Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captando o som de um contrabaixo elétrico

+36
Tiago Bass
joabi
Binão
dibass
Áureo Lopes
Leon
BrenoBassist
MkThEbEsT
afonsodecampos
CG
G. Kanazawa
Tripa Bass
Lapetina
GusVCD
Max Folgado
URSOBHZ
magallanes
Renato Leite
david baixo
Kemuel Kesley
SILVIAO
gobatto
adenu
korg
Alexandre Lopes
LuCaSbass
Renato
Rafael do Baixo
Guilé
bruno nunes
Jackson
Thales_Sr
Alencar
Wotan
JoseRech
Claudio
40 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Jackson Ter Dez 09, 2008 9:47 am

ClaudioBass escreveu:
Cadê o mp3tube do material?

hehe não gravei nesse teste, vou gravar amanhã!



ClaudioBass escreveu:
Pode... mas em particular, gosto mais do som microfonado!

saquei, é pq o microfone ligado direto na placa tá com muito pouco ganho (mesmo com o volume de entrada do windows no máximo). Vou usar o Nanoverb como pré hehe....
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 09, 2008 2:00 pm

O microfone você tá ligando na entrada de microfone mesmo?
Porque ela costuma ter bastante ganho...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Jackson Ter Dez 09, 2008 2:39 pm

Thales_sr escreveu:O microfone você tá ligando na entrada de microfone mesmo?
Porque ela costuma ter bastante ganho...

estou sim, na verdade é a única entrada que tem na minha placa... o microfone do computador fica com volume bem alto, mas o shure não.........
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 09, 2008 6:06 pm

Ah, entendi.
Como você pluga o Shure no computador? Tem que usar algum adaptador?
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Jackson Ter Dez 09, 2008 9:45 pm

Thales_sr escreveu:Ah, entendi.
Como você pluga o Shure no computador? Tem que usar algum adaptador?

sim, uso um adaptador P10 -> P2

mas tava olhando aqui, o adaptador é mono... será que isso pode reduzir o sinal?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 09, 2008 10:27 pm

Sim.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Out 08, 2009 9:28 pm

Jackson escreveu:
Thales_sr escreveu:Ah, entendi.
Como você pluga o Shure no computador? Tem que usar algum adaptador?

sim, uso um adaptador P10 -> P2

mas tava olhando aqui, o adaptador é mono... será que isso pode reduzir o sinal?

Reduz bastante sim porque o shure é XLR, quando você usa com um cabo P10 você perde o balanceamento do MIC, sei disso porque ja gravei bastante pessoas, eu tinha uma mesa da yamaha, quando usava meu sm57 com cabo P10 perdia muita qualidade, quando ligava no XLR ficava perfeito, o ganho e qualidade éra outra coisa.

Melhor coisa que você pode fazer é comprar um pré valvulado, porque ai você pode entrar com o microfone XLR e sair P10 para sua placa ..... Sem contar que o som fica muito mais vivo por causa da valvula.

Abraço
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Sex Out 09, 2009 11:25 am

na verdade o MIC puro não manda sinal balanceado, apenas o conector que é do tipo Canon. Tanto que indifere vc ligar um cabo com XLR (canon) com 3 ou 2 vias apenas ligadas.

O pré que trata o sinal do MIC que ai sim, pode enviar sinal balanceado ou não para a interface, mesa ou qualquer equipo que for.

No seu caso de ganho de qualidade, pode ter sido pela qualidade do cabo e conectores em si ou até mesmo do tratamento que sua mesa deu no sinal via XLR (que deveria ser o mesmo do P10).

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Out 09, 2009 2:17 pm

korg escreveu:na verdade o MIC puro não manda sinal balanceado

Korg ... Nenhum microfone puro manda o sinal balanceado isso é fato, mas oque acontece é que em um microfone de qualidade no caso do shure, quando se usa um cabo P10 tem muita perca de sinal e qualidade.

korg escreveu:Apenas o conector que é do tipo Canon. Tanto que indifere vc ligar um cabo com XLR (canon) com 3 ou 2 vias apenas ligadas.

Esta afirmação sua esta equivocada, tem muita diferença sim, de se usar duas ou 3 vias no conector canon.

Código:
Um sinal balanceado tem dois terminais vivos e um referenciado a massa (esse não é necessario ao transito da informação apenas serve de equipotencializador ou shield), ou seja pra poder trafegar corretamente são necessarios 3 terminais nos conectores por exemplo XLR, TRS, DIN.
 
O motivo de utilizarmos linhas balanceadas, principalmente com sinais de baixo nível, é que neste tipo de linha de transmissão pode-se aproveitar o fenômeno chamado CMRR (Commom Mode Rejection Ratio), que é a rejeição a sinais de interferência (Radio Frequencia e Eletromagnética).
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Sex Out 09, 2009 2:44 pm

Alexandre,
acho que tá rolando algum problema de comunicação... Vamos lá:

Em primeiro lugar, eu não disse que uma ligação desbalanceada é igual a uma balanceada. Por favor leia direito o meu texto na íntegra:

korg escreveu:na verdade o MIC puro não manda sinal balanceado, apenas o conector que é do tipo Canon. Tanto que indifere vc ligar um cabo com XLR (canon) com 3 ou 2 vias apenas ligadas.
Eu exemplifiquei, dizendo que para um MIC PURO não faz diferença, só para mostrar que o sinal dele é desbalanceado, as frases estão juntas propositadamente. Só que no seu post anterior ao meu, deu a entender que o ideal pro mic é um cabo balanceado:

Alexandre Lopes escreveu:
Jackson escreveu:sim, uso um adaptador P10 -> P2

mas tava olhando aqui, o adaptador é mono... será que isso pode reduzir o sinal?

Reduz bastante sim porque o shure é XLR, quando você usa com um cabo P10 você perde o balanceamento do MIC, sei disso porque ja gravei bastante pessoas, eu tinha uma mesa da yamaha, quando usava meu sm57 com cabo P10 perdia muita qualidade, quando ligava no XLR ficava perfeito, o ganho e qualidade éra outra coisa.
Como pode ver, a sua frase acima acaba por gerar uma informação incorreta falando do balanceamento do "MIC". Dai meu post. Mas agora vc retificou:


Alexandre Lopes escreveu:
korg escreveu:na verdade o MIC puro não manda sinal balanceado

Korg ... Nenhum microfone puro manda o sinal balanceado isso é fato, mas oque acontece é que em um microfone de qualidade no caso do shure, quando se usa um cabo P10 tem muita perca de sinal e qualidade.

De novo, como falei antes, vc deve estar sentindo diferença pela qualidade do cabo e conector. O sinal é o MESMO, seja com cabo P10 ou XLR. Estou falando de sinal PURO DO MICROFONE, sem pré.


Alexandre Lopes escreveu:Esta afirmação sua esta equivocada, tem muita diferença sim, de se usar duas ou 3 vias no conector canon.

Código:
Um sinal balanceado tem dois terminais vivos e um referenciado a massa (esse não é necessario ao transito da informação apenas serve de equipotencializador ou shield), ou seja pra poder trafegar corretamente são necessarios 3 terminais nos conectores por exemplo XLR, TRS, DIN.
 
O motivo de utilizarmos linhas balanceadas, principalmente com sinais de baixo nível, é que neste tipo de linha de transmissão pode-se aproveitar o fenômeno chamado CMRR (Commom Mode Rejection Ratio), que é a rejeição a sinais de interferência (Radio Frequencia e Eletromagnética).
Alexandre, temos que tomar cuidado com informações que postamos, pois elas ficarão registradas pra eternidade e muitas pessoas no futuro virão aqui consultar... veja que confusão ficou, pra quem entra no topico e lê os posts trocados...
De novo, EM NENHUM MOMENTO EU FALEI QUE UM SINAL DESBALANCEADO É IGUAL AO BALANCEADO. Vamos deixar isso claro, muito claro. No meu homestudio todas as ligações são balanceadas (nos equipos que permitem) e eu estaria sendo no mínimo maluco de falar isso.

Claro que faz diferença, SE O EQUIPAMENTO POSSUIR CONEXÃO BALANCEADA. Espero que a confusão tenha sido esclarecida.

um abraço.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Out 09, 2009 3:51 pm

É Korg realmente acho que esta avendo erro de comunicação, espero que você não fique chateado porque a conversa acabou fugindo de foco, se você leu o tópico inteiro desde a primeira pagina, antes de postar iria ver as duvidas do jackson dizendo que fez teste com o nanoverb e tinha melhorado o som => ai o Claudio Bass falou preferia microfonado => ai o jackson queria usar o nanoverb como pré de mic => ai o Tales recomendou verificar se estava na entrada de mic da placa porque o ganho seria alto => Ai o jackson respondeu que com o mic do PC o som ficava alto => mas com o shure não => por ultimo devido ao baixo ganho no ultimo teste do jackson o tales perguntou se estava usando adaptador => ai o jakson respondeu que sim P10 para P2.

Quando falei que
Reduz bastante sim porque o shure é XLR, quando você usa com um cabo P10 você perde o balanceamento do MIC
éra apenas para simplificar as coisas.

As vezes quando queremos postar algo rapido, acontecem essas coisas mesmo, post´s mal expressados.

Prefiro não continuar, porque este foi o segundo tópico que agente participa e acabou desvirtuando, uma coisa que éra para ser simples e objetiva acabou se tornando algo muito estressante de se responder.

Não conheço o seu know how sobre audio, mas espero que em outra oportunidade agente consiga, contribuir de forma significativa outro tema ou duvida, abordando um pouco de experiencias vividas em um aquario de gravação.

Forte Abraço up
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por adenu Qui Fev 18, 2010 12:36 am

Correndo o risco de ja terem perguntado...

Eu com minha m-audio mobilepre usb, soh vou conseguir uma boa captação usando um direct box, certo?
adenu
adenu
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Claudio Qui Fev 18, 2010 12:59 am

Não!

Eu ligo todos os instrumentos direto nas portas da minha M-Audio sem passar por Direct Box, e consigo a captação que desejo... inclusive com Condenser.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por adenu Qui Fev 18, 2010 12:37 pm

O baixo nao tenho muitos problemas, mas a guitarra sempre fica meio fraca ligada direto..
adenu
adenu
Membro

Mensagens : 20
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por gobatto Qui Fev 18, 2010 12:42 pm

Eu já li por ai que o pré das placas M-Audio faz o serviço, mas é meio "fraco" mesmo.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Fev 18, 2010 4:34 pm

adenu escreveu:Correndo o risco de ja terem perguntado...

Eu com minha m-audio mobilepre usb, soh vou conseguir uma boa captação usando um direct box, certo?

Cara eu tenho uma M-Audio 1010Lt ... E acabei comprando um D.I da ART .... Direto na minha placa não rolou não ... Até grava e tudo ... Mas quando passa por um D.I antes a diferença foi grande ....

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por SILVIAO Qui Fev 18, 2010 6:58 pm

Pessoal me desculpem se ja tiver esta resposta no to´pico e eu não entender. MAs minha duvida é posso ligar meu baixo direto no som onboard??meu baixo tem captadores ativos e circuito ativo??haverá perda de agudos???
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Fev 18, 2010 7:14 pm

SILVIAO escreveu:Pessoal me desculpem se ja tiver esta resposta no to´pico e eu não entender. MAs minha duvida é posso ligar meu baixo direto no som onboard??meu baixo tem captadores ativos e circuito ativo??haverá perda de agudos???

Silvião poder pode .... mas não fica legal não, tem que ter um D.I, a diferença é gritante ...

Gravei o video abaixo, exatamente nas circunstâncias que você mencionou, baixo ativo cabo p10, com adaptador p2 e placa on-board ... No pelo mesmo ... rssss .... Só não repare os erros porque estava ... drunk drunk drunk drunk drunk drunk drunk


____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Claudio Qui Fev 18, 2010 8:44 pm

Alexandre Lopes escreveu:
Cara eu tenho uma M-Audio 1010Lt ... E acabei comprando um D.I da ART .... Direto na minha placa não rolou não ... Até grava e tudo ... Mas quando passa por um D.I antes a diferença foi grande ....

Na M-Audio Fast Track Ultra (USB de mesa) eu gravo tudo direto sem DI nos canais de 1 a 4, que possuem pré com tecnologia Octane... já nos canais de 5 a 8, é recomendável a utilização de um DI.

Existe uma diferença bem grande neste aspecto entre as Deltas e as Fast Track (mais recentes).

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Fev 18, 2010 9:08 pm

ClaudioBass escreveu:Na M-Audio Fast Track Ultra (USB de mesa) eu gravo tudo direto sem DI nos canais de 1 a 4, que possuem pré com tecnologia Octane... já nos canais de 5 a 8, é recomendável a utilização de um DI.

Existe uma diferença bem grande neste aspecto entre as Deltas e as Fast Track (mais recentes).

Geralmente Interfaces que são em formato de I/O box, tem uns prés bem legais ... Eu tinha uma digidesign 001 neste formato e éra só plugar o cabo ... Mas devido ao DSP ultrapassado, passei éla para frente, até anunciei aqui no forum baratinho ...

A Delta 1010lt tem processador de 36-bits de DSP, para emular perifericos a simulação fica mais real ...

M-Audio Fast Track Ultra o processador de DSP é 24-bits ....

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Sex Fev 19, 2010 2:48 am

ClaudioBass escreveu:
Alexandre Lopes escreveu:Cara eu tenho uma M-Audio 1010Lt ... E acabei comprando um D.I da ART .... Direto na minha placa não rolou não ... Até grava e tudo ... Mas quando passa por um D.I antes a diferença foi grande ....
Na M-Audio Fast Track Ultra (USB de mesa) eu gravo tudo direto sem DI nos canais de 1 a 4, que possuem pré com tecnologia Octane... já nos canais de 5 a 8, é recomendável a utilização de um DI.

Existe uma diferença bem grande neste aspecto entre as Deltas e as Fast Track (mais recentes).

A 1010lt só tem pré nos canais 1 e 2 , nos demais é sinal de linha, sem pré. E os prés dos 2 canais são bem fraquinhos a nivel de qualidade, são bem simples (até pela dificuldade de espaço na placa). Vc pode jumpear para aumentar o ganho, mas geralmente recomendam usar prés externos, que foi o que sempre fiz. As interfaces mais atuais da M-audio, externas, possuem o octane que é muuuito melhor. Alexandre precisou do DI porque realmente na 1010lt não dá, o que não é o caso das iinterfaces externas.

Alexandre Lopes escreveu:A Delta 1010lt tem processador de 36-bits de DSP, para emular perifericos a simulação fica mais real ...

M-Audio Fast Track Ultra o processador de DSP é 24-bits ....
hi cara, sei se a série Fast track tem DSP de 24 bits nao.... so sei que essa série tem um DSP Multi-core, o MX Core, que é superior ao antigo DSP 36bits da 1010lt, ele trabalha com 8 núcleos fazendo roteamento de todo sinal na propria interface, é bem bacana.

Embora a 1010lt seja uma placa bem legal, eu senti muuuuuuuuuuuita diferença depois que a troquei por uma Ultra 8R. Muita mesmo.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Sex Fev 19, 2010 2:52 am

adenu escreveu:O baixo nao tenho muitos problemas, mas a guitarra sempre fica meio fraca ligada direto..
a mobile pre tem entrada de alta impedancia para guitarras, mas realmente as guitas tem sinal bem fraco, sempre sugiro gravar guitas ligando em um pedal tipo boss para usar o buffer deste (deixa o pedal desativado mesmo, mas com alimentação).

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Sex Fev 19, 2010 2:53 am

SILVIAO escreveu:Pessoal me desculpem se ja tiver esta resposta no to´pico e eu não entender. MAs minha duvida é posso ligar meu baixo direto no som onboard??meu baixo tem captadores ativos e circuito ativo??haverá perda de agudos???
O ideal é sempre usar um buffer no meio, como mencionei no post anterior.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por SILVIAO Sex Fev 19, 2010 9:04 am

Obrigado!to com um VAMP BASS !!vou tentar novamente com ele mas da ultima vez não funcionou!!deve ser a placa onboard com problemas!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Thales_Sr Sex Fev 19, 2010 9:35 am

O baixo ativo já tem um pré embutido, que obviamente serve de buffer. Não precisa usar mais nenhum pré se não quiser. Mas claro que tem quem não dispense o timbre daquele pré que tanto gosta, então só é usar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Fev 22, 2010 3:00 pm

korg escreveu:
hi cara, sei se a série Fast track tem DSP de 24 bits nao.... so sei que essa série tem um DSP Multi-core, o MX Core.

É 24-bits o dsp da linha Fast Track, o esquema do processador DSP Multi-core, é para garantir o in/out dos oito canais simultaneamente, já que é uma interface usb, então cabe a I/O priorizar o processamento de dsp compativel com a taxa de transferencia da porta usb .... diferente dos recursos de IRQ usado no barramento PCI e firewire 400 e 800.
[/quote]

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Qui Fev 25, 2010 4:53 pm

Thales_Sr escreveu:O baixo ativo já tem um pré embutido, que obviamente serve de buffer. Não precisa usar mais nenhum pré se não quiser. Mas claro que tem quem não dispense o timbre daquele pré que tanto gosta, então só é usar.
Sim, é um buffer, mas eu nao ligaria meu baixo direto no meu micro nao ... prefiro um pedal ou outro pré no meio. Eu fico muito desconfortável com o pré do baixo mandando sinal direto pro micro, muito mesmo. Nem que use um pre todo em flat (de forma que ele colore menos possivel o timbre), mas trabalhando em nivel de linha ou um pedal tipo boss desativado (mas ligado nos 9v) mesmo , acho que corremos menos risco de danificar a placa de audio. Baixos tem prés e captações de tudo quanto é tipo, ja vi baixos com saidas absurdamente altas e outros muito baixas, nao sei, eu realmente fico incomodado e, seja la o que ele mandar pro pedal , vai distorcer nele ou pelo menos o pedal , acredito , nao vai deixar passar qualquer coisa pra frente.
enfim, seguro morreu de velho rs

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Qui Fev 25, 2010 4:57 pm

Alexandre Lopes escreveu:É 24-bits o dsp da linha Fast Track, o esquema do processador DSP Multi-core, é para garantir o in/out dos oito canais simultaneamente, já que é uma interface usb, então cabe a I/O priorizar o processamento de dsp compativel com a taxa de transferencia da porta usb .... diferente dos recursos de IRQ usado no barramento PCI e firewire 400 e 800.
Bom, nao consegui um doc na internet que detalhe a diferença entre os DSPs e se os 36 da 1010 sao melhores que os "24" da serie fast track, até porque a grande diferença de qualidade nas interfaces é sabido ser nos conversores AD/DA , mas como ja tive uma 1010lt e tenho uma 8R agora, pros meus ouvidos eu literalmente tirei um travesseiro da frente dos monitores rsrs nem questiono a diferença de qualidade entre elas. Na verdade queria uma 2626, mas na epoca que peguei a 8R tava muito cara.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 25, 2010 7:46 pm

Baixos tem prés e captações de tudo quanto é tipo, ja vi baixos com saidas absurdamente altas e outros muito baixas, nao sei, eu realmente fico incomodado e, seja la o que ele mandar pro pedal , vai distorcer nele ou pelo menos o pedal , acredito , nao vai deixar passar qualquer coisa pra frente.
enfim, seguro morreu de velho rs

Sobre sua cautela: Pois é, mal não faz, então não tem problema algum.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Sáb Mar 06, 2010 10:41 am

korg escreveu:na verdade o MIC puro não manda sinal balanceado, apenas o conector que é do tipo Canon.
Alexandre Lopes escreveu:Korg ... Nenhum microfone puro manda o sinal balanceado isso é fato, mas oque acontece é que em um microfone de qualidade no caso do shure, quando se usa um cabo P10 tem muita perca de sinal e qualidade.

korg escreveu:Apenas o conector que é do tipo Canon. Tanto que indifere vc ligar um cabo com XLR (canon) com 3 ou 2 vias apenas ligadas.

Esta afirmação sua esta equivocada, tem muita diferença sim, de se usar duas ou 3 vias no conector canon.

Gente, estou há muito tempo pra vir aqui, procurar esse tópico e me corrigir, acabo que sempre esqueço.

Os microfones emitem SIM sinal balanceado e eu no início disse que não, acabei induzindo o Alexandre ao erro.

Existem alguns microfones simples (não de uso profissional) que não enviam sinais balanceados, mas a grande maioria hoje envia sim, seja por um trafo logo após seu circuito ou por um pequenino pré presente dentro do corpo do mic, fazendo o diferencial para envio das fases invertidas. A cápsula em si realmente não envia o sinal balanceado, mas os mics obviamente tem um circuito dentro para realizar o resto da tarefa. Não utilizar um mic balanceado seria um tiro no pé. Realmente muita gente usa um cabo incorreto com um conector XLR numa ponta e um P10 mono na outra, desbalanceando o sinal e piorando a relação S/N.

Enfim, Alexandre Lopes estava certo desde o início e eu falei asneira mesmo.
Peço desculpas aos amigos pela informação incorreta e principalmente ao Alexandre Lopes!

abraço a todos

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Kemuel Kesley Seg Mar 08, 2010 4:20 pm

Tenho um Jazz Bass Passivo e costumo passar por esse mesmo problema...

Gravo sempre em um studio de um amigo e lá ele usa um PRE MIC100 da Beringher...

Faço os ajustes tudo direitinho e ligo meu bass no pre e do pre pra placa...

Mas sempre tenho essa perda tmb no brilho do timbre...

Tenho um CS3 - BOss... (compressor sustain)...

No caso ele vai servir como buffer?

Caso sirva alguem pode me dar as dicas de como usá-lo?
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley
Membro

Mensagens : 94
Localização : Sobral, CE

https://www.facebook.com/kemuelkesley

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por korg Seg Mar 08, 2010 5:19 pm

se vc já usa o mic100 , não precisa de mais um pedal na cadeia.
Deve estar ocorrendo algum problema de configuração.

Veja, se vc já configura tudo bonitinho no mic100, conecte na placa que vc utilizar , mas bypassando o pré dela. Entre com o sinal em nivel de linha, se possível.

O mic100 ja permite saída com sinal balanceado, veja se a placa do seu amigo permite conexão balanceada. Se permitir, use-a!!!

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Kemuel Kesley Seg Mar 08, 2010 9:46 pm

Valeu Korg...

Quando vou gravar com ele a unica alteração que faço é mudar o knob para a opção "Bass" sem o limiter...

Acho que conhece o mic100 ne?

Ele num se liga muito dessas funções do mic 100 nao....e nem eu conhecia...srs

Mas vou ver com ele alguma possivel modificação na configuração da placa...

Abraço mano, vlw ae
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley
Membro

Mensagens : 94
Localização : Sobral, CE

https://www.facebook.com/kemuelkesley

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Alexandre Lopes Ter Mar 09, 2010 9:51 pm

korg escreveu:Enfim, Alexandre Lopes estava certo desde o início e eu falei asneira mesmo.
Peço desculpas aos amigos pela informação incorreta e principalmente ao Alexandre Lopes!

abraço a todos

Só agora que vi o tópico, mas sem crise brother... Fazia tanto tempo que não gravava nada que acabei entrando na onda, agora que estou recomprando alguns equipamentos basicos, para montar um mini-micro-home estudio .. heheh ...

Abraço

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por david baixo Sex Mar 12, 2010 8:34 am

bom dia,
é possível plugar o baixo no notebook através da interface da Behringer
"guitar link UCG 102" ??
o fabricante não fala no uso para contrabaixo, só fala de guitarra.
alguém conhece o equipamento? já usou?

david baixo
Membro

Mensagens : 23
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Renato Leite Sex Mar 12, 2010 5:20 pm

Eu sempre gravo, no pc com o baixo direto em linha, mas eu entro em desespero quando vejo esses plugs p2, adaptadores etc ... entao eu uso uma interface da beringer ( qualquer coisa) mas ela é USB. entao eu conecto o baixo na mesa, e a mesa manda sinal para a placa através de um cabo RCA.

Todos os videos que coloquei no youtube sao dessa forma.
Quant ao software, eu uso o Logic studio. Com uma serie de plug ins, EQ compressor, Limiter, as vezes chorus e reverb. Tudo de maneira bem sutil apenas pro baixo nao ficar muito seco.

Um plug in que tenho curtido muito no baixo solo é um simulador de stereo chamado "Stereo Spread" o som do baixo fica muito legal com ele.

www.youtube.com/renatomonteiro1


Ao vivo, as vezes (em shows legais ) levo meu macbook, e uso o logic com todos os plug ins para tratar o som do baixo.

abraços
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Kemuel Kesley Ter Mar 23, 2010 11:43 am

Opa galera, blz?

Esses dias passei por uma situação um pouco stressante...

Cheguei em um studio pra gravar os baixos de um projeto de um cara aqui..

Pra gravação do baixo o operador usa o seguinte PRE:

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Avalonvt737sp

Nao tenho conhecimento sobre ele, mas sei que é valvulado e é compressor tmb...
So que nao consegui fazer o som do meu JB (passivo) nele...

Lembrei muito desse tópico pois tive perdas de grave, etc..

Tava um som estranho no bass, pensei ate que fosse o bass...(mas chegando em casa corri para o ampli e vi que estava enganado)...

Se puderem me ajudar, se alguem conhece esse pre...A forma como devo utilizá-lo...

Ate gravei algumas musicas mas insatisfeito com o resultado...
Se puder vou pegar a demo pra mostrar como ficou...

Um forte abraço...

up...
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley
Membro

Mensagens : 94
Localização : Sobral, CE

https://www.facebook.com/kemuelkesley

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Kemuel Kesley Sex Mar 26, 2010 12:28 am

up...

???
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley
Membro

Mensagens : 94
Localização : Sobral, CE

https://www.facebook.com/kemuelkesley

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Renato Leite Sáb Mar 27, 2010 3:52 am

Cara, é um p*** pré ....



acredito que seja muito legal gravar o baixo nele. Peça para o tecnico ligar o baixo sem ele para vc poder comparar. A falta de graves pode estar no monitor.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por magallanes Sáb Mar 27, 2010 9:14 am

Já passei por isso num avalon tb... meu Sx perdeu o briho, sumiram os agudos ... lendo um pouco sobre isso aqui no fórum descobri q precisava passar o sinal do bx por um DI para não perder essas frequências agudas e tals.... daqui a pouco aparece alguém com uma informação mais completa pra vc... abçs Smile
magallanes
magallanes
Membro

Mensagens : 123
Localização : Mantena

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por URSOBHZ Ter Mar 30, 2010 12:14 am

Amigos, o que me dizem do seguinte esquema:

Baixo > ADI21 > mesa (Behringer Xenix 502 ou Yamaha MG102C) > line-in do PC. A conexão entre o ADI21 e a mesa seria feita com o uso de cabo XLR - XLR

OU


Baixo > ADI21 > PC. A ligação entre o ADI21 e o PC seria feita com um cabo XLR - P2


A primeira opção será mais eficiênte que a segunda? É mais indicado assim? Quais seriam as diferenças/vantagens/desvantages dessas duas formas de ligação?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Kemuel Kesley Ter Mar 30, 2010 8:20 am

Esses dias fui no estudio e o tecnico me mostrou o manual do avalon e la encontrei alguns presets...

Entao vou calibrar ele em um preset para BAss e vou gravar novamente e se der faço alguma coisa pra mostrar o som do bass aqui pro forum...

Abç galera...

Realmente é um bom PRE, muito usado por grandes studios...

...
Kemuel Kesley
Kemuel Kesley
Membro

Mensagens : 94
Localização : Sobral, CE

https://www.facebook.com/kemuelkesley

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Max Folgado Qua Abr 07, 2010 12:44 pm

Posso dar opinião?
Na verdade não existe "a maneira certa de gravar...", existe bom e ruim, e isso depende muito do equipamento.
Claro que se o baixista não souber tirar um bom som, não tem equipamento que dê jeito, hehehehehe...
Gosto muito de um set up que uso quando faço gravações ao vivo com a DB Áudio, já gravamos Caetano Veloso, Jorge Vercillo, Barão Vermelho entre outros:
D.I U5 Avalon
Microfone AKG C414
MIcrofone Sennheiser MD421

Se com esses 3 tracks gravados você não conseguir tirar um bom som, desita!

____________________________
Fender Jazz Bass
Amp Gallien-Krueger 800RB
Caixa Gallien-Krueger 4X10
Max Folgado
Max Folgado
Membro

Mensagens : 31
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/velhoirlandes

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por GusVCD Sex Abr 16, 2010 1:23 pm

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 4458303634_663b48231b_o


Essa foi a forma de captação q o Felipe Andreoli usou para gravar segundo o site da condor...

Dos microfones, alguém pode me dar uma clareada... na minha ignorância, parece um de bumbo de bateria, um direcional tipo Shure SM57 e um condensador desses de voz... claro q usei esses nomes e marcas mais como referencia, devem ser outra marca... mas em relação ao modelo e tipo de microfone, podem me dar uma ajuda? Fiquei interessado nesse possibilidade, e como tenho gravina semana q vem...

UM abração! up

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Lapetina Sex Abr 16, 2010 1:39 pm

cara, tem um topico dele mesmo explicando certinho por aqui gus

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Max Folgado Sex Abr 16, 2010 2:50 pm

GusVCD escreveu:Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 4458303634_663b48231b_o


Essa foi a forma de captação q o Felipe Andreoli usou para gravar segundo o site da condor...

Dos microfones, alguém pode me dar uma clareada... na minha ignorância, parece um de bumbo de bateria, um direcional tipo Shure SM57 e um condensador desses de voz... claro q usei esses nomes e marcas mais como referencia, devem ser outra marca... mas em relação ao modelo e tipo de microfone, podem me dar uma ajuda? Fiquei interessado nesse possibilidade, e como tenho gravina semana q vem...

UM abração! up

O maior, no falante de baixo é um Shure Beta 52A. Os de cima são um Shure SM57 e um AKG C414.

____________________________
Fender Jazz Bass
Amp Gallien-Krueger 800RB
Caixa Gallien-Krueger 4X10
Max Folgado
Max Folgado
Membro

Mensagens : 31
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/velhoirlandes

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Tripa Bass Qui Abr 29, 2010 12:08 am

amigos uma pergunta bem ignorante (eaueheauea)...

se eu uso meu laptop pra gravar utilizando o baixo na entrada de mic, e eu gravar na primeira vez plugando na saida de fone um fone bem fulero, e na segunda vez botar agora um fone profissional... isso vai melhorar meu timbre de gravação??? ou seja o fone altera a gravação do bass???
Tripa Bass
Tripa Bass
Membro

Mensagens : 1455
Localização : Salvador/BA

https://www.contrabaixobr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por G. Kanazawa Qui Abr 29, 2010 12:48 am

acho que vc vai ouvir com mais qualidade, vai melhorar a percepção sonora, mas a gravação em tese seria a mesma

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por GusVCD Qui Abr 29, 2010 10:18 am

^ Exato...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Guilé Qui Abr 29, 2010 11:18 am

Tripa Bass escreveu:amigos uma pergunta bem ignorante (eaueheauea)...

se eu uso meu laptop pra gravar utilizando o baixo na entrada de mic, e eu gravar na primeira vez plugando na saida de fone um fone bem fulero, e na segunda vez botar agora um fone profissional... isso vai melhorar meu timbre de gravação??? ou seja o fone altera a gravação do bass???


Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Pasmo

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Captando o som de um contrabaixo elétrico - Página 2 Empty Re: Captando o som de um contrabaixo elétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos