-benefício do encordoamento, etc.

Gosto tanto da Thomastik como da D'Addario, porém o resultado sonoro da D'Addario no meu contrabaixo ficou melhor, para o que eu quero dele, e o preço dela está mais compatível com o que estou podendo pagar.

Boa sorte contrabaixística procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por marcos.carvalho Qua Abr 24, 2013 12:34 am

Muito obrigado Voila e Bruno. No fim, acabei conseguindo comprar 4/4 mesmo.

Comprei a Thomastik Spirocore e ficou com uma sonzera no meu contrabaixo. Muito boa mesmo.

Mas na próxima comprar quero experimentar essa da D'Addario para ver como responde no meu bass.

De quanto em quanto tempo mais ou menos vocês trocam de corda?
marcos.carvalho
marcos.carvalho
Membro

Mensagens : 4
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Voila Marques Sáb maio 11, 2013 11:36 pm

marcos.carvalho escreveu:Muito obrigado Voila e Bruno. No fim, acabei conseguindo comprar 4/4 mesmo.

Comprei a Thomastik Spirocore e ficou com uma sonzera no meu contrabaixo. Muito boa mesmo.

Mas na próxima comprar quero experimentar essa da D'Addario para ver como responde no meu bass.

De quanto em quanto tempo mais ou menos vocês trocam de corda?
^Ótimas notícias, Marco! up
A troca de cordas varia de contrabaixista para contrabaixista, e depende do tipo de uso que você faz do contrabaixo, das suas exigências pessoais e/ou profissionais, da frequência com que você usa o contrabaixo e/ou das suas condições financeiras.
Um concertista deve trocá-las com bastante frequência (talvez de ano em ano ou até menos).
Um contrabaixista de orquestra profissional deve trocá-las com mais frequência que um contrabaixista que toca somente em cerimônias de casamento, por exemplo.
E nem sempre dá para pagar entre 250 reais (sem frete EUA-Brasil) por um encordoamento D'Addario, ou 483 reais (sem frete EUA-Brasil) por um encordoamento Pirastro, por exemplo...
Eu adoraria trocar as minhas cordas a cada dois ou três anos mas, financeiramente falando, isso está sendo inviável para mim no momento...

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor  Empty Re: duvidas sobre os tamanhos 3/4 e 4/4 me ajudem por favor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos