Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fretless em afinação baixa

4 participantes

Ir para baixo

Fretless em afinação baixa Empty Fretless em afinação baixa

Mensagem por vinter Ter Ago 10, 2010 6:34 pm

Fala ae PessoALL, tudo bem?

Opa, sou novo por aqui...

Sempre toquei com 4 cordas fretted... e sempre tive uma baita vontade de ter um fretless.
No ano passado tive a oportunidade de tocar em um fretless 5 cordas, e só ressaltou o desejo de ter um igual.

Seguindo algumas opiniões de outros fóruns e amigos, resolvi comprar um Yamaha BBN 5 cordas passivo para transformar em fretless. Passou mais de um ano e eu ainda não transformei o baixão em fretless.

Um dos maiores motivos é a dúvida quanto a afinação, eu toco Death Metal Progressivo, e usamos afinação baixa... D# e em algumas músicas até B, ai queria saber se todo aquele roncadão do fretless não se perderá nestas afinações mais baixas, eu costumo encher de slides nas linhas...

E a outra questão, Eu já costumo tocar apenas com o captador da ponte ligado, para dar uma reforçada nos médios... porém é engraçado, em casa ele até dá uns ronquinhos... mas no estúdio, juntos com as guitarras, bateria e um maluco gritando que nem doido, o som do baixo fica bem sumido, não sei se embola por ser afinado tão grave...

Bom, obrigado!

Abraços
O.
vinter
vinter
Membro

Mensagens : 2
Localização : Sao Paulo

http://www.myspace.com/osvaldao

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless em afinação baixa Empty Re: Fretless em afinação baixa

Mensagem por Christian Ter Ago 10, 2010 7:42 pm

cara, sobre afinações umas questões, venho experimentando algumas.
use cordas com calibre grossos, de preferencia as pro teu baixo se não me engano as long scale, outra coisa, seria interessante atenuar umas frequencias, medio graves no amplificador, se não tiver como, um pedal de equalizer te ajuda. se o som do baixo some, pode ser que a potencia do ampçificador do baixo seja relativamente pequena. Experiencia própria, banda de Metal, deve-se ter potentes amplificadores, de 150 wrms pra cima, ou fala pros caras manerarem no volume da guitarra, se tem 2 guitarras, ficar fazendo a dobra das guitarras na base pode não te ajudar, eu não curto o som de fretless tão médio, pra mim fica muito anasalado, eu curto colocar uns 15% do captado da ponte. e controlar pelo tone, no caso de um Jazz bass. A afinação grave se as cordas ainda houver tensão não embola tanto, agora uma dinamica interessate que tenho notado é que alguns power chords nas cordas mais graves e notas nas primeiras casas realmente embola, opção foi trabalhar com outros intervalos mais agudos acima da oitava, ou mesmo em algumas passagens descartar as tonicas, mas para isso precisa conhecer bem a musica, os intervalos e etc. abraço e bons sons
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3777
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless em afinação baixa Empty Re: Fretless em afinação baixa

Mensagem por vinter Ter Ago 10, 2010 8:01 pm

Valeu Christian, obrigado pela rápida resposta...

Então, sobre o amplificador.... em casa eu uso um Staner 60W, mas no estúdio é bem mais parrudo...

Quando eu falo de sumir o som, e em algumas passagens mesmo, normalmente quando saio das linhas das guitarras, que queria dar mais destaque... por isso, acho que não é potência do amplificador...

No amplificador, normalmente eu regulo tudo no "zerado", vou considerar comprar um equalizer...

Abraços
O.
vinter
vinter
Membro

Mensagens : 2
Localização : Sao Paulo

http://www.myspace.com/osvaldao

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless em afinação baixa Empty Re: Fretless em afinação baixa

Mensagem por allexcosta Ter Ago 10, 2010 8:12 pm

Achei as observações do Christian bastante pertinentes.
É necessário se ajustar o calibre das cordas à nota que ela vai reproduzir.
Usar um encordoamento normal pra afinar em B é pedir pra não ouvir nada... Nesse tipo de afinação você deve usar encordoamento de 5 cordas e desprezar a corda G.
Quanto mais grave o som, mais potência e falantes são necessários para uma reprodução fiel. Se sua banda tem dois guitarristas com stacks de 100W valvulados, você precisa ter uns 1000-1500W de potência disponível, e um monte de falante pra cuspir esse som todo, talvez 4x15" ou algo assim.

Além de tudo isso, instrumentos trabalham em frequência similar tem a tendencia de se anular, obviamente. Junta a descrição que você deu de um maluco gritando feito um doido e já da pra perceber o inferno que é...

Aliás, acho que se eu tocasse rock ia ser guitarrista, porque ninguém merece competir em volume com stacks Marshall, bateristas mão-de-pedra e cantores-gralha...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless em afinação baixa Empty Re: Fretless em afinação baixa

Mensagem por Age Ter Ago 10, 2010 9:08 pm

Na minha opinião o Christian resumiu muito bem como "escapar" do embôlo que este tipo de afinação pode causar, no meu caso já teve uma época que tentei utilizar a afinação padrão GDAEB mesmo as guitarras estando em drop B, onde percebi que ficaria praticamente impossível de se fazer os fraseados de forma eficiente (com o nível técnico que possuo), ainda procuro outras soluções para não embolar e anular com o som das guitarras e bateria (surdo, bumbo), mas como gosto do som do baixo mais estalado (não me apedregem, tanto) então não costumo sumir tanto assim, desde que tenha uma boa potência disponível.

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless em afinação baixa Empty Re: Fretless em afinação baixa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos