Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captador Seymour Duncan SMB-5D

+5
hamilton du baixo
davidaraujo05
Amagomes
allexcosta
Carlão
9 participantes

Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Convidado Sáb Jun 18, 2011 10:05 am

Vejo sempre muita gente falar a respeito do SMB-5A (eu mesmo passei a usar e estou absolutamente satisfeito).

Ultimamente, tenho visto que é bem mais fácil de achar no mercado brasileiro o SMB-5D, também modelo MM, mas com os polos cerâmicos... (o 5A é alnico).

Alguém conhece, usa ou testou esse captador? Gostaria de saber quais seríam as diferenças e similaridades com o 5A...

Dizem que o cerâmico tem um som mais "vintage", pré-ernie ball, mas tenho impressão que isso é meio papo furado hehehe Acho essa uma descrição meio genérica... Gostaria de uma comparação mais objetiva. Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Carlão Seg Jun 20, 2011 8:03 am

Sá, o que eu escuto é exatamente o contrário: alnico mais vintage e cerâmico mais moderno. Posso te passar a minha impressão sobre os dois tipos de pickup, alinico e cerâmico, mas originais da Music Man (o único porém: alnico em um SR4 e cerâmico em um SR5).

O alnico me deu a impressão de um timbre bem mais quente e com mais punch, enquanto o cerâmico me pareceu mais magro, seco, porém com um pouco mais de "definição", mais clean. Não gostei nem um pouco do cerâmico nos modos parallel ou series, sempre usei ele como single coil (aliás, nesse modo fica um baita som). Semana que vem chega o meu Nordstrand e circuito John East pra colocar no SR5, vamos ver no que dá.

A experiência que eu tenho com pickup SMB da Basslines foi em um Yamaha JM-2 de 6 cordas, o modelo SMB-6a. Em comparação com o SR5 cerâmico, tinha realmente muito mais punch, se aproximava bem mais do timbre do meu SR4 do que o próprio SR5 consegue. O único detalhe: os circuitos são diferentes.

Tem um artigo no site do Bill Lawrence sobre a diferença entre alnico e cerâmico: http://www.billlawrence.com/Pages/Pickupology/magnets.htm

Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por allexcosta Seg Jun 20, 2011 8:32 am

Cerâmico dá um som com mais ganho, porém mais ardido, menos timbre.

Alnico é menos agressivo e mais agradável (pelo menos pra meus ouvidos).

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Convidado Seg Jun 20, 2011 11:41 am

Valeu pessoal, as diferenças entre caps Cerâmicos e Alnico em geral eu já conhecia, mas sempre ouvi o pessoal falar muito do bem dos MM com captador cerâmico...

Fiquei em dúvida a respeito do captador SMB-5D ser fiel ou não ao MM cerâmico, e sobre as impressões de quem conhece os MM originais com esses caps (cerâmicos).

Pelo que entendi Carlão, vc não curte o timbre dos MMs com captador cerâmico, né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Carlão Seg Jun 20, 2011 12:47 pm

Sinceramente, Sá... não curti mesmo. Eu senti muita diferença em relação ao timbre que a gente espera quando se fala em Music Man Stingray. É bem o que o allex falou: menos timbre. E bem menos...

Se comparado com o SR4 que eu tinha, o modo parallel (que seria o equivalente ao som clássico do Stingray) soa como um instrumento barato. Mas usando o pickup splitado, como single coil+phantom coil, eu gostei muito, mas muito mesmo. Só que não é o som de um Stingray, parece mais o meio termo entre um P-bass antigo, daqueles com head de telecaster, e um J-bass só com o pickup da ponte aberto.

Mas tem gente que prefere mesmo o cerâmico, vide fórum da Music Man...
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Convidado Seg Jun 20, 2011 12:51 pm

Sim, cheguei a pensar em comprar o 5D por ler gente falando que o "verdadeiro som stingray" só se conseguia com cerâmicos, etc...

Se não me engano, os MM vieram com cerâmicos até 94, certo?

Vejo muito em forums sobre Music Man, o pessoal exaltar o timbre "pré Ernie Ball" (que seria o cerâmico, se não estou errado), mas as gravações que representam o som Stingray pra mim são de todas as épocas, o que me deixa confuso com relação a essas diferenças hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Carlão Seg Jun 20, 2011 1:13 pm

Nossa, agora a minha cabeça tá dando nó também... se não me engano, o Stingray 4 sempre teve pickups de alnico.

Li em algum outro lugar que os pickups cerâmicos vinham no modelo Sterling e, a partir de 1992 começaram a vir também nos Stingray 5 - que eram de alnico até então. Quando a MM resolveu fazer o Sterling 5, em 2008, acharam que faria mais sentido o Sterling 5 ter pickups cerâmicos e o Stingray 5 ter de alnico.


Última edição por Carlão em Seg Jun 20, 2011 1:44 pm, editado 1 vez(es)
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Convidado Seg Jun 20, 2011 1:18 pm

Carlão escreveu: se não me engano, o Stingray 4 sempre teve pickups de alnico.

Isso eu não sabia, mas faz todo o sentido pra mim hehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Carlão Seg Jun 20, 2011 1:37 pm

Sá, achei essa matéria sobre os pickups e preamps dos baixos MM, não tive tempo de ler tudo mas acho que pode ajudar:

http://www.musicmanbass.org/mycustompage0019.htm
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Amagomes Seg Jun 20, 2011 3:49 pm

Sá Reston escreveu:Sim, cheguei a pensar em comprar o 5D por ler gente falando que o "verdadeiro som stingray" só se conseguia com cerâmicos, etc...
Se não me engano, os MM vieram com cerâmicos até 94, certo?
Vejo muito em forums sobre Music Man, o pessoal exaltar o timbre "pré Ernie Ball" (que seria o cerâmico, se não estou errado), mas as gravações que representam o som Stingray pra mim são de todas as épocas, o que me deixa confuso com relação a essas diferenças hehe

Sá,acho que isso não tem muito a ver não,digo , de "cerâmico ser mais pré Ernie Ball"... Entre os caps que estão entre os prediletos para reposição em Music Man, que são justamente o SMB-5A e os Nordstrand ,são Alnico. Eu concordo com a definição dada pelo Allex e,particularmente não curto cerâmico.
Se não me engano, falei no outro tópico mas , se quer ouvir um SMB-5D ,procure o som do Cort GB-95,pois ele vem com ele de fábrica.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Convidado Seg Jun 20, 2011 3:51 pm

Sim, inclusive pelo link aí que o Carlão passou, os 4 cordas realmente sempre tiveram captadores alnico...

Estou muito satisfeito com o SMB-5A, mas queria saber mais a respeito pra não ficar com aquela pulguinha atrás da orelha de "como será esse cerâmico?" hehehe

Acho que minhas dúvidas foram esclarecidas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Amagomes Seg Jun 20, 2011 4:46 pm

allexcosta escreveu:Cerâmico dá um som com mais ganho, porém mais ardido, menos timbre.
Alnico é menos agressivo e mais agradável (pelo menos pra meus ouvidos).

Eu pude perceber exatamente isso no SX Precision. Ele veio com cerâmico, bastante ganho ,timbre rascante. Quando substitui pelo Cabrera Fire,alnico, perdi um pouco de ganho, mas nada muito acentuado e ganhei muito em qualidade, principalmente no grave. Ah...detalhe,além de ter vindo com captador cerâmico, os pots originais eram de 500 k o que tornava ainda mais estridente,mas já substitui por 250 k.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por davidaraujo05 Qui Jan 26, 2012 3:42 pm

ola gostario de por esses captadores SMB-5 em meu baixo eagle EGB 5000 mais nao sei a dimenssao desses captadores alguem poderia me informar o tamanho desses captadores, os captadores do meus sao modelo MM sao nao sei se todo modelo MM da certo

davidaraujo05
Membro

Mensagens : 2
Localização : sao jose de piranhas -PB

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por hamilton du baixo Qui Jan 26, 2012 5:34 pm

Detestei um SR5 que eu peguei esses dias, o som do cap ceramico tinha um punch legal mas sobrava um pouco de grave, aliás medio grave... Não rolava slap pois não não tinha lá muito brilho... Peguei de volta meu SR4 de guerra e foi so plugar o danado que veio as frequencias arredondadas do alnico e o slap maraaaaaaaavilhoso... Bem clean... Eu particularmente não vi um cap de ceramica que me agradou!!!

____________________________
Cabeça de dedo não pensa!!!Clube Fender #064Clube Giannini #033Clube do Blues #019Clube do Funk #003Clube dos amantes só das 4 cordas #001
hamilton du baixo
hamilton du baixo
Membro

Mensagens : 2063
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por silvanoandrade Qua Fev 15, 2012 1:40 pm

allexcosta escreveu:Cerâmico dá um som com mais ganho, porém mais ardido, menos timbre.

Alnico é menos agressivo e mais agradável (pelo menos pra meus ouvidos).

tive essa mesma impressão, quando usei cap com cerâmico eu não conseguia encontrar a gordura certa do som ... sempre achei que sobrava de mais e quando tirava o que sobrava sentia falta de algo.. o tal do timbre.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Colono Qui Ago 23, 2012 3:38 pm

afinal.. mto se falou q o alnico tem mais "timbre" e o cerâmico muito ganho...

mas vos pergunto, amigos
Qual é o mais roncador? (ronco vintage estilo precision)
Qual é o mais moderno? (ronco mais grave estilo Yamaha TRB)

thanks!!!
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Thales_Sr Qui Ago 23, 2012 3:43 pm

afinal.. mto se falou q o alnico tem mais "timbre" e o cerâmico muito ganho...
Se falaram isso, se equivocaram... Ganho é mais definido pela resistência DC do captador do que pelo material do magneto.

"ronco" também depende de outros fatores que não captação, cuidado pra não se desapontar... Veja que tanto TRB quanto Fender PB têm captação em alnico, apesar do timbre bastante diferente.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Andrezinho Qui Ago 23, 2012 4:20 pm

Eu não entendo POOOOOOORRRRRRRCARIA nenhuma disso, mas acho que o timbre, o som, a voz do baixo não depende só e exclusivamente do captador. Acho que a posição do mesmo em relação ao comprimento da corda (distância da ponte), centralização dos magnetos em relação às cordas (distância entre as cordas), tipo de madeira do braço e do corpo, tipo de construção, material do nut...
Sei lá... Acho que a "voz" do baixo é um somatório disso tudo, sem contar obviamente com os potenciômetros e as cordas também!
Acredito que o mesmo captador vai soar diferente em 2 baixos e até no mesmo baixo em posições diferentes...

Eu estou esperando a chegada dos meus Seymour Duncan NYC Phase II pra colocar no fretless... E se eu colocar e o resultado não for o que eu espero? Tenho uma idéia, mas não tenho certeza do que vai acontecer... Afinal, é um Condor... E se não ficar legal, vai pra rolo!!!
Assim que eu conseguir, vou fazer uns caps novos pro Tagima, que tá com pré John East e tá um espetáculo!!!!

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Colono Qui Ago 23, 2012 4:34 pm

pois é.. agora sim tu me ferrou Thales.. kkkkkk
eu tava com o dedo engatilhado pra comprar um SMB cerâmico
acreditando cegamente q ele teria o som mais pesado e moderno...

bom
eu pude notar em vídeos no youtube, já q não tem outro jeito, q o SMB de AlNiCo tem aquele médio mais parecido com o precision, aquele médio gritante ou até msmo o médio berrante e saturado do fretless do Steve Di Giorggio...
ou seja, um som bastante puxado pro vintage...

já os vídeos que vi com o SMB cerâmico me pareceu aquela saturação mais puxada pro grave e um agudo mais cristalino. Aquele roncado forte e pesado do TRB, como o do rapazote do Dirty Loops ou como das bandas modernas de forró...

espero não estar equivocado...
claro q os meus exemplos são esquisitos, mas só pra ter uma idéia...
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Colono Qui Ago 23, 2012 4:40 pm

gritante, berrante = com mta presença e definição...
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Captador Seymour Duncan SMB-5D Empty Re: Captador Seymour Duncan SMB-5D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos