Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas de Pré-Masterização

+2
JoseRech
Claudio
6 participantes

Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 2:44 pm

Na pré-masterização você deve passar as faixas para o micro, colocar na seqüência correta e gravar um CD para ouvir em casa e todos os lugares possíveis. Isso ajuda a decidir o que é preciso fazer depois.

A primeira medida a ser tomada é o equilíbrio de níveis entre as diversas faixas - a normalização. Lembre sempre de verificar visualmente as faixas (tracks) a procura de picos estreitos e altos, que podem atrapalhar a normalização. Quando for preciso, corte manualmente ou use um limiter (com cuidado) antes de normalizar.

Muita gente deixa pra consertar os erros na hora de masterizar. Nada mais errado: o certo é gravar direito. Se algo não sai direito, grave de novo, mude o arranjo, refaça as trilhas, etc. Quando não dá, procure corrigir na mixagem, da melhor maneira possível. Quanto mais tarde deixar para resolver, pior.

Uma vez queimado o primeiro CD, ainda "bruto", ouça em diversos locais, em diferentes sistemas e veja o que saiu certo e errado. Sempre que puder corrigir na origem, melhor. Por exemplo: se achar que houve muitos picos no sinal, ou algumas passagens muito fracas, tente reduzir a dinâmica ainda no arranjo, em vez de comprimir na masterização, pois isso irá afetar os outros instrumentos.

Da mesma forma, se achar que determinada faixa está com muito "peso", antes de aplicar equalização, tente reduzir o nível dos instrumentos graves ou mesmo escolher outro timbre.

O enhancer deve ser a última coisa a ser aplicada. Só faça isso depois que estiver tudo OK, para dar um "toque final". Redução de ruídos, apenas quando necessário, e na medida justa, sem excesso.

O ideal é aplicar compressão e equalização em tracks individuais, e não na mixagem final. Nem sempre é possível, pois é preciso que se tenha periféricos (equalizadores, compressores) em quantidade razoavel (dependendo do tipo de trabalho executado) ou uso de um sistema de gravação multitrack em HD, com os plug-ins adequados.

Evite gravar com compressão (exceto, claro no caso de guitarras, quando é usada compressão como efeito, artisticamente). Utilize um limiter para evitar distorção (principalmente se for ao vivo), e comprima um pouco alguns instrumentos acústicos e vozes (2:1 a 4:1) se necessário, na mixagem (individualmente).

Na pré-masterização, se for preciso, pode usar uma ligeira compressão, com cuidado para não exagerar. Compare o resultado antes e depois da compressão (grave as duas versões num CD) e deixe seu ouvido lhe guiar. Enquanto não dominar bem a técnica, use os presets do seu equipamento, seja um periférico real, seja um plug-in. Não pode errar muito.

Antigamente (no tempo do vinil), a masterização era uma arte, reservada a uns poucos e bem pagos profissionais. Hoje, com o barateamento dos computadores e softwares, "gato e cachorro" masterizam, e aí, vemos uma enxurrada de CD's no mercado com dinâmica de 10dB ou menos, graves e agudos em profusão e outras barbaridades. Cada vez mais é preciso estudar as técnicas e recursos.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por JoseRech Ter Nov 25, 2008 2:57 pm

Bom... Tive apenas uma experiência com gravação, não muito boa por sinal. Estavamos totalmente despreparados, mas queríamos gravar.

Esse negócio de escutar em vários lugares diferentes é muito importante. Lá no estúdio tudo parecia bom (acho que principalmente devido a inexperiência e pressa), em casa ficou tudo muito diferente.

Então venho ressaltar o que é óbvio... Calma e paciência são extremamente importantes!
JoseRech
JoseRech
Membro

Mensagens : 158
Localização : Santa Cruz do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por Claudio Ter Nov 25, 2008 3:05 pm

JoseRech escreveu:
Então venho ressaltar o que é óbvio... Calma e paciência são extremamente importantes!

Em geral, eu faço a mixagem de *apenas* uma música por dia, e com o máximo de 3 horas de trabalho. Se eu não conseguir terminar uma mixagem em 3 horas, eu páro e continuo no dia seguinte. Esse é o limite de tempo pro teu ouvido saturar e não te dar mais uma resposta fiel ao que você está ouvindo. Utilizo fones de referência da AKG pra mixar!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por Thales_Sr Ter Nov 25, 2008 8:04 pm

Ótimos tópicos sobre home-studio.
Pelo menos pra mim, que sei pouco sobre a área, esses "toques" iniciais, sem muito aprofundamento técnico, foram bem digeridos.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty pre master

Mensagem por Renato Lopes Dom Abr 18, 2010 12:44 pm

Olá sou novato e tenho um home studio, estou tendo dificuldade em fazer uma boa pre master alguem pode me auxiliar?
gravo no pro tools 7, tenho os plugi'ns da waves, Sound Forge e tambem o Architect 5 software, pelo que pesquiisei tenho boas ferramentas, mas falta um pouco de tato.
As mixes tem ficado boas e ouço em diversos aparelhos mas quando vou pre masterizar não ficam com a clareza e e pressão de outras...
como faço pra fazer uma pré aceitavel e qual a ordem correta dos plug'ins pra faze-la?
Obrigado.

Renato Lopes
Membro

Mensagens : 2
Localização : Congonhas- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por Renato Lopes Dom Abr 18, 2010 12:46 pm

Há tem diversos espans de virus no site...

Renato Lopes
Membro

Mensagens : 2
Localização : Congonhas- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por korg Dom Abr 18, 2010 2:16 pm

Renato,
a sua pergunta é difícil de responder sem saber ao certo como vc gravou, mixou, qual o tipo de som e o que vc chama exatamente de "clareza" e "pressão".
Por exemplo para bateria, se for Rock, vc experimentou usar uma "dica" chamada compressão paralela ? (pesquise no google, é super util para bateria)
Por pressão ainda posso entender compressão no master, onde atualmente o mercado viciou em supercomprimir as músicas. Para isso basta um compressor multibandas na sua master (o difícil será vc configurar corretamente para a sua música).
Mas tem outras mil técnicas e truques. Por exemplo adicionar um plugin de strip SSL para simular o som das maravilhosas mesas por ex. Analisar sua mix pronta no PAZ (analisador de spectro e fase) e ver como ela se comporta. Corrigir deficiências com equalizador (se for o caso e se nao conseguir nos proprios tracks), depois comprimir um pouco, caso seja esse seu desejo.
Se vc tem uma boa mix, esse trabalho deve ficar para quem for masterizar. Ou seja, vc mixa no seu HS mas não podemos esperar qualidade de CD comercial sem a música passar por essa etapa. Seria fazer cabelo no salão e se maquiar para uma garota que vai para um casamento mas só cuidou do vestido Wink

Ja viu esse tópico?
http://bass.forumeiros.com/home-studio-f13/gravacao-mixagem-e-masterizacao-lista-de-referencias-bibliograficas-e-videos-t2270.htm

dê uma lida a partir dali vc já pode ter algumas idéias.
boa sorte

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por GusVCD Seg Abr 26, 2010 6:10 pm

Show o tópico, não tinha lido ainda!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de Pré-Masterização Empty Re: Dicas de Pré-Masterização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos