Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

+6
Rafael FindanS
URSOBHZ
Rafael do Baixo
Claudio
Cantão
renatogaragerock
10 participantes

Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por renatogaragerock Sáb Jun 27, 2009 12:48 am

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Foto_gd6e91b3cd59b25af5e98937ba903ed81

O VBM-30 é um contrabaixo 3/4, fabricado na China e importado pela Michael.
Tem o tampo em Spruce, faixas e fundo em Maple, estandarte e espelho em Black Rosewood.
Tenho plena consciência que existem contrabaixos muito mais refinados no mercado, mas creio que nenhum sequer passe perto do preço deste (adquirido em 2008 por R$1400), o que tornou o instrumento bastante popular, principalmente entre baixistas elétricos que gostariam de ter um contrabaixo acústico em seu set, mas que sabem que não será seu instrumento principal, mas que puderam ter a chance de adquirir um por este preço.
Assim, não acho que possa se dizer que é um contrabaixo ruim, já que instrumentos realmente bons são encontrados apenas por um preço muito mais alto, salvo se tiver a sorte de encontrar um usado barato, e o Michael atende bem aquilo que eu buscava.
Deste modo, o contrabaixo atendeu a todas minhas expectativas e faço apenas um uso esporádico, quase "for fun". Se forem adquirir um destes instrumentos, sugiro ver antes, pois um amigo encomendou um idêntico na mesma época e o acabamento do dele estava muito abaixo do meu, de modo que parecia que eram baixos de marcas completamente diferentes. Também será necessário logo de cara fazer um investimento, já que o cavalete vem originalmente bastante alto (minha intenção era de tocar com pizzicato e esta regulagem mais alta é mais voltada para o uso com arco), e as cordas originais são terríveis (para minha infelicidade arrebentei duas no dia em que o baixo chegou, ainda afinando!). Encomendei um jogo diretamente na fábrica Mauro Calixto, e estas estão boas até hoje.
Acompanha um bag, breu e arco. Coloquei captadores Atelier Audio e estou maluco atrás de um pedestal para o instrumento (vi um muito legal na Bass Center, mas bem caro; No Paulo Gomes não estão mais fazendo, e soube de uma outra loja de SP que já teve mas que não recebeu mais).
Fabricante: http://www.michael.com.br/produtos/index.php?lista=produto&id_produtos=134&cat=166

Abaixo um sample do instrumento (lembrando que é um áudio demonstrativo de timbre, não de performance):
<embed src="http://dc145.4shared.com/flash/flvplayer.swf" width="420" height="250" allowscriptaccess="always" flashvars="file=http://dc145.4shared.com/img/114375445/eb1e5705/dlink__2Fdownload_2F114375445_2Feb1e5705_3Ftsid_3D20090626-234621-6f0f8c37/preview.mp3&link=http://www.4shared.com/file/114375445/eb1e5705/sample_-_michael_3_quartos.html&plugins=revolt-1&logo=http://dc145.4shared.com/images/logo.png&image=http://dc145.4shared.com/images/icons/misc/mp3_200x180.jpg"></embed>

Renato
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Cantão Sáb Jun 27, 2009 1:41 am

Interessante este review...me fale uma coisa Renato , quais são as medidas deste baixo ? tamanho ,espessura ,etc...ou as medidas são padrão
para tds os 3/4 ? valeu , um abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21788
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Claudio Sáb Jun 27, 2009 1:42 am

Esses baixos da Michael são bem honestos, tem muita gente por aí em shows e gravações famosos utilizando esses baixos.

A única coisa que eu não recomendo de forma alguma é essa captação da Atlier Áudio... Fiz uma consulta ao Giffoni, e acabei comprando essa captação, mas honestamente, não gostei. É fraca, sem volume e com timbre opaco. Nem um pré resolveu o problema... fora que dá uma microfonia absurda, você tem ficar muito distante do amplificador pra atenuar esse problema.

Pretendo em breve comprar lá fora uma captação daquelas de 4 polos individuais pra cada corda.

Cantão escreveu:quais são as medidas deste baixo ? tamanho ,espessura ,etc...ou as medidas são padrão
para tds os 3/4 ? valeu , um abraço.

Dá uma olhada nesse post:
http://bass.forumeiros.com/clubes-f12/clube-do-contrabaixo-vertical-tpico-oficial-t125-150.htm#29567

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por renatogaragerock Sáb Jun 27, 2009 1:49 am

Tudo bem?
Eu acredito que o pessoal mais "sério" do contrabaixo daqui do fórum talvez saiba responder melhor a estas perguntas sobre as medidas (se há um padrão exato, etc - o que acho que tem!).
Contando a partir do início da madeira da base do instrumento até o "nut (essas peças tem nomes diferentes nos acústicos!!!)" fica bem próximo à minha altura (1,74m), e tem mais uns 25 cm da "mão" do contrabaixo.
Quanto à espessura, creio que passe dos 30 cm nas laterais, e fica ainda maior no centro das faces dos tampos.
Mesmo sendo um 3/4 já é um trambolhão, rs!
abraços
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por renatogaragerock Sáb Jun 27, 2009 1:54 am

Sobre a captação, concordo contigo. Essas de quatro pontos são bem melhores, mas também bem mais caras.
Assim, para um uso mais profissional talvez seja mesmo melhor investir um pouco mais.
O volume é bem baixinho mesmo, e apita fácil em lugares fechados. Mas consegui até que timbrar bem no amplificador, e pelo menos os graves são legais.
Diria que, pelo menos, quebrou o galho.
Soube que a própria empresa está desenvolvendo novos captadores, incluindo um com pontos pelo instrumento, e estou curioso com os resultados.
Bom, por enquanto é isso!
Renato

ClaudioBass escreveu:Esses baixos da Michael são bem honestos, tem muita gente por aí em shows e gravações famosos utilizando esses baixos.

A única coisa que eu não recomendo de forma alguma é essa captação da Atlier Áudio... Fiz uma consulta ao Giffoni, e acabei comprando essa captação, mas honestamente, não gostei. É fraca, sem volume e com timbre opaco. Nem um pré resolveu o problema... fora que dá uma microfonia absurda, você tem ficar muito distante do amplificador pra atenuar esse problema.

Pretendo em breve comprar lá fora uma captação daquelas de 4 polos individuais pra cada corda.

Cantão escreveu:quais são as medidas deste baixo ? tamanho ,espessura ,etc...ou as medidas são padrão
para tds os 3/4 ? valeu , um abraço.

Dá uma olhada nesse post:
http://bass.forumeiros.com/clubes-f12/clube-do-contrabaixo-vertical-tpico-oficial-t125-150.htm#29567
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Cantão Sáb Jun 27, 2009 1:55 am

Valeu Renato , e Claudio ...pelas dicas , consegui satisfazer minha curiosidade , e aumentar ainda mais o meu gas pelos verticais..abraços

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21788
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Rafael do Baixo Sáb Jun 27, 2009 2:35 am

Esse baixo é bem legal até,tenho um Michael VBM-40,e quase sempre toco em um VBM-30 nos grupos da escola de música que eu participo [Banda Sinfônica e Orquestra Camerata,tudo na EMVL].

Com uma boa regulagem inicial,esse baixo [VBM-30] tem um ótimo custo/benefício pra quem quer se iniciar no instrumento[mesmo com os custos de uma regulagem inicial e troca de cordas],ele é boa opção também pra quem não quer arriscar sair com instrumentos mais caros,e precisa de um mais barato pra botar nas gigs sem medo.

Os únicos pontos que eu não gosto dele é que o braço dele de fábrica é muito grosso[mas isso é só pedir pra um luthier dar um jeito,o meu baixo e o da escola suportaram isso numa boa,fica bem mais confortável],fora que a madeira de seu espelho,além de ser pintada,é muito macia,e isso é muito ruim pois com o tempo de uso,as cordas vão formar sulcos nessa madeira,o que atrapalha bastante a execução e a correta entoação das notas [o meu VBM-40 tem 2 anos e já está começando a formar esses sulcos,o VBM-30 da escola também,mas é possível trocar o espelho,embora seja algo com um custo elevado].

Outro ponto que eu não gosto muito,é que ele não tem um som com muita propagação pra tocar sem amplificação em um grupo[erudito],mesmo que esse tenha formação pequena,e até mesmo usando o arco o som dele não aparece legal em um grupo [falo isso a partir da experiência que eu tive,tocando em grupos que executam peças eruditas,e ocasionalmente peças populares,sempre sem usar nenhum tipo de captação].

Um detalhe muito importante é que o site oficial da Michael dá informações enganosas sobre o instrumento,lá eles dizem que o arco vem com crina animal,mas na verdade ela é sintética,o espelho dizem ser de black rosewood [isso existe?] mas ele é feito em uma madeira clara [tem uma coloração que lembra a do pinho,o que passa longe da coloração do rosewood] e é pintado de preto.A madeira do tampo eu também desconfio que não seja Spruce.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Claudio Sáb Jun 27, 2009 2:54 am

Rafael do Baixo escreveu:
(...)
mas ele é feito em uma madeira clara [tem uma coloração que lembra a do pinho,o que passa longe da coloração do rosewood] e é pintado de preto.A madeira do tampo eu também desconfio que não seja Spruce.

A Michael tem duas linhas de VMB-30, uma que custa R$ 1.400,00 e outra que custa R$ 3.500,00 e a diferença entre eles está justamente nas madeiras do tampo, fundo e escala em Ébano. Acho que no site deles mesmo tem essas especificações!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Rafael do Baixo Sáb Jun 27, 2009 4:37 am

ClaudioBass escreveu:
Rafael do Baixo escreveu:
(...)
mas ele é feito em uma madeira clara [tem uma coloração que lembra a do pinho,o que passa longe da coloração do rosewood] e é pintado de preto.A madeira do tampo eu também desconfio que não seja Spruce.

A Michael tem duas linhas de VMB-30, uma que custa R$ 1.400,00 e outra que custa R$ 3.500,00 e a diferença entre eles está justamente nas madeiras do tampo, fundo e escala em Ébano. Acho que no site deles mesmo tem essas especificações!

É mesmo,essa linha mais cara leva um "7",ao invés do "0" no final do nome [VBM-37 e VBM-47],e vem com madeiras de maior qualidade que o modelo mais barato [como o ébano pro espelho e o tampo e fundo feitos em madeira sólida].

No começo do ano pude tocar em um VBM-37 e achei ele um baixo muito bom,já vem com o braço fino de fábrica,o espigão já vem com aquelas marcas [me falta a palavra certa agora] pra "travar" a regulagem [diferente do espigão liso do modelo mais barato],o arco possui o talão em ébano e crina animal [diferente do que vem no modelo mais barato,que possui crina sintética e talão feito em outro material].Só achei que ele pesa pra caramba,mais que os outros instrumentos que já pude tocar.Segundo o dono do baixo,ele custou R$4300 + Frete na época que ele comprou [foi direto no site da Michael].

Parei aqui pra observar com mais atenção aos detalhes no tampo do meu baixo [VBM-40],e notei que a madeira de seu tampo é laminada,informação que eles não informam diretamente no site,mas como na página dos modelos Ébano Series [linha cara] falam que esses são em "Solid Spruce",e no dos Tradicional Series [linha barata] está apenas "Spruce",dá também pra chegar a essa conclusão,e que não descarta a possibilidade dele realmente ser em "Spruce".

Mas isso é o de menos,o que é chato mesmo é eles darem uma informação no site que não é verdadeira.[crina animal que é sintética,e espelho em "black rosewood" que não é rosewood].

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por URSOBHZ Sáb Jun 27, 2009 8:45 am

Eu não tinha uma real idéia do tamanho dessas "crianças". Mas eu vi um case desses baixos em uma loja aqui... é enorme!

O transporte desse instrumento para gigs não é complicado? Quais os cuidados mais específicos que eles demandam? São "desmontáveis"?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Claudio Sáb Jun 27, 2009 12:37 pm

URSOBHZ escreveu:
Eu não tinha uma real idéia do tamanho dessas "crianças". Mas eu vi um case desses baixos em uma loja aqui... é enorme!

É... mas cuidado, ´se você viu um Hard Case de Acústico, então realmente não dá pra comparar o tamanho, o Case não tem as medidas justas do baixo, ele é muito maior.

URSOBHZ escreveu:
O transporte desse instrumento para gigs não é complicado? Quais os cuidados mais específicos que eles demandam? São "desmontáveis"?

O Transporte é tranquilo, cabe até dentro de um Fusca (é sério, não é piada não). Os cuidados são os mesmos que demandam pra qualquer instrumento transportado em Bags, só que no Acústico você deve ter uma atenção especial no Cavalete... pancadas no Cavalete podem causar problemas sérios. O Cavalete do Acústico é Flutuante, ele fica preso entre o corte dos "F" apenas pela pressão das cordas. O Cavalete deve sempre estar centralizado com a Alma, pra que a transmissão de vibração entre Tampo e Fundo seja uniforme, caso contrário o instrumento não consegue nem pegar afinação. Então, o cavalete necessita cuidado redobrado na hora do transporte!

Quanto ao Braço, esse tipo de instrumento não possui Tensor, por isso os braços são mais "parrudos". Então, sempre que você for transportar, coloque o instrumento sempre de lado, o braço deve estar livre de contato/apoio com qualquer superficie *sempre*. E também não coloque um Baixo Acústico deitado com o Tampo direto no chão, isso pode causar problemas de tensão na Alma.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por renatogaragerock Seg Jun 29, 2009 5:35 pm

Onde viu o case?
Eu estou com uma possibilidade de mudar para Manaus (!) e acho que era legal eu arrumar um para depachar o meninão.
abraços

URSOBHZ escreveu:Eu não tinha uma real idéia do tamanho dessas "crianças". Mas eu vi um case desses baixos em uma loja aqui... é enorme!

O transporte desse instrumento para gigs não é complicado? Quais os cuidados mais específicos que eles demandam? São "desmontáveis"?

Abraços
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por URSOBHZ Seg Jun 29, 2009 5:37 pm

Foi na Loja Musicalle, em Bauru/SP. Quer o contato de lá?
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por renatogaragerock Seg Jun 29, 2009 5:44 pm

Se possível, seria legal. Nem que eu deixe mais para a frente mesmo a compra.
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Rafael FindanS Sáb Jul 11, 2009 9:38 pm

Sou um leigo em contra baixo acústico. E essa pergunte pode parecer meio esdrúxula...
Em relação a custo/benefício, esse contra baixo acústico se assemelharia a qual contra baixo elétrico?

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Eduardo Chaves Dom Jul 12, 2009 9:55 am

Rafael,

Eu acho que eles não tem nenhuma comparação com os elétricos. Ele na vedade é um baixo bem mais em conta e que funciona. se a gente fosse comparar com elétricos em questão familiar, ele seria um Condor intermediario, que é um instrumento bom barato, mas que existe outros MUUUITO melhores.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Claudio Dom Jul 12, 2009 10:22 am

Rafael FindanS escreveu:
Em relação a custo/benefício, esse contra baixo acústico se assemelharia a qual contra baixo elétrico?

É Rafael, essa pergunta é complicada mesmo, porque um modelo mais simples desse Michael tem preço equivalente a um Squier Vintage Modified. Mas, se você mandar trocar tampo, fundo e espelho aí ele passa a equivaler ao valor de um Fender MIM.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Raphaelvis Ter Mar 13, 2012 2:25 pm

Não queria ressuscitar o tópico, mas acho que tenho uma dúvida pertinente.

Tô pra comprar um Michael VBM-30 pra começar, pra ficar com ele por uns 2 anos antes de embarcar num feito por luthier.

Mas tem uma informação que eu não consegui em local nenhum! Em todo lugar diz que o arco que o acompanha é de crina animal, mas não diz qual tipo de arco é, se é francês ou alemão. Alguém sabe me dizer?

Obrigado! Very Happy
Raphaelvis
Raphaelvis
Membro

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

http://www.diariodocontrabaixista.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por quenaiplei Dom Jul 10, 2022 11:23 pm

Ressuscitando: agora em 2022, vale a pena pegar esse modelo por R$ 2.400 novo e mandar para luthier para regulagem?
Surgiu uma oportunidade única pra essa semana.


Última edição por quenaiplei em Dom Jul 10, 2022 11:24 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentei frase.)
quenaiplei
quenaiplei
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Christian Seg Jul 11, 2022 7:22 am

cara, so você pode dizer isso, porque um baixo chines pra ficar tocável tem um gasto e pode ser que não fique como um bom baixo de um luthier, mas pelo preço pode ser que pra começar os estudos compense, um baixo de luthier usado hoje na faixa de 8 a 11 mil, imagine que voce deva gastar mais uns 1 com cordas e regulagem ou troca de peças, o ideal seria conversar com um luthier e ver se compensa.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3780
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30 Empty Re: Contrabaixo 3/4 Michael VBM-30

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos