Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

+25
Marcos Caio C. Gomes
Guga Ramone
campos
Thales_Sr
ct.colela
adriano.cardoso2
carimbass
Normando Neto
SILVIAO
Stormbringer
rodsom
Rico
Mauricio Luiz Bertola
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
rafacar
arturbmallmann
Claudio
Coder
joabi
Claudio Mengarda
allexcosta
Willian Casagrande
rafael.buzzi.andrade
JuniorMello
29 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Qua Mar 29, 2017 10:49 am

campos escreveu:http://www.tech21nyc.com/products/sansamp/bassflyrig.html

para os poderosos de plantão.

parece legal. mas como estou entrando nisso agora eu ainda gosto da ideia de ter um set hahahaha
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Qua Mar 29, 2017 10:51 am

campos escreveu:http://www.tech21nyc.com/products/sansamp/bassflyrig.html

para os poderosos de plantão.

parece legal. mas como estou entrando nisso agora eu ainda gosto da ideia de ter um set hahahaha
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por arturbmallmann Qua Mar 29, 2017 11:42 am

Parece interessante até.. mas 2k reais pale
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por campos Qui Mar 30, 2017 11:48 am

http://www.stardustpedals.com/site/pedal/star-bass/

esse parece bem bom, não??

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por mrmadruga66 Qui Jun 29, 2023 10:37 am

Ressuscitando o tópico!

Tenho tido problemas recentes com essa questão principalmente em um bar que a minha banda toca. O som fica ótimo no amp e "xoxo" e sem graça nos PA's. Até pensamos na possibilidade de microfonar o cubo, mas ainda não testamos. Alguém teve essa experiência?
A minha principal questão é a seguinte: Estou pensando em adquirir um préamp para o baixo, tendo em vista que agora estou com um passivão e tenho sentido falta (talvez o hartke bass attack ou um starbass feito pela stardust).
Tendo a entrada balanceada do pré e a entrada balanceada do amplificador qual seria a maneira mais "correta" (se assim posso dizer) de ligar? Na saída do amp ou do pedal?
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 90
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Qui Jun 29, 2023 11:09 am

mrmadruga66 escreveu:Ressuscitando o tópico!

Tenho tido problemas recentes com essa questão principalmente em um bar que a minha banda toca. O som fica ótimo no amp e "xoxo" e sem graça nos PA's. Até pensamos na possibilidade de microfonar o cubo, mas ainda não testamos. Alguém teve essa experiência?
A minha principal questão é a seguinte: Estou pensando em adquirir um préamp para o baixo, tendo em vista que agora estou com um passivão e tenho sentido falta (talvez o hartke bass attack ou um starbass feito pela stardust).
Tendo a entrada balanceada do pré e a entrada balanceada do amplificador qual seria a maneira mais "correta" (se assim posso dizer) de ligar? Na saída do amp ou do pedal?

Sim, é uma experiência relativamente comum.

Qual a configuração do P.A.? Quantas pessoas precisa servir? Esses jacks balanceados são saídas. Você usa a que soa melhor...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Sandro Levi Sex Jun 30, 2023 10:15 am

Como disse o Allex é bem comum, mas tem algumas maneiras de identificar o problema:

1- Converse com o responsável pelo som do local e ouça a opinião dele. Se ele tiver achando normal, pode ser que o alinhamento que ele faz no som da casa esteja em desacordo com seus conceitos. Peça pra ele escutar seu amp pra ele entender o som do "seu" instrumento.

2- Escute o som do seu instrumento em casa via placa de som com um bom fone. Use exatamente o set e a configuração que você aplica antes de chegar no amp. Se estiver ok, provavelmente o Técnico da casa consiga resolver com as dicas acima.

3- Se o som vindo da placa com os fones não estiver ok pra você, provavelmente o problema está na configuração do seu set. Isso é mais fácil de resolver, já que depende apenas de você.


Uma dica legal é entender que o EQ do amplificador deve ser usado para corrigir o som do seu retorno no ambiente onde você está tocando. É importante que essas correções não sejam transferidas para a mesa de PA. Imagine que num ambiente pequeno onde o grave fique muito retumbante, você vai precisar tirar grave no EQ do amp e se essa correção for para a mesa de PA via XLR, pode prejudicar o som da mix.

Então é necessário entender que seu set (baixo + pedais) deve ter o seu som ideal em um ambiente padrão/alinhado/equilibrado. Isso lhe dá a certeza de que sua fonte sonora está ok.

O resto é correção de ambiente e de mixagem da banda(amplificador e mesa de PA).

O assunto é intrigante e complexo. Espero ter ajudado. Se não, pode ficar à vontade inclusive pra discordar.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 424
Localização : Fortaleza - CE

mrmadruga66 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por mrmadruga66 Sáb Jul 01, 2023 8:54 am

allexcosta escreveu:
Sim, é uma experiência relativamente comum.

Qual a configuração do P.A.? Quantas pessoas precisa servir? Esses jacks balanceados são saídas. Você usa a que soa melhor...

Em relação a configuração do P.A. eu realmente não sei. No geral a casa comporta até umas 300 pessoas. O som parece responder bem (quando não há algum problema de mal contato ou algo do gênero nas coisas).

Então não há um "consenso" quanto a saída mais correta? Próximo show irei testar qual me agrada mais, ou incomoda menos.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 90
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por mrmadruga66 Sáb Jul 01, 2023 8:58 am

Obrigado pelas dicas, Sandro Levi.

Geralmente é a própria banda que acaba equalizando as coisas na mesa, no caso o guitarrista que toca comigo. Então o diálogo é mais fácil. Inclusive ele mesmo falou a respeito desse problema que eu relatei.
Vou ficar atento a possíveis falhas.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 90
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 01, 2023 9:06 am

mrmadruga66 escreveu:Em relação a configuração do P.A. eu realmente não sei. No geral a casa comporta até umas 300 pessoas. O som parece responder bem (quando não há algum problema de mal contato ou algo do gênero nas coisas).

É que é assim:

Cada sonofletor tem sua voz. Eles combinados formam outra voz, combinados naquele ambiente é outra voz... Naquele ambiente com 300 sacos d'água é outra. E competindo com outros tantos instrumentos vira outra coisa completamente diferente. É que o cone começa a vibrar na nota do seu baixo aí no meio do processo vem um teclado, uma voz e aí lenha tudo.

Então, na prática, o som do baixo no P.A. quase nunca fica igual ao do amp, mesmo quando baixista e técnico entendem que esse é o objetivo.

Já tive experiências boas usando dois canais pra baixo, um em linha mais pra os graves mais graves e outro microfonado bem na cara de um dos falantes de 10" com um SM57. É contra o que alguns dizem, mas funcionava pra mim após muitos testes numa banda onde o técnico era meu amigo de infância e gostava de experimentar, o que nem sempre é o caso...

Pra uma gig de 300 muitas vezes vale à pena você meter um amp monstro lá no fundo pra fazer o retorno e a casa. Você fica feliz e ainda tem o bônus de irritar o canário.

Dá pra adicionar um sopro de sub no P.A. pra arredondar a situação. Já toquei assim e fica bom, mas é com amp "de verdade".

mrmadruga66 escreveu:Então não há um "consenso" quanto a saída mais correta? Próximo show irei testar qual me agrada mais, ou incomoda menos.

Quem manda é sua orelha...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 01, 2023 9:14 am

Outra coisa, falar grave bem não é fácil...

P.A. só vai falar bem baixo, bumbo e grave de teclado se for P.A. de qualidade, com sonofletores adequados, amps e crossovers ajustados, etc... Tudo isso custa dinheiro.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por mrmadruga66 Sáb Jul 01, 2023 11:12 am

Saquei, allexcosta. Sempre aprendendo um pouco mais.
Isso que disse do som "lenhar" é nítido, principalmente agora que em algumas apresentações foi inserido um tecladista (principalmente no tributo Bon Jovi). Antes era só eu e o guitarrista e soava bem melhor nos P.A's.
Esse lance dos dois canais é bem interessante. Um dia vou testar. Apesar de que possivelmente na maioria dos casos eu não vou conseguir fazer isso, por conta de que não vão querer. Seja o técnico ou quem tiver por trás do som. Um adendo: o SM57 foi escolhido especificamente?

Infelizmente meu amp (um combo hartke kickback 15) não consegue essa proeza. Ele faz bem shows menores e funciona de retorno somente. Pra soar melhor a massa sonora é meio necessário jogar um pouco no sub ou na P.A, senão vai ser engolido ou eu vou forçar além do que ele pode oferecer sem riscos.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 90
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 01, 2023 12:42 pm

mrmadruga66 escreveu:Um adendo: o SM57 foi escolhido especificamente?

Sim e não...

A gente não viajava com microfone. Tinha um rider simples e testou em passagens de som com microfones comuns que você vai encontrar em qualquer gig, como 58 e 57. Nos nossos testes ficou melhor o 57 falando do meio pra cima e a linha ali embaixo. E assim ficou...

mrmadruga66 escreveu:Infelizmente meu amp (um combo hartke kickback 15) não consegue essa proeza. Ele faz bem shows menores e funciona de retorno somente. Pra soar melhor a massa sonora é meio necessário jogar um pouco no sub ou na P.A, senão vai ser engolido ou eu vou forçar além do que ele pode oferecer sem riscos.

Sim, você tira o melhor do que tem, é claro... O P.A. tem o limite dele também (por isso perguntei mais detalhes).

Mas assim... Não sei como é a situação de vocês, como é a logística e tal ou como anda a coluna, mas vendendo o Hartke e colocando pouca grana em cima você monta tipo um side de baixo com talvez 2 falantes de 15", uma corneta louca pra ouvir alguma coisa, uma potência véia de 1000W e vai ser o baixista mais feliz do Oeste. E se exploda o P.A. pra lá...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por bilabizu123 Seg Jul 03, 2023 4:40 pm

Cara, por coincidência tive um show sofrido no sábado por conta disso.

Tinha dois shows seguidos num curto espaço de tempo e resolvi não levar minha caixa, apenas o cabeçote que vai na minha mochila. No lugar da primeira gig, eu já tinha tocado direto em linha com um baixo ativo em outra ocasião, então imaginei que seria tranquilo, ainda mais usando o amp como pré já que teria ganho de sobra e sinal balanceado... Ledo engano.

Recentemente trocaram o técnico que fazia o som da casa e o cara novo matou o meu som. Primeiro ele disse que tava com pouco sinal, depois que tava com muito sinal. Todo mundo da banda reclamou que o baixo estava praticamente inaudível, tanto no retorno quanto para o público. Passei a primeira metade do show tentando ajustar, bota médio, bota grave, tira grave, aumenta volume e nada, ele só olhava pra mim com uma cara de perdido. Aí desisti e simplesmente aceitei a derrota. Tem muito lugar que não tem técnico, tem apenas "montador de som". Enfim, lição aprendida.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por mrmadruga66 Seg Jul 03, 2023 4:42 pm

allexcosta escreveu:

Sim e não...

A gente não viajava com microfone. Tinha um rider simples e testou em passagens de som com microfones comuns que você vai encontrar em qualquer gig, como 58 e 57. Nos nossos testes ficou melhor o 57 falando do meio pra cima e a linha ali embaixo. E assim ficou...

Entendi. Temos um 57 na banda mas atualmente é usado para os backings. Na próxima testarei se possível...


allexcosta escreveu:Sim, você tira o melhor do que tem, é claro... O P.A. tem o limite dele também (por isso perguntei mais detalhes).

Mas assim... Não sei como é a situação de vocês, como é a logística e tal ou como anda a coluna, mas vendendo o Hartke e colocando pouca grana em cima você monta tipo um side de baixo com talvez 2 falantes de 15", uma corneta louca pra ouvir alguma coisa, uma potência véia de 1000W e vai ser o baixista mais feliz do Oeste. E se exploda o P.A. pra lá...

Essa ideia já passou pela minha cabeça várias vezes. Ainda recentemente pensei em trocar tudo numa caixa 4x10 com falantes vox e uma 1x15 e um cabeçote nacional, que seria ou o master 200BS ou um Borne pro 200 mais uma grana. Mas como eu não entendo muito sobre o assunto e também não tenho muitos relatos sobre as marcas eu achei melhor não arriscar.
Esse side que citou realmente seria um sonho, e que se lasque a coluna P.A e retorno, hahaha
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 90
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.? - Página 6 Empty Re: Baixo em linha - como conseguir o timbre que queremos no P.A.?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos