Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre o básico do Slap

+7
basslave
allexcosta
gobatto
Cantão
Fabricio Bass boc
Gomba
Bhernardo
11 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por Bhernardo Seg Jul 05, 2010 1:24 pm

Olá a todos os amigos do fórum Very Happy

Antes que venham falar que já existem tópicos falando do slap, não achei nenhum que ensinasse o que eu procuro.
Tive aulas de baixo há um tempo atrás, e uma das minhas últimas aulas foi sobre o slap, porém tive que parar de fazer aula e não consegui prosseguir com a técnica de slap. Ainda tenho dúvidas básicas sobre o slap, e entre elas:

- Qual o posicinamento certo do dedão ao fazer o slap (ele deve ficar na horizontal ou na vertical)?
- Em que parte do baixo tocar com o dedão (mais próximo ao braço ou no captador)?

Sim, são dúvidas mais do que básicas para essa técnica, mas que eu realmente preciso saber para que eu consiga prosseguir (na verdade, reiniciar) o estudo.

Muito obrigado
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por Gomba Seg Jul 05, 2010 2:02 pm

O pessoal mais experiente, que inclusive leciona, vai te responder isso bem melhor do que, mas lá vamos pelo que eu faço:

Bhernardo escreveu:- Qual o posicinamento certo do dedão ao fazer o slap (ele deve ficar na horizontal ou na vertical)?
Normalmente um pouco paralelo à corda, numa angulação de até uns 15º da mesma. Tem gente que toca com o polegar bem paralelo, tem gente que toca com ele bem obliquo.
Bhernardo escreveu:- Em que parte do baixo tocar com o dedão (mais próximo ao braço ou no captador)
Eu toco quase em cima do final do braço.

Mas isso, meu caro, você vai experimentando e vê o que é mais confortável pra você, penso eu. Tem um método a se seguir sim, mas também vai do seu gosto e conforto pessoal. IMHO.


O ideal, claro é você procurar um bom professor e fazer aulas com ele. Se existir essa possibilidade, se agarra nela.


Última edição por Gomba em Seg Jul 05, 2010 4:32 pm, editado 1 vez(es)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por Fabricio Bass boc Seg Jul 05, 2010 4:12 pm

Tenta isso aqui velho







Última edição por Fabricio Bass boc em Ter Jul 06, 2010 8:12 pm, editado 3 vez(es)
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por Cantão Seg Jul 05, 2010 11:41 pm

^Edita o post Fabricio...não gerou o link...abraço brother... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por gobatto Ter Jul 06, 2010 9:09 am

Bhernardo escreveu:Olá a todos os amigos do fórum Very Happy

Antes que venham falar que já existem tópicos falando do slap, não achei nenhum que ensinasse o que eu procuro.
Tive aulas de baixo há um tempo atrás, e uma das minhas últimas aulas foi sobre o slap, porém tive que parar de fazer aula e não consegui prosseguir com a técnica de slap. Ainda tenho dúvidas básicas sobre o slap, e entre elas:

- Qual o posicinamento certo do dedão ao fazer o slap (ele deve ficar na horizontal ou na vertical)?

O que se adaptar melhor... já vi gente destruindo com umas posições bizarras. Mas o mais comum é o dedão paralelo à corda mesmo.

- Em que parte do baixo tocar com o dedão (mais próximo ao braço ou no captador)?

O som percurssivo do thumb no slap é justamente batendo a corda com o dedão no último traste. Mas tem doido pra tudo...
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por allexcosta Ter Jul 06, 2010 10:10 am

Bhernardo escreveu:- Qual o posicinamento certo do dedão ao fazer o slap (ele deve ficar na horizontal ou na vertical)?
- Em que parte do baixo tocar com o dedão (mais próximo ao braço ou no captador)?

Como diria um amigo meu, "vareia"... Eu uso o polegar BEM pra cima, num ângulo de 45 graus em relação às cordas, outros usam bem pra baixo, outros usam paralelo.

Em geral, toca-se no último traste, mas você acha de tudo por aí, incluindo gente que toca colado na ponte.

Resumindo, não há uma regra fixa. Observe o que os outros fazem e veja o que se adapta melhor à sua ergonomia...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por basslave Qui Jul 08, 2010 8:12 pm

affraid Slap perto da ponte!! Não dever ser fácil afff

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por allexcosta Qui Jul 08, 2010 8:59 pm

basslave escreveu: affraid Slap perto da ponte!! Não dever ser fácil afff

É mais comum do que se pensa. Conheço inclusive baixista profissional que toca slap assim. Geralmente são linhas simples que usam só as cordas MI e LÁ. Experimente apontar o polegar bem pra baixo e de maneira bem relaxada "chicotear" a MI solta bem perto da ponte. Quando bem feito é um slap poderoso difícil de ser feito de outra forma...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por basslave Qui Jul 08, 2010 9:52 pm

allexcosta escreveu:
basslave escreveu: affraid Slap perto da ponte!! Não dever ser fácil afff

É mais comum do que se pensa. Conheço inclusive baixista profissional que toca slap assim. Geralmente são linhas simples que usam só as cordas MI e LÁ. Experimente apontar o polegar bem pra baixo e de maneira bem relaxada "chicotear" a MI solta bem perto da ponte. Quando bem feito é um slap poderoso difícil de ser feito de outra forma...

Sim! o thumb fica legal ali, o ruim é "puxar" a corda na oitava (por exemplo)

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por allexcosta Qui Jul 08, 2010 11:38 pm

basslave escreveu:Sim! o thumb fica legal ali, o ruim é "puxar" a corda na oitava (por exemplo)

Quando se fala "slap" em inglês, estamos falando do thumb mesmo. Puxar a corda na oitava é "pop" ou "pluck". Muitos baixistas que tem uma tecnica consistente de slap não puxam as cordas.

Uma curiosidade: o slap não é muito bem visto nos EUA. Acontece com frequência o diretor da banda ser explícito com o baixista dizendo que não aceita slap de maneira alguma. A técnica, em geral, é tida como uma coisa dos negros, e infelizmente, isso não é dito como uma coisa positiva. Triste saber que isso acontece no Século XXI, mas é a verdade que eu observei.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por Cantão Qui Jul 08, 2010 11:47 pm

allexcosta escreveu:
Uma curiosidade: o slap não é muito bem visto nos EUA. Acontece com frequência o diretor da banda ser explícito com o baixista dizendo que não aceita slap de maneira alguma. A técnica, em geral, é tida como uma coisa dos negros, e infelizmente, isso não é dito como uma coisa positiva. Triste saber que isso acontece no Século XXI, mas é a verdade que eu observei.
Que lástima... facepalm
Não curto tocar slap , mas gosto de ouvir quando bem tocado ....acho uma técnica fundamental para vários ritmos...esse lance ai de dar o slap perto da ponte , deve ser um soco no peito...ainda mais em um baixo de 5 cordas , hein Tio allex ?... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por dudamir Qui Jul 08, 2010 11:59 pm

allexcosta escreveu:
basslave escreveu:Sim! o thumb fica legal ali, o ruim é "puxar" a corda na oitava (por exemplo)

Quando se fala "slap" em inglês, estamos falando do thumb mesmo. Puxar a corda na oitava é "pop" ou "pluck". Muitos baixistas que tem uma tecnica consistente de slap não puxam as cordas.

Uma curiosidade: o slap não é muito bem visto nos EUA. Acontece com frequência o diretor da banda ser explícito com o baixista dizendo que não aceita slap de maneira alguma. A técnica, em geral, é tida como uma coisa dos negros, e infelizmente, isso não é dito como uma coisa positiva. Triste saber que isso acontece no Século XXI, mas é a verdade que eu observei.

É coisa de negro mesmo! Larry Graham, Marcus Miller, Victor Wooten. Só groove na veia
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por SILVIAO Sex Jul 09, 2010 12:04 am

allexcosta escreveu:
basslave escreveu:Sim! o thumb fica legal ali, o ruim é "puxar" a corda na oitava (por exemplo)

Quando se fala "slap" em inglês, estamos falando do thumb mesmo. Puxar a corda na oitava é "pop" ou "pluck". Muitos baixistas que tem uma tecnica consistente de slap não puxam as cordas.

Uma curiosidade: o slap não é muito bem visto nos EUA. Acontece com frequência o diretor da banda ser explícito com o baixista dizendo que não aceita slap de maneira alguma. A técnica, em geral, é tida como uma coisa dos negros, e infelizmente, isso não é dito como uma coisa positiva. Triste saber que isso acontece no Século XXI, mas é a verdade que eu observei.

Pura Inveja dos negão!!Como fica o Alain Caron se fizer uma visitinha nos Statis!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por allexcosta Sex Jul 09, 2010 12:15 am

SILVIAO escreveu:Pura Inveja dos negão!!Como fica o Alain Caron se fizer uma visitinha nos Statis!

Concordo, inveja da braba... O público do Alain Caron é bem instruído e não seria capaz de tais atrocidades, mas os carinhas das bandinhas de roquinho amarelo, EMO, Indie e os rednecks em geral sempre tem preconceito forte contra slap...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por SILVIAO Sex Jul 09, 2010 12:22 am

Inveja, afinal musica não tem raça, não tem cor,não tem credo,Musica é a pura expressão dos sentimentos atraves do Som!Quando vejo o Alain Caron nos slaps poderia dizer que ele tem uma alma de negão, e o mesmo posso dizer das harmonias complexas e sofisticadas do Miller, ou por exemplo a forma que ele tocou a musica Moonlight Sonata(Beethoven), pura inspiração!!

Allex o preconceito ai é sério mesmo,já li em revistas que no começo da carreira o Jaco Pastorius era desprezado por tocar em bandas de negros!!? Já ouviu esta historia?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por PauloBass Sex Jul 09, 2010 6:16 pm

Preconceito é lastimável em qualquer lugar, mas o berço dele é nos EUA...
No
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por basslave Sex Jul 09, 2010 7:40 pm

allexcosta escreveu:
SILVIAO escreveu:Pura Inveja dos negão!!Como fica o Alain Caron se fizer uma visitinha nos Statis!

Concordo, inveja da braba... O público do Alain Caron é bem instruído e não seria capaz de tais atrocidades, mas os carinhas das bandinhas de roquinho amarelo, EMO, Indie e os rednecks em geral sempre tem preconceito forte contra slap...

Por mim todos eles podem @#$##-se
Pra você ver, vivendo e aprendendo, na minha idéia o slap era o "bater e puxar".
ignorância sanada lol!

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por gleissonjoaquin Qui Jul 22, 2010 12:39 pm

PauloBass escreveu:Preconceito é lastimável em qualquer lugar, mas o berço dele é nos EUA...
No
Pois [e cara , mas eu me amarro qdo [e bem tocado seja aqui dos brazucas ou de la dos EUA
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre o básico do Slap Empty Re: Dúvida sobre o básico do Slap

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos