Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo de 1/2?

5 participantes

Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Baixo de 1/2?

Mensagem por jotaricardo Ter Jul 06, 2010 4:20 pm

Olá para todos. Alguém já tocou em viu um baixo de 1/2? Quais as considerações de vc sobre este tamanho para baixo acústico?

Abs.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por luizribeiro Qua Jul 07, 2010 1:26 am

Antigamente era o comprimento de corda que decidia esse fator. quanto maior o instrumento, maior era o comprimento de corda. Mas hoje em dia sinceramente não sei, acho que o Andrea Spada re responde isso fácil.
Mas assim, acho que contrabaixo 1/2 são para crianças, mas posso estar enganado.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty baixo 1/2

Mensagem por jotaricardo Qua Jul 07, 2010 10:16 am


A minha indagação tem o seguinte fundamento: No meu caso que toco baixo acustico em música popular muitas das vezes levar o transporte do baixo é um problema visto que o meu baixo apesar de ser um 3/4 tem uma caixa harmonica nas grande. Daí pensei: será que usando um baixo menor (de 1/2) não facilitaria em muito a locomoçao e manteria muito mais próximo da sonoridade real do baixo acústico, ao invés de optar um vertical?.

Obrigado Luiz pela atenção.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por luizribeiro Qua Jul 07, 2010 1:15 pm

Mudei tudo, pois não tinha lido que você sabe da existência dos uprights.

Olha, os baixo do Andrea Spada são bem próximo da sonoridade de um acústico real. Outra opção são os baixos do Paulo Gomes que usa medidas pequenas para os instrumentos dele. O modelo 3/4 que eu tinha era bem pequeno, mas tinha um sonzão.
Mas acho que ai no Brasil tem poucas opções, se você tiver a chance vir para Nova Iorque, o David Gage vende um modelo chamado Czech-Ease, http://www.czech-ease.com/. São instrumentos bem legais também.

Mas lembrando que tirando o Czech-Ease que realmente soa como um acústico e claro o acústico do paulo gomes, todos os outros não vão ser exatamente igual o som de um contrabaixo. Mas dependendo do seus gosto para timbre também, tem gente que gosta das cordas bem perto do braço, para ficar com o som bem roncado, daí já acho que os baixos verticais chegam bem próximos dessa sonoridade.

O grande problema do 1/2, é que você vai estranhar muito a distância entre as notas. Você vai ter que optar entre usar um ou outro baixo, pois faz muita diferença de um 3/4 para 1/2.

luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty baixo 1/2

Mensagem por jotaricardo Qua Jul 07, 2010 2:41 pm


Já vi o baixo do Andrea aqui no forum achei bem legal!! Os verticais são legais mas não seria a minha primeira opção. Tenho um baixo feito pelo Jonas Caldas bem legal mas em muitas situações fica complicado ter que levar o baixo só para tocar uma música. Neste fim de semana mesmo tenho um trabalho e vou levar o baixo para tocar somente uma música. As demais são de baixo elétrico. Nunca vi um baixo de 1/2. Até fotos na net é dificil de achar deste baixo. Sei da diferença que terá entre o espaçamento das notas. Um luthier me disse se pocicionar o cavalate mais próximo possível do estandarte este proble minimiza um pouco...
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por luizribeiro Qua Jul 07, 2010 6:59 pm

Olha, sinceramente não acredito que exista uma maneira de deixar as notas mais distantes no baixo 1/2. Se você colocar o cavalete muito próximo do standart vai acabar perdendo muito em qualidade de timbre, sem contar que a longo prazo pode deformar tampo e acabar causando um problema no instrumento. Sem contar que um baixo 1/2 não cabe em nenhum lugar onde um 3/4 não caberia. Ou seja, não sei se vai ser tão grande assim a diferença.

Vou ser sincero, acho que nesse caso que a gig pede uma música no acústico eu negociaria para ver se não da para fazer essa música no elétrico. Sinceramente não levaria um baixo acústico para uma gig a não ser que eu vá fazer um set todo com ele. Ou se o cara que contratou pagasse o transporte do instrumento.

luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por Nelson Bass Sex Abr 04, 2014 8:28 pm

Mas enfim, dá para um adulto de 1,80m tocar um 1/2? O espigão levanta ele o suficiente? Estou querendo comprar um acústico e achei interessante a possibilidade de ter um baixo um pouco menor.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por Boss2K Sex Abr 04, 2014 8:51 pm

Pergunta 

Baixo de 1/2? 1950Isize

Se eu fosse você consideraria os 5/8 ...

Nos vídeos abaixo, tem um contrabaixo 3/4 e um 5/8

Neste o 5/8 está com o Cláudio e 3/4 está com a Voila

<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/MME1MinUZC4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Neste o 5/8 está com o Sá Reston, e o 3/4 está com o Ivan

<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/VlyDrnVksRc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por Nelson Bass Sex Abr 04, 2014 9:19 pm

Informação excelente Boss2K, valeu mesmo, acho que preciso mesmo de um 3/4...
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por DUDUBASS Sex Abr 04, 2014 10:18 pm

Boss, acho que este 1° baixo aí não é 1/2, eu já tive um baixo de 1/2, tenho 1,78 m e o baixo em pé sem esticar o espigão, chegava pouco acima do meu ombro, se eu esticasse o espigão em uns 3/4 do tamanho ele ficava na altura correta. Acho que este instrumento que você postou deve ser 1/8, ou de repente um violoncelo.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por Boss2K Sex Abr 04, 2014 10:27 pm

^É um 1/16 ... foi pra exagerar mesmo ...  Very Happy

1/2 é assim:

Baixo de 1/2? DSCN4047-MSS+15114

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por DUDUBASS Sex Abr 04, 2014 10:33 pm

Isso, esse aí era do tamanho do meu.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 1/2? Empty Re: Baixo de 1/2?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos