Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

+2
bruno the manager
Alencar
6 participantes

Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por Alencar Sáb Jun 05, 2010 8:46 am

achei no site do cara, com muitas fotos do processo, o cara é fera mesmo.

"Esta foi uma restauração que tomou centenas de horas dos profissionais do Atelier
e é um bom exemplo de como tratamos com o mesmo cuidado e técnica tanto
instrumentos de músicos profissionais do mais alto nível (como o baixo de Marc Johnson
mostrado no site) como também os de semi-profissionais, amadores ou estudantes.
Todo instrumento merece o mesmo cuidado pois eles passam de mão em mão e nem sempre tem a sorte de ter um dono cuidadoso por muito tempo. Essa página tem 81 fotos.

Foi um trabalho que demandou o uso de técnicas avançadas, dezenas de moldes em gesso, alginato, acrílico e, principalmente, madeira e que resultou numa restauração de alto nível pois o instrumento estava em péssimas condições, com buracos quadrados e retangulares
feitos nas faixas, um remendo triangular muito ruim no fundo entre muitas outras coisas.
Acompanhe abaixo uma restauração de alto nível.
"


Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest01Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest02
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest03Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest04
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest05Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest06
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest07Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest08
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest09Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest10
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest11Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest12
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest13Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest14
Esse era o estado do instrumento que foi completamente desmontado. Toda a cola antiga e deteriorada foi retirada e o baixo foi completamente desmontado e re-colado.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest15Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest16
Uma das dezenas de rachaduras sendo coladas e um reforço de alma já feito no tampo.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest17Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest18
Foram feitas mais de 450 fotos durante os meses de restauração do instrumento e colocamos apenas algumas (81!!) que acompanham certas fases do trabalho.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest19Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest20
Á direita um buraco quadrado numa das faixas do instrumento. Um dos remendos absurdos.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest21Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest22
Para essa restauração foram feitos 12 moldes em gesso e/ou alginato.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest23Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest24
O fundo recebendo a nova barra diagonal (veja página no site) e nova barra harmônica sendo colada. Não sobrou nenhum taco ou reforço antigo. Todos eram mal feitos ou já estavam inúteis.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest25Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest26
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest27Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest28
Dezenas de enxertos foram feitos utilizando o mesmo tipo de madeira e com o mesmo tipo de veio e grãos das madeiras originais. Antes nestes locais e em muitos outros havia uma massa ressecada.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest29Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest30
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest31Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest32
Reforço de noceta, dezenas de rachaduras nas faixas, a nova barra harmônica já colada
e um novo taco superior sendo feito. Alguns tacos, como o abaixo à esquerda,
estavam em péssimas condições eram de madeira ruim e foram removidos.

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest33Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest34
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest35Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest36
À esquerda rachadura sendo limpa da cola antiga com o uso de pincel muito macio.
Esse trabalho levou dezenas de horas pois não se pode danificar a madeira, apenas
retirar a cola já deteriorada mas aderida e foram dezenas de rachaduras re-abertas e
coladas novamente em nível e com as técnicas apropriadas.

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest37Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest38
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest39Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest40
O fundo quase terminado, mais moldes em gesso e, à direita um buraco quadrado de uma das faixas sendo restaurado. Acompanhe. Foi feita uma cama de gesso como se vê acima.
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest41Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest42
Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Rest81

Para ver todas as fotos: http://www.paulogomes.com.br/restmau.htm


Última edição por Alencar em Sáb Jun 05, 2010 12:09 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por bruno the manager Sáb Jun 05, 2010 11:48 am

nossa cara, dava ate pena de ver como o baixo estava, mas o trabalho feito pelas mãos do mestre Paulo Gomes ficou excelente! Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Icon_biggrin
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagens : 617
Localização : Russas - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Jun 05, 2010 3:28 pm

Nossa, mas compensa monetariamente uma restauração desse nível num instrumento que percebemos que foi construído com uma série de limitações?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por Alencar Sáb Jun 05, 2010 3:57 pm

Não sei, mas pelo que o que tem no site o dono do baixo não curtiu muito n.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por luizribeiro Dom Jun 06, 2010 4:08 pm

Olá Alencar,

Não sei se você está correto em afirmar que esse instrumento foi "construído com uma série de limitações", esse instrumento é um baixo Alemão, super antigo, que nas condições que estava antes da reforma já valia um bom dinheiro.
Eu já falei sobre isso, mas vale ressaltar, existe um mito sobre rachaduras, ou danos que o uso e a idade trazem a um instrumento. Com certeza é possível evitar bater o instrumento e tirar um pedaço dele, mas com rachaduras ou outros problemas causados pela idade, TODOS os instrumentos vão sofrer. Não existe um instrumento que cedo ou tarde não vai rachar, já tive um paulo gomes e rachou, tenho um Pollmann que também já teve que receber cuidados por conta de rachadura. O baixo da minha professora, se você olhar o visual dele é terrível, cheio de remendos, enxerto de madeira, e vale nada menos que trezentos mil doláres. Provavelmente esse instrumento que o paulo reformou, depois do trabalho deva valer, vinte ou trinta mil dolares, então acho que qualquer reforma vale a pena.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por Alencar Dom Jun 06, 2010 4:14 pm

^ Fala Luiz, bicho se tem limitações ou não eu não sei, pois não entendo nada de acústico, quem afirmou isso foi o Maurício, vc deve ter confundido pela semelhança dos avatares. Razz

De todo modo, concordo com você.
[]'s

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por luizribeiro Dom Jun 06, 2010 4:32 pm

HAahahah, desculpa a confusão!!!!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por Cantão Dom Jun 06, 2010 10:55 pm

Que trabalho de mestre...excelente as fotos... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por LeonardoSalles Seg Jun 07, 2010 3:12 pm

luizribeiro escreveu:Olá Alencar,

Não sei se você está correto em afirmar que esse instrumento foi "construído com uma série de limitações", esse instrumento é um baixo Alemão, super antigo, que nas condições que estava antes da reforma já valia um bom dinheiro.
Eu já falei sobre isso, mas vale ressaltar, existe um mito sobre rachaduras, ou danos que o uso e a idade trazem a um instrumento. Com certeza é possível evitar bater o instrumento e tirar um pedaço dele, mas com rachaduras ou outros problemas causados pela idade, TODOS os instrumentos vão sofrer. Não existe um instrumento que cedo ou tarde não vai rachar, já tive um paulo gomes e rachou, tenho um Pollmann que também já teve que receber cuidados por conta de rachadura. O baixo da minha professora, se você olhar o visual dele é terrível, cheio de remendos, enxerto de madeira, e vale nada menos que trezentos mil doláres. Provavelmente esse instrumento que o paulo reformou, depois do trabalho deva valer, vinte ou trinta mil dolares, então acho que qualquer reforma vale a pena.

Lembrando que o problema de rachaduras só é válido para instrumentos maciços, pois as lâminas (Principalmente as do tampo) precisam ser o mais fina possível para a melhor reverberação do som.

E, aliás, obra de arte mesmo. Muito lindo, parabéns pelo trabalho!

____________________________
A Ginástica é para o Corpo, a Música é para a Alma.
LeonardoSalles
LeonardoSalles
Membro

Mensagens : 172
Localização : Campo Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por luizribeiro Seg Jun 07, 2010 11:32 pm

LeonardoSalles escreveu:
luizribeiro escreveu:Olá Alencar,

Não sei se você está correto em afirmar que esse instrumento foi "construído com uma série de limitações", esse instrumento é um baixo Alemão, super antigo, que nas condições que estava antes da reforma já valia um bom dinheiro.
Eu já falei sobre isso, mas vale ressaltar, existe um mito sobre rachaduras, ou danos que o uso e a idade trazem a um instrumento. Com certeza é possível evitar bater o instrumento e tirar um pedaço dele, mas com rachaduras ou outros problemas causados pela idade, TODOS os instrumentos vão sofrer. Não existe um instrumento que cedo ou tarde não vai rachar, já tive um paulo gomes e rachou, tenho um Pollmann que também já teve que receber cuidados por conta de rachadura. O baixo da minha professora, se você olhar o visual dele é terrível, cheio de remendos, enxerto de madeira, e vale nada menos que trezentos mil doláres. Provavelmente esse instrumento que o paulo reformou, depois do trabalho deva valer, vinte ou trinta mil dolares, então acho que qualquer reforma vale a pena.

Lembrando que o problema de rachaduras só é válido para instrumentos maciços, pois as lâminas (Principalmente as do tampo) precisam ser o mais fina possível para a melhor reverberação do som.

E, aliás, obra de arte mesmo. Muito lindo, parabéns pelo trabalho!

Eu já vi alguns chineses que racham também...
Realmente instrumentos bons tem madeiras de altíssima qualidade e são finas, pelo motivo que você falou!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes Empty Re: Uma restauração complexa e de alto nível por Paulo Gomes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos